Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING)!
A sigla ERP é o acrônimo para Enterprise Resource Planning que traduzido quer dizer: planejamento de recursos empresariais. Trata-se de um software (tecnologia) que tem por objetivo auxiliar a gestão da empresa a melhorar os processos internos através da integração setorial.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos aprender o que é o ERP e sua importância para as empresas . Além disso, vamos conhecer como funciona o sistema ERP e seus principais módulos de operação . Por fim, vamos entender quais benefícios podemos obter a partir da utilização do sistema . Boa leitura! 📰
O que é o ERP?
A sigla ERP é o acrônimo para Enterprise Resource Planning que traduzido quer dizer: planejamento de recursos empresariais. Trata-se de um software (tecnologia) que tem por objetivo auxiliar a gestão da empresa a melhorar os processos internos através da integração setorial.
Nesse sentido, o ERP surge como uma solução única para um cenário onde anteriormente cada área da empresa possuía o seu software isolado. Dessa maneira, a partir da centralização das informações em um único sistema, diferentes setores da empresa podem se comunicar de forma mais ágil e objetiva.
A integração entre setores varia conforme o tipo de ERP utilizado, mas podemos citar como exemplo: finanças, RH, produção, cadeia de suprimentos, serviços, compras e outros.
Tendo em mãos informações, dados e relatórios os gestores podem tomar decisões de forma mais técnica e corretas em relação aos processos da empresa.
Qual a importância do ERP?
Como apresentado, o software ERP oferece a automação, integração e inteligência essenciais para a execução eficiente de todas as operações coorporativas diárias. Dessa forma, com um sistema devidamente estruturado abastecido de informações confiáveis tonar a gestão da empresa mais solida e eficaz.
Nesse sentido, o sistema torna-se um braço estratégico para todos os setores permitindo que todos alcance a máxima performance possível. O setor de finanças exige um ERP para o fechamento contábil ágil e sem erros. O departamento de vendas precisa do ERP para o processamento de pedidos. A área de logística depende de um software ERP bem executado para fornecer produtos e serviços dentro do prazo. O departamento de contas a pagar usa o ERP para pagamentos corretos e pontuais. A gerência requer visibilidade imediata do desempenho da empresa para tomar decisões corretas. E os bancos e acionistas exigem registros financeiros precisos e dependem de dados e análises confiáveis viabilizados pelo sistema ERP.
Além disso, a importância do software ERP para as empresas é ilustrada pela crescente taxa de adoção. De acordo com o G2, “o mercado global de software ERP deverá atingir US$ 78,40 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,2% de 2019 a 2026”.
Como funciona o ERP?
O sistema ERP funciona através da integração dos diferentes módulos respectivos a cada setor da empresa. Dessa maneira, cada setor utiliza o seu módulo específico e o sistema ERP compartilha as informações em um banco de dados comum a todos.
Com as informações processadas e atualizadas em tempo real, os setores podem fazer consultas dos dados para tomar ações mais corretas. Por exemplo, quando o setor de logística indica alteração do volume de estoque de produtos, naturalmente o setor de produção entende que deve produzir os itens de modo a completar o nível de estoque ideal.
Dessa maneira, o ERP tem essa função de promover a conexão entre os setores permitindo a fluidez das informações e dados. O sistema possibilita o processamento e execução das atividades desde o início do processo da empresa até as etapas de faturamento de pedidos e logística de transportes.
Módulos do ERP
Os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) incluem uma gama de módulos diferentes. Cada módulo ERP dá suporte a processos específicos e fornece as transações e os dados que os funcionários precisam para realizar o trabalho.
Desse modo, a seguir apresentamos os módulos mais conhecidos:
Armazenagem (WMS)
Controle de entrada e saída de mercadorias, saldos, movimentações, transferências, devoluções, perdas e inventários dos produtos armazenados pela empresa.
Faturamento de pedidos
Emissão de notas fiscais eletrônicas, boletos bancários, duplicatas e recibos referentes às vendas realizadas pela empresa. Também controla os tributos e as retenções fiscais.
Financeiro
Controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, planejamento orçamentário, conciliação bancária, emissão de relatórios gerenciais etc.
Fiscal
Gerenciamento das obrigações fiscais e tributárias da empresa, como cálculo e recolhimento dos impostos federais, estaduais e municipais, emissão e envio das declarações acessórias, apuração do regime tributário etc.
Produção
Gerenciamento dos processos produtivos da empresa, como definição dos produtos e componentes, elaboração das ordens de produção, programação da capacidade produtiva, apontamento da produção etc. Ou seja, todo o processo de planejamento e controle da produção (PCP) é relacionado a este modulo específico.
Compras
Gerenciamento de compras de materiais e serviços necessários para o funcionamento da empresa. Envolve desde a cotação de preços, a emissão de pedidos, o controle de estoque e o recebimento de mercadorias até o pagamento dos fornecedores.
Projetos
Responsável por planejar, executar e monitorar os projetos realizados pela empresa. São exemplos o lançamento de um novo produto ou serviço, a implantação de uma nova tecnologia ou processo, a expansão para um novo mercado ou segmento etc.
Recursos humanos
Gerenciamento dos processos relacionados aos recursos humanos da empresa. Isso inclui cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, encargos sociais e trabalhistas, ponto eletrônico, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, medicina e segurança do trabalho etc.
Transportes (TMS)
Contratação de fretes, roteirização de cargas, processos de crossdocking, rastreamento de cargas, cubagem, expedição de produtos, gestão de frotas etc.
Benefícios do ERP
Por ser um sistema de grande abrangência e utilização em todos os processos da empresa o ERP alcança diversas vantagens em todas as partes da empresa. Entretanto, podemos destacar alguns benefícios, como:
Integração entre setores: o software de gestão integra as informações de diferentes áreas e sistemas da empresa, facilitando a comunicação e a colaboração entre os setores. Ele permite, por exemplo, que o setor financeiro acesse as informações do setor de compras. Essa integração ajuda o gestor a fazer análises mais precisas e tomar decisões mais eficazes para o negócio.
Automação dos processos: o sistema de gestão reduz o tempo e o trabalho dos colaboradores em tarefas burocráticas e repetitivas. Ele também padroniza e simplifica os processos, aumentando a agilidade e a colaboração entre os setores.
Suporte a gestão empresarial: o software de gestão facilita a gestão das informações, ajudando a identificar as áreas que precisam de uma atenção especial. Nesse sentido, ele consegue detectar as falhas nos processos e mostrar performance através de indicadores de desempenho. Dessa maneira, o gestor pode tomar decisões mais rápidas e corretas.
Muito obrigado
Obrigado você pelo comentário!