Gestão Empresarial

Planejamento e controle da produção (PCP)

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP).

Planejamento e controle da produção, ou apenas PCP, é um sistema de gestão empresarial voltado para todos os processos produtivos de uma empresa. Em outras palavras, é o ramo da engenharia de produção responsável  pela coordenação e aplicação dos recursos dentro da empresa, para atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos a nível estratégico, tático e operacional. 

Em primeiro lugar, vamos aprender o conceito do Planejamento e Controle da Produção (PCP), seus pilares, objetivos e etapas de execução. Por fim, vamos conhecer as principais ferramentas de apoio ao sistema de gestão PCP e revisar o conceito da cadeia de suprimentos. Boa leitura 📰

O que é o Planejamento e Controle da Produção (PCP)?

Planejamento e controle da produção, ou apenas PCP, é um sistema de gestão empresarial voltado para todos os processos produtivos de uma empresa. Em outras palavras, é o ramo da engenharia de produção responsável pela coordenação e aplicação dos recursos dentro da empresa, para atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos a nível estratégico, tático e operacional. 

O PCP permite planejar quando, quanto, onde e em que ordem produzir. Além disso, garante a verificação contínua do processo produtivo, para que tudo aconteça conforme o previsto. Dessa forma, a fábrica vai produzir melhor e em todo o seu potencial. Para isso, os recursos produtivos precisam estar disponíveis na quantidade certa, no momento exato e no nível de qualidade adequado.

Empresas que usam o método de planejamento e controle de produção otimizam a produção da indústria, atendem melhor os clientes e conquistam mais vantagem competitiva.

Pilares do Planejamento e Controle da Produção (PCP)

PCP têm três importantes pilares, como o próprio nome já diz, que são os objetivos principais desse sistema de gestão, sendo eles:

  • Planejamento: Definição de quando e quais produtos produzir. Todas as demandas devem ser colocadas no papel, para uma análise completa acerca dos recursos da empresa. Ao entender os gargalos e possibilidades, as lideranças podem definir os objetivos e planejar ações.
  • Programação: programar os recursos necessários para realizar cada fase da operação. Isso inclui máquinas, matérias-primas, pessoas e até tecnologias.
  • Controle: controlar se o planejamento e a programação estão em conformidade com base nos parâmetros definidos e se há apontamentos na produção.

Com base nesses pilares, o PCP consegue definir a capacidade de produção e o melhor caminho para alcançar os resultados desejados.

Qual o objetivo do Planejamento e Controle da Produção (PCP)?

Por ser um sistema de gestão complexo e abrangente a toda a produção de uma empresa o objetivo do PCP é fragmentado em quatro objetivos principais (e em sequência), sendo eles:

1°) Quando produzir?

O primeiro objetivo é responder quando produzir? A empresa pode fazer isso de duas formas:

  • A programação empurrada: neste caso, há uma previsão de demanda e a programação começa assim que os recursos estão disponíveis.
  • A produção puxada: neste modelo, praticamente não há estoque e a empresa trabalha sob demanda, programando as tarefas e a utilização de recursos de acordo com a data de entrega.

2°) Onde e quanto produzir?

O segundo objetivo trata do quanto produzir e onde isso será feito. Dessa forma, é feito a definição dos postos de trabalho e os recursos necessários. A programação pode ser feita de duas maneiras:

  • Infinito: Não leva em consideração a capacidade de produção do posto de trabalho;
  • Finito: Determina a máxima capacidade produtiva por posto de trabalho.

Observação: Para realizar uma programação mais técnica e objetiva recomenda-se utilizar a programação finita. Isso porque, a capacidade produtiva do posto de trabalho é uma referência para um planejamento bem estruturado e definições de produção mais corretas.

3°) Qual a ordem de produção?

No terceiro objetivo, é feito o sequenciamento da produção, para definir a ordem de execução.

  • FIFO (First In, First Out): o primeiro que entra é o primeiro a sair.
  • LIFO (Last In, First Out): o último a entrar é o primeiro a sair.

Além disso, demandas emergenciais e prazos de entrega acordados junto aos clientes devem ser considerados nesta etapa do planejamento.

4°) Produção foi realizada conforme o planejamento?

