O erro de expedição é uma falha logística relacionada as entregas de produtos aos clientes. Assim sendo, as falhas relacionadas a expedição de produtos podem ser caracterizadas pelo envio de: um produto incorreto, características dos produtos incorretas ou mesmo mercadorias danificadas. Esta falha logística está diretamente ligada a qualidade do serviço prestado pela empresa, e reflete diretamente na sua imagem frente ao mercado.
Só para exemplificar, você realizou uma compra na internet e está ansiosamente esperando pela entrega do produto, um tênis preto por exemplo, é quando a mercadoria chega, surpresa! Veja a seguir algumas situações possíveis:
1: O tão esperado tênis chegou na cor errada;
2: O tão esperado tênis chegou na numeração errada;
3: O tão esperado tênis chegou danificado.
Seja qual for a situação, o resultado é o mesmo: insatisfação!
Em outras palavras, o erro de expedição esta diretamente ligado a satisfação dos clientes. Quando o número de erros de expedição é alto trata-se de um importante indicador para a empresa. Isso porque, um número alto de erros de expedição é consequência de uma falha grave na gestão dos processos logísticos.
Contudo, os problemas relacionados ao erro de expedição podem ser resolvidos através de da gestão dos processos. Garantir a satisfação dos clientes deve ser o principal objetivo de uma organização, maximizando os resultados e garantindo a prosperidade.
Neste artigo você verá:
Os erros de expedição podem ser classificados em diferentes categorias. Certamente, a divisão dos erros facilita bastante aos gestores identificarem em qual processo a empresa está falhando, e desta forma tomar as ações de correção de forma mais efetiva. Sendo assim, vamos aos principais erros de expedição:
A inversão de produtos é caracterizada pela entrega de um produto completamente diferente daquele em que o cliente comprou. Geralmente este erro acontece nas ultimas etapas do processo de distribuição, na qual um pequeno descuido pode fazer com que a equipe associe um determinado produto a um pedido diferente. Os impactos negativos da inversão de produtos são imediatos pois a empresa tem que arcar com os custos da logística reversa e das trocas dos produtos.
O erro de cobertura fiscal é relacionado ao não cumprimento de todas as especificações do produto. Isso quer dizer que, a empresa pode enviar o produto certo ao cliente, porém em quantidades incorretas, em cores diferentes, faltando componentes, ou mesmo com o funcionamento inadequado. Este tipo de falha geralmente acontece no momento de conferência entre as informações contidas no pedido e na separação do produto. Assim como na inversão de produtos, fica a cargo da empresa arcar com as despesas de logística reversa e trocas de produtos.
Nesta categoria de erro de expedição, o produto chegou ao local certo, com as especificações determinadas em nota fiscal, porém chegou com um defeito. Os defeitos nos produtos são provenientes das etapas logísticas de armazenagem, manuseio e transportes. Quando se trata de defeitos nos produtos as empresas devem arcar com a troca do produto quando necessário, ou mesmo prestar manutenção e assistência aos clientes até a resolução do problema.
Sem dúvida, os erros de expedição são situações indesejadas por todas as empresas voltadas para a logística de produtos. Além do fato de que as empresas perdem bastante credibilidade frente aos seus clientes, elas devem arcar com todos os custos provenientes de sua falha. Uma grande dificuldade aos gestores é mensurar os efeitos negativos dos erros de expedição, além de executar todas as ações necessárias para solucionar o problema e evitar que este não mais aconteça.
Quando a falha acontece, as organizações têm de arcar com algumas consequências, como por exemplo:
A principal consequência de um erro de expedição é sem dúvida a insatisfação do cliente. Nesse sentido, a experiência negativa que o cliente teve junto a empresa pode ser estendido as pessoas de sua influência, ocasionando a perda de vendas. Por este motivo, é importante o tratamento rápido e eficaz das falhas, com o objetivo de minimizar os impactos negativos do erro de expedição.
O retrabalho é associado a todo esforço, energia e recursos alocados para a resolução de um problema causado pelo erro de expedição. O retrabalho é caracterizado pelas trocas e devoluções, manutenções necessárias, serviços de suporte ao cliente, etc. Na maioria das vezes, o custo de retrabalho é maior do que o lucro obtido com a venda de um determinado produto, o que por consequência trás impactos financeiros negativos.
Por fim, a última e dolorosa consequência de um erro de expedição são as perdas financeiras. Como antes comentado, as perdas financeiras são consequências das perdas de vendas, desvalorização da marca frente ao mercado e aos custos de retrabalho.
Como dito pelo filosofo espanhol George Santayana: “Aqueles que não recordam o passado estão condenados a repeti-lo”. O que isso quer dizer? Nenhum de nós, e nem mesmo as empresas, estamos livres de errar, e apesar das situações desagradáveis e das consequências associados as falhas, podemos olhar pelo lado positivo da situação. O lado positivo de um erro é o aprendizado e a oportunidade de desenvolvimento.
A seguir algumas estratégias adotadas para evitar os erros de expedição:
Esta estratégia é muito comum para as empresas que possuem grande variedade de produtos e clientes. Assim sendo, o estoque é dividido de forma separar a variedade, agrupando itens de características comuns, e dessa forma facilitando o processo de expedição. Não existe um modelo padrão de divisão do estoque, devido ao fato de que cada empresa apresenta suas particularidades (mix de produtos, espaço físico, recursos, etc.).
Para determinar um layout adequado do estoque os gestores de logística devem fazer um estudo profundo sobre todas entradas, saídas e movimentações feitas no estoque da empresa. Com toda a certeza, ao determinar um layout adequado a empresa alcançara melhores resultados associados a confiabilidade e produtividade.
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As embalagens logísticas junto com os acessórios de proteção (papel, papelão, sacolas, plásticos, isopor, plástico bolha, etc…) são uma das principais medidas adotadas para proteção do material durante todas as etapas logísticas. Nesse sentido, as embalagens devem ser bem dimensionadas aos produtos e aos processos que serão executados, como forma de garantir que o produto chegue ao cliente em perfeito estado de conservação.
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Uma das maneiras mais eficazes para garantir uma expedição 100% correta é a realização de uma conferência antes do processo de expedição. O carregamento dos transportes é uma das ultimas etapas da logística antes do produto chegar até o cliente, e talvez seja a última etapa onde seja possível identificar algum eventual desvio no processo. Ou seja, negligenciar esta conferência pré-expedição é assumir o risco de falhas.
Em se tratando de expedição de produtos a tecnologia tem um papel de enorme importância. Isso porque, na logística a identificação de produtos geralmente é feita através de códigos, e quanto maior o volume e a variedade de produtos maior o número de códigos a serem controlados. Logo, depender somente da mão de obra humana para identificação, separação, preenchimento de informações e atividades de conferência pode aumentar bastante a chance de ocorrer um erro de expedição. Hoje em dia existem muitas ferramentas como os coletores de dados, leitores de código de barra, sistemas controladores de estoque, rastreamento de carga, tudo com o objetivo de auxiliar os processos gerando maior produtividade e qualidade.
A busca pela excelência e pela qualidade de produtos e serviços são as principais exigências do mercado. E para garantir a sobrevivência e a prosperidade da organização as empresas não devem abrir mão da excelência no que diz respeito ao atendimento de seus clientes. As entregas das mercadorias são muito das vezes o único contato da empresa junto aos seus clientes, e dessa forma, devemos garantir que esta etapa seja feita com exatidão, gerando uma experiencia positiva no cliente.
FONTE: Imam, Blog Longa.
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