Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre um dos principais processos logísticos, o fulfillment.
O fulfillment é uma das mais conhecidas operações logísticas. Trata-se da integração de diversas atividades com o objetivo formar um processo ágil, eficaz e barato, para atender os clientes da melhor maneira possível. Grandes empresas como a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza já aplicam o fulfillment, assim como também prestam o serviço para empresas parceiras.
Neste artigo, vamos aprender o significado de fulfillment, entender as etapas desta operação logística, assim como os benefícios de sua aplicação. Boa leitura! 📰
O que é fulfillment?
O fulfillment, de acordo com sua tradução, quer dizer realização de pedidos. O termo logístico está relacionado ao conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente. Ou seja, o fulfillment engloba todas as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagem, transportes, entregas e serviços de pós-venda.
Este tipo de operação logística é muito utilizado no comércio eletrônico (e-commerce), e ganhou muito destaque com o crescimento da modalidade. De fato, as lojas virtuais entenderam que a fidelização dos clientes é feita através de um serviço de qualidade e não somente pelo preço dos produtos. Isso quer dizer que, a empresa deve garantir que os pedidos dos clientes sejam atendidos dentro dos prazos estabelecidos, especificações determinadas, garantindo a conservação e a segurança, e é claro com um preço compatível.
A maior parte dos custos do e-commerce está relacionado com as operações logísticas do fulfillment. Nesse sentido, é importante que estas atividades estejam totalmente otimizadas, com os processos muito bem definidos e padronizados, gerando menor custo e garantindo os melhores resultados para a empresa.
Etapas do fulfillment
Com toda certeza, para que o produto chegue até o seu cliente final são necessárias diferentes atividades logísticas relacionadas ao fulfillment, sendo elas:
🔹 Estoque – O processo do fulfillment inicia com a estocagem e armazenagem dos produtos. Para isso, estoque deve ter uma estrutura adequada, além dos recursos necessários para movimentação e armazenagem dos produtos. Uma estrutura adequada de estoque garante maior agilidade no processo e conservação dos produtos.
🔹 Separação (picking) – Após o recebimento de um pedido, é necessário separar o item no estoque e prepará-lo para o transporte. Um estoque organizado e processos internos otimizados garantem que o produto seja localizado e separado de forma ágil.
🔹 Embalagem (Packing) – As embalagens logísticas têm um importante papel de garantir que o produto chegue até o cliente sem nenhum defeito. Logo, após a separação deve-se embalar o produto adequadamente considerando suas características e o seu transporte.
🔹 Transportes – Após a embalagem é necessário definir o transporte para realizar a movimentação do produto até o seu destino. Sendo assim, o transporte deve ser pensado conforme as rotas, compartilhamento de carga, segurança das mercadorias e que atenda o prazo estabelecido.
🔹 Pós-venda – Mesmo depois de entregar o produto ao cliente a operação do fulfillment não está encerrada. O serviço de pós-venda é um enorme diferencial quando o objetivo é alcançar a fidelidade de um cliente. A empresa deve ter uma estrutura preparada para realizar trocas e devoluções quando necessários, além de solucionar todas as dúvidas e possíveis inconvenientes.
Benefícios do fulfillment
Caso o fulfillment seja bem implantado a empresa terá benefícios como:
🔹 Controle do Estoque – Um ponto chave na obtenção dos resultados do fulfillment é através de uma eficaz gestão do estoque. Dessa forma, os níveis de estoque são controlados para que a empresa não tenha problemas com abastecimento dos clientes. Outro fator relevante em relação ao controle do estoque é a redução dos índices de avarias de produtos.
🔹 Maior agilidade – Com um controle de estoque eficiente e confiável, os produtos e mercadorias são identificados e separados de forma mais ágil. Como resultado, os processos posteriores são realizados de forma mais rápida.
🔹 Satisfação dos clientes – Com maior agilidade, segurança e qualidade dos processos certamente irá refletir na prestação de serviços e aumentar a satisfação dos clientes.
🔹 Redução de custos – O fulfillment pode reduzir consideravelmente os custos logísticos da empresa, seja através da terceirização da atividade, ou mesmo de uma integração eficiente dos processos e gestão.
Terceirização no fulfillment
Como já apresentado, o fulfillment abrange diferentes atividades e operações logísticas, que por sua vez demandam muito trabalho, experiência, estrutura, instalações e maquinário específico. Todo o recurso necessário para a operação, apresenta um elevado custo para as empresas. Como forma de evitar alguns custos, as empresas acabam negligenciando algumas etapas do processo do fulfillment, e desta forma acabam prejudicando seus resultados.
Uma alternativa para os elevados custos da operação logística do fulfillment é a terceirização da atividade. Hoje em dia, diversas empresas se especializaram e se equiparam para prestar o serviço. Em geral, além da garantia da qualidade do serviço, a terceirização das atividades do fulfillment garante um menor custo das atividades.
Entretanto, para entender se a terceirização das atividades de fulfillment é realmente uma vantagem econômica, são necessários estudos e análises sobre os custos de todas as atividades logísticas da empresa, e desta forma avaliar se a terceirização será um benefício ou não.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o fulfillment? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦
FONTE: Blog Olist, Ecommerce Brasil, Sky Hub, Escola de ecommerce, Mandae, Blog Stokki, Blog Cargo BR.
Pingback: Dropshipping – Transportes & Distribuição – SAC Logística