Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a operação ferroviária, uma das principais atividades logísticas relacionadas aos transportes.

Segundo a ANTF (Agência nacional de transportes ferroviários) no Brasil o setor ferroviário atingiu níveis de padrão internacional no que diz respeito a segurança das operações ferroviárias. Entretanto a operação ferroviária deve sempre ser vista como um problema de segurança para as pessoas e sociedade. Isso porque, o processo envolve equipamentos de grande porte, quantidades de cargas elevadas, que juntos tem um potencial de causar grandes acidentes.

Desse modo, a operação ferroviária deve ser sempre conduzida por empresas sérias e profissionais altamente capacitados. Equipes de manutenção, operadores logísticos, construtores e todos aqueles que estão diretamente ou indiretamente envolvidos com as operações ferroviárias devem cumprir todas as orientações de segurança, regras e padrões estabelecidos, buscando sempre o melhor resultado.

Neste artigo, vamos aprender sobre a operação logística ferroviária que é dividida em três partes, a circulação de trens, operações em pátios e terminais ferroviários. Boa leitura! 📰

Circulação de Trens

Assim como nas movimentações dos aviões, para a circulação de trens também é necessário um controle de tráfego rigoroso e eficaz. Isso porque, além da segurança da atividade, a baixa disponibilidade de linhas férreas para movimentação requer alto nível de planejamento e controle para que todas as necessidades sejam atendidas.

A comunicação é um fator de grande importância nesse aspecto. Maquinistas, operadores ferroviários e controladores devem manter uma comunicação constante de forma a garantir o êxito nas atividades. Pois, a movimentação de milhares de toneladas não deixa margem para equívocos e desvios.

Leia também: Modal Ferroviário 👉 CLIQUE AQUI!

Em geral, no Brasil, cada linha férrea ou trecho ferroviário é operado sob responsabilidade uma empresa. Com isso, tal determinação diminui bastante o conflito de interesses comerciais, assim como facilita a implantação e controle dos processos de circulação.

Pátios ferroviários

Pátio é uma área de operação ferroviária que tem funções diversas, como formação de trens, carga e descarga de mercadorias, estacionamento e oficina do material rodante em geral. O local deve ser preferencialmente plano, com objetivo de facilitar a tração dos vagões e carros. Sua principal função é a formação das composições para circulação.

Outra atividade muito importante dos pátios ferroviários são as operações de carga e descarga. Desse modo, é necessário que os pátios ferroviários estejam equipados para esta operação. Para cada tipo de vagão, ou produto, são necessários equipamentos e operações próprias, caracterizando em um processo demorado e que exige um know how por parte da empresa responsável pela atividade.

Os pátios ferroviários são locais de grande complexidade e é um dos maiores gargalos da operação ferroviária. Estima-se que 70% da frota de uma ferrovia esteja parada em pátios realizando alguma operação ou aguardando formação de trem. Aproximadamente 60% da equipe técnica de uma ferrovia está lotada em pátios ferroviários.

Estações e terminais ferroviários

A função das estações e terminais ferroviários é realizar a parte administrativa e documental de uma ferrovia, assim como também coordenar a aplicação da equipagem aos trens. Além desta função, as estações e terminais ferroviário também são utilizadas como ponto de embarque e desembarque de passageiros.

Dado que 21% de toda a carga transportada no país é feito através do modal ferroviário, a operação ferroviária já ganha enorme destaque dentro da logística em nosso país.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a operação ferroviária? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦

FONTE: WikipédiaGoverno FederalMuseu FerroviárioGuia do TRCBrasil FerroviárioANTFViagem em pauta.

Filipe Butta

Profissional e entusiasta da logística com mais de quatro anos de experiência em operações logísticas. Formado em engenharia e gestão de projetos.

View Comments

  • Ola meus caros senhores.
    Muito obrigado pelo artigo. Eu gostaria de saber quais são tarefas de um assistente de um gestor ou responsável de operações ferroviárias.
    Sem mais assunto despeço-me.
    Obrigado

  • Boa tarde Senhores, muito grata pelas informações, apenas sou curiosa, curiosidade feminina em relação ao vosso trabalho.

Recent Posts

Carta de controle

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

2 meses ago

Diagrama de dispersão

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

3 meses ago

Diagrama de Pareto

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

4 meses ago

Histograma

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

5 meses ago

Folha de verificação

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago

SIPOC

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago