Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística da FedEx.
A FedEx é a maior empresa de transporte aéreo de cargas do mundo. Este fato pode ser explicado graças a paixão do seu fundador Frederick Smith pelos aviões. A empresa conta com a segunda maior frota de aviões comerciais do mundo, ficando atrás apenas da Americam Airlines. Certamente que, toda esta infraestrutura permite que a empresa realize mais de 8 milhões de entregas diariamente.
Criada em 1971, a FedEx teve como principal objetivo resolver o problema do não cumprimento do prazo nos transportes logísticos. O crescimento impressionante de cerca de 40% ao ano permitiu que a FedEx alcançasse o mundo. Ao mesmo tempo que, a empresa é a maior em transporte aéreo de carga é também a maior empresa de transportes expressos de todo o mundo.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico da FedEx. Boa leitura! 📰
A FedEx surgiu da paixão do seu criador, Frederick Smith, pelos aviões. O gosto pela aviação era notável, e foi comprovado quando aos 15 anos Smith já aprendia como pilotar aviões. Sem dúvidas, de que esta paixão pelos aviões seja o principal motivo para que hoje a empresa tenha a segunda maior frota de aviões de todo o mundo.
Na universidade, Smith identificou que as empresas de logística da época tinham grandes problemas relacionados ao cumprimento dos prazos estabelecidos com seus clientes. Sendo assim, decidiu fazer sua tese buscando a solução dos problemas logísticos através da criação de uma empresa de entrega expressa. Entretanto, com o seu projeto Smith foi reprovado.
Contudo, Smith não desistiu do seu projeto, e mesmo com a desaprovação, continuou em frente. Desta forma, em 1971 Frederick Smith fundava a Federal Express, ou como é hoje conhecida a FedEx. O nome Federal Express foi escolhido por razões patrióticas e por significar a abrangência de toda a federação de estados.
A empresa foi criada com o objetivo de resolver o problema logístico da época: Atender os prazos estabelecidos, além de gerar maior agilidade nos transportes. Sua sede é na cidade de Memphis, no estado de Tennessee (EUA), cidade natal de Smith. A cidade foi escolhida para sediar a empresa devido sua localização geográfica estratégica, excelentes condições meteorológicas e por apresentar grande oportunidade para expansão.
Hoje, a empresa conta com aproximadamente 680 aviões, 44 mil veículos próprios e 280 mil funcionários, sendo responsáveis por realizar mais de 8 milhões de entregas em todo o mundo.
A FedEx atingiu o patamar de ser uma das maiores empresas de logística de todo o mundo. Podemos destacar alguns pontos da operação logística da empresa, sendo eles:
🔹 Logística interna eficiente – Em todos os seus centros de distribuição, a FedEx adota um eficiente controle do seu estoque. A empresa foi a pioneira na utilização de código de barras em escala industrial para controle de estoque. Aliado a um perfeito mapeamento do seu estoque, a FedEx sabe exatamente e a localização e as quantidades de todos os itens armazenados.
O controle e a confiabilidade do estoque são levados muito a sério na empresa. A FedEx estima que toda mercadoria transportada tem seu código de barras lido em média quinze vezes, desde sua recepção até a entrega em seu destino final. Tamanho controle permite que o cliente possa saber exatamente a localização e a previsão de entrega de seus produtos.
🔹 Super HUB – Como apresentado, a sede da FedEx fica na cidade de Memphis (EUA). E foi em sua cidade natal que a empresa decidiu por instalar o seu coração logístico, ou como é popularmente conhecido o Super HUB. O Super HUB é o maior centro de distribuição da empresa assim como um dos maiores do mundo.
Um fato curioso é que para facilitar a entrada e saída de mercadorias, o Super HUB fica dentro do aeroporto de Memphis. Trata-se do aeroporto com maior movimentação de cargas de todo o mundo. Só para ilustrar, a FedEx é responsável por 95% dos voos, que saem diariamente para todas as partes do mundo.
A grande estrutura criada pela FedEx faz com que seja o principal ponto de logística internacional da empresa, assim como um ponto estratégico no abastecimento de todo o Estados Unidos.
A FedEx começa a mostrar suas cartas aqui no Brasil. De fato, tudo começou com a aquisição da empresa pernambucana de logística Rapidão Cometa, uma das maiores empresas de transportes do país. Através da incorporação a empresa mais que dobrou o seu alcance no Brasil, passando de 2 mil cidades atendidas pelos serviços, para 5 mil.
Considerando que o modal aeroviário é o principal segmento da empresa, no Brasil sua abrangência não é nada significativa. Por aqui são operados apenas 10 voos por semana, sendo cinco destes para os EUA, e os outros cinco para a Argentina.
Mas ao que tudo indica tudo pode mudar em breve. Isso porque, a empresa finalizou a reforma de seu armazém no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas – SP). Com a estrutura renovada a empresa dobrou a sua capacidade de armazenamento se tornando o maior espaço operacional no aeroporto dentre as empresas de transporte de carga.
Em menos de 50 anos, a empresa fundada por Frederick Smith transformou 14 aviões em mais de 600, 25 cidades dos Estados Unidos deram lugar a milhares em mais de 220 países! A organização saiu do patamar de uma empresa de entregas para se tornar uma das maiores referências em logística do planeta.
FONTE: G1 Globo, Poli Frete, FEDEX, Wikipédia.
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
View Comments