Olá logístico! Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre um dos principais processos da logística, a Logística Reversa.

A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.

As iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. Economias com a utilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais para produção têm trazem benefícios que estimulam novas iniciativas.

Neste artigo, vamos aprender o conceito de logística reversa, saber sua importância para a sustentabilidade, saber os diferentes tipos e conhecer alguns exemplos . Boa leitura! 📰

O que é logística reversa?

A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.

Em outras palavras, a logística “convencional” trata do fluxo de produtos e informações do ponto de fabricação até o ponto de aquisição, já a logística reversa faz o caminho contrário, ou seja, do ponto de aquisição para o ponto de fabricação.

Uma empresa quando recebe um produto caracterizado por um processo de devolução, seja qual for o motivo, já está aplicando o conceito de logística reversa. Do mesmo modo, uma empresa que compra materiais reciclados, ou mesmo recuperados, incluindo estes em seu processo produtivo também está aplicando a logística reversa.

A prática da logística reversa trazem bons retornos para as empresas. Economias com a utilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais para produção têm trazem benefícios que estimulam novas iniciativas e reforçam a importância do processo.

Assim como a logística “convencional”, o processo reverso necessita de recursos próprios, equipe dedicada e processos bem estruturados para alcançar bons resultados. Os esforços em desenvolvimento e melhorias nos processos de logística reversa quando bem gerenciados trazem retornos consideráveis, que justificam os investimentos realizados.

Leia também: O que é logística? 👉 CLIQUE AQUI!

A logística reversa tem se tornado cada dia mais importante para as empresas, uma vez que as mercadorias devolvidas oferecem oportunidades para recuperação do valor, bem como economias de custo em potencial.

Benefícios da logística reversa

Até aqui, entendemos o que é a logística reversa, bem como sua importância para as empresas. Mas, quais são os benefícios que podemos alcançar através do processo? A seguir listamos cinco benefícios diretamente relacionados ao processo:

  • Proteção do meio ambiente – uma vez que há aumento de reciclagem e reutilização de produtos há uma diminuição de resíduos;
  • Diminuição dos custos – retorno de materiais ao ciclo produtivo, e/ou matérias primas mais baratas;
  • Melhora da imagem da empresa perante o mercado – empresas ambientalmente responsáveis representa uma forte publicidade positiva;
  • Relação custo/benefício vantajosa – apesar dos custos com a estruturação de uma logística reversa os benefícios (ambientais, boa imagem no mercado, etc.) superam os custos e investimentos necessários;
  • Maior lucratividade – ao reduzir os custos e melhorar o posicionamento da empresa frente ao mercado, consequentemente será maior a lucratividade.

Embora sejam reconhecidos os benefícios da logística reversa, a realidade de muitas empresas mostra que é difícil verificar todas suas vantagens. Isso porque, existe a ideia de que o fluxo reverso somente representa custos e, como tal, recebe pouca ou nenhuma prioridade nas empresas. Temos de acrescentar também que a falta de uma estrutura solida para a logística reversa faz com que o processo seja mais caro em relação aos métodos convencionais.

Logística reversa e sustentabilidade

Existe uma clara tendência de que a legislação ambiental caminhe no sentido de tornar as empresas cada vez mais responsáveis por todo ciclo de vida de seus produtos. Isto significa ser legalmente responsável pelo seu destino após a entrega dos produtos aos clientes e do impacto que estes produzem no meio ambiente.

Um segundo aspecto diz respeito ao aumento de consciência ecológica dos consumidores que esperam que as empresas reduzam os impactos negativos de sua atividade ao meio ambiente.

Para ambos os aspectos citados a solução é a mesma: logística reversa.

O avanço tecnológico acelerou a introdução de novos produtos no mercado, levando a maiores condições de consumo e ao crescimento do descarte de produtos usados, aumentando o lixo urbano. Isto ocorre porque os canais reversos de distribuição, normalmente, não estão estruturados, havendo desequilíbrio entre as quantidades de material descartado e reaproveitado.