Por fim, o objetivo é garantir que o planejamento realizado foi concluído pela equipe de operação. Nesta etapa a empresa deve estabelecer indicadores e meios de acompanhar o processo durante a realização. Através dos controles da produção é que os gestores podem adotar ações de correção para alcançar o resultado planejado.

Quais as etapas do Planejamento e Controle da Produção (PCP)?

Os objetivos do Planejamento e Controle da Produção (PCP) servem como um norte para definir as etapas do sistema de gestão. Dessa maneira, apresentamos as seis etapas (sequenciais e essenciais) na elaboração do plano e controle de produção:

1ª etapa – Previsão de demanda da produção

O primeiro passo é realizar a previsão de demanda (vendas) para os produtos da empresa. Através do valor de previsão é possível definir os níveis de estoque que a empresa irá trabalhar para o período considerado.

Definido os valores, cabe ao PCP indicar os valores dentro do plano e controle de produção.

2ª etapa – Planejamento da capacidade produtiva

Na segunda etapa, é o momento de cruzar a capacidade que a empresa tem de produzir e o fluxo de demandas. Assim, dá para entender se o escopo atual é suficiente para atender o mercado ou se é preciso aumentar a equipe ou adquirir novos recursos.

3ª etapa – Planejamento agregado da produção

A planejamento agregado da produção (PAP) é uma etapa estratégica de produção que abrange, entre outros pontos, o volume de estoque, relacionamento com fornecedores e desenho logístico – e devem ser revistos continuamente.

4ª etapa – Plano mestre da produção

O Plano Mestre da Produção (PMP) tem foco em processos operacionais de curto prazo. Nesse sentido, trata-se um planejamento detalhado, com uma visão ampla de cada período de produção. Os valores estabelecidos no PMP será a referência para equipe de operação durante a execução da produção.

5ª etapa – Programação Detalhada da Produção

Na Programação Detalhada da produção (PDP), a gestão do chão de fábrica começa, de fato, a ser colocada em prática. A gestão deve garantir padrões de produção, organizar estoques e definir a sequência das atividades.

6ª etapa – Controle de produção

Por fim, deve ser feito monitoramento da produção, de forma a identificar gargalos e promover uma gestão de melhoria contínua

Quais os benefícios do Planejamento e Controle da Produção (PCP)?

Entre as várias funções do PCP estão a organização geral da planta industrial, com otimização das etapas de produção e melhoria dos produtos que chegam ao consumidor, na ponta da cadeia produtiva. O sistema de gestão PCP ainda garante benefícios como:

  • Fluxo inteligente de matérias-primas e outros materiais na linha de produção;
  • Maior integração entre as diferentes áreas da empresa;
  • Planejamento integrado;
  • Redução de perdas e danos na produção;
  • Gestão de estoque mais correta.

Quais as principais ferramentas do Planejamento e Controle da Produção (PCP)?

Para ter um plano de controle de produção e aplicar o sistema de PCP na fábrica, é possível escolher entre algumas ferramentas de suporte:

  • Kanban: sistema visual baseado em quadros, que possibilita enxergar o fluxo de produção de forma global, por meio de três colunas – tarefas “a fazer”, “em andamento”, e “concluídas”.
  • Six Sigma: conjunto de processos focados na eliminação de defeitos. A ideia é reduzir o volume de variações, com parametrização mais rigorosa de processos.
  • Kaizen: foco em um trabalho coletivo, com atenção no ambiente de trabalho, eliminação de resíduos e melhoria contínua.
  • Gráfico de Gantt: esse é um diagrama que ilustra as etapas de produção e como elas estão avançando, em diferentes processos.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o Planejamento e Controle da Produção (PCP)? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Sydle, Nomus, EPR Consultoria.

Filipe Butta

Profissional e entusiasta da logística com mais de quatro anos de experiência em operações logísticas. Formado em engenharia e gestão de projetos.

Share
Published by
Filipe Butta

Recent Posts

Carta de controle

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

2 meses ago

Diagrama de dispersão

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

3 meses ago

Diagrama de Pareto

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

4 meses ago

Histograma

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

5 meses ago

Folha de verificação

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago

SIPOC

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago