Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo ao nosso portal de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a previsão de demanda e sua importância para a logística!
Já imaginou saber exatamente quantos produtos irá ser vendido em um período futuro? Tal informação ajudaria bastante a manter os estoques em um nível ideal, assim como preparar todos os fatores para prestar um ótimo serviço ao cliente, não é mesmo? Hoje uma estratégia bastante utilizada para apoio nas decisões gerenciais é a previsão de demanda.
Neste artigo, vamos conhecer o conceito de previsão de demanda, sua relação direta com a gestão de estoque, além dos diferentes tipos de previsão. Boa leitura! 📰
A previsão de demanda é uma estratégia adotada pela gestão de uma empresa, no qual é feito um estudo com o objetivo de determinar a demanda futura para produtos da empresa. Através deste estudo, a empresa pode se preparar de forma proativa e então obter os melhores resultados. Alcançar o ponto de equilíbrio entre a oferta é a demanda é o fator chave para o sucesso empresarial.
Para fazer uma boa previsão de demanda, é necessário analisar de forma criteriosa todos os aspectos externos e internos a organização, que influenciam tanto de forma positiva quanto negativa. Dessa forma, ao se preparar internamente para os eventos externos as empresas diminuem de forma considerável os riscos e as incertezas que podem afetar sua competitividade e seus lucros.
Alcançar elevados índices de exatidão com a previsão de demanda não é uma tarefa fácil. Hoje são aplicadas inúmeras técnicas estatísticas e matemáticas, analisando o máximo de variáveis possíveis que podem influenciar nos resultados.
Basicamente, as previsões de demanda são usadas em duas situações. A primeira delas é referente a tomada de decisão sobre preços e potencial do mercado já inserido. A segunda situação é quando uma empresa tem por objetivo entrar em um novo mercado. Desse modo, para ambos os casos a previsão de demanda é uma ótima ferramenta para auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores das empresas.
Através da gestão de estoque é possível manter a cadeia abastecida, fazendo com que o produto esteja disponível ao cliente no tempo, quantidade, especificações e local correto. Nesse sentido, existe uma relação direta entre a previsão de demanda e a gestão de estoque.
Através dos resultados obtidos da previsão de demanda é possível alinhar os níveis do estoque com o objetivo de garantir o abastecimento e obter os melhores resultados logísticos. Caso os estoques estejam em equilíbrio com os valores previstos de demanda existe uma grande chance de não faltar nem sobrar itens.
De fato, sabemos que a previsão de demanda não é 100% correta. Sendo assim, é necessário estabelecer margens de segurança como forma de proteção ao estoque de produtos. Ao determinar as margens de segurança eliminamos os imprevistos, incertezas ou mesmo falhas que possam ter ocorrido durante as previsões.
Antes de apresentar os diferentes tipos de previsão de demanda é importante atentarmos para dois itens de extrema importância para o processo. O primeiro item é definir qual será o objeto de estudo. Ao determinar o objeto de estudo todos os dados coletados devem estar diretamente relacionados a este objeto, eliminando assim qualquer informação desnecessária.
O segundo item é o período de tempo a ser estudado. Podemos realizar previsões de demanda para o curto, médio ou longo prazo. De fato, quanto maior o espaço de tempo a ser estudado maior será a dificuldade e divergência quanto aos resultados reais. Isso porque, quanto maior o espaço de tempo, maior também a incerteza.
Entendido estes dois itens vamos conhecer os tipos de previsão de demanda. Basicamente, existem dois tipos de previsões de demanda que podemos realizar: a qualitativa e a quantitativa.
Nesse tipo de previsão de demanda, a análise é feita com base nos dados registrados pela empresa em períodos anteriores. Ou seja, através do método quantitativo visualizamos o futuro com base nos resultados passados.
É importante saber se o produto ou serviço tem sazonalidade. Isso quer dizer que, alguns produtos podem ter sua demanda alterada devido a uma época específica. Para aplicar o método quantitativo há equações para todos os gostos, desde uma média simples até cálculos que dão pesos diferentes a influências externas.
O método qualitativo geralmente é usado em conjunto com o quantitativo, ou mesmo quando a quantidade de dados e informações em períodos anteriores não são suficientes ou conclusivas.
Desse modo, o método qualitativo é feito com base na experiência dos profissionais da empresa ou de uma consultoria especializada. Em muitos casos, os próprios vendedores podem ser uma fonte muito valiosa no estudo de previsão de demanda. Os vendedores são a linha de frente da empresa, e estão em contato direto com os clientes. Ao passo que, estes podem perceber comportamentos que serão traduzidos em informação de grande valor para as previsões.
Agora que já entendemos melhor a respeito da previsão de demanda, vamos conhecer os benefícios que podemos alcançar com a realização do processo.
Ao equilibrar os estoques em relação a previsão da demanda evitamos a perda por desperdício .Ou seja, o estoque vai girar conforme a necessidade do cliente, extinguindo ao máximo a quantidade de itens sobressalentes.
Um dos principais custos da logística é relacionado ao custo dos estoques. Isso porque, quanto maior o estoque maior será o custo para mantê-lo. Desse modo, manter um estoque em equilíbrio com a demanda dos clientes evita custos adicionais em relação ao espaço e mão de obra.
Com os níveis de produtos adequados em nosso estoque evita retrabalhos ou qualquer operação desnecessária. Devido à falta de produtos muitas empresas deixam de atingir sua capacidade produtiva. Dessa maneira, caso estes produtos estejam disponíveis na empresa ganhamos em produtividade.
Uma cadeia de suprimentos integrada, garantindo excelência em produtividade, reduzindo custos de produção faz com que os produtos estejam disponíveis aos clientes por um preço competitivo no mercado. Produtos de qualidade a um preço competitivo geram maior aceitação e satisfação dos clientes.
Por outro lado, em relação aos fornecedores, quando temos um planejamento correto dos recursos necessários, evitamos compras de última hora (maior preço e menor prazo), e então conseguimos fazer os melhores negócios.
FONTE: ACML, SEBRAE, TREASY, Blog e-Gestor.
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