Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre a história da logística.
Antes de se tornar o que é hoje, a logística teve papel fundamental em inúmeros eventos de nossa história. Podemos afirmar que, a logística acompanhou o desenvolvimento humano, do passado aos dias atuais. Nossos antepassados utilizavam a logística mesmo antes dela assim ser conhecida.
Neste artigo, vamos conhecer a história da logística, a origem do nome e sua evolução até os dias atuais. Boa leitura! 📰
História da logística
Antes de ser protagonista dentro do ambiente coorporativo, a logística teve papel fundamental em inúmeros eventos de nossa história. Técnicas, atividades, práticas, conceitos e processos de logística já eram utilizados antes mesmo de assim ser conhecida. Portanto, podemos afirmar que mesmo nos tempos mais remotos a logística já estava presente e teve um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade.
Conhecer um pouco da história da logística permite entender melhor como ela se tornou parte fundamental em nossa vida. Até hoje não se sabe ao certo quando surgiu a logística, mas certamente ela surgiu da necessidade de sobrevivência do homem.
Logística na antiguidade
Os registros e evidências a respeito da utilização de processos logísticos no passado ainda são muito escassas. Contudo, historiadores relatam que a mais de 12 mil anos atrás, na época da pedra, nossos ancestrais desenvolveram a agricultura. Dessa maneira, os povos antigos migravam para as regiões com as condições e recursos mais favoráveis para a nova prática. Através da agricultura os povos passaram a guardar os alimentos além da sua capacidade de consumo imediata, iniciando o que hoje conhecemos como o estoque de produtos. A administração dos alimentos estocados permitiu a sobrevivência da nossa espécie em épocas de escassez.
A civilização egípcia utilizava armazéns públicos para a manutenção do vasto Império do Egito ao longo do Rio Nilo, nos vales alagáveis, produzindo e colhendo grãos para sustentar a população nas entressafras ou no desabastecimento, cerca de 2000 a 1800 a.C., ocorrendo o mesmo também nas margens dos Rios Tigre, Eufrates e Ganges
(ANTUNES, 2005)
Cerca de 7 mil anos atrás, temos evidências da utilização de troncos de árvores como embarcações em atividades pesqueiras. Este relato é a primeira prova da utilização de um meio de transporte que não fosse animal. No ano 3500 a.C houve o surgimento da roda, e com isso o desenvolvimento e avanço dos meios de transporte terrestre.
Com a evolução dos veículos (embarcações e carruagens), e o surgimento das rotas comerciais os processos logísticos começavam a ganhar mais espaço. As viagens eram longas, de modo que os comerciantes já praticavam técnicas de estocagem de produtos nos veículos com o objetivo de aumentar a capacidade de estoque e evitar as perdas.
De forma arcaica, os comerciantes da época iniciavam estudos sobre a demanda por determinados produtos. Essa percepção por uma maior demanda de um produto em relação ao outro está diretamente relacionada ao conceito de previsão de demanda. A cartografia se desenvolvia tornando a roteirização das cargas mais ágeis e eficientes.
A revolução industrial também teve papel importante na história da logística. A máquina a vapor permitiu a produção em massa de itens que antes eram produzidos de forma artesanal. Dessa maneira, o problema da alta oferta de produtos foi resolvido com outra solução logística: canais de distribuição. Diante deste novo cenário de elevada produção foram desenvolvidos meios de transporte e comunicação, como trens, navios e o telégrafo.
Logística militar
Apesar do surgimento nos tempos mais remotos foi no contexto militar que a logística ganhou papel de protagonista. Isso porque, o transporte das tropas, armamentos, carros de guerra e suprimentos até os locais de combate era algo que exigia um ótimo planejamento, organização e execução das tarefas.
Segundo Ballou (1993), muito antes de interessar aos homens de negócios, de forma organizada, a administração da logística militar já tinha se desenvolvido. “Amadores discutem tática e estratégia, profissionais discutem logística”. James Roche, secretário da Força Aérea dos EUA, citou a frase ao relatar os aspectos que condicionaram a campanha norte-americana vitoriosa no Iraque, em 2003. A estratégia e a tática proporcionam o esquema da condução das operações militares, enquanto a logística proporciona os meios
Na antiguidade, os fortes e castelos eram armazéns estratégicos supridos pela agricultura e pecuária do entorno deles. Desse modo, conquistar um castelo era importante não só para marcar um território, mas também para estocar a produção e expandir a conquista para territórios vizinhos. Além dos pontos físicos estratégicos o caminho percorrido pela tropa também tinha grande importância. Isso porque, percorrer uma distância maior, mas que trouxesse maior benefício e um menor desgaste à tropa poderia significar enorme vantagem nas frentes de batalha.
Apesar da logística já ser material de guerra, a realidade é que somente na 1° Guerra Mundial, a palavra ganhou maior relevância. Utilizava-se termos como administração, organização e economia de guerra como sinônimos ao que hoje conhecemos como logística.
O passado foi marcado por uma grande quantidade de conflitos, sendo a logística uma estratégia vital nos campos de batalha. Somente após a 2° Guerra Mundial, a palavra “logística” deixou de estar diretamente ligada ao contexto militar, e passava então a fazer parte da rotina e estratégias das empresas.
