Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística da Rappi.
A Rappi é uma startup de logística que tem como diferencial ser uma empresa capaz de realizar a entrega e transporte de “todo o tipo de produto”. Nesse sentido, através de seu super aplicativo a empresa resolve os problemas, desafios e os desejos (por mais inusitados que sejam) de seus clientes.
Certamente que, o desenvolvimento dos transportes e o avanço da tecnologia permitiu que as startups de logística surgissem em nossas vidas. Com a proposta de aproximar clientes e empresas, reduzindo distâncias e otimizando o tempo, tudo através dos serviços de entregas e transportes.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico da Rappi. Boa leitura! 📰
História da Rappi
A Rappi é uma startup de origem colombiana criada em junho de 2015. A empresa surgiu com o objetivo de resolver a complexa logística de entregas na caótica cidade de Bogotá (COL). A origem do nome Rappi deriva da abreviação popular da palavra rápido em espanhol. Atualmente, a Rappi está presente em mais de 140 cidades brasileiras, segundo informações da própria empresa, e em constante expansão no país e em toda América Latina.
A empresa funciona através de um aplicativo de delivery, e seu grande diferencial em relação à concorrência é entregar qualquer tipo de produto. Além disso, a empresa busca uma marca própria de entregar todos os produtos e mercadorias no tempo máximo de 1 hora e com uma taxa padrão de R$10,00.
Leia também: A logística do iFood. 👉 CLIQUE AQUI!
Bebidas, remédios, alimentos, compras de supermercado, roupas, produtos de beleza, e muito mais na porta da sua casa, em qualquer horário. Com sua operação a empresa conseguiu se destacar no mercado, recebendo investimentos milionários assumindo a classificação de empresa unicórnio.
A logística da Rappi
Primeiramente, vamos entender como funciona a interação entre cliente, estabelecimento e o entregador. Nesse sentido, todas as três partes envolvidas devem primeiramente se cadastrar na plataforma, cada qual assumindo sua função (vendedor, comprador e entregador). Sendo assim, o cliente escolhe o estabelecimento ao qual deseja realizar uma compra, e assim que realiza o pedido, um entregador próximo ao local é acionado para realizar o serviço de entrega. Através de um serviço de localização preciso é possível encontrar os entregadores mais próximos a demanda, gerando a oferta, e dessa forma otimizando a rota e reduzindo os custos de movimentação.
🔹 Otimização de rotas – Através do aplicativo, após o processamento do pedido é feito o mapeamento dos entregadores mais próximos aos estabelecimentos. Sendo assim, a rota é otimizada gerando menos custos e maior agilidade na entrega dos produtos.
🔹 Big data – Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais. Desse modo, a Rappi investe pesado na expansão do seu negócio com o grande objetivo de aumentar o número de usuários.
Leia também: A logística do Mercado Livre. 👉 CLIQUE AQUI!
Com um enorme banco de dados de seus clientes, toda transação realizada através da plataforma gera dados sobre comportamento. Dessa forma, a Rappi começa a analisar tendências de compras, e através destas informações antecipar as necessidades dos clientes, gerando um serviço ainda mais ágil, de maior qualidade, e o que é mais importante, muito mais barato.
🔹 Entregadores e veículos – Toda logística da empresa é feita por profissionais autônomos, sem nenhum vínculo empregatício com a empresa ou com os estabelecimentos parceiros. Assim como os entregadores, os veículos também não têm nenhuma ligação formal com a empresa.
Toda manutenção, custo com combustível, documentação e outros custos relacionados aos veículos são de responsabilidade dos entregadores. Através desde modelo logístico, a Rappi cria um negócio vantajoso para ela, para os estabelecimentos parceiros, para os clientes e para os entregadores, uma relação benéfica a todas as partes envolvidas.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística da Rappi? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦
FONTE: Rappi, Whow, Uol, Canal Tech, Meio e mensagem, Exame, Mundo das marcas, Codificar, Techtudo.
Gostaria de fazer parte do grupo de entregadores . agregando meu veiculo com vcs. Como posdo faze lo. Tenho um utilitario montana bau
Bom dia!
Somos uma empresa de ensino e gestão em logística. Não temos nenhuma relação com a empresa.
Desculpe e boa sorte na sua tentativa.