Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a logística da Amazon.
Amazon é uma empresa multinacional de tecnologia norte-americana com sede em Seattle, Washington. A companhia se concentra no e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. É considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia, juntamente com Google, Apple, Microsoft e Facebook. Foi referida como “uma das forças econômicas e culturais mais influentes do mundo” e a marca mais valiosa do mundo.
Sem dúvidas que um dos principais fatores para o crescimento da Amazon está em sua gestão logística. O setor de logística da empresa parte do princípio que vender é importante, mas entregar é fundamental. Entender a importância das entregas permitiu que a empresa se tornasse referência no mundo em agilidade e eficiência.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico da Amazon. Boa leitura! 📰
A Amazon iniciou suas atividades em 1994 em um mercado que não era muito popular na época: a internet. Isso porque, acreditava que a rede seria um dos principais meios de se fazer comércio pelo mundo no futuro. Talvez por ser uma das primeiras empresas do e-commerce deu uma larga vantagem a Amazon em relação aos seus concorrentes hoje no presente.
Atualmente, a empresa é a líder de mercado no e-commerce. O nome Amazon é uma referência ao Rio Amazonas, que chamou a atenção de Jeff Bezos (fundador da empresa), por ser o maior rio do mundo. Assim como o Rio Amazonas, a Amazon também queria ser a maior do mundo.
Tudo começou para Bezos na garagem de sua casa, junto de sua esposa MacKenzie, com a venda eletrônica de livros usados. Hoje em dia é possível encontrar praticamente de tudo na empresa. A própria logo da empresa faz uma referência ao seu portfólio de produtos, apontando uma seta de A até a letra Z, ou seja, você encontra de tudo.
Um momento muito importante na história da empresa foi a sua sobrevivência ao “estouro da bolha da internet” no ano 2000. Nesse sentido, diferente de milhares de empresa que decretaram falência, a Amazon adotou uma eficiente estratégia de reinvestimento dos lucros na formação de um caixa de emergência.
Em 2019 a Amazon foi considerada a empresa mais valiosa do mundo. Sua enorme presença no mundo fez com que a empresa realizasse 7,7% de todas as vendas do varejo. Para que a operação seja possível, hoje a Amazon conta com aproximadamente 850 mil funcionários espalhados por todo o mundo.
Sem dúvidas que, um dos principais fatores para o crescimento da Amazon está em sua gestão logística. O setor de logística da empresa parte do princípio que vender é importante, mas entregar é fundamental. Entender a importância das entregas permitiu que a empresa se tornasse referência no mundo em agilidade e eficiência.
Mas qual o diferencial da logística da Amazon? Alguns pontos podem ser destacados, sendo eles:
Segundo a própria Amazon, seu principal valor é conhecer as necessidades de seus consumidores. Desse modo, para dar conta de conhecer as necessidades de milhões de consumidores por todo mundo ela utiliza a inteligência artificial, ou Big Data.
Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de grandes conjuntos de dados. Por ser uma grande base de dados fica difícil analisar por sistemas tradicionais. Nesse sentido, através dos algoritmos de suas plataformas, a empresa identifica padrões no comportamento dos consumidores, e desta forma ela faz a sua previsão de demanda.
Com a previsão de suas demandas, a empresa já inicia o processo de distribuição. Ou seja, quando realmente o cliente efetuar a compra do produto o mesmo já está em um centro de distribuição próximo a sua casa.
Até o ano de 2013 a Amazon utilizava somente empresas terceirizadas para realizar as entregas de produtos. Contudo, Bezos identificou que adquirir frota própria seria um diferencial para um serviço de maior qualidade.
Hoje em dia, a Amazon ainda utiliza serviços terceirizados nas entregas, mas os resultados alcançados com veículos próprios estão sendo tão significativos que a empresa pode definir como o modelo padrão de distribuição.
Para distribuir os milhões de pedidos diariamente a Amazon utiliza-se de todos os modais de transporte (exceto o modal dutoviário). A diversificação na distribuição dos produtos tem como resultado a redução de custos, eficiência operacional e satisfação dos clientes.
Os Centros de Distribuição (CD) são armazéns destinados ao recebimento, manuseio, separação e expedição de produtos acabados ou matérias primas. A principal característica dessa estrutura logística é a sua localização estratégica. Através de sua localização estratégica é possível obter maior agilidade na distribuição de produtos e redução no custo de transportes.
Nesse sentido, a Amazon estabeleceu de forma estratégica diversos pontos físicos de distribuição pelo mundo, de modo que as entregas fossem agilizadas, com maior qualidade e menores custos. Atualmente, estimasse que a empresa tenha mais de 200 centros de logística em operação espalhados pelo mundo todo equipados com o que há de mais moderno no mercado.
Mesmo com o sucesso de seu processo logístico, a Amazon sabe que a constante evolução da tecnologia exige que a empresa esteja em constante desenvolvimento. Nesse sentido, hoje em dia a empresa já realiza entregas com a utilização de drones.
Além disso, outro ponto de destaque é a robotização nos centros de distribuição garantindo eficiência, agilidade e segurança no processamento de pedidos.
Jeff Bezos sabe que o que torna a Amazon mais bem-sucedida que as outras empresas, em parte, é a forma como a tecnologia acelera a velocidade (e o tempo) em que ela cresce. Desde muito cedo, Bezos identificou que a tecnologia continuaria se aprimorando e que a Amazon poderia tirar vantagem disso para aumentar a satisfação do cliente.
Jeff Bezos em uma de suas cartas aos acionistas deixou claro a importância do serviço ao cliente: “Os clientes são leais a nós – só até o momento em que outra empresa oferecer um serviço melhor.” O desenvolvimento e a globalização tornou a oferta de produtos muito maior do que antigamente, e hoje a sobrevivência no mercado é pautada em como a empresa se relaciona com os seus clientes.
O serviço ao cliente é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto/mercadoria até a manutenção pós-venda. Em outras palavras, o serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto/serviço.
Dessa maneira, a Amazon busca cada vez mais soluções criativas e inovadoras para melhorar a experiência do cliente. Um ponto de destaque é o Prime Amazon. Através do serviço de exclusividade da empresa os clientes tem uma série de benefícios e vantagens em relação aos consumidores convencionais.
O fulfillment, de acordo com sua tradução, quer dizer realização de pedidos. O termo logístico está relacionado ao conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente. Ou seja, o fulfillment engloba todas as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagem, transportes, entregas e serviços de pós-venda.
Fulfillment By Amazon (FBA ou FBA Amazon) é um programa que centraliza os produtos de lojistas parceiros nos centros de armazenamento do marketplace. Com esse serviço de fulfillment, além de guardar as mercadorias, a Amazon se responsabiliza pelas etapas de embalagem e distribuição dos itens aos consumidores finais.
Além disso, o atendimento de pós-venda, disponível em tempo integral para dúvidas dos clientes, também fica sob responsabilidade da Amazon.
A embalagem logística é um recipiente ou envoltura que armazenam um ou mais produtos de forma temporária com objetivo principal de proteger contra danos do meio ambiente. Nesse sentido, a embalagem logística tem como função preservar a integridade física dos produtos durante os processos de transporte, armazenamento, comercialização, manuseio e consumo.
Dessa forma, a Amazon entende a importância e também investe em suas embalagens. Para isso, criou um sistema chamado de box on demand. Por meio dele, cria-se embalagens adaptadas ao tamanho e característica dos produtos. Além disso, a embalagem da Amazon é projetada para otimizar o espaço dentro dos veículos e aproveitar a cubagem da melhor forma possível.
Por fim, e não menos importante, estão as pessoas. A tecnologia, transportes, processos de gestão, recursos e instalações são de grande importância para o crescimento da empresa. Entretanto, o fator decisivo para o crescimento da Amazon são as pessoas. Jeff Bezos não poupou e não poupa recursos para a contratação e qualificação dos melhores profissionais, formando assim o time responsável pelo grande sucesso da empresa.