Origem da palavra logística
Hoje a palavra logística está presente em nosso cotidiano. Processos de transportes, armazenagem e distribuição estão diretamente ligadas a palavra. Entretanto, você sabe quando a palavra “logística” surgiu?
No passado, o comercio e à literatura acadêmica deram a logística uma grande variedade de nomes, tais como: distribuição física
- Gerenciamento de materiais;
- Engenharia de distribuição;
- Administração de materiais;
- Gestão de transportes.
Contudo, de um modo ou outro, todos significando essencialmente a mesma coisa: o gerenciamento do fluxo de materiais do ponto de origem ao ponto de consumo.
A origem da palavra logística vem do francês LOGER, que traduzido significa acolher ou alojar. Neste contexto, a palavra era utilizada para descrever o processo da movimentação, gestão de suprimentos e manutenções de forças militares.
Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino também existem evidências da utilização da palavra. Os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra. Dessa forma, o nome faz referência a habilidade de fazer os cálculos e utilizar a lógica na tomada de decisão. Podemos afirmar historicamente que, os Logistikas foram os primeiros profissionais da área de logística e supply chain.
História da logística no Brasil
Em 1960 o mercado brasileiro não era dinâmico, informatizado e amplamente globalizado como atualmente. O cenário era dominado por poucas empresas e apresentava baixa concorrência pela venda de produtos. Entretanto, com o avanço da tecnologia, meios de comunicação e transporte tiveram um papel fundamental para mudar este contexto.
Com mais informação, os clientes começaram a se tornar mais exigentes. Dessa maneira, novas empresas surgiram com o objetivo de atender as novas demandas. Não estava previsto, mas a maior variabilidade de produtos começou a caracterizar rupturas nos estoques das empresas.
A busca por opções para reposição, transporte e distribuição passou a ser um grande desafio para as empresas. Para completar, a crise do petróleo de 1970 impactou intensamente o preço de toda a cadeia de abastecimento, dominada pelo modal rodoviário.
A preocupação com a dinâmica dos produtos se estendia para a pós-produção, e alternativas como transportes multimodais ganhavam cada vez mais espaço. A industrialização substituiu os trabalhos manuais caracterizando em maior agilidade, confiabilidade e produção.
A inclusão de cálculos para estudos com administração, distribuição, movimentação e armazenagem de materiais teve início nos anos 1990. O Plano Real proporcionou o aumento do poder de compra dos consumidores. Novamente, os clientes se tornam mais exigentes, e o preço do produto passa a não ser fator determinante no processo de compra. Nesse sentido, o conceito do serviço ao cliente ganhava espaço no cenário nacional.
Além disso, a abertura do mercado brasileiro ao mundo globalizado gerou aumento na concorrência. As empresas passavam a não olhar somente para o processo produtivo e sim para todo o canal de distribuição buscando maior cooperação e integração desde o fornecedor até o consumidor final.
Com a estabilização da moeda brasileira, a administração dos custos logísticos se torna mais organizada. Além disso, softwares como o Warehouse Management System (WMS) e Enterprise Resource Planning (ERP) chegaram para auxiliar as empresas a planejar e controlar toda a operação, tornando os resultados mais previsíveis.
Os diferentes tipos de formação em logística surgiram somente por volta dos anos 2000. Desse modo, o mercado brasileiro começa a se capacitar para atender o mercado cada vez mais competitivo e exigente.
Panorama atual da logística
Atualmente, a logística tem um papel de enorme relevância não só para a empresas como para economia de uma forma geral. Isso porque, segundo dados do Instituto de Logística e Supply chan (ILOS) o custo logístico no Brasil consome cerca de 22% (R$ 1,5 trilhão) de todo o Produto Interno Bruto (PIB). Isso quer dizer que, o custo logístico das empresas é muito elevado o que por consequência aumenta os preços dos produtos e reduz a competitividade perante o mercado global.
Balanços financeiros demonstram que os custos logísticos representam a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente do custo do produto. Um dos principais fatores para um custo tão elevado é o valor do frete. Na logística de transportes do Brasil predomina o transporte via modal rodoviário, caracterizado por um elevado custo.
Observação: O volume em toneladas das cargas aéreas apresenta um baixo valor em relação aos demais modais.
Analisando o gráfico da matriz de transporte em alguns países do mundo percebemos que o Brasil apresenta o maior valor na utilização do modal rodoviário. Assim sendo, o ideal para diminuir os custos e aumentar a eficiência de processo é buscar um equilíbrio entre os diferentes modais de transporte. Um exemplo é os EUA que tem os custos logísticos próximos de 7% do PIB.
Nesse sentido, se uma empresa quer se manter competitiva e sobreviver a guerra comercial é necessária uma completa estruturação do processo logístico. Negligenciar a logística é um caminho para o fracasso.
O caminho para alcançar o sucesso logístico é através de investimentos em infraestrutura, tecnologia e principalmente em profissionais altamente capacitados.
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A partir dos anos 1990, passamos a utilizar o termo “Logística Urbana” nos cursos da Associação Nacional de Transportes Públicos. E cunhamos nossa própria definição … Abçs.
Muito obrigado por compartilhar!
Muito obrigado pelo conteúdo riquíssimo Filipe, parabéns pelo texto. Econtrei realizando pesquisas para o desenvolvimento do meu TCC, vai agregar muito para o meu projeto.
Abraços
Fico muito satisfeito em contribuir! Se precisar de ajudar estamos as ordens.