Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre o modal dutoviário.
O modal dutoviário é aquele em que o transporte de produtos é realizado por meio dos dutos. No Brasil, o modal dutoviário não tem muita representatividade na matriz logística de transportes. Sua principal utilização e para o transporte de fluidos derivados do petróleo e sólidos minerais.
Neste artigo, vamos entender o modal dutoviário, saber sobre sua participação na matriz de transportes brasileiras e suas principais características. Boa leitura! 📰
Primeiramente, antes de conhecer o que são os modais de transportes temos de saber exatamente o que é um transporte. Dessa forma, os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. Os transportes são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento não só das empresas como também das sociedades.
Os transportes apresentam diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aéreo, aquaviário e dutoviário. Nesse sentido, temos de destacar os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos e todo o tipo de estrutura similar.
Atualmente, temos uma grande diversificação de veículos de transportes, sendo os mais comuns: automóveis, aviões, locomotivas, navios e etc. Já as operações comerciais estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos especificados para o propósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.).
No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento instrumentalize-se.
Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país maior a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Dessa maneira, se os meios de transportes não tiverem uma estrutura adequada para suportar essa carga, o desenvolvimento desse país encontrará maiores desafios e dificilmente se concretizará. Por esse motivo, dizemos que os transportes é um elemento estratégico para qualquer país.
Já no contexto da logística, o transporte de cargas é uma das etapas mais fundamentais para qualquer tipo de negócio ligado à produção ou distribuição de produtos. É somente graças a ele que o cliente, seja ele uma empresa ou uma pessoa física, poderá ter em mãos aquilo que comprou.
Entender o funcionamento e as características dos meios de transporte é elemento chave para o crescimento e prosperidade de uma empresa. Desse modo, o profissional de logística deve ter total conhecimento a respeito dos modais de transportes e suas características. Com essa informação, ele poderá tomar decisões mais corretas a respeito dos custos logísticos, definição do canal de distribuição e roteirização de suas cargas.
Os modais de transporte correspondem às formas utilizadas para que os produtos sejam deslocados de um ponto de origem até um ponto de destino. Esse processo deve ter total atenção pelo setor de logística de cada empresa. Isso porque, a escolha inadequada do modal de transporte tem como resultado a perda da qualidade dos produtos, aumento dos custos logísticos e insatisfação dos clientes.
Hoje, contamos com cinco classificações para os modais de transporte, sendo elas: modal rodoviário, modal ferroviário, modal hidroviário, modal dutoviário e modal aéreo. Todos as classificações apresentam vantagens e desvantagens. Nesse sentido, a escolha do modal de transporte adequado é feita através do tipo de produto, recursos disponíveis e infraestrutura do ambiente.
O modal dutoviário é aquele em que o transporte de produtos é feito por meio de tubulações (dutos). Através da força da gravidade, ou da pressão exercida por um conjunto de motores e bombas hidráulicas, é feito a movimentação dos produtos pelos dutos.
O arranjo de dutos conectados é também conhecido como dutovias. Dessa maneira, as dutovias consistem basicamente por três elementos, sendo eles:
O transporte dutoviário é utilizado principalmente para a movimentação de fluidos derivados do petróleo e partículas minerais solidas. Nesse sentido, além de sua aplicação para transporte de produtos em longa distâncias, o modal dutoviário também utilizado para transferência de materiais em pequenas e médias distâncias, como pro exemplo em uma planta industrial.
Segundo a localização da construção, os dutos são classificados em:
Dependendo da substância transportada, os dutos são classificados em:
Por ser um meio de transporte muito restrito a algumas operações o modal dutoviário não tem muita representatividade na matriz logística de transportes brasileira. Em outras palavras, de acordo com o Ministério de Infraestrutura, a utilização do modal em nosso país é tão baixa que sua representação fica abaixo de 0% quando consideramos todas as cargas movimentadas. Além disso, a maioria dos produtos transportados pelos dutos no Brasil são realizados pela empresa estatal Petrobras.
Todavia, no território brasileiro, merecem destaque o Oleoduto São Sebastião/Paulínia (226 km) e de Angra dos Reis/Caxias (125 km); o mineroduto Paragominas/Barcarena, Pará (250 km); e o Gasoduto Brasil-Bolívia, com 3150 km de extensão (sendo 2593 km em território brasileiro), considerado o maior da América latina e um dos maiores do mundo.
É competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT articular-se com entidades operadoras do transporte dutoviário. Nesse sentido, O órgão é responsável pela resolução de interfaces intermodais e organização de cadastro do sistema de dutovias do Brasil. Outros assuntos relacionados a dutovias são de responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.
As vantagens ou desvantagens de cada modal está diretamente relacionado as características de cada transporte. Dessa maneira, conhecer as cinco características dos transportes é fundamental para uma analise mais profunda a respeito de qual modal mais adequado ao transporte de um produto.
A capacidade de carga é a quantidade máxima permitida de peso e/ou volume em um veículo de transporte. A capacidade de carga é uma das mais importantes características dos veículos de transporte. Isso porque, é através dessa característica que os embarcadores sabem exatamente a quantidade em peso e o volume de produtos transportados.
Quanto maior a capacidade de carga de um veículo maior também será o consumo de combustível. Desse modo, é importante avaliar o tamanho e peso da carga a ser transportada para escolher o veículo e modal de transporte mais adequado.
As operações de movimentação no transporte dutoviário são contínuas caracterizando uma elevada capacidade de carga. Aliado a agilidade de transporte, com o modal dutoviário é possível transportar uma grande quantidade de produtos em um tempo relativamente baixo.
Os custos logísticos representam a alocação de recursos financeiros em todas atividades relacionadas a logística da empresa. Os custos relacionados a logística é a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente do custo do produto.
Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) os custos logísticos no Brasil consomem cerca de 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto), que corresponde ao total das riquezas produzidas pelo país. Nesse sentido, a maior parte do custo é formada pelo transporte, que equivale a 6,8% do PIB (R$ 401 bilhões). Depois vêm estoque (4,5% do PIB, ou R$ 268 bilhões); armazenagem (0,9% do PIB ou R$ 53 bilhões); e administrativo (0,5% do PIB, ou R$ 27 bilhões).
A operação do modal dutoviário é relativamente barata quando comparada aos demais modais de transporte. Contudo, para implantar uma dutovia é necessário um alto investimento. Grande parte das dutovias devem ser construídas seguindo uma rigorosa norma de segurança, devido o elevado risco de acidentes, o que deixa os projetos de implantação com um custo ainda maior.
Os dutos são os que apresentam maior custo fixo e o menor custo variável entre todos os modais. Nesse sentido, o alto custo fixo é resultado, além da construção, do direito de acesso, da construção, da necessidade de controle das estações e da capacidade de bombeamento. A área que precisa ser desapropriada para a construção, chamada de faixa de servidão, é um dos responsáveis pelo elevado custo fixo.
A segurança de um modal de transporte reflete os danos que a carga poderá sofrer no percurso até o destino final. Além disso, outro aspecto relevante é o perigo (risco de acidente, furtos, desvios e ações criminosas) envolvendo o transporte.
Trata-se de um tipo de transporte muito seguro para os produtos movimentados. Isso porque, devido ao fato de os produtos estarem completamente protegidos pelas paredes da tubulação o risco de avarias, contaminação roubos e extravios é mínimo.
Entretanto, existe a possibilidade de causar acidentes de grande impacto ambiental com o rompimento dos dutos, uma vez que os produtos transportados podem entrar em contato com o solo e o mar, e acabar causando contaminação.
A agilidade de um modal de transporte tem como referência o transit time. O transit time, que traduzido significa “tempo de trânsito”, é o período de tempo necessário para que um produto, ou uma remessa, seja entregue ao cliente. Basicamente, trata-se do intervalo gasto ao mover uma mercadoria entre o ponto de retirada e seu destino.
Levando em conta o tipo de força motriz utilizada para a movimentação dos produtos, em geral o modal dutoviário apresenta a maior agilidade de transportes. Ausência de trânsito, exclusividade de rotas e facilidade na operação (carga e descarga) são pontos que geram maior agilidade no modal dutoviário.
A disponibilidade de um modal de transporte reflete a quantidade de veículos disponíveis, infraestrutura necessária e o meio de locomoção para realizar o transporte.
A disponibilidade do modal dutoviário é a mais baixa quando comparado aos outros modais de transporte. Desse modo, a sua baixa disponibilidade talvez seja o principal motivo de sua mínima participação na matriz de transportes brasileira.
Em síntese, um sistema de dutos é construído para atender uma necessidade específica, não sendo utilizado uma mesma linha para diferentes operações. Outro ponto a ser destacado é de que qualquer necessidade de mudança no sistema é caracterizada por um alto custo.
Em primeiro lugar, temos de saber que cada empresa tem suas características, espaço, produto, estrutura, recursos e particularidades. Dessa forma, não existe um modelo padrão para determinar como escolher o modal de transporte adequado.
Entretanto, podemos destacar alguns pontos que podem auxiliar o profissional de logística nesta decisão sobre os modais de transporte. Sendo eles:
O planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Assim como todos os outros planejamentos de uma empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.
Determinar o modal de transporte no planejamento logístico é muito importante para toda operação. Isso porque, os custos do transporte representam a maior parcela de todo o custo logístico da empresa. Desse modo, escolha de como os produtos devem ser transportados deve ser muito bem pensada, planejada e controlada, com o objetivo de garantir os melhores resultados.
Os canais de distribuição são os meios utilizados por uma empresa para fazer com que o seu produto chegue nas mãos do seu cliente. O grande objetivo de um canal de distribuição é fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.
Por vezes será necessário a utilização de dois ou mais modais de transportes para fazer com que o produto chegue até o cliente. Dessa maneira, através do canal de distribuição é que a empresa sabe exatamente como alcançar o seu publico alvo.
A roteirização de cargas é uma metodologia utilizada para determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de produtos. O melhor trajeto é aquele em que estabelecemos ótimos níveis em relação ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção. Termos como: roteirização de entregas, roteirização de veículos e roteirização de transporte também são utilizados como sinônimos.
Estabelecer a rota do ponto de partida até o destino do produto é um grande diferencial para ganhos operacionais e redução de custos. Isso porque, com uma roteirização bem definida e dimensionada é possível economizar o consumo de combustível, além de otimizar a distribuição de produtos.
De acordo com Ronald Ballou (2007), serviço ao cliente é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto/mercadoria até a manutenção pós-venda. Em outras palavras, o serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto/serviço. Garantir o êxito em cada um desses processos é o caminho para gerar confiança e satisfação nos clientes.
O transporte é uma das etapas mais críticas dentro do processo do serviço ao cliente. Vale lembrar que atrasos nas entregas é a principal reclamação dos clientes em relação ao serviço logístico prestado. Dessa maneira, a escolha do modal de transporte adequado está diretamente relacionada ao nível de satisfação do cliente.
FONTE: Toda Matéria, ANTT, Logística e o mundo, Info Escola.
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…