Nas palavras de Bezos podemos entender de como ele trata com valor a questão de seus funcionários: “Continuaremos dedicados a contratar e reter funcionários versáteis e talentosos, além de continuar adotando uma política de remuneração que privilegia opções de ações em oposição à remuneração monetária imediata. Sabemos que nosso sucesso depende em grande medida da nossa capacidade de atrair e reter uma base de funcionários motivados, sendo que cada um deles precisa pensar como, e efetivamente ser, dono do negócio.”
A Amazon chegou ao Brasil em 2012, quando vendia apenas livros eletrônicos. Em 2014, a empresa de Jeff Bezos expandiu seus negócios em solo brasileiro, adicionando a venda de livros físicos. Mas foi somente em 2017 que a Amazon deixou de comercializar exclusivamente livros e ampliou os negócios.
E o desenvolvimento não para por aqui. Apesar da recente operação no Brasil, hoje a empresa já ocupa a terceira posição no ranking de e-commerces, atrás do Mercado Livre e Americanas. Dessa forma, destacamos dois pontos que mostram a estratégia de crescimento da empresa em solo brasileiro:
A empresa norte americana vem aumentando bastante sua presença no Brasil. Como resultado, a empresa decidiu implantar o seu 5° centro de distribuição. Localizado em Cajamar, região metropolitana de São Paulo, o centro tem mais de 100 mil metros quadrados e, segundo a empresa, ajudará nos planos de atender mais clientes de entregas rápidas.
“A Amazon está animada em expandir nossas operações de logística na região de São Paulo, gerando empregos adicionais e aumentando nossa capacidade para lidar com o crescimento extraordinário que temos registrado no Brasil”, afirmou em nota o responsável pela Amazon no Brasil, Alex Szapiro.
A Amazon Logistics é a solução de transportes da empresa. O serviço de transportes da Amazon já é muito comum nos países onde a companhia é mais atuante. Entretanto, o notável crescimento no Brasil faz com que a Amazon inicie suas atividades de expansão, visualizando aumentar sua fatia no mercado.
Ao passo que a Amazon utiliza os veículos próprios, ela também conta com uma rede de transportadores parceiros para realizar suas entregas. O programa DSP (Delivery Service Partner) criar uma rede de pequenas empresas de entrega independentes, que cuidam do envio de encomendas em nome da Amazon.
Dessa forma, a Amazon irá depender menos de outras transportadoras, mas sem substituí-las completamente. Hoje, ela utiliza os serviços dos Correios, Total Express, Sequoia, Loggi, Jadlog, Shippify, OnTime, Diálogo, Dominalog e TLOG (Venkon).
Para você profissional de logística que ficou interessado pela empresa e quer fazer parte do time que move a Amazon logística, ai vai algumas dicas:
🔹 Acesse a página de vagas da empresa 👉 VAGAS AMAZON LOGÍSTICA
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FONTE: esales, revista mundo logística, techcrunch, G1, Tecnoblog, Wikipédia.
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Boa noite, tudo bem?
Estou elaborando um projeto de conclusão de curso na área de Logística da Universidade UNISA.
O artigo postado aqui é bastante completo e me ajudará muito na elaboração do meu projeto. Gostaria de saber se teria a possibilidade de informarem as referências bibliográficas das informações contidas neste artigo?
Tudo Ótimo e você!
Que bom que você gostou.
As referências utilizadas para construção desse artigo estão no final + o livro as cartas de bezos.
Não estou BEM INSATISFEITA, com a prestação de serviços logísticos da empresa Amazon Logística.
Em um contrato de frete = Curitiba e Brasilia em julho/2021, houve avarias e a falta da entrega de diversos materiais no local indicado, porém o setor comercial da empresa NÃO tem interesse e nem DISPOSIÇÃO para retornar com uma posição sobre este prejuízo, pois desde o inicio TODO o processo junto a seguradora, foi efetuado SEm nenhum APOIO ou orientações.
Até o momento (11/2021) NÃO HOUVE, nenhum retorno sobre o RESSARCIMENTO do prejuízo material!
DESCASO, DESINTERESSE com o CLIENTE!!!