Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre os canais de distribuição.
Os canais de distribuição são de extrema importância para todas as empresas, pois é através deles que os produtos vão chegar ao seu destino. Trata-se de uma área estratégica, pois o resultado do processo é que vai garantir ou não a satisfação dos clientes.
Neste artigo, vamos entender o que é um de canal de distribuição, conhecer os diferentes tipos e classificações, assim como as formas de distribuição. Boa leitura! 📰
Os canais de distribuição são os meios utilizados por uma empresa para fazer com que o seu produto chegue nas mãos do seu cliente. O grande objetivo de um canal de distribuição é fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.
O canal de distribuição é uma área de gestão que responde diretamente a duas áreas de uma empresa: logística e marketing. A distribuição tem uma função logística, que diz respeito à circulação física do produto. Já o marketing tem a função estratégica de identificar como os clientes possam encontrar os produtos da empresa, de maneira fácil e acessível.
Ou seja, as funções dos canais de distribuição não se limitam apenas a garantir o fluxo físico das mercadorias, sendo responsáveis também por uma série de outras atividades, como estimular a compra e levantar informações sobre os consumidores.
Estruturar os canais de distribuição de uma empresa é vital para seu sucesso comercial. Isso porque, sem uma estrutura de distribuição eficaz uma empresa terá dificuldades de atingir seu público-alvo. O que por consequência terá um impacto negativo nas vendas.
O canal de distribuição direta é aquele que conecta a empresa ao cliente, sem qualquer intermediário no processo. Em outras palavras, nesse sistema de distribuição a empresa vende seus produtos diretamente aos consumidores finais. As vendas são feitas por representantes da empresa que fazem contato direto com os clientes.
Uma das vantagens deste canal de distribuição é que a empresa exerce maior controle no processo de comercialização, além de tornar a relação com o cliente mais próxima. Por outro lado, o alcance aos clientes e áreas estratégicas é muito menor quando comparado aos outros canais de distribuição.
Diferente do método direto, no canal de distribuição indireto os produtos passam por intermediários até chegar ao cliente final. Em geral, os intermediários são redes atacadistas e varejistas, que ficam responsáveis por comercializar os produtos, tendo a empresa como um fornecedor.
A principal vantagem da utilização do canal de distribuição indireto é a maior escala do produto. Isso quer dizer que mais clientes vão ter a possibilidade de consumir o produto da empresa devido ao maior alcance de distribuição. Contudo, devido a necessidade de intermediadores no processo logístico, os custos deste método de distribuição podem ser maiores quando comparado ao canal de distribuição direta.
O canal de distribuição híbrido une tanto o método direto quanto o indireto. Sendo assim, a empresa faz parte das vendas por meio de intermediários logísticos, como também entra em contato diretamente com o cliente para outras vendas.
É o método ideal para um empreendimento que possui diversas marcas ou linhas de produtos que atendem diferentes clientes.
Os canais de distribuição são classificados conforme a relação existente entre a empresa, intermediadores logísticos e clientes.
Para finalizar o nosso artigo é muito importante também conhecermos os diferentes tipos de distribuição existentes.
Nesse sistema, a empresa e o intermediário logístico têm um acordo de exclusividade sobre a venda do produto, garantindo serviços de venda e de assistência especializados, com exposição apropriada.
A distribuição exclusiva é característica, por exemplo, das concessionárias de veículos e das redes de franquias.
A distribuição seletiva é aquela em que, devido à natureza do negócio, a empresa seleciona um número restrito de intermediadores logísticos.
O intuito da estratégia é valorizar o produto. Nesse modelo, são escolhidos apenas intermediários que ofereçam as características desejadas, que são os mais adequados para atingir o público-alvo da marca.
Na distribuição intensiva, a estratégia da empresa visa atingir o maior número de consumidores possíveis. Para isso, seu produto é escoado por um número amplo de canais de distribuição.
A distribuição intensiva é utilizada, sobretudo, nos produtos que possuem um alto consumo, mas baixo valor agregado. A venda dos produtos pode ser feita tanto por representantes comerciais os próprios fabricantes como por atacadistas e distribuidores.
FONTE: Portal Administradores, Neil Patel, Maplink, Dicionário financeiro.
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