Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre o planejamento logístico.
Todos sabemos a grande importância que o planejamento tem para alcançar bons resultados. E com a logística não é diferente! O planejamento logístico é uma das mais importantes matérias de estudo e gestão da área. O resultado deste processo está diretamente relacionado a satisfação dos clientes e lucratividade da empresa.
Neste artigo, vamos aprender o que é o planejamento logístico, como ele é dividido e suas principais áreas de gerenciamento. Boa leitura! 📰
O planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo de armazenagem, distribuição e transporte. Em outras palavras, o planejamento logístico deve traçar o caminho a ser percorrido para alcançar operações mais ágeis, menores custos, maior qualidade e maior segurança.
Assim como os planejamentos de outras áreas da empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.
Para que o planejamento logístico atinja bons resultados é necessário:
O planejamento logístico é essencial para alcançar o sucesso na área, pois é ele que determina aonde a empresa quer chegar e como ela vai fazer para alcançar o seu objetivo. Sabemos que o principal objetivo da logística é garantir a satisfação dos clientes e em seu planejamento este deve ser o foco. O planejamento logístico deve ser feito sempre que houver necessidade de criar ou remodelar uma rede logística.
Para que o planejamento logístico seja realmente efetivo, é necessário que todos da organização estejam “falando a mesma língua”. Isso quer dizer que, todos devem estar cientes dos objetivos, conhecer e entender sua responsabilidade dentro do processo.
Desse modo, o planejamento logístico é dividido em três níveis diferentes, sendo eles: estratégico, tático e operacional.
É de responsabilidade da alta administração da empresa. Na sua maioria pela alta direção, proprietário, CEO, presidente ou diretoria, isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus processos. As ações são criadas pensando em longo prazo, normalmente feitas para o período de 5 a 10 anos, que buscam uma visão ampla da organização sem ações muitos detalhadas.
É a parte do planejamento responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.
É de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados.
Para entender melhor a diferença entre os níveis de planejamento abaixo apresentamos um exemplo de decisões logísticas de planejamento conforme os níveis:
Como já sabemos, o planejamento logístico é o meio utilizado para determinar a rede logística da empresa. A divisão do planejamento logístico em áreas específicas é necessária para que as diferentes opções disponíveis possam ser analisadas da melhor forma possível. Entretanto, as decisões, ou consolidação, do planejamento logístico devem ser tomadas de forma a integrar todas as áreas. Isso porque, cada decisão tomada em relação a uma área interfere diretamente em outra.
Os níveis de serviço aos clientes, a localização das instalações, o estoque e os transportes são das mais importantes áreas em matéria de planejamento, em face do impacto que as decisões tomadas em cada uma delas acabam tendo sobre a lucratividade, o fluxo de caixa e o retorno do investimento.
O nível do serviço logístico proporcionado aos clientes afeta de forma considerável o planejamento. Isso porque, quanto maior for o nível de serviço prestado, maior será a estrutura e recursos necessários para atender. O que por consequência se caracteriza por maiores custos de operação e consumo de recursos.
Desse modo, todas as outras áreas do planejamento logístico estão voltadas para o nível de serviço que a empresa vai praticar junto a seus clientes.
Determinar o número, tamanho e localizações das instalações da empresa é o ponto de partida para estabelecer os caminhos por onde vão passar os produtos até chegar aos clientes. A decisão adequada sobre as instalações é feita a partir de muito estudos, simulações e negociações.
Fazer a distribuição a partir de fabricas e fornecedores irá refletir em custos mais baixos em relação aos estoques e armazenagem, porém com custos de distribuição maiores. Por outro lado, ao decidir por um número maior de instalações de distribuição o alcance dos produtos será maior, porém os custos de estoque e armazenagem também serão elevados.
Também faz parte do planejamento logístico definir o modo como o estoque será gerenciado. Determinar corretamente como será feita a gestão do estoque garante o abastecimento da cadeia conforme a demanda do mercado.
Desse modo, deve ser estabelecido os meios para determinar os níveis de estoque, os tipos de operação e as ferramentas de controle que serão utilizadas.
O planejamento de transportes envolve a seleção do modal, volume de cada embarque, transportadoras, rotas e programação. Toda decisão de transporte deve ser pensada em alcançar a máxima agilidade na movimentação, assim como garantir a qualidade dos produtos.
O planejamento trata-se da primeira ação em busca de uma gestão eficiente. Todo tempo e recursos desprendidos na criação de um planejamento logístico será equivalente nos resultados alcançados após a execução das atividades. O planejamento logístico cria a base de sustentação para uma gestão de sucesso.
Logística empresarial é definida como a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.
A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos.
Uma das principais referências em logística, Ronald Ballou, apresenta o conceito de logística empresarial como os processos necessários para colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa.
A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.
FONTE: Maplink, Patrus, Blog da Qualidade,
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