Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Neste artigo vamos aprender sobre a o modal aquaviário.

O modal aquaviário é hoje responsável por aproximadamente 99% de toda carga transportada na logística internacional. O baixo custo, segurança e elevada capacidade de carga são os principais elementos que fazem com que este meio de transporte seja muito importante para a logística.

Neste artigo, vamos entender o que é o modal aquaviário, sua participação na matriz de transportes brasileira e conhecer suas principais características. Boa leitura! 📰

O que é um transporte?

Primeiramente, antes de conhecer o que são os modais de transportes temos de saber exatamente o que é um transporte. Dessa forma, os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. Os transportes são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento não só das empresas como também das sociedades.

Os transportes apresentam diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aéreo, aquaviário e dutoviário. Nesse sentido, temos de destacar os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos e todo o tipo de estrutura similar.

Atualmente, temos uma grande diversificação de veículos de transportes, sendo os mais comuns: automóveis, aviões, locomotivas, navios e etc. Já as operações comerciais estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos especificados para o propósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.).

No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento instrumentalize-se.

Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país maior a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Dessa maneira, se os meios de transportes não tiverem uma estrutura adequada para suportar essa carga, o desenvolvimento desse país encontrará maiores desafios e dificilmente se concretizará. Por esse motivo, dizemos que os transportes é um elemento estratégico para qualquer país.

Qual a importância dos transportes para a logística?

Já no contexto da logística, o transporte de cargas é uma das etapas mais fundamentais para qualquer tipo de negócio ligado à produção ou distribuição de produtos. É somente graças a ele que o cliente, seja ele uma empresa ou uma pessoa física, poderá ter em mãos aquilo que comprou.

Entender o funcionamento e as características dos meios de transporte é elemento chave para o crescimento e prosperidade de uma empresa. Desse modo, o profissional de logística deve ter total conhecimento a respeito dos modais de transportes e suas características. Com essa informação, ele poderá tomar decisões mais corretas a respeito dos custos logísticos, definição do canal de distribuição e roteirização de suas cargas.

O que são os modais de transporte?

Os modais de transporte correspondem às formas utilizadas para que os produtos sejam deslocados de um ponto de origem até um ponto de destino.  Esse processo deve ter total atenção pelo setor de logística de cada empresa. Isso porque, a escolha inadequada do modal de transporte tem como resultado a perda da qualidade dos produtos, aumento dos custos logísticos e insatisfação dos clientes.

Hoje, contamos com cinco classificações para os modais de transporte, sendo elas: modal rodoviário, modal ferroviário, modal hidroviário, modal dutoviário e modal aéreo. Todos as classificações apresentam vantagens e desvantagens. Nesse sentido, a escolha do modal de transporte adequado é feita através do tipo de produto, recursos disponíveis e infraestrutura do ambiente.

O que é o modal aquaviário? 🚢

O modal aquaviário, ou modal hidroviário, consiste nos transportes realizado sobre a água. O transporte aquático tem três diferentes classificações, sendo elas:

  • Marítimo é o transporte que acontece sobre mares e oceanos, onde se utilizam navios para o transporte de cargas;
  • Fluvial é o transporte que se utiliza os rios para o transporte de cargas, geralmente feitos através de barcos;
  • Lacustre é quando o transporte é feito através de lagos e lagoas.

O modal aquaviário é muito utilizado para o transporte de produtos de baixo valor agregado. Dessa maneira, podemos citar como exemplo: petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, etc. Entretanto, quando falamos em transporte internacional, temos a movimentação de produtos altamente valorizados, devidamente protegidos nos containers.

Através do desenvolvimento das embarcações o modal aquaviário ganhou papel de protagonista na logística internacional. Isso porque, 99% de todo o peso transportado na logística internacional é feito através do modal aquaviário. Nesse sentido, outro número impressionante é que se considerarmos o número total de transportes de carga internacionais o modal aquaviário corresponde por mais da metade.

Modal aquaviário no Brasil

De acordo com o portal da infraestrutura do Governo Federal, o modal aquaviário representa cerca de 14% de toda a carga movimentada em nosso país. Pode até parecer uma parcela considerável, porém quando comparada ao modal rodoviário (60%), percebemos uma grande diferença.

A ausência de investimentos adequados no setor contribui de forma significativa para o desbalanceamento da matriz de transportes brasileira. Além disso, o desbalanceamento da matriz de transportes prejudica bastante a intermodalidade do país.

Obras como dragagem, transposição de trechos não navegáveis, derrocagem de obstáculos naturais, balizamento e sinalização são necessárias para o desenvolvimento da malha hidroviária, que também necessita de investimentos na modernização, ampliação e obras de melhorias em portos.

Em outras palavras, devido a sua posição geográfica, o Brasil tem um potencial enorme no desenvolvimento do modal aquaviário, considerando tanto o transporte marítimo, como em rios e lagos.

Leia também: Modais de transporte 👉 CLIQUE AQUI!

O transporte marítimo no Brasil possui 8,5 mil km de costa navegáveis. Quanto a estrutura, ao todo são 37 Portos Organizados, 52 Instalações Portuárias de Pequeno Porte (IP4), 51 Portos Públicos, 13 Eclusas e sete Companhias Docas. Cerca de 90% das exportações do país são feitas pelos portos, o que garante a grande utilização desse modal no Brasil. Dessa maneira, devido a esta realidade, há setores que investem nesse modal de transporte, seja na criação de portos particulares ou na relação de embarcações.

Por outro lado, quando consideramos o transporte fluvial, o Brasil possui uma rede hidroviária economicamente navegada de aproximadamente 22.037 km. Quando comparado a utilização de nossa costa marítima a utilização dos rios pode parecer grande, porém segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte) apenas um terço da malha hidroviária é utilizada. Como comentado, há uma série de fatores que explicam o baixo uso da malha hidroviária no país. Há entraves que envolvem questões de infraestrutura, operação, burocracia, além do baixo nível de investimento no modal.

Deste total, grande parte esta presente na região amazônica (cerca de 80%). Nesse sentido, segundo o levantamento das vias economicamente navegadas, realizado pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquáticos), as principais hidrovias do país são: Amazônica (17.651 quilômetros), Tocantins-Araguaia (1.360 quilômetros), Paraná-Tietê (1.359 quilômetros), Paraguai (591 quilômetros), São Francisco (576 quilômetros), Sul (500 quilômetros).

Vantagens e desvantagens do modal aquaviário

As vantagens ou desvantagens de cada modal está diretamente relacionado as características de cada transporte. Dessa maneira, conhecer as cinco características dos transportes é fundamental para uma analise mais profunda a respeito de qual modal mais adequado ao transporte de um produto.

Capacidade de carga

A capacidade de carga é a quantidade máxima permitida de peso e/ou volume em um veículo de transporte. A capacidade de carga é uma das mais importantes características dos veículos de transporte. Isso porque, é através dessa característica que os embarcadores sabem exatamente a quantidade em peso e o volume de produtos transportados.

Quanto maior a capacidade de carga de um veículo maior também será o consumo de combustível. Desse modo, é importante avaliar o tamanho e peso da carga a ser transportada para escolher o veículo e modal de transporte mais adequado.

Como comentado, o modal aquaviário tem uma grande capacidade em relação ao peso de mercadorias e volumes. Tal característica é justificada pela potencia e o tamanho das embarcações utilizadas neste modal. Só para exemplificar, em um único veículo aquático é possível transportar mais de 100mil toneladas de carga. Caso este peso fosse transportado no modal rodoviário seria necessário aproximadamente 2.800 caminhões com capacidade média de 35t.

Custo

Os custos logísticos representam a alocação de recursos financeiros em todas atividades relacionadas a logística da empresa. Os custos relacionados a logística é a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente do custo do produto.

Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) os custos logísticos no Brasil consomem cerca de 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto), que corresponde ao total das riquezas produzidas pelo país. Nesse sentido, a maior parte do custo é formada pelo transporte, que equivale a 6,8% do PIB (R$ 401 bilhões). Depois vêm estoque (4,5% do PIB, ou R$ 268 bilhões); armazenagem (0,9% do PIB ou R$ 53 bilhões); e administrativo (0,5% do PIB, ou R$ 27 bilhões).

Considerando o peso/volume transportado junto a distância percorrida, trata-se de um modal de transporte de baixo custo, quando comparado as outras modalidades.

Os baixos custos desse transporte ajudam na melhoria do valor comercial dos produtos deixando-os mais competitivos no mercado, uma vez que o custo de transporte influência no custo final do produto.

Segurança

A segurança de um modal de transporte reflete os danos que a carga poderá sofrer no percurso até o destino final. Além disso, outro aspecto relevante é o perigo (risco de acidente, furtos, desvios e ações criminosas) envolvendo o transporte.

Trata-se de um transporte seguro, tanto para as cargas, pessoas e embarcações. Entretanto, devemos ter muita atenção quando as operações de carga e descarga. As operações são feitas com a utilização de equipamentos de grande porte e podem vir a danificar as mercadorias e causar acidentes.

