Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre o transit time (tempo em trânsito).
Diante da crescente competitividade no mundo dos negócios, a gestão logística se reinventa e busca soluções inovadoras como o caminho para a sobrevivência e crescimento das empresas. O transit time tem um papel fundamental no que diz respeito a dinâmica de todo o processo logístico, permitindo que os produtos estejam disponíveis aos clientes e empresas no tempo correto.
Neste artigo, vamos conhecer o significado de transit time, sua importância e estratégias para reduzir o tempo de trânsito. Boa leitura! 📰
O transit time, que traduzido significa “tempo de trânsito”, é o período de tempo necessário para que um produto, ou uma remessa, seja entregue ao cliente. Basicamente, trata-se do intervalo gasto ao mover uma mercadoria entre o ponto de retirada e seu destino.
Os resultados do transit time é um indicador logístico muito importante para as empresas. Isso porque, o processo representa uma das principais etapas do ciclo do pedido, e está diretamente ligado ao nível de serviço ao cliente. A satisfação dos clientes está ligada ao nível de serviço prestado pela empresa, e ter um sistema logístico estruturado é fundamental para atender as necessidades e expectativas.
Em uma pesquisa feita na área de indústrias do mercado norte americano, foi destacados as principais falhas apontadas pelos clientes em relação as atividades de serviço ao cliente. As falhas nos processos logísticos representam mais da metade das reclamações feitas (62%), com ênfase nos atrasos nas entregas.
Os atrasos na entrega são consequências de todas as falhas ocorridas dentro do processo do ciclo do pedido. O mal dimensionamento do estoque, atrasos no processamento de pedidos, problemas na separação de itens, falhas na comunicação / informação, escolha de transporte inadequado, são alguns exemplos que fazem com que o produto chegue atrasado em seu destino.
O valor fundamental da logística é atender às necessidades do cliente de modo que o resultado esperado seja a quantidade certa do produto certo no tempo certo, no lugar certo, na condição certa, no prazo certo, com a informação certa. Qualquer falha no processo logístico reflete diretamente na imagem da empresa frente ao mercado e seus clientes.
Desse modo, é importante entender se uma entrega será feita em 10 ou 15 dias. Isso porque, dependendo do produto isso pode afetar as vendas e, consequentemente, o lucro das empresas. Quando o tempo de trânsito de uma empresa é confiável, e menor que a concorrência, a tendência é os clientes se tornarem fiéis. Clientes seguros fazem mais pedidos, com maior frequência.
O significado e aplicação do transit time por vezes é confundido com o lead time. A diferença do transit time para o lead time é que o primeiro avalia o tempo durante a entrega, e o segundo avalia o tempo entre o início de um processo até sua conclusão
Como sabemos, para as empresas o grande objetivo é reduzir ao máximo o transit time. Dessa maneira, é interessante conhecer como cada modal de transporte pode influenciar no tempo total de entrega.
O transit time está diretamente relacionado com o a característica da agilidade dos diferentes tipos de transportes. Mas vale lembrar que a escolha do modal de transporte deve passar pela avaliação de todas as características individuais de cada transporte, assim como do produto e da região.
🔹 Modal aquaviário – O modal aquaviário é caracterizado por um longo tempo de trânsito. Isso porque, as rotas são limitadas (principalmente para o transporte fluvial), além da necessidade de terminais especializados. Outro fator que contribui para a baixa agilidade no transporte aquaviário é o grande peso transportado, fazendo com que o transporte seja realizado em baixas velocidades.
🔹 Modal ferroviário – A principal justificativa para a baixa agilidade do modal está na operação ferroviária. Operações de carga e descarga ferroviárias demandam equipamentos específicos e geralmente são feitas vagão por vagão. Outra operação que “atrasa” a movimentação é a de separação de vagão. Esta atividade deve sempre ser feita próxima a uma bifurcação, onde seja possível separar em linhas diferentes os vagões conforme o destino.
🔹 Modal aéreo – As aeronaves estão cada dia mais potentes fazendo com que o transportes de carga deste modal seja o mais rápido em comparação aos demais. Para o transporte de pequenas e médias distâncias o tempo pode ser estendido devido as operações necessárias nos aeroportos e centros logísticos. Através do modal aéreo é possível a entrega de encomendas por toda a parte do mundo em um curto período.
🔹 Modal rodoviário – O transporte rodoviário, principalmente para movimentações dentro do país, tem a capacidade de realizar todo trajeto com um único transporte. Ou seja, não é necessário fazer transbordos, nem utilizar outros modais para completar o percurso. Utilizar somente um transporte, ou meio de transporte, agiliza bastante o processo fazendo com que o tempo de transito da operação seja bem menor.
🔹 Modal dutoviário – Levando em conta o tipo de força motriz utilizada para a movimentação dos produtos, em geral o modal dutoviário apresenta a maior agilidade de transportes. Ausência de trânsito, exclusividade de rotas e facilidade na operação (carga e descarga) são pontos que geram maior agilidade no modal dutoviário.
Como apresentado, quanto menor o transit time melhor para as empresas. Reduzir o transit time não é uma tarefa simples e não deve ser feito de qualquer maneira. Entretanto, existe algumas dicas que podem ser aplicadas quando o objetivo é reduzir transit time, sendo elas:
🔹 Roteirização de cargas – A roteirização de cargas é uma metodologia utilizada para determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de produtos. O melhor trajeto é aquele em que estabelecemos ótimos níveis em relação ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção.
Trata-se de um processo de grande importância para a logística. Isso porque, hoje os clientes buscam por empresas que são capazes de atender suas necessidades com maior agilidade ao menor custo possível.
🔹 Separação de pedidos eficiente – O processo de separação de pedidos, conhecido como picking, trata-se do processo de separar os produtos estocados em um armazém, para a distribuição aos seus clientes, considerando todas as características do pedido. Esse processo, aparentemente, pode parecer simples, mas é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.
Separar os pedidos de forma incorreta, ou mesmo gerar atrasos no processo podem ter impactos negativos a empresa. Desse modo, o processo deve ser cuidadoso, ágil e conforme a solicitação do cliente.
🔹 Planejamento logístico – O planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo.
O planejamento logístico é essencial para obter o sucesso na área, pois é ele que determina onde a empresa quer chegar e como ela vai fazer para alcançar o seu objetivo. Sabemos que o principal objetivo da logística é garantir a satisfação dos clientes e em seu planejamento este deve ser o foco. O planejamento logístico deve traçar o caminho para ter operações mais ágeis, menores custos, maior qualidade e maior segurança.
🔹 Defina o canal de distribuição – Os canais de distribuição são os meios utilizados por uma empresa para fazer com que o seu produto chegue ao seu cliente. O grande objetivo de um canal de distribuição é fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.
O canal de distribuição é uma área de gestão que responde diretamente a duas áreas de uma empresa: logística e marketing. A distribuição tem uma função logística, que diz respeito à circulação física do produto. Já o marketing tem a função estratégica de identificar como os clientes possam encontrar os produtos da empresa, de maneira fácil e acessível.
Estruturar os canais de distribuição de uma empresa é vital para seu sucesso comercial. Isso porque, sem uma estrutura de distribuição eficaz a empresa terá dificuldades de atingir seu público-alvo. O que por consequência terá um impacto negativo nas vendas.
🔹 Medir o processo com um indicador – Uma estratégia muito utilizada para reduzir o tempo do ciclo do pedido é adotar um indicador de desempenho. Este indicador é conhecido como OCT, acrônimo para Order cicle time, que traduzido significa tempo do ciclo dos pedidos.
Este indicador de desempenho mede o tempo total considerando quando o pedido foi feito até sua entrega. Essencialmente, esse KPI mostra para a empresa o tempo total da experiência de compra do cliente, medindo o sucesso de uma entrega de ponta a ponta.
CÁLCULO DO INDICADOR:
OCT = [ ∑ n° total de pedidos*(data da entrega – data do pedido)] / n° total de pedidos
A partir dos resultados deste indicador é possível identificar oportunidades de melhorias dentro do processo, e agir de forma a tornar a operação mais eficiente.
FONTE: CTF Blog, Caio Rodrigues Logística.
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EXCELENTE ESCLARECIMENTOS LOGÍSTICOS, PARABÉNS.
Muito obrigado!