Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre os custos logísticos.
A gestão dos custos logísticos deve ser prioridade dentro de uma empresa. Isso porque, os custos logísticos são a segunda classe de custos mais importantes, ficando atrás apenas do custo do produto. Hoje a logística é um elemento extremamente estratégico para as instituições. Dessa forma, otimizar as operações na cadeia de suprimentos e tornar processos mais eficientes são táticas cruciais para que a empresa possa reduzir custos e ganhar mais destaque e relevância.
Neste artigo, vamos entender o conceito de custos logísticos, saber quais são os principais e algumas estratégias para reduzi-los. Boa leitura! 📰
Os custos são a alocação de recursos financeiros da empresa com o objetivo de produzir bens ou prestar serviços. De tal forma que, tudo que não estiver relacionado (direta ou indiretamente) a produção de bens ou serviços, serão classificados como gastos, investimentos, despesas ou perdas.
Os custos logísticos representam a alocação de recursos financeiros em todas as atividades relacionadas a logística da empresa. Os custos relacionados a logística é a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente do custo do produto.
O objetivo da gestão logística é atingir um determinado nível de serviço de cliente ao menor custo possível. Sendo que, quanto maior for o nível de serviço pretendido, maior o custo total logístico. Dessa forma, a gestão dos custos logísticos está em encontrar um ponto de equilíbrio entre o nível de serviço ao cliente e os custos da área.
Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) os custos logísticos no Brasil consomem cerca de 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto), que corresponde ao total das riquezas produzidas pelo país. A maior parte do custo é formada pelo transporte, que equivale a 6,8% do PIB (R$ 401 bilhões). Depois vêm estoque (4,5% do PIB, ou R$ 268 bilhões); armazenagem (0,9% do PIB ou R$ 53 bilhões); e administrativo (0,5% do PIB, ou R$ 27 bilhões).
Como apresentado, o grande objetivo da gestão dos custos logísticos está em encontrar um nível adequado de serviço ao cliente e os custos de operação da área. Quanto maior for o nível de serviço prestado aos clientes, maior também serão os custos da operação. Do mesmo modo, quanto menor for o nível de serviço prestado, menor também serão os custos.
Entretanto, vale lembrar que, um excelente nível de serviço eleva os custos da empresa que irá refletir no maior preço de seus produtos, e consequentemente menor competitividade no mercado. Um nível de serviço ruim também irá refletir em resultados negativos como reclamações e perda de mercado.
Logo, o grande desafio é encontrar um nível de serviço logístico de modo que mantenha o preço dos produtos em um nível competitivo e que atenda às necessidades dos clientes.
Existe uma grande complexidade nesta gestão de custos, devido ao grande número de variáveis externas que afetam diretamente os custos logísticos, como por exemplo: preço dos combustíveis, tributações, oscilações de mercados etc. Porém existe algumas áreas internas da logística com as quais os gestores podem manter o foco e obter custos menores, como por exemplo:
De acordo com Ronald Ballou (2007), os custos dos transportes podem representar até 66% de todo o custo logístico de uma empresa. Os custos dos transportes são todos os recursos financeiros utilizados para fazer a movimentação dos produtos da empresa até o seu destino. Entre os principais valores podemos destacar: combustíveis, manutenções, documentação, mão de obra, veículos, fretes etc.
O custo de estoque é uma medida usada na administração de empresas e que pertence ao controle de venda dos produtos. O cálculo do custo de estoque é importante para o controle das despesas operacionais e, consequentemente, é um fator que tem impacto nas margens e no lucro líquido de um negócio. Dentro dessa classe de custos logísticos podemos destacar três, sendo eles: custos de aquisição, de manutenção e de falta de estoques.
No gráfico apresentado a seguir podemos ver a relação entre os três custos analisando a quantidade de produtos estocados. O grande objetivo por de trás da gestão dos estoques é encontrar a quantidade ideal de produtos estocados, representado pela linha vertical tracejada. Essa quantidade ideal de produtos estocados representa o menor custo de estoque e uma operação que atenda a demanda da cadeia de suprimentos.
