Avançar para o conteúdo

A logística do iFood

imagem 1 5 930x620 - A logística do iFood
CTA Supervisor de logistica NORMAL - A logística do iFood

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística do iFood.

Sem dúvidas, o iFood revolucionou a forma de se pedir um delivery. Através do aplicativo encontra-se muitas opções de comidas, bebidas, sobremesas e aperitivos de diferentes estabelecimentos. Toda essa comodidade só foi possível graças a integralização da logística através da tecnologia.

Tamanha eficácia do iFood fez da empresa o aplicativo mais famoso e utilizado no Brasil para entrega de delivery. Até a última edição deste artigo, o iFood está presente em mais de 800 cidades e possui mais de 100.000 restaurantes cadastrados, mais de 80.000 entregadores e uma média de mais de 17 milhões de pedidos por mês.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico do iFood. Boa leitura!

História do iFood

Tudo começou em maio de 2011, quando os sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante decidiram se aventurar no mundo das startups. Criado na cidade de São Paulo (SP), o iFood tinha como ideia inicial criar um grande cardápio online de todos os restaurantes que ofereciam o serviço de delivery.

Através da plataforma online os clientes podiam encontrar diferentes opções de restaurantes, bares, lanchonetes, cardápios, preços, avaliações e comentários de outros usuários.  Além de toda informação, a grande comodidade do iFood era permitir os clientes realizarem seus pedidos ao simples toque da tela do celular.

Além de receber os pedidos dos usuários do aplicativo o iFood era o responsável por disponibilizar a informação aos restaurantes, processar os pedidos e acompanhar o processo até a entrega.

Logistica ifood 1024x390 - A logística do iFood

Com toda a certeza, juntar diferentes opções de restaurantes em um só lugar facilitando os pedidos de delivery agradou bastante os clientes gerando grande visibilidade e aceitação da empresa no mercado.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - A logística do iFood

Leia também: A logística da Amazon. 👉 CLIQUE AQUI!

A missão do iFood é ser a maior e melhor plataforma de delivery da América Latina, dando ao consumidor mais opções e agilidade na hora de pedir comida.  Hoje é o aplicativo de delivery de comida mais famoso e utilizado pelo mundo. Presente em mais de 800 cidades e possuindo mais de 100.000 restaurantes cadastrados, mais de 80.000 entregadores e uma média de mais de 17 milhões de pedidos por mês.

Em menos de 10 anos, a startup brasileira cresce a uma margem considerável de 120% ao ano, ampliando mercados pela América Latina e democratizando o acesso aos restaurantes por meio de sua plataforma. A organização saiu do patamar de uma empresa de delivery para se tornar uma das maiores referências em logística de todo o mundo.

A logística do iFood

O iFood identificou que poderia crescer e gerar satisfação e valor a seus clientes através da logística. Ao passo que a empresa era o contato direto entre os clientes e restaurantes as reclamações, críticas e sugestões também eram processadas pela empresa. Dessa forma, o iFood identificou uma oportunidade através de uma avalanche de reclamações relacionadas ao transit time dos pedidos.

O movimento de entrada do iFood no ramo logístico foi a aquisição da empresa SpoonRocket. A SpoonRocket ficou conhecida por realizar entregas em até 15 minutos após o processamento do pedido.

Primeiro o iFood mudou a forma de pedir um delivery e agora estava pronto para mudar a forma de entrega.

Leia também: A logística do Mercado Livre. 👉 CLIQUE AQUI!

A operação logística do iFood se destaca principalmente pela utilização tecnologia. Através do aplicativo, após o processamento do pedido é feito o mapeamento dos entregadores mais próximos ao restaurante. Desse modo, a rota é otimizada gerando menos custos e maior agilidade na entrega dos produtos.

A logistica do iFood 1024x576 - A logística do iFood

Além da tecnologia, o Ifood aposta na aquisição de empresas de logística especializada na entrega de deliverys. Assim como a SpoonRock o iFood absorveu outras 15 empresas nos últimos anos. 

Somente em 2015, a empresa recebeu aporte de R$ 62 milhões de dólares. Segundo o CEO, o valor foi investido em tecnologia, logística e marketing, aumentando a capacidade de movimentação e alcance da marca.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística do iFood? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦

FONTE: Blog Logística, Analista de modelo de negócios, Canal Tech, Opção Consultoria.

CTA Assistente de logistica NORMAL - A logística do iFood

18 comentários em “A logística do iFood”

  1. Pingback: Logística do UBER, entenda como funciona! - SAC Logística

  2. Pingback: A logística da Amazon - SAC Logística

  3. Pingback: A logística dos Correios - Entenda como funciona - SAC Logística

  4. BOA NOITE GOSTARIA DE INFORMAÇÕES COMO ME TORNAR UM OL TERCERIZADO PARA O IFOOD,GOSTARIA DE UM TELEFONE E-MAIL ALGO QUE PUDESSE ENTRAR EM CONTATO.FICO NO AGUARDO.

    GRATO

  5. Boa noite,

    Venho querer saber como posso fazer parte desta empresa como OL terceirizado pelo o Ifood. Tem algum telefone ou e-mail?

    Aguardo um retorno

    Edmar Alexandre

    1. Boa noite!
      Somos uma empresa de estudos logísticos e desenvolvimento profissional na área!
      Não temos nenhuma ligação com o iFood, o nosso artigo foi só a apresentação de um case de sucesso.

      Mas desejamos toda sorte do mundo na sua procura!

    1. Bom dia!
      Somos uma empresa de estudos logísticos e desenvolvimento profissional na área!
      Não temos nenhuma ligação com o iFood, o nosso artigo foi só a apresentação de um case de sucesso.

      Mas desejamos toda sorte do mundo na sua procura!

    1. Bom dia!
      Somos uma empresa de estudos logísticos e desenvolvimento profissional na área!
      Não temos nenhuma ligação com o iFood, o nosso artigo foi só a apresentação de um case de sucesso.

      Mas desejamos toda sorte do mundo na sua procura!

  6. Olá boa tarde, tudo bem?

    Possuo interesse em firmar contrato junto ao IFOOD criando uma rede de operador logistico (OL).
    Desta forma, gostaria de mais informações.
    Por gentileza, poderia me encaminhar ao setor responsavel?

    Desde ja agradeço o suporte!
    Att,
    Sidmar Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram