Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos entender qual é o objetivo da logística.
Por ser o elo de ligação entre empresa, fornecedores e clientes a logística tem como o principal objetivo a criação de valor. O valor é expressado em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.
Em outras palavras, o objetivo da logística é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações, financeiros e materiais. Desse modo, uma gestão eficiente dos processos terá como resultado maior economia, redução de custos e consequentemente a satisfação dos clientes.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos conhecer o conceito da logística, seu objetivo, seu funcionamento, sua importância, evolução e seus tipos . Boa leitura! 📰
Primeiramente, antes de conhecer o objetivo da logística é necessário de fato saber o seu conceito. Segundo o Conselho Internacional dos Profissionais de Logística e Supply Chain (CSCMP), a logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Em outras palavras, a logística é a responsável pela administração dos recursos materiais, financeiros e das informações relativas aos produtos comercializados. Toda a gestão desde a entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos fica sob a responsabilidade da logística.
O conceito de logística assumiu um papel estratégico dentro das empresas, sendo visto como um elemento chave para alcançar ótimos resultados. Hoje a logística abrange conhecimentos de áreas como: engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.
Por ser o elo entre empresa, fornecedores e clientes a logística tem como o principal objetivo a criação de valor. O valor é expresso em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.
Em outras palavras, o objetivo da logística é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações, financeiros e materiais. Desse modo, uma gestão eficiente dos processos terá como resultado maior economia, redução de custos e consequentemente a satisfação dos clientes.
A integração setorial promovida pela logística gera maior agilidade, atenção, confiabilidade, alcançando resultados mais favoráveis em nível de produção, qualidade e segurança das operações.
O alcance do objetivo da logística está diretamente relacionado ao nível de serviço ao cliente prestado pela empresa. De acordo com Ronald Ballou (2007), serviço ao cliente é um termo de grande alcance que envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto/serviço.
O preço de um produto deixou de ser o fator decisivo na escolha dos clientes entre as empresas. Por vezes, os clientes optam em pagar um valor maior por determinado produto dado a série de benefícios que ele vai obter. Jeff Bezos (fundador da Amazon) em uma de suas cartas aos acionistas deixou claro a importância do serviço ao cliente: “Os clientes são leais a nós – só até o momento em que outra empresa oferecer um serviço melhor.”
Primeiramente, por se tratar de um conceito tão abrangente a logística é importante em diferentes contextos. De um modo geral, ela é importante para o desenvolvimento e a sobrevivência da humanidade. Dessa maneira, dividimos a importância do conceito em três diferentes áreas, sendo elas: empresas, sociedade e economia.
Numa época em que o mercado é cada vez mais competitivo, dinâmico, interativo, instável e evoluído, a adaptação a essa realidade é uma necessidade para que as empresas que buscam prosperidade. A globalização e o ciclo de vida curto dos produtos obriga as empresas encontrar soluções inovadoras para atendimento as necessidades dos clientes.
Dessa maneira, uma aposta das empresas a este novo cenário é na diferenciação do serviço ao cliente. O serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto e/ou serviço.
Hoje a logística é a principal responsável por gerar competitividade no mercado, assumindo enorme influência no processo de globalização e na economia capitalista. Ronaldo Ballou, uma das principais referências na área de logística e supply chain, trata a logística como a essência do comércio.
Segundo o autor, a logística é considerada a engrenagem responsável pela movimentação de todas as partes que representam o comércio. Ao passo que ela atua sendo o elo de ligação entra as partes, representando o fluxo de informação, materiais e financeiro de todo o processo.
A logística se faz presente e fundamental em nossa sociedade desde os tempos mais antigos. Nesse sentido, é certo afirmar que ela foi a responsável pela sobrevivência de nossa espécie em tempos mais remotos e hoje atua sendo ponte que nos aproxima do desenvolvimento.
Através do avanço dos meios de transportes podemos ir para qualquer parte do mundo, e cada vez mais rápido. E a terra não é o limite. Atualmente, empresas se dedicam a estudos e experimentos para que possamos até mesmo habitar no espaço, em um futuro próximo.
A globalização permite o acesso a produtos e tecnologia de todos os cantos do mundo. Dessa forma, a competitividade entre as empresas possibilita o desenvolvimento e a inovação tornando nossa vida cada vez mais fácil. Essa mesma competitividade entre s empresas nos força a usar cada vez mais o nosso intelecto, criando soluções cada vez mais baratas, eficientes e sustentáveis.
Segundo dados do governo federal no ano de 2020 o Brasil registrou um montante de US$ 209,92 bilhões em valor de produtos exportados, e US$ 158,93 bilhões de produtos importados. Isso quer dizer que a balança comercial apresentou superávit de US$ 50,99 bilhões, com crescimento de 7,0% em relação a 2019. Fazendo uma relação ao PIB do Brasil (registrado em 1,455 trilhões USD) a corrente de comércio (soma das importações e exportações) representa cerca de 26% do valor total. Tudo isso não seria possível sem a logística.
Além do atendimento aos clientes, a logística tem papel de protagonismo no que diz respeito aos custos das empresas. Isso porque, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) os custos logísticos no Brasil consomem cerca de 12,7% do PIB.
Dessa maneira, a maior parte do custo é formada pelo transporte, que equivale a 6,8% do PIB (R$ 401 bilhões). Depois vêm estoque (4,5% do PIB, ou R$ 268 bilhões); armazenagem (0,9% do PIB ou R$ 53 bilhões); e administrativo (0,5% do PIB, ou R$ 27 bilhões).
Nesse sentido, um outro aspecto é que os custos relacionados a logística é a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente do custo do produto. Logo, buscar a máxima capacidade produtiva das operações logística está diretamente ligado ao sucesso empresarial.
A logística funciona sendo a responsável pelo fluxo de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Sendo o seu principal objetivo a criação de valor junto aos clientes da empresa.
Isso quer dizer que, o seu funcionamento, ou operação, é baseada em três diferentes fluxos, sendo eles: informação, material e financeiro.
Tudo começa através da necessidade, ou demanda, dos clientes por produtos e/ou serviços. Dessa maneira, as empresas, com a ótica comercial, buscam soluções para atender essa demanda de seus clientes, ou futuros clientes.
Logo, as empresas buscam no mercado fornecedores capazes de atender a sua necessidade. A necessidade das empresas produtivas são de matérias primas e insumos. Já as empresas de distribuição, a sua necessidade são de produtos acabados. Desse modo, as empresas pesquisam, projetam, planejam e repassam aos fornecedores todas as informações necessárias sobre as características e requisitos dos produtos.
Considerando o fluxo de informação, o marketing tem enorme importância dentro deste processo. Isso porque, é através do marketing que as empresas atraem os clientes divulgando a oferta para a atendimento as suas necessidades.
O fluxo de materiais representa a movimentação física de produtos na forma de matérias primas e/ou insumos. Assim sendo, a movimentação parte dos fornecedores para o a empresa, e da empresa para os clientes. No caso de matérias primas, é necessário o seu processamento no fluxo produtivo da empresa.
Dois processos merecem destaque para um eficiente fluxo de materiais: operações e transportes.
Desse modo, as operações representam todas as atividades de armazenagem, estocagem, embalagem, proteção, manuseio, carga e descarga de produtos. Por outro lado, os transportes são os meios utilizados para distribuição dos produtos para os seus clientes.
De forma resumida, o fluxo financeiro representa o pagamento por parte dos clientes para a empresa, assim como da empresa para os seus fornecedores. O faturamento de pedidos representa a conclusão, ou fechamento do negócio envolvendo os diferentes personagens.
Certamente que, o funcionamento da logística em uma empresa é muito mais complexo que o esquema apresentado. Ao passo que, a ideia é que através de um modelo simples os profissionais de logística possam identificar possíveis problemas ou oportunidades dentro de sua operação.
