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A logística da Natura

A logística da Natura
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Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística da Natura.

O grupo Natura é hoje a maior empresa brasileira de cosméticos e a quarta mais do mundo no ramo. Presente em diferentes países ao redor do mundo, hoje a empresa conta com mais de 100 milhões de consumidores. Um dos motivos que permite que a empresa alcance esse número expressivo de clientes está na logística. A Natura entende que a logística é muito mais que uma operação da empresa, e sim um braço estratégico no alcance de seus resultados.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico da Natura. Boa leitura! 📰

História da Natura

Tudo começou em 1969 quando Luiz Seabra inaugurou uma loja de cosméticos na famosa avenida Oscar Freire, na cidade de São Paulo (SP). Mais do que fabricar e vender cosméticos, a empresa tinha (e continua tendo) como principal objetivo a construção de bem-estar entre as pessoas. Desde o principio, todas as ações estavam voltadas para alcançar este objetivo, pois acreditam fielmente que através do bem-estar poderiam mudar o mundo.

Hoje em dia, a Natura é muito conhecida pelas ações em prol do meio ambiente e por meio das atividades sustentáveis. Porém, engana-se quem acha que isso trata-se de uma adaptação ao cenário, ou mesmo uma estratégia de marketing, a Natura já nasceu com esta filosofia de trabalho.

Por acreditar no poder das relações entre as pessoas a empresa chegou à marca de mais de 100 milhões de consumidores. Este valor é quase que 50% de toda a população brasileira. E uma das principais estratégias para alcançar este número expressivo de clientes é através da venda direta. Hoje a Natura conta com aproximadamente 1,7 milhões de consultoras e consultores no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

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Outro fato relevante na história da Natura é a recente aquisição da empresa norte americana AVON. Tal fato aconteceu em 2019 por de US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões), criando o quarto maior grupo de beleza do mundo. A operação foi realizada por meio de trocas de ações entre as duas companhias. Outra importante aquisição do grupo Natura foi a rede The Body Shop, da L’Oréal, por cerca de € 1 bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões), aumentando significantemente sua presença internacional e faturamento global.

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A Natura não para de crescer e expandir seus negócios, seja através da ampliação de sua rede de revendedores ou da aquisição de empresas concorrentes. Contudo, não podemos de deixar de olhar o enorme impacto social que a empresa causa. A Natura acredita que a beleza deve ser sustentável, e assim ela busca os melhores resultados para seus produtos e serviços através da preservação da saúde e segurança de seus trabalhadores, conservação do meio-ambiente e do consumo consciente

A logística da Natura

Pois bem, um dos motivos que permite que a empresa alcance esse número expressivo de clientes está na logística. A Natura entende que a logística é muito mais que uma operação da empresa, e sim um braço estratégico no alcance de seus resultados. A seguir, destacamos alguns elementos chaves do processo operacional logístico da empresa:

🔹 Estudo e planejamento logístico – A empresa fez enorme estudo da malha logística do país com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos clientes, reduzir os prazos de entrega, além é claro de reduzir os custos com transportes. Como resultado do estudo a empresa conseguiu mapear, de acordo com a posição de suas fabricas e demanda territorial, o local adequado para instalação de seus centros de distribuição.

🔹 Estoque descentralizado – O estoque descentralizado é caracterizado pela diluição dos produtos em dois ou mais pontos distanciados geograficamente, não concentrando o estoque em apenas um local. Dessa modo, a Natura divide seu estoque entre os seus dez centros de distribuição espalhados em todo o território nacional. Este modelo logístico do estoque descentralizado permitiu a empresa entregar cerca de 50% de seus produtos em até 48h.

🔹 Agilidade operacional – Em alguns transportes especiais o processo de carga e descarga da empresa acontece em até 5 minutos. Este número impressionante só é possível através das carretas automáticas que a empresa desenvolveu especialmente para suas atividades e seus armazéns. Vale destacar também que, toda a atividade de carga e descarga é feita sem contato humano, graças a inclusão de robôs no processo operacional.

🔹 Controle operacional logístico – Todo o processo de operação e transporte da Natura é monitorado 24h por uma central de experiência. Através deste controle, a empresa coleta informações precisas sobre todos os seus processos logísticos. Desse modo, as informações permitem a tomada de ações preventivas ou mesmo a alocação de recursos de forma efetiva, tornando os resultados cada vez melhores. Além de identificar os gargalos operacionais a central de experiência implantada pela Natura permite ainda que seus consultores possam monitorar os seus pedidos a qualquer momento, aumentando ainda mais a confiabilidade e fidelidade dos clientes.

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🔹 Logística reversa – Em se tratando de logística reversa a Natura se destaca em dois pontos: utilização de refil e reciclagem. O primeiro item é responsável pela retirada de 2,2 mil embalagens no mercado, além da redução de 54% da massa média do produto (em comparação com a embalagem regular). A reciclagem também é um assunto de grande valor para a Natura. A empresa lançou um programa chamado ELOS que estabeleceu uma cadeia logística reversa para recolhimento dos resíduos gerados pela empresa. A Natura se destaca pela causa socioambiental, e na sua visão de sustentabilidade para 2050 a empresa tem como objetivo reciclar mais de 50% de toda embalagem colocada no mercado, além de reutilizar no mínimo 10% de todo este material reciclado.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística da Natura? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Natura, Wikipédia, BBC, BluePrintt, Exame.

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6 comentários em “A logística da Natura”

  1. boa noite,sou Silvio Dourado sou estudante de tecnologo em logistica e estou fazendo um trabalho sobre a logistica da natura gostaria de mais detalhe . obrigado

  2. Boa tarde!
    Meu nome é Theo Aguiar, represento a HDM Logística Ltda uma empresa do Grupo PHD e temos interesse em oferecer-lhes serviço de transporte para a região centro-oeste, norte e sudeste do país. Temos experiência de mais de 30 anos no segmento de logística e transporte de mercadorias.
    Por favor me retorne com um contato para que possamos participar dos próximos Bidding Natura de Prestação de serviço de transporte.

    Theo Aguiar
    (61) 4009-8400
    (61) 9 8166-8714
    comercial@grupophd.com
    theo@grupophd.com

    Grato,

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