Os custos das operações envolvem os custos de todas as atividades de apoio necessárias para o manuseio, estocagem e proteção dos produtos. Nesse sentido, é necessário avaliar a infraestrutura necessária para que a logística dos produtos seja efetiva. Os principais custos das operações são: equipamentos, estruturas, embalagens, aluguéis, manutenções, sistemas de informação, mão de obra, insumos etc.
O grande objetivo de toda empresa é alcançar a redução de custo, mantendo ou melhorando os níveis de serviço prestados. Não é uma tarefa simples, e para isso é necessário uma equipe muito capacitada que seja capaz de criar soluções inovadoras mediante a cada desafio. Entretanto, existe algumas dicas que podem ser aplicadas quando o objetivo é reduzir os custos logísticos, sendo elas:
O grande objetivo de um estoque é fazer com que o produto esteja disponível no momento em que for necessário e/ou solicitado. E para garantir que os produtos estejam disponíveis no tempo certo, existe um campo do gerenciamento logístico conhecido como a gestão dos estoques.
A Gestão do Estoque é a parte da administração das empresas voltadas para tirar o melhor proveito do excedente de produção. Nesse sentido, trata-se das ações necessárias para lucrar com os produtos que ainda não foram vendidos. Por outro lado, no caso de estoque de matérias primas ou insumos, trata-se das ações necessárias para evitar o máximo de desperdício e melhor utilização dos materiais.
Certamente que, gerir o estoque de forma adequada é um caminho eficiente para redução dos custos logísticos. Custo relacionados aos desperdícios, perda de vendas e excesso de produtos podem ser evitados caso os níveis de estoque estejam adequados a demanda da empresa.
Gestão de frotas é o gerenciamento dos veículos utilizados por uma empresa. Em outras palavras, é utilização de técnicas, ferramentas e métodos que permitem eliminar possíveis riscos inerentes ao uso dos seus ativos (veículos em geral), além de aumentar a qualidade do serviço, a produtividade e a efetividades de suas operações.
Os transportes representam cerca de dois terços do custo logístico de uma empresa. Isso quer dizer que mais de 60% de todos os gastos da logística de uma empresa está alocado nos veículos e seus processos. Sem dúvidas que é um custo significativo e que negligenciar a gestão das frotas pode ter resultados financeiros negativos, ou mesmo insatisfatórios.
Muito além do financeiro, a gestão de frotas permite alcançar o melhor desempenho nos processos da empresa. Desempenho este não atrelado somente aos equipamentos, assim como também os profissionais.
Quando falamos dos custos das embalagens logísticas, temos de avaliar duas situações. A primeira é em relação ao custo da perda dos produtos danificados. A segunda é em relação ao custo de aquisição das embalagens logísticas.
Infelizmente ainda é grande as perdas causadas pela deterioração das mercadorias nos processos logísticos (armazenagem, manuseio e transporte). Em muitos casos, os danos sofridos pelos produtos são irreversíveis e eles acabam sendo descartados.
Caso os produtos danificados cheguem à posse dos clientes, as perdas são ainda maiores. Isso porque, a condição dos produtos é uma das mais importantes considerações em matéria de serviços ao cliente. Ou seja, caso o cliente receba uma mercadoria danificada a empresa terá que arcar com a substituição do produto, além de todas outras inconveniências sofridas pelo cliente.
A principal solução para este tipo de problema é através da correta utilização das embalagens logísticas. As embalagens junto com os acessórios de proteção (papel, papelão, sacolas, plásticos, isopor, plástico bolha, etc…) devem ser adequadas tanto ao produto quanto ao processo.
O grande desafio enfrentado pela gestão logística é conciliar os custos da aquisição das embalagens com os custos de falta das embalagens. O caminho para resolver este problema é único: muito estudo, planejamento e do correto dimensionamento das embalagens, considerando o produto e os processos de movimentação que este irá ser submetido.
Logística empresarial é definida como a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.
A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos.
Uma das principais referências em logística, Ronald Ballou, apresenta o conceito de logística empresarial como os processos necessários para colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa.
A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.
FONTE: Administradores, Patrus, Wikipédia, Porto Gente, CNT, Ronald Ballou (2007).
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