Os produtos descartados no meio ambiente geram poluição, o que por consequência trazem custos para a sociedade e para as empresas como custo da repercussão negativa em sua imagem corporativa.

Leia também: Ciclo do Pedido 👉 CLIQUE AQUI!

Os consumidores estão mais sensíveis a problemas ecológicos, principalmente em países desenvolvidos. Hoje os clientes estão dispostos a pagar mais por produtos manufaturados com tecnologias que não agridam o meio ambiente. Dessa maneira, hoje as empresas procuram elaborar a logística reversa no intuito de adequarem-se as exigências legislativas e dos consumidores, como também visarem um diferencial estratégico para imagem corporativa e alcançar novos mercados.

Funcionários, acionistas e sociedade sentem-se melhor quando estão vinculados a uma empresa ambientalmente responsável, e essa satisfação pode até mesmo resultar em aumento de produtividade. Bancos e principalmente agências de fomento (BNDES, BID, etc.) oferecem linhas de crédito específicas, maior prazo de carência e menores taxas de juros a empresas com projetos ligados ao meio ambiente.

Tipos de logística reversa

O conceito de logística reversa, em grande parte, é associado às questões de sustentabilidade e reciclagem de materiais. Entretanto, o conceito abrange também o retorno de produtos que apresentaram algum tipo de defeito ou mesmo não atenderam às expectativas de seus consumidores.

Por ser dois casos distintos, existe hoje uma classificação diferente para cada tipo, como vamos ver a seguir:

Logística reversa pós-venda

Nesta classificação o produto retorna à cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso (pela identificação de defeito ou por algum erro no processamento do pedido, por exemplo). Para isso a empresa precisa planejar o recebimento e encaminhamento dos itens, estabelecendo meios de controle do fluxo físico e das informações logísticas. Muitas vezes, o produto pode passar por melhorias, manutenções e reparos e voltar a ser comercializado.

Logística reversa pós-consumo

Já na Logística Reversa pós-consumo, o produto foi adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, pelo término de sua vida útil. Da mesma forma que no pós-venda, a empresa deve se preparar para receber os itens e dar-lhes o devido encaminhamento, que pode ser a reutilização para retorno ao ciclo produtivo, a reciclagem ou o desmanche seguido pela destinação ambiental adequada.

Logística reversa no Brasil

As operações de logística reversa pós-venda está contida no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O código trata das regras, obrigações, direitos e deveres que as empresas e consumidores têm nas relações comerciais. Para os casos de trocas ou devoluções, caso seja constatado falha nos produtos por parte da empresa, a mesma deve estabelecer toda cadeia logística de retorno e reembolso do consumidor, seja pela devolução do valor ou de um produto novo.

Para os casos de desistência, ou não atendimento das expectativas, deve ser visto o tipo de contrato estabelecido entre as duas partes. Em alguns casos os consumidores têm o direito de devolver os produtos sem arcar com nenhum custo.

Para os casos de logística reversa pós-consumo foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10, que dispõe princípios, objetivos e instrumentos relacionados com o manejo de resíduos sólidos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento desse material, entre outros aspectos.

Fazem parte dos princípios e instrumentos definidos na lei a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre o produto cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares de serviços de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos.

Isso significa que a PNRS obriga as empresas a aceitarem o retorno de seus produtos descartados, além de se responsabilizem também pelo destino desses itens. A lei define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística reversa? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦

FONTE: E-cycle, Maplink, Revista Mundo Logística, Logística Reversa – FACUMINAS (programa de pós graduação em logística).

Filipe Butta

Profissional e entusiasta da logística com mais de quatro anos de experiência em operações logísticas. Formado em engenharia e gestão de projetos.

View Comments

Share
Published by
Filipe Butta

Recent Posts

Carta de controle

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

2 meses ago

Diagrama de dispersão

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

3 meses ago

Diagrama de Pareto

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

4 meses ago

Histograma

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

5 meses ago

Folha de verificação

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago

SIPOC

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago