Avançar para o conteúdo

Faturamento de pedidos

Processo de faturamento
CTA Supervisor de logistica NORMAL - Faturamento de pedidos

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o faturamento de pedidos.

O faturamento como conceito é a soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos e/ou serviços na empresa em um determinado período. Desse modo, o faturamento é todo o dinheiro que entra do caixa do negócio a partir de sua atividade comercial. O faturamento de uma empresa é utilizado como um índice para pagamento de tributos e impostos ao governo.

Por outro lado, o faturamento como um processo, também conhecido como billing, é a área de uma empresa responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o conceito de faturamento, sua importância na logística, como funciona o processo e estratégias para obter os melhores resultados. Boa leitura! 📰

O que é o faturamento?

Em primeiro lugar, temos de saber diferenciar o conceito de faturamento do processo de faturamento. Nesse sentido, o faturamento como conceito é a soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos e/ou serviços na empresa em um determinado período. Desse modo, o faturamento é todo o dinheiro que entra do caixa do negócio a partir de sua atividade comercial. O faturamento de uma empresa é utilizado como um índice para pagamento de tributos e impostos ao governo.

Por outro lado, o faturamento como um processo, também conhecido como billing, é a área de uma empresa responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.

Faturamento 1024x390 - Faturamento de pedidos

Dessa maneira, o faturamento seja como valor ou processo é essencial para todas as empresas. Os cálculos e processos devem ser bem estruturados de modo a evitar multas, penalidades, prejuízos e custos extras.

Tipos de faturamento

Em síntese, existem duas classificações para o conceito de faturamento, sendo elas:

  • Faturamento Bruto: o faturamento bruto é todo o dinheiro arrecadado pela instituição seja através de vendas ou prestações de serviços antes de considerar o gasto que ela possui para se manter. Para chegar ao valor do faturamento bruto é só multiplicar o valor do produto/serviço pela quantidade vendida no período em que será realizado o faturamento.
  • Faturamento Líquido: o faturamento líquido é todo o montante que sobra para a empresa depois de descontado os impostos e a dedução de vendas (vendas canceladas ou mercadorias devolvidas). Para conseguir chegar ao resultado final do faturamento líquido é necessário pegar o valor do faturamento bruto e subtrair pelos impostos e as deduções de vendas.

Faturamento x lucro

É preciso entender que faturamento, mesmo que líquido, é diferente do lucro.

O faturamento é o valor que entra na empresa vindo das vendas realizadas. Já o lucro é o valor recebido menos a soma de todas as despesas para a prestação daquele serviço, incluindo os impostos. Desse modo, o lucro é o resultado da subtração do faturamento por todas as outras despesas da empresa.

Faturamento x receita

Um outro ponto muito comum é confundir o faturamento com as receitas da empresa. A receita é o total de pagamentos que efetivamente entraram no caixa da empresa num determinado período.

Apesar da semelhança entre os conceitos, para um produto parcelado, a receita considera somente a parcela relativa ao período. Para o mesmo exemplo, o faturamento considera o valor todo do produto, mesmo que vá receber o total somente no futuro.

Faturamento e o ciclo do pedido

O faturamento é uma das mais importantes etapas do ciclo do pedido. É uma fase de conclusão do pedido por parte dos clientes e quando executada de maneira correta auxilia a operação da empresa.

O ciclo do pedido é composto por todas as atividades necessárias para que ocorra o fluxo de produtos da empresa até os clientes. Nesse sentido, cada uma destas atividades deve ser realizada da melhor forma possível com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.

As novas formas de fazer comércio aliada as novas tecnologias, fazem com que os clientes queiram uma resposta mais rápida e padronizada por parte das empresas. E o ciclo do pedido tem um papel fundamental nesse relacionamento entre cliente e empresa.

Etapas do ciclo do pedido

Basicamente existem quatro diferentes etapas do ciclo do pedido, sendo elas:

Etapas do ciclo do pedido 1024x390 - Faturamento de pedidos

Recebimento de pedidos

Cada empresa utiliza uma forma diferente para que o cliente possa realizar seus pedidos, seja por meio do atendimento em loja, contato direto com o vendedor, internet, etc. Seja qual for o método que a empresa utiliza, ele deve garantir o entendimento quanto as necessidades do cliente, para que quando os produtos forem entregues não haver nenhum tipo de problema.

Processamento de pedidos

O processamento de pedidos é o conjunto de atividades necessárias para preparar, transmitir, receber, atender e acompanhar os pedidos realizados pelos clientes da empresa. O processamento de pedidos é uma etapa de grande importância dentro do ciclo do pedido, onde suas atividades refletem diretamente no tempo e no custo de todo o processo.

O objetivo de toda gestão logística é fazer o processamento de pedidos no menor tempo possível, ao menor custo e sem erros. Assim como uma boa gestão, é necessário uma completa estrutura física e de sistemas eletrônicos para êxito no processo.

Além de sua importância para o setor de logística, o processamento de pedidos tem papel de protagonista na manutenção e obtenção de clientes. Isso porque, trata-se de um processo de contato e relacionamento direto com clientes e futuros clientes da empresa. Ter estratégias de comunicação eficientes e um canal apto a respostas ágeis são fatores cruciais para determinar o sucesso e prosperidade de uma organização.

Faturamento de pedidos

O faturamento de pedidos é responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.

Após o processamento dos pedidos, é necessário que seja feita a avaliação de crédito do cliente. Caso a situação do cliente esteja em conformidade ao processo logístico, é feito o acordo quanto ao prazo de entrega das mercadorias.

Distribuição de pedidos

Primeiramente, é necessário realizar a programação do transporte. A programação contempla o modal de transporte , tipo de veículo, tipo de carga, roteirização, operação de carga e descarga, etc.

Em sequência, é feito a expedição dos produtos. É muito importante acompanhar o transporte de modo a verificar se a programação foi efetiva, assim como corrigir eventuais desvios de operação.

Por fim, é feito o controle de entrega de produtos. Nesta etapa verifica se os prazos estabelecidos foram atendidos, assim como prestar o suporte necessário ao cliente.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - Faturamento de pedidos

Como funciona o processo de faturamento?

Dentro do processamento de pedidos, após o recebimento, é necessário iniciar o processo de faturamento dos produtos. O processo de faturamento é basicamente constituído de três etapas, conforme a imagem a seguir:

Processo de faturamento 2 1024x390 - Faturamento de pedidos

Cobrança

Em geral, a forma e as condições de pagamento são determinadas pelo setor de vendas da empresa. Entretanto, fica a cargo do processo de faturamento fazer a emissão das guias e enviá-las aos clientes para que o pagamento possa ser realizado. O pagamento pode ser feito à vista, a prazo ou até mesmo consignado.

Normalmente os métodos de pagamento mais comuns são: boleto bancário, carnes de pagamento e cartão de crédito. Contudo, dependendo das características da empresa opções como venda faturada e cartão BNDES podem ser ofertadas aos clientes.

Emissão de documentos fiscais

Primeiramente, temos de entender o que são os documentos fiscais. Documento fiscal é um documento que comprova as operações de venda de bens ou prestação de serviços entre empresas, órgãos públicos, ou até mesmo pessoas físicas. Além da circulação de mercadorias e serviços, esse documento é obrigatório para comprovar o recolhimento de impostos e tributos sobre faturamento.

Fica a cargo do processo de faturamento a emissão dos documentos fiscais exigidos de acordo com a classificação e operação da empresa. Dentre os diferentes tipos de documentos fiscais podemos citar:

NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias)

A NF-e, modelo 55, é um documento fiscal eletrônico, de existência apenas digital, que deve ser emitido em diversas operações comerciais envolvendo a circulação de mercadorias — venda para pessoa jurídica, devolução, transferência, entre outros — e, em alguns casos, de serviços. 

CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)

O CT-e é um documento eletrônico que acompanha a prestação de serviços de transporte. Assim como a NF-e, ele é emitido e armazenado eletronicamente e possui o documento auxiliar denominado DACTE. Tem como finalidade prestar contas sobre serviços relacionados à movimentação de cargas, seja no modal rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário.

NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) 

A NFS-e é também um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada. Esse documento tem a finalidade de documentar as operações de prestação de serviços.

NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica)

A NFC-e é um documento fiscal eletrônico emitido para o consumidor final e está alinhado às propostas do SPED fiscal. Trata-se de um documento que pode ter o DANFE impresso por uma impressora comum, sem a necessidade de permissões ou de compra de equipamentos caros.

CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico)

O CF-e é emitido através do SAT – Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. É o documento fiscal emitido por grande parte do varejo.

MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos)

O MDF-e é um documento emitido e armazenado eletronicamente para vincular documentos fiscais transportados na carga, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). A principal finalidade desse documento é acompanhar o registro dos documentos fiscais em trânsito e identificar as unidades de carga utilizadas. 

Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)

A Nota Fiscal Avulsa pode ser emitida por micro e pequenas empresas, autônomos que não possuem CNPJ, microempreendedores individuais e por não contribuintes do ICMS.

Despacho de transporte

Para as operações em que é necessário o transporte dos produtos até os clientes é necessário realizar o despacho do transporte. O despacho de transporte corresponde ao cálculo do frete e emissão de toda documentação legal para a movimentação de cargas nos modais de transporte.

É uma etapa de grande importância dentro do processo de faturamento pois os custos de transportes representam cerca de 60% de todo o custo logístico de uma empresa. Desse modo, o cálculo do frete deve ser feito de forma correta para que não haja prejuízos a empresa.

Em virtude das manifestações dos caminhoneiros em maio de 2018, o Governo Federal instituiu através da Medida Provisória nº 832, de 27 de maio de 2018 a política de preços mínimos para os transportes rodoviários. Posteriormente, em agosto de 2018 a MP foi convertida em Lei nº 13.703/2018. Dessa forma, a lei instituída atribuiu a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a responsabilidade por regular e estabelecer os pisos mínimos do frete rodoviário para todos os tipos de transportes de carga em território nacional.

Como resultado, através deste valor de referência, conhecido como tabela de frete ANTT, nenhuma transportadora ou motorista autônomo pode cobrar um valor menor do que o valor presente na tabela (dado as características semelhantes do transporte). Sendo assim, caso haja descumprimento desta determinação os envolvidos recebem uma penalidade em forma de multa.

Como melhorar o faturamento de pedidos?

Podemos destacar alguns pontos que podem auxiliar o profissional de logística a melhorar o processo de faturamento de pedidos. Sendo eles:

Planejamento logístico

O planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Assim como todos os outros planejamentos de uma empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.

Logo, o processo de faturamento de pedidos deve estar alinhado não somente aos objetivos da empresa, assim como também as condições e características dos clientes. A logística deve ser uma solução aos problemas e necessidades dos clientes, e desta forma o faturamento de pedidos deve ser compatível as condições dos clientes.

Serviço ao cliente

De acordo com Ronald Ballou (2007), serviço ao cliente é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto/mercadoria até a manutenção pós-venda. Em outras palavras, o serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto/serviço. Garantir o êxito em cada um desses processos é o caminho para gerar confiança e satisfação nos clientes.

Desse modo, o processo de faturamento por se tratar do relacionamento entre empresa e cliente

Indicadores de desempenho logístico

indicador de desempenho logístico é uma ferramenta de gestão que uma empresa utiliza para acompanhar se os resultados dos processos estão de acordo com os planos e metas estabelecidos. Em outras palavras, os indicadores de desempenho logístico apontam se a situação é boa, regular ou ruim.

Os indicadores de desempenho são de grande importância quando estamos tratando da gestão do processo logístico. Isso porque, alcançar o sucesso na área da logística requer um processo cada vez mais ágil, garantindo a máxima qualidade e segurança dos produtos.

Medir o processo de faturamento de pedidos é essencial. Isso porque, através dos valores de controle é possível estabelecer ações de correção ou padronização no processo.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o faturamento de pedidos? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Arquivei, Portal Educação, Painel Online.

CTA Assistente de logistica NORMAL - Faturamento de pedidos

4 comentários em “Faturamento de pedidos”

  1. Sou inspetor de qualidade e auditor de processo em faturamento. Venho aqui em busca para o aprimoramento dos processos de faturamento e da empresa ao qual eu trabalho, foi necessário analisar todo o fluxo de faturamento. Estou estudando todo o processo e o material de vocês foi de grande valia para os meus estudos, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram