Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística da VLI.
Criada em 2010 pela VALE S/A a empresa de logística VLI é hoje a responsável por toda a operação de duas das principais malhas ferroviárias do país Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA S.A.) e Ferrovia Norte-Sul S.A. (FNS S.A.), no trecho entre Açailândia e Palmas. Além do controle total das duas malhas ferroviárias citadas, a empresa tem a concessão da VALE S/A para operar a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), totalizando 7.940 quilômetros de extensão.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico da VLI Boa leitura! 📰
História da VLI
Criada em 2010 pela VALE S/A a empresa de logística VLI é hoje a responsável por toda a operação de duas das principais malhas ferroviárias do país Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA S.A.) e Ferrovia Norte-Sul S.A. (FNS S.A.), no trecho entre Açailândia e Palmas. Além do controle total das duas malhas ferroviárias citadas, a empresa tem a concessão da VALE S/A para operar a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), totalizando 7.940 quilômetros de extensão.
Segundo dados do Portal da Infraestrutura do Governo Federal, o Brasil tem hoje uma malha ferroviária de 30.000 quilômetro de extensão, isso quer dizer que a VLI é responsável direta pela movimentação de 25% das ferrovias em nosso país. Tamanha operação coloca a VLI como uma das principais empresas de logística do Brasil.
Um objetivo grandioso da empresa é de transformar a logística do Brasil. Mas, transformar em que sentido? A VLI busca um equilíbrio na matriz de transportes brasileira, hoje dominada pelo modal rodoviário (aproximadamente 60%). Através de investimentos em tecnologia, aquisição de novos equipamentos, e com a ampliação de pátios, portos e terminais, a empresa busca alcançar maior participação do modal ferroviário na logística brasileira.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA TUDO SOBRE A LOGÍSTICA DA DHL!
“A VLI é uma empresa que transporta a riqueza do Brasil.”
Como sabemos, a economia Brasileira é fortemente caracterizada pela atividades da agropecuária e indústria de base. Nesse sentido, quando a VLI diz que transporta a riqueza do Brasil é devido ao fato de que a empresa é uma das principais responsáveis pela logística de produtos agrícolas, siderúrgicos e industrializados, por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Como já apresentado, a empresa foi criada pela VALE S/A, entretanto desde 2014 passou a não ser mais controlado pela mesma. Seu capital está distribuído entre a Vale (37,6%), a Brookfield (26,5%), a Mitsui (20%) e o FI-FGTS (15,9%). Hoje a empresa opera de maneira independente, tendo cultura e sistema de governança próprios.
MODAL FERROVIÁRIO 👉 CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO!
A logística da VLI
A principal estratégica logística da VLI está gravada em seu nome. O que isso quer dizer? O acrônico VLI quer dizer Valor da Logística Integrada, que é justamente o modo de trabalho da empresa. A integração logística da VLI consiste em interligar ferrovias, terminais e portos, reunindo as melhores condições para atender, com eficiência, às principais regiões brasileiras produtoras de bens industrializados, siderúrgicos, agrícolas e minerais.
Desse modo, a VLI através de sua malha ferroviária faz a ligação direta entre produtores e clientes, facilitando a movimentação dos produtos, otimizando rotas comerciais, gerando agilidade e proporcionando aos clientes.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA TUDO SOBRE A LOGÍSTICA DA FEDEX!
Esta integração é feita através dos corredores logísticos. A companhia atua em 9 estados e no Distrito Federal por meio de cinco corredores logísticos que interligam as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Ela engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, onde produtos são carregados e descarregados, e terminais nos portos de Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Veja o vídeo abaixa da empresa e entenda um pouco mais sobre a logística da VLI:
Curiosidades da Empresa
- Dentro das suas áreas de responsabilidade, somadas as que a empresa tem autorização para operar, somam-se 8.000km de ferrovias, o que é equivalente a 25% de toda malha ferroviária brasileira.
- No ano de 2019 foram transportadas cerca de 38.835 milhões de toneladas via modal ferroviário.
- A estrutura da empresa conta com 8 terminais, 3 portos 700 locomotivas e 24 mil vagões.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística da VLI? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
FONTE: VLI Logística, Exame, Wikipédia.
Tenho sonho desde de pequeno de ser maquinista ,mas nunca tive a oportunidade a VLI passa próximo a minha casa e sou fã do café ferroviário me dá uma chance VLI .
Que bacana, temos que correr atrás de nossos sonhos!