Olá logísticos! Hoje aqui no SAC vamos dar sequência ao nosso projeto LOGÍSTICA & QUALIDADE (LOGQ+). Por aqui, vamos apresentar as principais ferramentas da qualidade utilizadas na gestão das empresas e negócios, além é claro, de como estas ferramentas se relacionam com os processos logísticos.

Há muito a sociedade clama por qualidade: no processo, no atendimento, no produto e/ou serviços. Devido a este fato, diversas ferramentas, métodos e processos gerenciais vêm sendo desenvolvidos, como é o caso do PDCA. Basicamente, o PDCA é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.

Você sabe a importância da qualidade para as empresas atualmente? Conhece as principais ferramentas da qualidade aplicadas nas empresas e negócios? Sabe o que é o PDCA? Como aplicar? Venha descobrir neste artigo as respostas para estas perguntas e muito mais sobre o PDCA!

O que é PDCA?

O PDCA é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. O PDCA surgiu nos Estados Unidos na década de 20, criado pelo estatístico americano Walter Andrew Shewhart. Inicialmente, conhecido como clico de Shewhart, era composto por apenas três passos repetidos continuamente (especificaçãoprodução e inspeção).

Anos depois, em 1951, William Edwards Deming notou a necessidade da inserção de mais um passo, nascendo assim a “Roda de Deming”. Nesse sentido, a Roda de Demingl era composta por quatro passos também repetidos de forma contínua: especificaçãoproduçãocolocar no mercado e reprojetar.

Atualmente, o PDCA é um método de gestão mundialmente reconhecido como uma ferramenta de melhoria contínua, no qual a sigla é o acrônimo composto pelas suas etapas:

  • P (do inglês – Plan) = Planejamento
  • D (do inglês – Do) = Execução
  • C (do inglês – Check) = Verificação
  • A (do inglês – Act) = Atuar/Agir

As etapas do PDCA são cíclicas, ou seja, a última etapa se conecta com a primeira e assim continuamente até que o resultado esperado seja atingido. Dessa forma, o resultado esperado pode ser um objetivo, um problema resolvido, uma meta batida ou até a padronização de um processo.

O PDCA é uma das ferramentas mais consagradas do mundo para resolução de problemas, seu escopo de utilização é tão amplo que até mesmo a ISO 9001:2015 (grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral) recomenda a utilização da metodologia. De acordo com a norma, pode-se aplicar o ciclo PDCA em qualquer processo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Como utilizar PDCA?

Como já apresentado, o método PDCA é utilizado pelas organizações para gerenciar os seus processos internos de forma a garantir o alcance de resultados positivos, tomando as informações como fator de direcionamento das decisões. Mas, então, como aplicar o método PDCA em nossos processos?

A utilização do método PDCA é feita através da aplicação do ciclo intuitivo de quatro passos como visto na figura abaixo:

1° Passo: PLAN (planejamento)

A primeira fase corresponde ao PLAN (planejamento). Nesta primeira etapa é que se definem as metas ideais (itens de controle) do processo analisado, estabelecendo as ações necessárias para sua consecução. Para dar apoio ao planejamento outras ferramentas da qualidade podem ser acrescentadas ao PDCA para melhorar o planejamento das ações. É possível, por exemplo, utilizar o 5 Porquês ou Diagrama de Ishikawa para identificação e análise quando o ciclo abordar a resolução de problemas. Além disso, o 5W2H é uma ferramenta interessante na hora de elaborar um plano de ação pois cada um dos questionamentos proporciona uma visão aprimorada e consistente do que precisa ser feito.

Para alcançar resultados ainda mais consistentes é interessante fazer uma aliança do PDCA com a gestão do Balanced Scorecard (BSC).

Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica que tem como principal característica o acompanhamento dos atuais resultados da organização em relação aos seus objetivos futuros. Este acompanhamento é feito a partir da tradução da visão, ou missão, estratégica da empresa em objetivos, onde então são estabelecidos metas e indicadores de desempenho para acompanhamento dos processos.

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2° Passo: DO (execução)

A segunda etapa compreende o DO (execução). Entretanto, antes de iniciar a execução se torna necessário a educação e o treinamento das pessoas envolvidas, com a execução efetiva das ações planejadas. De forma paralela, à medida que os resultados vão sendo alcançados é feita uma coleta das informações para análise na próxima etapa. A execução é a etapa mais importante, pois sem sua realização não é possível alcançar os resultados. É a etapa de “pôr as mãos na massa” para executar o que foi planejado.

Além do treinamento de todas as pessoas envolvidas, todos os recursos que serão necessários para a execução do planejado, como materiais, ferramentas e equipamentos, devem ser adquiridos antes de iniciar a etapa de execução.

3° Passo: CHECK (verificação)

A terceira etapa é composta do CHECK (verificação) e tem por objetivo comparar a execução (a partir das informações coletadas da execução) com o planejamento. Desse modo, aqui vamos analisar se os resultados propostos na etapa de planejamento foram ou não alcançados. Como os itens de controle (indicadores de desempenho) já foram estabelecidos na etapa de planejamento, na verificação é possível identificar quais foram os resultados positivos e no que ainda é preciso trabalhar para melhorar.

4° Passo: ACTION (ação)

E por último, a quarta etapa, o ACTION (ação). Após feita a verificação dos resultados alcançados temos dois caminhos diferentes a seguir: se a verificação mostrou que não foi possível atingir os resultados propostos, deve-se partir para o estudo de ações corretivas e refazer todo o processo do PDCA.; porém se os resultados previamente planejados foram alcançados, devemos então padronizar as ações no processo, assegurando assim o êxito na realização das atividades.

Quando utilizar o PDCA?

Em nosso primeiro tópico tratamos o PDCA como um método de gestão utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. Contudo, o PDCA não é utilizado somente para melhoria de processos. Sendo assim, agora vamos conhecer em que tipo de situação (considerando o contexto empresarial) em que podemos utilizar o PDCA e então obter os benefícios desse modelo de gestão.

Melhoria de processos

Talvez a forma em que o PDCA seja mais utilizado seja para melhoria de processos. Isso porque, estamos inseridos em um ambiente caracterizado por grande competitividade e com isso as empresas querem cada vez mais desenvolver seus processos já estabelecidos com o objetivo de tornar seus produtos e serviços mais eficientes e mais baratos ao mercado.

Dessa forma, a utilização do PDCA ajuda na padronização efetiva, pois passando por todas as etapas do ciclo é possível, ao final, saber se a implantação de um padrão foi eficaz ou é necessário retornar ao início do ciclo e realizar mudanças no que havia sido definido.

Tratamento de falhas

Resolver problemas é uma outra funcionalidade do método PDCA. O tratamento das falhas será mais efetivo quando a etapa de planejamento for muito bem elaborada, identificando todas as causas raízes que trazem resultados insatisfatórios.

Desenvolvimento de um projeto

Primeiramente, vamos entender de fato o que é um projeto? De acordo com o PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”. Nesse sentido, as etapas do PDCA podem servir como base para construir de forma sistematizada de um novo projeto. Utilizando o PDCA durante essa construção, é mais fácil considerar o que é preciso para que o produto atenda aos requisitos desejados.

LOGÍSTICA & QUALIDADE (LOGQ+)

LOGÍSTICA E QUALIDADE (LOGQ+) é um projeto no qual vamos apresentar as principais ferramentas da qualidade e como podemos utiliza-las em cotidiano profissional, e até mesmo em nossa rotina pessoal. O objetivo deste projeto é que possamos nos desenvolver cada vez mais como profissionais e estudantes. Isso porque, aqui no SAC, acreditamos que um mundo mais prospero será possível através de organizações e profissionais mais eficientes.

Assim como a logística, a qualidade vem ganhando espaço e relevância cada vez maior nas organizações. As empresas passaram a perceber que para alcançar cada vez mais clientes e melhores resultados devem ter uma gestão voltada para a qualidade, fornecendo os melhores produtos e serviços ao mercado. Mas vale lembrar que a qualidade não é relacionada somente aos produtos e serviços, e sim a todos os processos da empresa, internos ou externos.

Mas o que exatamente quer dizer qualidade? Não poderíamos falar de qualidade sem citar Vicente Falconi. Segundo o autor, qualidade está relacionado a um produto ou serviço que atende perfeitamente as necessidades, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo. Fragmentando o conceito apresentado, pode-se dizer que:

a)   Atender perfeitamente = projeto perfeito;

b)   De forma confiável = sem defeitos;

c)    De forma acessível = baixo custo;

d)   De forma segura = segurança do cliente;

e)   No tempo certo = entrega no prazo estabelecido, no local e na quantidade correta.

Dessa forma, quando falamos em qualidade estamos buscando uma mudança e excelência em todos os processos (produtivos e administrativos), tendo como o principal objetivo a satisfação de nossos clientes. A qualidade é muito mais que a ausência de defeitos, e sim o conjunto de características que citamos acima. Ainda segundo Vicente Falconi, o verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor pelo seu produto em relação ao seu concorrente.

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Como podemos perceber, a qualidade é de extrema importância para as empresas em todos os seus processos, e com a logística não é diferente. A logística atua sendo a responsável por quatro funções básicas do processo de produção: aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos. Uma vez que aplicada corretamente ela é capaz de garantir o atendimento a demanda do cliente, e por consequência melhorar os resultados de qualidade, segurança e financeiros da organização. Dessa forma, podemos concluir que existe uma relação direta entre logística e qualidade, pois a logística é a ponte que faz a ligação entre clientes, empresas e fornecedores.

Esperamos que este projeto atenda às suas expectativas e mais do que isso de alguma forma amplie seus conhecimentos e permita você se tornar um profissional ou estudante mais capacitado. Seja bem-vindo a mais esta jornada do aprendizado!

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o PDCA? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Qualiex (Blog da Qualidade), Ferramentas da Qualidade, Endeavor, SEBRAE, PMBOK.

Filipe Butta

Profissional e entusiasta da logística com mais de quatro anos de experiência em operações logísticas. Formado em engenharia e gestão de projetos.

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Filipe Butta

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