Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre os veículos de transporte!

Um veículo de transporte é uma máquina, motorizada ou não, utilizada no deslocamento de pessoas e produtos de um ponto a outro. Atualmente, temos uma grande diversidade de veículos de transportes, sendo os mais comuns: automóveis, aviões, locomotivas, navios e etc. Já as operações comerciais estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.).

Em primeiro lugar, vamos aprender o conceito de veículos de transporte e sua importância para a logística. Além disso, vamos conhecer os diferentes tipos de veículos disponíveis para o transporte de carga nos diferentes modais de transporte. Por fim, vamos fazer uma revisão do que é a logística de transporte e sua aplicação dentro do processo logístico de uma empresa. Boa leitura 📰

O que é um transporte?

Os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. Dessa maneira, os transportes são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento não só das empresas como também das sociedades.

Os transportes apresentam diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviáriaferroviáriaaéreoaquaviário e dutoviário. Nesse sentido, temos de destacar as estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos e todo o tipo de estrutura similar.

Atualmente, temos uma grande diversidade de veículos de transportes, sendo os mais comuns: automóveis, aviões, locomotivas, navios e etc. Já as operações comerciais estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.).

No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento aconteça.

Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país maior também é a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Dessa maneira, se os meios de transportes não tiverem uma estrutura adequada para suportar essa carga, o desenvolvimento desse país encontrará maiores desafios e dificilmente se concretizará. Por esse motivo, uma estrutura adequada de transportes é essencial a todos os países.

Qual a importância dos transportes para a logística?

Já no contexto da logística, o transporte de cargas é uma das etapas fundamentais para qualquer tipo de negócio. É graças aos transportes que o cliente, seja ele uma empresa ou uma pessoa física, poderá ter em mãos aquilo que comprou.

Entender o funcionamento e as características dos meios de transporte é elemento chave para o crescimento e prosperidade de uma empresa. Desse modo, o profissional de logística deve ter total conhecimento a respeito dos modais de transportes e suas características. Com essa informação, ele poderá tomar decisões mais corretas a respeito dos custos logísticos, definição do canal de distribuição e roteirização de suas cargas.

O que são os veículos de transporte?

Um veículo de transporte é uma máquina, motorizada ou não, utilizada no deslocamento de pessoas e produtos de um ponto a outro. Atualmente, temos uma grande diversidade de veículos de transportes, sendo os mais comuns: automóveis, aviões, locomotivas, navios etc. Já as operações comerciais estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos etc.).

A diversidade de veículos existe para suprir a diferentes necessidades. Cada veículo foi desenvolvido com o propósito de ser uma solução em movimentação para as pessoas. Hoje os meios de transporte são elementos fundamentais para prosperidade e crescimento não só das empresas como da sociedade.

Qual a importância dos veículos de transporte?

Já no contexto da logística de transportes, os veículos são fundamentais para que as empresas possam fazer com que seus produtos cheguem até os seus clientes. Nesse sentido, o profissional de logística deve ter total conhecimento a respeito dos diferentes veículos e suas características. Entender o funcionamento e aplicação dos veículos permite escolher a melhor solução em transporte e movimentação.

Além de permitir que os clientes tenham acesso aos produtos, os veículos de transporte representam uma parcela significativa nos custos logísticos. Dessa maneira, o dimensionamento e a escolha do veículo correto são fundamentais para o crescimento da empresa.

Quais os tipos de veículos de transporte?

Conforme apresentado, atualmente temos uma grande variedade de veículos para o transporte de carga, sendo os mais comuns: automóveis, aviões, locomotivas, navios e etc. Dessa forma, dividimos os veículos de transporte de carga conforme o seu modal de transporte.

Veículos de transporte rodoviário

Veículo Utilitário

Trata-se de veículos usados para transportar cargas leves, realizar fretes a curta distância ou dentro de regiões metropolitanas. Essa é uma categoria ampla e inclui por exemplo: vans, furgões e caminhonetes.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 1,2t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 3,5t
  • Comprimento máximo (média): 4,9m
  • Eixos (quantidade): 2

Veículo urbano de carga (VUC)

Os veículos urbanos de carga (VUC) são os modelos de caminhões de menor porte. Sendo assim, trata-se de um automóvel adaptado para circular em grandes áreas urbanas. Cada município pode estipular suas próprias normas sobre os limites de tamanho e peso para que a VUC transite dentro de cidades.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 3t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 5,5t
  • Comprimento máximo (média): 6,3m
  • Eixos (quantidade): 2

Caminhão Toco

Esse tipo caminhão tem 2 eixos, um frontal e um traseiro. Em geral, eles geralmente são usados para transportar cargas secas e produtos diversos. Além disso, o caminhão toco é muito utilizado com baú no transporte de mudanças e carga geral, e em muitos casos são dotados de caçamba para transporte de areia, pedra, argamassa e outros materiais do gênero.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 6t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 13t
  • Comprimento máximo (média): 12m
  • Eixos (quantidade): 2

Caminhão Truck

Também conhecido como caminhão pesado, 6×2 ou trucado, este veículo se destaca pelo seu eixo duplo na carroceria. Dessa maneira, um dos eixos traseiros recebe a força do motor e traz maior desempenho ao veículo. Sua carroceria pode ser de diversos tipos, como o baú, graneleira, sider, grade baixa, entre outros.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 14t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 23t
  • Comprimento máximo (média): 14m
  • Eixos (quantidade): 3

Caminhão Bitruck

É um caminhão tem quatro eixos, o que faz com que ele tenha um melhor desempenho e possa transportar cargas maiores. Dessa forma, esse veículo é muito utilizado para transportar cargas secas e pode atender bem outros tipos de operações.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 22t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 29t
  • Comprimento máximo (média): 14m
  • Eixos (quantidade): 4

Cavalo mecânico simples

Popularmente chamado de carreta simples, tem duas rodas de tração com eixo simples. Pode ser acoplado com semirreboques de diferentes tipos, como baús, graneleira, grade baixa, porta container, sider, refrigerada etc.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 25t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 33t
  • Comprimento máximo (média): 18,15m
  • Eixos (quantidade): 2 (cavalo) + 2 ou 3 eixos da carreta

Cavalo mecânico com três eixos

O cavalo mecânico 6×2 também pode ser chamado de carreta LS ou cavalo mecânico trucado, ele é bastante versátil, sendo adequado para levar diversos tipos de cargas. Ele tem três eixos: um dianteiro e dois traseiros.

Como ele é mais longo, consegue manter a pressão menor quando as rodas estão no chão e distribuir melhor o peso, por isso suporta até 32 toneladas com PBT de 41,5 toneladas.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 32t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 41,5t
  • Comprimento máximo (média): 20m
  • Eixos (quantidade): 3 (cavalo) + 2 ou 3 eixos da carreta

Cavalo Mecânico Traçado

Este tipo de veículo de carga possui muitas semelhanças com o anterior é conhecido como 6X4 ou cavalo mecânico LT, sendo que o grande diferencial dele é o fato de os dois eixos traseiros possuem tração.

Para tração de combinações com PBTC acima de 57 toneladas, que requerem AET para transitar é obrigatório o emprego deste tipo de cavalo, sendo muito comum no transporte de cargas indivisíveis.

Características do veículo:

  • Capacidade de carga (média): 45t
  • Peso bruto total (PBT) / (média): 57t
  • Comprimento máximo (média): 20m
  • Eixos (quantidade): 3 (cavalo) + 2 ou 3 eixos da carreta

Tipos de semirreboques

  • Porta-contêineres: serve como base para transportar containers que podem ou não estar carregados. Eles se dividem em quatro tipos: de 20 e 40 pés convencional e 20 e 40 pés rebaixados.
  • Carreta Aberta: é o tipo mais comum desse equipamento. É indicado para o transporte de cargas soltas, caixaria, tambores e etc.
  • Sider: é o semirreboque tipo lonado que impede que a carga tenha contato com o ambiente externo facilitando a descarga por suas laterais.
  • Baú Alumínio: Esse tipo de semirreboque possui vedação especial para transporte de produtos que necessitam ambientes hermeticamente fechados.
  • Prancha Rebaixada: São usados para o transporte de cargas excedentes de altura, largura ou peso, como tratores, caixarias, máquinas industriais entre outras.
  • Tanque: Utilizado para o transportes de fluídos (líquidos e gases) em geral.

Veículos de transporte aquaviário

Navios graneleiros

Este tipo de navio é usado para carregar e descarregar mercadorias a granel, como minerais, carvão e grãos. Na maioria das vezes, têm um convés com formato retangular, porque isso facilita a movimentação dos itens.

Navios petroleiros

Os petroleiros são usados para transportar não só o petróleo bruto, mas também seus derivados, podendo carregar mais de 300 mil litros de combustíveis e derivados. Esses navios apresentam um pavimento repleto de canos interligados, que distribuem o óleo de modo igualitário para garantir o equilíbrio. Quando comparados aos outros modelos, os petroleiros se mostram mais largos e menos fundos — características que os torna capazes de navegar em águas rasas. Têm um casco duplo, o que é útil para dar segurança perante vazamentos.

Navios gaseiros

São utilizados para carregar gases liquefeitos — como GPL, GNL, etileno, amônia, propileno, entre outros. Têm como grande marca a presença de tanques arredondados acima do convés principal.

Navios frigoríficos

São assim chamados por conta dos robustos equipamentos de refrigeração que ficam em seus porões. Tal estrutura serve para conservar alimentos na temperatura ideal até chegarem ao destino.

Navios porta-containers

Estes navios são construídos para o transporte de carga em containers e podem ser divididos em dois tipos: o com convés corrido e o celular. Toda movimentação dos containers é feita através da utilização de guindastes instalados nas estruturas portuárias.

Os navios porta-conteiners realizam rotas com intervalos regulares entre portos já pré-estabelecidos e costumam ter velocidade maior no serviço de carga e descarga do que os cargueiros tradicionais. Os maiores do mundo conseguem carregar mais de 15.000 contêineres.

Navios porta-veículos ou Ro-Ro

Navios Ro-Ro (roll on-roll off) foram desenvolvidos para levar qualquer carga que embarca e desembarca sobre rodas: seja por cima de rodas próprias, seja por meio de um equipamento desenvolvido para essa finalidade.

Navios para cargas vivas

Esses modelos têm rampas para embarcar animais, geralmente gado ou equinos, comprados por países que tradicionalmente importam esse tipo de mercadoria, como Líbia e Itália. Os navios são compartimentados como um curral, com células individuais para os animais.

Veículos de transporte ferroviário

Em resumo, os veículos do modal ferroviário são essencialmente as locomotivas e vagões. As locomotivas e os vagões quando estão juntos formam o que conhecemos como trens, ou um termo mais técnico as composições. As locomotivas se diferenciam uma das outras pelo modo de transformação de energia em movimenta. Por outro lado, os vagões pelo tipo de produto a ser transportado.

Tipos de locomotiva

Locomotiva a Vapor

As primeiras locomotivas apareceram no século XIX, eram propulsionadas por motores a vapor e foram, sem dúvida, o mais popular até o final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil eram chamadas popularmente como “Maria-Fumaça “, em virtude da densa nuvem de vapor e fumaça produzidas quando em movimento.

Locomotiva Diesel-mecânico

As locomotivas a diesel diferem na forma como a energia é transmitida do motor às rodas. A forma mais simples é a transmissão por caixa de velocidades, como a usada nos automóveis. Locomotivas que usam este sistema chamam-se diesel-mecânicas.

Locomotiva Diesel-hidráulico

Uma locomotiva diesel-hidráulica utiliza uma transmissão hidráulica para enviar a potência do motor diesel para as rodas. Neste tipo de locomotiva, é utilizado um dispositivo chamado “conversor de torque”. Um conversor de torque consiste, de modo geral, de 3 partes, sendo 2 rotativas e 1 fixa. Todas essas 3 partes são seladas em uma carcaça cheia de um fluido (óleo).

Locomotiva Diesel-hidrostático

Locomotiva diesel-hidrostática é também um tipo de locomotiva hidráulica. Locomotivas diesel-hidráulicas convencionais, munidas de conversor de torque, por sua vez são máquinas com transmissão hidrodinâmica. Em uma locomotiva diesel-hidrostática, o motor diesel aciona diretamente uma bomba hidráulica, tal como o motor de uma locomotiva diesel-elétrica aciona um gerador elétrico.

Locomotiva Gás turbina-elétrico

Uma locomotiva gás turbina-elétrica, ou GTEL (Gas Turbine-Electric Locomotive), utiliza uma turbina de combustão interna tipo turboshaft para acionar através de engrenagens de redução um gerador elétrico ou alternador. A corrente elétrica produzida é utilizada para alimentar seus motores elétricos de tração que irão movimentar a locomotiva, exatamente como em uma diesel-elétrica.

Locomotiva Diesel-elétrico

Em uma locomotiva diesel-elétrica o motor primário diesel aciona um gerador elétrico que irá transmitir a potência para os motores de tração. Não existe conexão mecânica entre o motor primário e as rodas de tração. Conceitualmente, este tipo de locomotiva é um veículo híbrido, que incorpora sua própria estação geradora, feita para operar em áreas em que a estrada de ferro não é eletrificada.

Locomotivas Elétricas

As locomotivas elétricas são alimentadas externamente, seja por meio de fios superiores ou por um terceiro trilho. Embora o custo de eletrificação de uma linha seja muito grande, a operação dos trens elétricos é significativamente mais barata do que os movidos a diesel, isto para além de terem uma capacidade superior de aceleração e de travagem, o que os torna ideais para o transporte de passageiros em zonas populacionais densas. Praticamente todos os trens de alta velocidade usam locomotivas elétricas porque não seria fácil transportar a bordo a quantidade de energia necessária para tão alto desempenho.

Locomotiva Levitação magnética (Maglev)

A mais recente tecnologia aplicada a locomotivas é a levitação magnética. Estes comboios, alimentados por eletricidade, possuem um motor aberto especial que faz flutuar o comboio acima da linha, sem necessidade de utilização de rodas, o que reduz a fricção apenas ao contacto do comboio com o ar.

Tipos de vagões de carga

Vagão Hopper Fechado

Os vagões hopper se caracterizam pelo seu sistema de descarga. Sua estrutura é um grande funil na qual existem aberturas inferiores para a realização da descarga.

Características do veículo:

  • Tara: 25.000 Kg
  • Capacidade de carga: 105.000 Kg
  • Peso bruto: 130.000 Kg
  • Capacidade volumétrica: 135 m³
  • Utilização: Grãos e farelo de soja, milho e calcário agrícola
Vagão Plataforma ou Prancha

Os vagões plataforma são o tipo mais flexível em termos de flexibilidade operacional, já que podem transportar todo tipo de carga.

Características do veículo:

  • Tara: 35.000 Kg
  • Capacidade de carga: 95.000 Kg
  • Peso bruto: 130.000 Kg
  • Capacidade volumétrica:
  • Utilização: Bobinas de aço, aços longos e contêineres.
Vagão Gôndola

É o tipo de vagão que transporta produtos que não necessitam de proteção contra as intempéries.

Características do veículo:

  • Tara: 20.500 Kg
  • Capacidade de carga: 98.500 Kg
  • Peso bruto: 119.000 Kg
  • Capacidade volumétrica: 135 m³
  • Utilização: Minério de ferro.
Vagão Tanque

Os vagões tanque são aqueles específicos para os fluídos de todos os tipos, sejam eles corrosivos ou não, inclusive com alternativa para produtos pulverulentos.

Características do veículo:

  • Tara: 30.000 Kg
  • Capacidade de carga: 70.000 Kg
  • Peso bruto: 100.000 Kg
  • Capacidade volumétrica: 83,5 m³
  • Utilização: combustíveis líquidos e produtos químicos, tanto líquidos quanto gasosos.

Veículos de transporte aéreo

Os aviões de carga são aeronaves projetadas exclusivamente para transporte de mercadorias, ou, aeronaves comerciais convertidas para transportar carga. Nesse sentido, a maior parte dos aviões de carga são aeronaves que originalmente foram usadas para voos comerciais.

Um avião cargueiro tem o piso reforçado e portas amplas para facilitar as atividades de carga e descarga, bem como a acomodação da carga no veículo. Em geral, as portas abrem para cima e estão localizadas do lado esquerdo da fuselagem. 

Além disso, os aviões de carga também não contam com janelas na área que seria para cabine de passageiros, se pensarmos no modelo comercial. 

5 maiores aviões de carga do mundo

Em busca de mais eficiência e volume de entregas, o mercado de aviação de carga vem buscando cada vez mais desenvolver novos aviões capazes de deslocar maiores quantidades de mercadorias e cargas de maiores dimensões.

Mas já existem alguns gigantes da aviação de carga em operação. Listamos abaixo alguns dos maiores aviões de carga do mundo, com modelos que operam no transporte de carga civil e/ou militar. 

1. Antonov AN-124 Ruslan

O “irmão mais velho” do An-225 Mriya, que foi destruído na Guerra da Ucrânia, o An- 124 já foi considerado o maior avião de carga do mundo antes da construção do An-225. Construído durante a corrida espacial, o An-124 foi projetado para transportar o ônibus espacial da URSS, o Buran. 

Características do veículo:

  • Comprimento: 68,96 m
  • Envergadura: 73,3 m
  • Altura: 20,78 m
  • Peso vazio: 175.000 kg
  • Capacidade de carga: 150.000 kg(carga líquida máxima)
  • Peso de decolagem(máximo): 405.000 kg
2. Lockheed C5 Galaxy

Criado para missões estratégicas das forças armadas estadunidenses, o C-5 Galaxy era o maior avião já construído até a década de 70 do século passado e consegue comportar até 5 helicópteros. Ele é considerado o maior cargueiro de uso exclusivo militar em operação, e além de ser colocado em ação durante conflitos, também ajuda no transporte de carga para missões humanitárias. 

Características do veículo:

  • Comprimento: 75,53 m
  • Envergadura: 67,91 m
  • Altura: 19,84 m
  • Peso vazio: 169.600 kg
  • Capacidade de carga: 122.470 kg
  • Peso de decolagem(máximo): 381.00 kg
3.  Boeing 747-8 Freighter

O 747-8F foi desenvolvido a partir do modelo tradicional do 747-8, mas utilizado especificamente para transporte de carga. 

Características do veículo:

  • Comprimento: 76,3 m
  • Envergadura: 68,5 m
  • Altura: 19,4 m
  • Peso vazio: 295.000 kg
  • Capacidade de carga: 134.200 kg
  • Peso de decolagem(máximo): 442.000 kg
4. Boeing 747 Dreamlifter

Criado pela Boeing baseado no modelo do 747-400, ele é utilizado exclusivamente para transporte de carga. Sua principal funcionalidade é transportar peças de jatos B787 e tem como sua principal característica a corcunda na fuselagem. 

Características do veículo:

  • Comprimento: 71,68 m
  • Envergadura: 64,4 m
  • Altura: 21,54 m
  • Peso vazio: 180.530 kg
  • Capacidade de carga: 83.325 kg
  • Peso de decolagem(máximo): 364.235 kg
5. Beluga XL

O maior avião de carga já construído pela francesa Airbus é uma versão aprimorada do A300-600ST, conhecido como Beluga. Assim como seu antecessor, o Beluga XL foi criado para realizar transporte de partes de aeronaves em fase de construção.

O nome Beluga tem a ver com o seu formato, parecido com o da espécie de baleia. O pós fixo XL é por conta de a capacidade ser 30% maior do que o primeiro Beluga, ou seja, ele é a versão “extragrande” do primeiro gigante da Airbus. 

Características do veículo:

  • Comprimento: 63,10 m
  • Envergadura: 60,30 m
  • Altura: 18.9 m
  • Peso vazio: 127.500 kg
  • Capacidade de carga: 50.500 kg
  • Peso de decolagem(máximo): 227.000 kg

O que é a logística de transportes?

A logística de transporte é uma subdivisão da logística responsável pelos transportes de produtos. Em outras palavras, é a área responsável por encontrar a melhor opção de transporte considerando aspectos como: segurança, agilidade e custo.

Trata-se de uma área de grande importância dentro da gestão de uma empresa. Isso porque, os transportes caracterizam a última etapa do fluxo dos produtos até o cliente. Desse modo, a logística de transportes é um elemento chave no serviço ao cliente prestado pela empresa.

Além disso, os custos relacionados aos transportes equivalem a cerca de 60% de todos os custos logísticos de uma empresa. Logo, as empresas buscam por técnicas, ferramentas e métodos que permitem eliminar possíveis riscos inerentes ao uso dos seus ativos (veículos em geral), além de aumentar a qualidade do serviço, a produtividade e a efetividades de suas operações.

Para uma operação mais eficiente as empresas investem constantemente em tecnologia da informação. Nesse sentido o objetivo é melhorar tanto o planejamento logístico quanto o controle das operações, oferecendo ao cliente a solução de transporte mais ágil e ao menor custo.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais os veículos de transporte? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Cobli, M&O Sistemas, Datamex, Brasil Ferroviário, Talura, Mesquita locações,

Filipe Butta

Profissional e entusiasta da logística com mais de quatro anos de experiência em operações logísticas. Formado em engenharia e gestão de projetos.

Recent Posts

Carta de controle

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

2 meses ago

Diagrama de dispersão

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

3 meses ago

Diagrama de Pareto

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

4 meses ago

Histograma

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

5 meses ago

Folha de verificação

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago

SIPOC

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…

6 meses ago