Olá logístico! Seja muito bem-vindo ao nosso portal de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística interna.
Em síntese, a logística interna, ou intralogística, é uma subárea da logística que compreende os fluxos de informação e de materiais realizados dentro do ambiente interno da empresa. Por exemplo: os movimentos de mercadoria no armazém, o controle de estoque, etc.
O que é logística interna?
A logística interna, ou intralogística, é uma subárea da logística que compreende os fluxos de informação e de materiais realizados dentro do ambiente interno da empresa. Por exemplo: os movimentos de mercadoria no armazém, o controle de estoque, etc.
Trata-se de uma área que tem ganhado bastante atenção por parte das empresas devido ao seu potencial sobre os resultados. Isso porque, uma logística interna eficaz permite o desenvolvimento de estratégias, redução de custos, além de melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente.
Uma estratégia utilizada nos processos de logística interna é a inclusão da tecnologia. Sistemas de gestão integrado (Enterprise Resource Planning – ERP) estão sendo muito utilizados na gestão de armazéns, tornando o processo mais ágil e confiável, além de tornar uma tomada de decisão mais correta.
A utilização da tecnologia na intralogística não se restringe a utilização de sistemas, ela também está presente nos equipamentos utilizados para as movimentações internas. Optar pela ferramenta ideal de transporte e movimentação de cargas é fundamental para alcançar as principais metas logísticas que consiste em trabalhar no menor tempo, sem perder a qualidade dos produtos, garantindo a segurança da equipe e visando sempre a redução de custos.
Leia também: Logística Reversa – Conceito, sustentabilidade, tipos e exemplos. 👉 CLIQUE AQUI!
Além da utilização da tecnologia existem outros fatores chaves para o sucesso da logística interna.
Um deles é um layout de estoque adequado. Para que o manuseio de produtos ocorra de forma segura, garantindo a integridade dos produtos movimentados e prevenindo acidentes, o espaço utilizado deve ser suficiente. Assim como o espaço, as estruturas e instalações devem ser compatíveis ao processo da empresa. Qualquer desvio no ambiente físico onde o processo de logística interna ocorre pode trazer resultados negativos para a empresa.
Por fim, mas não menos importante está a mão de obra. Sem dúvidas que para alcançar excelentes resultados na logística interna é necessária uma mão de obra capacitada para realização das atividades. A capacitação em relação ao processo deve ser constante, sempre passando para os funcionários o foco do cliente.
Atividades da logística interna
Agora que entendemos o conceito de logística interna, vamos conhecer as atividades que estão diretamente relacionados ao processo.
Estocagem
A estocagem compreende o recebimento, o descarregamento, o carregamento, a ordenação e a conservação de matérias-primas, produtos semiacabados e mercadorias em um armazém.
Desse modo, os produtos devem ser acondicionados de forma correta para evitar qualquer dano. Outro ponto importante é que os produtos devem estar disponíveis em fácil acesso para quando forem necessários, garantindo maior agilidade ao processo logístico.
Embalagem
Dentro dos processos internos de uma empresa um produto pode sofrer danos em diferentes situações, como por exemplo: movimentações, exposição ao tempo, contato direto com outros materiais, etc.
Um dos meios mais eficazes para redução destes danos aos produtos é a utilização das embalagens logísticas. A atividadede embalagem e proteção dos produtos está dentro do escopo da logística interna.
Leia também: Logística Empresarial – conceito, importância, atividades e benefícios. 👉 CLIQUE AQUI!
Expedição
A atividade de expedição consiste em identificar no estoque os produtos solicitados pelos clientes e carregar no transporte indicado. Trata-se de uma atividade chave para garantir maior agilidade nas entregas dos produtos ao seu destino. É necessário conferir as notas fiscais em relação aos produtos que serão expedidos para evitar que erros possam ocorrer no processo.
Manuseio e transporte interno
Existem situações em que é necessário movimentar os produtos de um ponto do estoque para outro ponto. Os motivos para esta movimentação variam desde separação de pedidos, agrupamento por clientes/características, organização, etc. A atividade de manuseio dentro da área de estocagem deve ser feita seguindo as normas estabelecidas, garantido a qualidade do produto e a segurança do processo.
Além das movimentações dentro do estoque, existem casos de necessidade de realizar o transporte de produtos de uma área para outra em uma empresa. Há ainda os casos onde os produtos são movimentados entre fabricas ou armazéns sob responsabilidade da organização. Quando esta movimentação ocorre dentro de áreas diferentes trata-se de uma atividade da logística interna.
Gestão da informação
Como comentamos no início do artigo uma das principais estratégias para sucesso da logística interna é a inclusão da tecnologia no processo. Desse modo, todas essas atividades anteriores mencionadas devem ser realizadas acompanhadas de um sistema de gestão, gerando informações valiosas para todo o processo. Tais informações permite a empresa agir de forma estratégica, identificando possíveis desvios no processo assim como oportunidades de melhoria.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística interna? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦
FONTE: Portal Administradores, Easytoque, Wikipédia, Blog logística, Ballou (2006).
Pingback: Comércio Exterior (COMEX) - Entenda sobre o assunto! - SAC Logística
Pingback: Embalagem Logística - Entenda sua importância - SAC Logística
Pingback: A logística da FEDEX – A MAIOR do mundo em agilidade – SAC Logística
Pingback: Equipamentos de movimentação – Estoque Inteligente – SAC Logística
gostei do texto, tambem sou formado em logistica e distribuicao, e espero aprender muinto convosco.
Obrigado pelo comentário!