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Logística Empresarial

logística empresarial
CTA Supervisor de logistica NORMAL - Logística Empresarial

Olá logístico! Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a Logística Empresarial.

Logística empresarial é definida como a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.

A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.

O que é logística?

Conceito de logistica 1024x390 - Logística Empresarial

Segundo o Conselho Internacional dos Profissionais de Logística e Supply Chain (CSCMP), a logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes.

Em outras palavras, a logística é a responsável pela administração dos recursos materiais, financeiros e das informações relativas aos produtos comercializados. Toda a gestão desde a entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos fica sob a responsabilidade da logística.

O conceito de logística assumiu um papel estratégico dentro das empresas, sendo visto como um elemento chave para alcançar ótimos resultados. Hoje a logística abrange conhecimentos de áreas como: engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

O que é logística empresarial?

Logistica empresarial 1 1024x390 - Logística Empresarial

Logística empresarial é definida como a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.

A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos.

Uma das principais referências em logística, Ronald Ballou, apresenta o conceito de logística empresarial como os processos necessários para colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa.

A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.

Logística empresarial e a cadeia de suprimentos

Muito das vezes o conceito de logística empresarial é confundido com o conceito da gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) e vice-versa. Apesar de exercerem papeis semelhantes, a cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias desde o estágio da matéria prima até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação.

Nesse sentido, a logística empresarial faz parte do processo da cadeia de suprimentos exercendo papel fundamental para êxito do processo. Na figura abaixo podemos perceber todas as atividades que compõe a cadeia de suprimentos e como a logística está diretamente relacionada com o processo.

Logistica empresarial 1 1024x576 - Logística Empresarial
Fonte: Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Ronald Ballou, 2006).

A cadeia de suprimentos (supply chain) envolve praticamente todos os setores de uma empresa. O gerenciamento da cadeia de suprimentos é basicamente a integração de todas as atividades referentes aos setores mostrados na figura com o objetivo de conquistar uma vantagem competitiva sustentável.

Atividades da logística empresarial

Conforme apresentamos no primeiro tópico, a logística empresarial é responsável por quatro funções básicas do processo de produção, sendo elas: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos.

Vamos agora conhecer cada uma das atividades específicas dessas quatro funções desempenhadas pela logística empresarial.

image 1 - Logística Empresarial

Aquisição

Previsão da demanda

A previsão da demanda é uma estimativa adotada em relação a comercialização de produtos e serviços, com o objetivo de se preparar antecipadamente para os eventos que ainda vão acontecer. O principal objetivo da previsão da demanda é de que a empresa tome todas as ações necessárias de forma antecipada, para então obter os melhores resultados.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - Logística Empresarial

Através da previsão da demanda a empresa faz o planejamento de suas vendas e então se prepara internamente para atender a demanda prevista.

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Compras

Através das informações de previsão da demanda é necessário verificar quais os recursos ainda não disponíveis para que estes sejam comprados de modo a atender à necessidade dos clientes. A chave para o processo de compras é ter um time de fornecedores de confiança, que atendam os prazos estabelecidos e forneçam material de qualidade.

Movimentação

Operação de carga e descarga

A empresa é responsável pelo recebimento e conferência dos itens recebidos pelos fornecedores. Dessa maneira, a empresa deve ter a disposição todo o recurso necessário para realizar a atividade de forma ágil e segura.

Manuseio de materiais

Para realizar o manuseio dos itens dentro da empresa são necessários os equipamentos de movimentação adequados. Nesse sentido, optar pela ferramenta ideal de transporte e movimentação de cargas é fundamental para alcançar as principais metas logísticas que consiste em trabalhar no menor tempo, sem perder a qualidade dos produtos, garantindo a segurança da equipe e visando sempre a redução de custos.

Armazenamento

Gestão dos estoques

Basicamente, o grande objetivo de um estoque é fazer com que o produto esteja disponível no momento em que for necessário e/ou solicitado. E para garantir que os produtos estejam disponíveis no tempo certo, existe um campo do gerenciamento logístico conhecido como a gestão dos estoques.

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A Gestão dos estoques é a parte da administração das empresas voltadas para tirar o melhor proveito do excedente de produção. Nesse sentido, trata-se das ações necessárias para lucrar com os produtos que ainda não foram vendidos. Por outro lado, no caso de estoque de matérias primas ou insumos, trata-se das ações necessárias para evitar o máximo de desperdício e melhor utilização dos materiais.

Armazenagem

A armazenagem compreende o recebimento, o descarregamento, o carregamento, a ordenação e a conservação de matérias-primas, produtos semiacabados e mercadorias em um armazém. Contudo para realização de uma boa armazenagem são necessários um espaço físico, equipamentos e instalações adequadas para o recebimento dos produtos.

Embalagem

Sem dúvida, sabemos da necessidade de que os produtos estejam protegidos para evitar danos em relação a movimentações, exposição ao tempo e ao local de armazenagem. Desse modo para proteger os produtos são utilizadas as embalagens de proteção. A embalagem logística é caracterizada como um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente, e tem como objetivo agrupar unidades de um produto, protegê-lo e de criar melhores condições para distribuição, transporte e armazenagem.

Transportes

Processamento de pedidos

Cada empresa utiliza uma forma diferente para que o cliente possa realizar seus pedidos, seja por meio do atendimento em loja, contato direto com o vendedor, internet, etc. Seja qual for o método que a empresa utiliza, ele deve garantir o real entendimento quanto as necessidades do cliente, para que quando os produtos ou serviços forem entregues não haver nenhum tipo de problema. Após a confirmação do pedido por parte do cliente, partimos para a etapa do processamento do pedido. Dessa forma os produtos solicitados pelo cliente serão separados e preparados para expedição

Transportes

A última etapa da logística empresarial é relativa aos transportes de produtos. Primeiramente, é necessário realizar a programação do transporte. Esta programação deve contemplar o tipo de modal que será utilizado, tipo de veículo, tipos de carga, roteirização, operação de carga e descarga, etc. Vale lembrar que a correta programação dos transportes reflete diretamente nos custos da empresa.

Em sequência, é feito a expedição dos produtos. É muito importante acompanhar o transporte de modo a verificar se a programação foi efetiva, assim como corrigir eventuais desvios de operação.

Benefícios da logística empresarial

Até aqui entendemos o conceito de logística empresarial, sua relação com a cadeia de suprimentos (supply chain) e conhecemos as atividades que fazem parte do seu escopo. Dessa forma, vamos agora conhecer quais os benefícios podemos alcançar mediante o êxito no processo.

Satisfação dos clientes

Com um planejamento correto das atividades, assim como uma boa execução, os produtos estarão disponíveis aos clientes dentro dos prazos estabelecidos. Mais do que entregar dentro do prazo os produtos recebidos vão estar conforme todos os requisitos solicitados, garantindo a satisfação dos clientes.

Integração de processos e setores

Interligar os setores e processos de modo a alcançar um único objetivo é outro benefício da logística empresarial. Definitivamente a integração de processos e setores permite enxergar oportunidades de como cada setor pode contribuir para o objetivo final da empresa.

Aumento da lucratividade

Com um processo bem planejado e estruturado alcançamos a redução dos custos. Garantir a satisfação dos clientes eleva a fidelização e melhora a imagem da marca. Dessa forma, a empresa se torna mais competitiva no mercado, reduzindo o preço de seus produtos e alcançando um volume maior de vendas e clientes.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística empresarial? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦

FONTE: Ronald Ballou (2006), Endeavor, TruckPad, Significados, Blog Logística.

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4 comentários em “Logística Empresarial”

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