Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre o Cross Border.
O Cross Border, que traduzido significa “além da fronteira”, é uma operação comercial de exportação de produtos para países de fronteira. Ou seja, trata-se do comércio internacional de produtos, na qual as transações são feitas através da internet. O cross border é uma das principais operações de comércio exterior (COMEX).
Neste artigo, vamos conhecer o significado de cross border, entender como funciona o processo, sua relação com a logística e outras curiosidades. Boa leitura! 📰
O que é o cross border?
O Cross Border, que traduzido significa “além da fronteira”, é uma operação comercial de exportação de produtos para países de fronteira. Ou seja, trata-se do comércio internacional de produtos, na qual as transações são feitas através da internet. O cross border é uma das principais operações de comércio exterior (COMEX).
O principal fator para a existência do comércio exterior é a globalização. Isso porque, com os avanços tecnológicos de comunicação e transporte, os países se tornaram mais conectados e as distâncias que antes era considerado um problema passaram a não ser mais.
O transporte mais barato permitiu às empresas aproveitar oportunidades em relação as diferenças no custo da mão-de-obra mundial, garantir acesso a matérias-primas geograficamente dispersas e colocar seus produtos a preços competitivos em mercados distantes de suas fronteiras nacionais.
O cross border pode parecer um processo simples, mas é uma operação que requer um alto nível de planejamento logístico. Isso porque, os produtos vão percorrer uma longa distância até chegar ao seu destino. Essa movimentação deve ser muito bem pensada e executada, atendendo aos prazos e preservando a integridade do produto.
Entender as regulamentações comerciais dos países importadores é outro fator chave no sucesso da operação. Vale lembrar que, o que pode ser legal em território nacional, pode não ser além da fronteira. Dessa maneira, conhecer as leis dos países onde irá fazer comércio é fundamental para evitar qualquer tipo de problema alfandegário.
Uma estratégia muito comum no cross border é montar um time de parceiros. Entendendo dos problemas e dos desafios que é fazer comércio além da fronteira, diversas empresas (transportadoras, consultorias, despachantes aduaneiros etc.) se especializaram nesta modalidade de comércio exterior é prestam todo o serviço necessário para a realização da compra e venda de produtos entre nações diferentes.
Logística e o cross border
A primeira etapa antes de iniciar o processo do cross border é avaliar a viabilidade logística da operação. Isso porque, os custos logísticos representam a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente dos custos do produto. Dessa maneira, é necessário verificar se, mesmo com os custos logísticos da movimentação dos produtos até o país de destino, estes ainda vão ser atrativos comercialmente.
Além dos custos da operação, a logística tem papel fundamental na garantia da confiabilidade, previsibilidade e satisfação dos clientes. É necessário estabelecer um solido canal de distribuição para que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.
A integridade dos produtos é prioridade. E para garantir a integridade física dos produtos é preciso escolher corretamente as embalagens logísticas. Além da função de proteção dos produtos, as embalagens logísticas também assumem outros papeis importantes relacionadas ao marketing, operações e ao meio ambiente.
Um outro ponto que não podemos esquecer é a logística reversa. Para aqueles produtos que de alguma forma não atenderam as necessidades dos clientes, deve ser estabelecido o canal reverso pós-venda. Para isso, a empresa precisa planejar o recebimento e encaminhamento dos itens, estabelecendo meios de controle do fluxo físico e das informações logísticas.
O ponto chave para prestar um ótimo serviço ao cliente é de fato conhecer o seu cliente, respeitar, interpretar corretamente suas informações, desejos e vontades. Entender o problema que ele está passando e oferecer uma solução de forma simples e objetiva.
Através do cross border muitas empresas têm enxergado uma excelente oportunidade de ampliar os negócios, aumentar o público e tornar a marca reconhecida em diversos locais, até mesmo internacionalmente. E, para que isso seja possível, é preciso contar com uma excelente gestão logística.
BÔNUS: Jadlog e o cross border
Fundada em 2005, a Jadlog é uma das maiores empresas de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do país. Destacando-se no mercado pela rapidez e qualidade de seus serviços, a Jadlog dispõe de uma das maiores estruturas de distribuição porta a porta de encomendas do Brasil.
A Jadlog atingiu o patamar de ser uma das maiores empresas de logística de todo o Brasil. Sua estratégia e operação logística foram fundamentais para assumir este patamar. Um dos pontos de destaque de sua operação logísticas é o cross border.
Chamado de “comércio além das fronteiras”, essa tendência se refere às formas de entrega que ultrapassam fronteiras. Ou seja, quando os consumidores compram on-line produtos localizados em outros países. Por fazer parte do grupo internacional DPDgroup, a Jadlog utiliza a infraestrutura de sua controladora para operar a logística internacional.
Com este serviço, a transportadora está elevando sua participação no mercado de exportações e importações de encomendas de até 30 quilos, atendendo porta a porta pelo menos 154 países.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o cross border? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
FONTE: Patrus, Intelipost.
Pingback: GRUPOANDRÉLUIZDIRETOR_DELIVERY | INDUSTRIA DE ENTREGAS RÁPIDAS EM BH