Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre o on time, in full (OTIF).
“O que não é medido não é gerenciado”, assim afirmou William Edwards Deming um dos principais gurus da qualidade. Medir e gerenciar certamente esta é a função do indicador de desempenho logístico OTIF . Sem dúvidas que, no setor de logística é muito importante cumprir prazos e realizar as entregas dos produtos corretamente, com agilidade, qualidade e segurança. Nesse sentido, para alcançar esse resultado uma estratégia muito eficaz é adotar o OTIF no processo logístico da empresa.
Neste artigo, vamos aprender o conceito de OTIF, entender como funciona e a calcular o indicador, e os resultados que podemos alcançar. Boa leitura! 📰
O OTIF, ou “on time, in full”, que traduzido significa “No tempo, por completo”, é um indicador de desempenho logístico que mede o desempenho das entregas dos produtos. Em outras palavras, o OTIF mede a satisfação do cliente em relação a sua experiência com a empresa. Através dos resultados do indicador OTIF é possível saber se a empresa está entregando os produtos dentro do prazo e com as especificações corretas.
O indicador mede duas variáveis relacionados as entregas dos produtos, sendo elas: o prazo e as especificações.
🔹 On time (prazo) – está ligado ao prazo (data e horário) e ao local que foram acordados com o cliente previamente.
🔹 In Full (especificações) – os produtos devem ser entregues dentro das especificações acordadas com os clientes no momento da compra (dimensões, quantidades, qualidade, integridade, etc.).
Dessa forma, através da união das duas variáveis é possível avaliar o processo de entrega dos produtos por completo.
O grande objetivo do OTIF é garantir um elevado nível de serviço ao cliente. Isso porque, garantir o correto abastecimento em termos de local, quantidade, características e data é fundamental para satisfação dos clientes.
Através da aplicação e acompanhamento do indicador é possível também melhorar os processos logísticos da empresa, gerando resultados como:
O indicador de desempenho OTIF é obtido através de cálculos matemáticos relacionados aos processos logísticos. Como visto anteriormente, o indicador é dividido em duas variáveis e devemos considerar cada uma de forma separada.
🔹 On time – Mede o êxito da empresa em relação aos prazos. Caso a empresa realize 92% das entregas dentro do prazo, o resultado referente a esta variável é de 0,92.
🔹 In Full – Mede o êxito da empresa em relação a qualidade (especificações) das entregas. Caso a empresa realize 97% das entregas dentro das especificações, o resultado referente a esta variável é de 0,97.
Dessa forma, para calcular o valor do OTIF basta realizar a multiplicação conforme a fórmula abaixo:
OTIF = On time x In Full
OTIF = 0,92 x 0,97 = 0,89 ou 89%
Dado que cada empresa tem sua característica específica, cabe ao profissional de logística definir uma meta a ser alcançada. Vale lembrar que a meta definida para o OTIF deve ser desafiadora e possível de ser alcançada.
Caso as metas estejam sendo alcançadas é um indício de que a organização está no caminho e na direção correta para alcançar seus objetivos. Caso contrário, se os resultados presentes não estão de acordo com as metas estabelecidas, serão necessárias ações de correção, de modo que permita a empresa alcançar seus objetivos.
O indicador de desempenho é uma ferramenta de gestão que uma empresa utiliza para acompanhar se os resultados dos processos estão de acordo com os planos e metas estabelecidos. Em outras palavras, são métricas utilizadas pela empresa que indicam se a situação é boa, regular ou ruim.
Os indicadores de desempenho são também chamados de KPI’s que é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, ou em sua tradução, indicadores chave de desempenho.
Os indicadores de desempenho são de grande importância para a gestão do processo logístico. Isso porque, o sucesso da logística é traduzido na forma de processos mais ágeis, seguros, produtivos e que garante a máxima qualidade dos serviços e produtos. Desse modo, medir e acompanhar os processos logísticos é o caminho para obter sucesso na área.
Logística empresarial é definida como a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.
A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos.
Uma das principais referências em logística, Ronald Ballou, apresenta o conceito de logística empresarial como os processos necessários para colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa.
A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.
FONTE: Intelipost, Bsoft, Farolbi, Blog da Qualidade
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
View Comments