Olá logístico! Seja muito bem-vindo ao nosso portal de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre as diferentes áreas de atuação para os profissionais de logística.
Para o profissional de logística existe uma grande expectativa quanto ao crescimento da profissão. Segundo o autor Ronaldo Ballou, a internet, procedimentos operacionais just-in-time e continuada reposição dos estoques, são alguns dos fatores que fazem com que os clientes esperem por um processamento cada vez mais ágil de seus pedidos, entregas imediatas e um alto índice de disponibilidade do produto
Desse modo, a tendência geral é de uma economia mundial cada vez mais integrada. O comércio está em contínuo desenvolvimento, e com isso a constante necessidade de adaptação é feita através dos processos logísticos.
Toda esta mudança que vêm ocorrendo no comércio e em nossa rotina não somente reforça a importância da logística, como também a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e qualificados para a área.
Sabendo da importância, responsabilidade e expectativa, vamos agora descobrir onde atua o profissional de logística. Um profissional graduado na área irá desempenhar funções mais estratégicas para a empresa, atuando na gestão e controle dos processos logísticos que vamos ver a seguir:
O excedente da produção deve ser estocado de forma a garantir o abastecimento de toda a cadeia logística. Dessa forma, os níveis dos estoques devem estar alinhados com as demandas de mercado.
Um estoque mal administrado reflete em custos extras para as empresas, ou mesmo o não atendimento aos clientes. Além de uma boa administração, os produtos devem ser estocados e armazenados de forma correta garantindo que eles não sofram danos nem deterioração.
O profissional de logística tem um papel fundamental no estoque e armazenagem dos produtos, seja determinado e controlando os níveis de estoque, garantindo a armazenagem de forma correta, e facilitando o envio dos produtos aos clientes.
Após a fabricação dos produtos é necessário que estes sejam protegidos com objetivo de conservá-los. Em muitos casos essa proteção é feita através das embalagens. A embalagem deve ser adequada ao formato do produto, e o material utilizado deve protegê-lo quanto aos danos da exposição ao meio ambiente.
Cada produto tem sua característica específica e cabe ao profissional de logística determinar qual será a embalagem e itens de proteção necessários para a correta proteção. Fica a cargo do profissional de logística toda a gestão do processo de conservação e operação de proteção.
É a área que engloba de um a dois terços dos custos logísticos. Definitivamente sem o transporte, nada pode ser feito, pois garantir seu bom funcionamento assegura a produção, a distribuição e a comercialização dos produtos. Cabe ao profissional de logística determinar qual modal é o mais adequado para distribuição dos produtos, e na contratação dos serviços de transportes.
Caso a empresa tenha opção por manter uma frota própria, o profissional de logística é o responsável por toda gestão da frota, desde planos de manutenção, contratação dos profissionais, estabelecimento de rotas, acompanhar o desempenho e relacionamento com fornecedores.
Além de toda a gestão dos transportes, a expedição dos produtos também fica na responsabilidade dos profissionais de logística. Desse modo, é necessário operacionalizar as atividades de carga e descarga dos transportes, bem como a emissão de todos os documentos necessários para o transporte da carga.
Esta área de atuação é mais voltada para a gestão dos processos internos da empresa, acompanhamento de mercado e tomada de decisões estratégicas. O profissional de logística deve integrar todas as áreas internas e externas a empresa garantindo maior eficiência no fluxo dos produtos, além de manter o contato direto entre todas as partes envolvidas.
É função do profissional garantir que as informações estejam disponíveis, e dessa forma tornando as ações necessárias mais eficazes. Disponibilizar as informações adequadas e relevantes pode ser o fator-chave para conquistar um diferencial competitivo.
Basicamente, o profissional de Comércio Exterior domina as técnicas e os métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. O profissional formado no curso de Comércio Exterior pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e empresas de logística, entre outras, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.
É uma profissão que exige conhecimentos profundos de direito e legislação, economia e matemática. Ao contrário da profissão de Relações Internacionais, que é mais focada em aspectos sociais, culturais e políticos, no Comércio Exterior o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda.
Quando se fala das habilidades profissionais pretendidas pelo mercado de trabalho, não podemos esquecer de: proatividade, liderança, boa comunicação, pontualidade, comprometimento, etc.
Além destas habilidades, algumas características pessoais fazem toda diferença para se destacar profissionalmente, como: honestidade, educação, ética, determinação e respeito.
E quando estamos falando do profissional de logística, quais são as habilidades específicas para este profissional? A seguir listamos cinco habilidades essenciais para que o profissional de logística se destaque no mercado de trabalho.
Um fato: a rotina do profissional de logística muda a todo momento. Ou seja, a todo instante surgem novas urgências, prioridades e solicitações que precisam ser absorvidas, a fim de replanejar as atividades e recursos rapidamente para atender as demandas e alcançar os resultados esperados. Saber lidar com essas mudanças e propor soluções para elas é essencial para o profissional de logística.
O setor de logística é um dos mais impactados pelo avanço tecnológico. Simultaneamente novos softwares, dispositivos, ferramentas e equipamentos são inseridos na área e cabe ao profissional de logística afinidade com estas novas tecnologias de modo a utilizá-las ao seu favor.
Como se trata de uma área de atendimento ao cliente, na logística o básico já não é suficiente. Dessa forma, o profissional de logística tem de pensar de forma diferente, gerando opções que vão surpreender de forma positiva todas as partes envolvidas. As ações do profissional de logística devem gerar maior valor, bem como reduzir os custos e aumentar a produtividade e qualidade dos produtos e serviços.
Planilhas, tabelas, números, códigos, valores, quantidades e medidas estão presentes na rotina operacional de todo o profissional de logística. Ou seja, saber analisar os dados apresentados de forma lógica auxilia na tomada de decisões corretas.
Por ser o elo de ligação entre a empresa e o cliente, o profissional de logística é literalmente pressionado de ambas as partes. Logo a todo momento tem um prazo a ser cumprido, assim como um resultado a ser alcançado. Dessa forma, é necessário saber lidar com esta pressão e não permitir que a cobrança prejudique sua performance.
FONTE: BLOG LOGÍSTICA
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
View Comments