Logo, deve-se ter muita atenção quanto ao acondicionamento dos produtos nas embarcações e portos, assim como atenção na embalagem e proteção do produto.

Agilidade

A agilidade de um modal de transporte tem como referência o transit time. O transit time, que traduzido significa “tempo de trânsito”, é o período de tempo necessário para que um produto, ou uma remessa, seja entregue ao cliente. Basicamente, trata-se do intervalo gasto ao mover uma mercadoria entre o ponto de retirada e seu destino.

O transporte aquaviário é caracterizado por um longo transit time. Isso porque, as rotas são limitadas (principalmente para o transporte fluvial), além da necessidade de terminais especializados. Outro fator que contribui para a baixa agilidade no transporte aquaviário é o grande peso transportado, fazendo com que o transporte seja realizado em baixas velocidades.

Disponibilidade

A disponibilidade de um modal de transporte reflete a quantidade de veículos disponíveis, infraestrutura necessária e o meio de locomoção para realizar o transporte.

Apesar de aproximadamente 70% de nosso planeta ser coberto por água, o modal aquaviário ainda apresenta problemas de disponibilidade. Os serviços de transporte aquaviário têm escopo limitado por vários motivos. O primeiro deles é que ainda existem muito poucos portos e terminais especializados para as operações de carga e descarga. Já o segundo motivo, é o baixo número de embarcações disponíveis para realizar o transporte.

O aumento da disponibilidade do modal aquaviário está diretamente relacionado aos interesses comerciais.

Modais de transporte: como escolher o mais adequado?

Em primeiro lugar, temos de saber que cada empresa tem suas características, espaço, produto, estrutura, recursos e particularidades. Dessa forma, não existe um modelo padrão para determinar como escolher o modal de transporte adequado.

Entretanto, podemos destacar alguns pontos que podem auxiliar o profissional de logística nesta decisão sobre os modais de transporte. Sendo eles:

🔹 Planejamento logístico

planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Assim como todos os outros planejamentos de uma empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.

Determinar o modal de transporte no planejamento logístico é muito importante para toda operação. Isso porque, os custos do transporte representam a maior parcela de todo o custo logístico da empresa. Desse modo, escolha de como os produtos devem ser transportados deve ser muito bem pensada, planejada e controlada, com o objetivo de garantir os melhores resultados.

🔹 Canais de distribuição

Os canais de distribuição são os meios utilizados por uma empresa para fazer com que o seu produto chegue nas mãos do seu cliente. O grande objetivo de um canal de distribuição é fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.

Por vezes será necessário a utilização de dois ou mais modais de transportes para fazer com que o produto chegue até o cliente. Dessa maneira, através do canal de distribuição é que a empresa sabe exatamente como alcançar o seu publico alvo.

🔹 Roteirização de cargas

A roteirização de cargas é uma metodologia utilizada para determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de produtos. O melhor trajeto é aquele em que estabelecemos ótimos níveis em relação ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção. Termos como: roteirização de entregas, roteirização de veículos e roteirização de transporte também são utilizados como sinônimos.

Estabelecer a rota do ponto de partida até o destino do produto é um grande diferencial para ganhos operacionais e redução de custos. Isso porque, com uma roteirização bem definida e dimensionada é possível economizar o consumo de combustível, além de otimizar a distribuição de produtos.

🔹 Serviço ao cliente

De acordo com Ronald Ballou (2007), serviço ao cliente é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto/mercadoria até a manutenção pós-venda. Em outras palavras, o serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto/serviço. Garantir o êxito em cada um desses processos é o caminho para gerar confiança e satisfação nos clientes.

O transporte é uma das etapas mais críticas dentro do processo do serviço ao cliente. Vale lembrar que atrasos nas entregas é a principal reclamação dos clientes em relação ao serviço logístico prestado. Dessa maneira, a escolha do modal de transporte adequado está diretamente relacionada ao nível de satisfação do cliente.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o modal aquaviário? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Gerenciamento da cadeia de suprimentos – Ballou (2006), Portogente, Infoescola, Canal do Servidor, G1.

Filipe Butta

Profissional e entusiasta da logística com mais de quatro anos de experiência em operações logísticas. Formado em engenharia e gestão de projetos.

Recent Posts

Carta de controle

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

2 meses ago

Diagrama de dispersão

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

3 meses ago

Diagrama de Pareto

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

4 meses ago

Histograma

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

5 meses ago

Folha de verificação

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago

SIPOC

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago