Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos apresentar três exemplos de logística reversa.
Com toda certeza sabemos da grande importância da logística reversa. O seu conceito está diretamente relacionado com as práticas ambientais sustentáveis, assim como na satisfação dos clientes. Hoje a logística reversa está presente na lei, e as empresas devem se enquadrar para atender a legislação. Mais do que atender as normas, a logística reversa tem se mostrado um diferencial estratégico no alcance de excelentes resultados corporativos.
Neste artigo, vamos revistar o conceito de logística reversa, e apresentar três exemplos da aplicação do conceito nas empresas Ambev, Natura e Apple. Boa leitura! 📰
A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.
Em outras palavras, a logística “convencional” trata do fluxo de produtos e informações do ponto de fabricação até o ponto de aquisição, já a logística reversa faz o caminho contrário, ou seja, do ponto de aquisição para o ponto de fabricação.
Uma empresa quando recebe um produto caracterizado por um processo de devolução, seja qual for o motivo, já está aplicando o conceito de logística reversa. Do mesmo modo, uma empresa que compra materiais reciclados, ou mesmo recuperados, incluindo estes em seu processo produtivo também está aplicando a logística reversa.
A prática da logística reversa trazem bons retornos para as empresas. Economias com a utilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais para produção trazem benefícios que estimulam novas iniciativas e reforçam a importância do processo.
Assim como a logística “convencional”, a logística reversa necessita de recursos próprios, equipe dedicada e processos bem estruturados para alcançar bons resultados. Os esforços em desenvolvimento e melhorias nos processos de logística reversa quando bem gerenciados trazem retornos consideráveis, que justificam os investimentos realizados.
A logística reversa tem se tornado cada dia mais importante para as empresas, uma vez que as mercadorias devolvidas oferecem oportunidades para recuperação do valor, bem como economias de custo em potencial.
Em se tratando de logística reversa a Natura se destaca em dois pontos: utilização de refil e reciclagem. O primeiro item é responsável pela retirada de 2,2 mil embalagens no mercado, além da redução de 54% da massa média do produto (em comparação com a embalagem regular). A reciclagem também é um assunto de grande valor para a Natura. A empresa lançou um programa chamado ELOS que estabeleceu uma cadeia logística reversa para recolhimento dos resíduos gerados pela empresa.
A principal estratégia de logística reversa da Apple é permitir que os clientes levem seus aparelhos antigos a uma loja oficial da empresa, e como incentivo os clientes ganham um crédito para obtenção de um novo produto. Os aparelhos antigos são encaminhados para reciclagem onde são aproveitados diversos de seus componentes eletrônicos e até mesmo metais preciosos como o ouro.
Além do ganho da venda de novos produtos e no reaproveitamento de matérias, através desse processo a Apple garante um enorme marketing ambiental atraindo cada vez mais clientes por se mostrar uma empresa com políticas ambientais corretas.
A Ambev como a maior cervejaria do mundo tem uma enorme responsabilidade ambiental quanto aos resíduos gerados de seus produtos, principalmente quando falamos das embalagens de vidro. Junto a startup Green Mining a Ambev criou uma solução de logística reversa para o problema pós-consumo das embalagens de vidro.
As empresas criaram um algoritmo que faz o mapeamento de pontos de geração de resíduos pós-consumo. Em área onde é identificada uma quantidade grande de descarte, é instalada uma central de recebimento denominada HUB. O material fica armazenado lá até atingir sua capacidade, quando, então, é enviado a usinas e empresas de reciclagem.
O trabalho é feito com coletores que percorrem os estabelecimentos cadastrados da região e levam o material para o HUB a ser implantado em uma área central do bairro. De lá, seguirá para a Fábrica de Vidros da Ambev, em Campo Grande, onde tudo será processado e transformado em novas garrafas.
FONTE:E-cycle, Maplink, Revista Mundo Logística
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…