Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre a técnica logística de comércio, o dropshipping.
O dropshipping é uma técnica logística de distribuição de produtos voltado para e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces. O processo consiste em receber as ordens de venda dos clientes online e encaminhá-las ao fornecedor, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa.
Como resultado, não é preciso manipular ou ter acesso ao produto, você faz apenas o intermédio para venda. Os ganhos com esse processo vêm da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu fornecedor cobra pelo produto.
Neste artigo, vamos entender o conceito de dropshipping, saber como funciona esta técnica de distribuição, seus objetivos, vantagens e desvantagens . Boa leitura! 📰
O dropshipping é uma técnica logística de distribuição de produtos voltado para e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces. O processo consiste em receber as ordens dos clientes online e encaminhá-las ao fornecedor, que por sua vez envia o produto para o cliente em nome da empresa.
Como resultado, não é preciso manipular ou ter acesso ao produto, a empresa faz apenas o intermédio para a venda. Os ganhos com esse processo vêm da diferença de preço entre o valor de venda e o valor que o seu fornecedor cobra pelo produto.
Desse modo, o dropshipping é um modelo de intermediação logística, no qual o e-commerce atrai clientes através de ações de marketing e gerência as vendas através de uma loja funcional e intuitiva. Além disso, disponibiliza canais de atendimento ao cliente de forma eficiente (geralmente: e-mail, chat e telefone).
Não é uma regra, mas em geral, o cliente não tem conhecimento do dropshipping, pois é uma prática acordada entre a empresa e seus fornecedores.
O dropshipping é um processo relativamente simples, conforme os quatro passos mostrados a seguir:
🔹 Passo 1: criar uma loja online e ter um catálogo de produtos pré-selecionados;
🔹 Passo 2: um cliente chega à sua loja online e faz uma compra;
🔹 Passo 3: você recebe a ordem de venda e passa essa informação para o seu fornecedor
🔹 Passo 4: seu fornecedor fica responsável por separar as encomendas e enviá-las diretamente ao seu cliente em nome da sua empresa.
Caso um cliente precise trocar ou devolver um produto, quase todo o processo de logística reversa também fica por conta do fornecedor — menos, é claro, o contato com esse cliente, que é sempre responsabilidade da empresa.
As principais vantagens da aplicação do dropshipping são:
🔹 Baixo custo de investimento e operação – Devido ao fato de não precisar investir em um estoque de produtos o investimento inicial é muito baixo quando comparado a um comércio tradicional. E o baixo custo não se caracteriza apenas no investimento inicial do negócio, a operação em si também exige poucas despesas fixas. Despesas como aluguel, salários, manutenções e contas em geral não existe na modalidade do dropshipping o que torna o custo da operação muito baixo.
🔹 Flexibilidade de tempo e espaço – O dropshipping permite operar praticamente de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet. Desde que você possa se comunicar com fornecedores e clientes, é possível operar e gerir o negócio facilmente. Além do espaço, no dropshipping temos também a flexibilidade do tempo. Isso porque, por ser um negócio online a operação pode ser feita no horário que for mais conveniente.
🔹 Variedade de produtos – Como não é necessário comprar os itens e manter um estoque para vender, é possível oferecer uma ampla variedade de produtos para os clientes e ir aumentando o catálogo conforme for conveniente, desde que o seu fornecedor tenha os itens em estoque.
🔹 Negócio escalável – Com um negócio tradicional, quanto maior for o número de pedidos, maior também será o trabalho para atender à demanda. Entretanto, no dropshipping já que os fornecedores são responsáveis por toda a parte de processamento de encomendas, separação e envio aos clientes, permite que seu negócio se expanda com menos custos.
Podemos também citar algumas desvantagens, ou riscos, da aplicação do dropshipping, como:
🔹 Margem de lucro baixa – Como já apresentado, o lucro com o dropshipping vem da diferença de preço de venda loja online e o valor cobrado pelo fornecedor. Em geral, as margens obtidas não ultrapassam os 20% devido a competitividade do mercado. Ter margens baixas significa vender um volume significativo para obter benefícios consideráveis.
🔹 Problemas de estoque – Você deve estar se perguntando: “Mas, se utilizando o dropshipping não é necessário ter estoque de produtos, como posso ter problemas com o estoque?”. Simples, além da sua loja, seu fornecedor atende a outras demandas. Desse modo, confiando no estoque de produtos de terceiros, podem surgir ocasiões em que um pedido de envio é passado para o fornecedor e o mesmo não ter em estoque. As consequências dessa falta de sincronização são atrasos nas entregas e insatisfação dos clientes.
🔹 Erros do fornecedor – Mesmo os melhores fornecedores cometem erros, e aos olhos do cliente, a empresa é quem terá que assumir responsabilidade pelas falhas. Problemas comuns que podem acontecer, como itens perdidos, entregas não realizadas e embalagens de baixa qualidade, podem prejudicar a reputação de sua empresa, uma vez que a imagem que o cliente final terá não é do fornecedor, e sim da empresa
🔹 Complexidade no envio – Em alguns casos, a empresa terá a demanda de diferentes fornecedores, e a tendência é de que quando maior a variedade de produtos ofertadas, maior também será a quantidade de fornecedores. Imagine que um cliente faça uma compra de cinco diferentes produtos de diferentes fornecedores, nesse caso serão cinco diferentes operações, prazos e custos para realizar a entrega dos produtos. Essa complexidade pode não ser muito bem vista aos olhos dos clientes, que terá um custo maior com frete de transportes.
De fato, usar o dropshipping é uma maneira fácil de vender sem ter que gastar com muitos processos. A chave para encontrar uma boa solução é fazer um processo de qualificação dos fornecedores. Entre os principais pontos de checagem, vale ressaltar as variáveis de operação logística (processamento do pedido, picking, packing, separação, preparação e expedição) assim como os transportes que irão promover as entregas aos clientes.
FONTE: Escola de e-commerce, Mandaê, E-commerce Brasil, Rock Content.
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