Atualmente, podemos comprar produtos de todas às partes do mundo. Agilidade, confiabilidade, qualidade e segurança são características que se desenvolvem mais a cada dia dentro do ambiente das empresas. Tudo o que hoje vivenciamos e o constante desenvolvimento é graças a evolução da logística. Através dos caminhos da logística o mundo se torna mais conectado, competitivo e desenvolvido.
Mas nem sempre foi assim. Isso porque, até entrar no ambiente estratégico das empresas a logística percorreu um grande caminho. Com a ascensão do capitalismo e o comércio mundial, os grandes empresários identificaram que as práticas de logística anteriormente usadas no contexto militar poderiam ser inseridas no meio coorporativo. Dessa maneira, a logística passou a fazer parte da rotina das empresas, surgindo o que hoje conhecemos como a logística empresarial.
A logística empresarial engloba os processos necessários para colocar os produtos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa. O conceito se desenvolveu ao longo dos anos, sendo o caracterizado por quatro diferentes fases, vistas a seguir:
Primeiramente, aliada aos conceitos de qualidade, até 1960 a logística tinha pouca ou nenhuma integração aos demais processos da empresa. Nesta época o grande objetivo era o estabelecimento de um canal de distribuição eficaz, capaz de entregar os pedidos dentro dos prazos estabelecidos com os clientes.
Nesta primeira da evolução da logística fase a ótica era operacional. Ou seja, ela preocupava-se apenas em transportar os produtos acabados ao menor tempo possível aos clientes.
Na década de 70 as empresas perceberam que era necessário integrar os processos com o objetivo de otimizar a produção, reduzir os custos e aumentar a qualidade de produtos e serviços. Nesta fase o foco era a operação da empresa. A produção deveria estar ligada a capacidade de estoques e escoamento dos produtos. A variabilidade de produtos exigia uma administração eficiente dos itens estocados.
Diferente da primeira fase, a segunda fase da evolução da logística, agora preocupava-se com o nível dos estoques e a capacidade produtiva da empresa. Desse modo, a produção estava condicionada a capacidade de estoque ou distribuição.
Olhar para o ambiente e processos internos da empresa já não era totalmente suficiente. Na relação com os clientes não bastava atender, é necessário encantar. Logo, além de integrar os processos internos da empresa também era necessário estar ligados aos clientes. Surge neste contexto o conceito do serviço ao cliente.
Os melhores resultados operacionais de nada tinham valor se os clientes não estiverem de fato satisfeitos com o serviço prestado pela empresa. Desse modo, o foco da terceira fase da evolução da logística agora era o atendimento as necessidades dos clientes, alinhado a máxima capacidade produtiva.
Por fim, a ultima fase do desenvolvimento da logística é caracterizada pelo nosso atual contexto. Hoje, as empresas de sucesso integraram toda sua cadeia de suprimentos (supply chain management). Isso quer dizer que, desde fornecedores aos clientes, todo o processo da compra de insumos, até a entrega do produto ao destino final existe uma ligação.
Todos os processos de uma empresa estão intimamente relacionados a sua demanda e ao atendimento das necessidades dos clientes. Atualmente, a função logística interage basicamente com quatro setores das empresas: marketing, finanças, controle da produção e gestão de recursos humanos.
Dessa forma, para as empresas se manterem competitivas no mercado, é necessário utilizar a logística para organizar e melhorar a gestão. Hoje o ponto chave é proporcionar não somente o melhor produto, e sim a melhor experiência. Transportes mais ágeis e seguros, estoques configurados conforme a demanda dos clientes, elevado nível de desempenho operacional, redução de desperdícios são alguns dos caminhos logísticos no sentido ao sucesso empresarial. E como vimos, são os caminhos logísticos que permitem a constante evolução da humanidade.
FONTE: Blog Logística, Revista Mundo Logística, Maplink, Voitto.
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