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Cabotagem

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Olá logístico! Seja muito bem-vindo ao nosso portal de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a Cabotagem, uma modalidade de transporte que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Em síntese, a navegação de cabotagem é o transporte marítimo costeiro feito entre portos de um mesmo país. Ou seja, para ser classificado como cabotagem o transporte deve ser feito as margens litorâneas.

Com toda certeza sabemos que o modal rodoviário é o principal modal de transporte em nosso país, porém isso não exclui a necessidade de desenvolvimento de outras modalidades de transporte. Em nosso país, não podemos deixar de dar atenção a cabotagem devido as muitas condições favoráveis e vantagens na utilização desse tipo transporte.

O desenvolvimento do país deve ser acompanhado do desenvolvimento do seu sistema logístico. Ou seja, a sua capacidade produtiva está atrelada a sua capacidade de movimentação!

Vamos então de fato conhecer o significado de cabotagem, sua história e suas características!

O que é cabotagem?

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A navegação de cabotagem é o transporte marítimo costeiro feito entre portos de um mesmo país. Ou seja, para ser classificado como cabotagem o transporte deve ser feito as margens litorâneas. A vantagem de realizar o transporte através do litoral é que a distância entre dois portos será a menor possível, viabilizando economicamente o trajeto.

Um fato interessante em relação à navegação de cabotagem é de que ela não precisa necessariamente ser feita somente pelo mar. O que isso quer dizer? Parte do percurso pode ser realizado através de rios e lagos, com a premissa básica de que o início ou o final do percurso seja no mar.

Em geral, este tipo de transporte é feito somente pelo mar, porém, em países como o Brasil a presença de canais fluviais aumentam o alcance e permitem caminhos alternativos.

Assim como os transportes marítimos internacionais, a cabotagem tem como principal característica a capacidade de carga elevada. Nesse sentido, esta capacidade de carga é traduzida em um preço de frete de até 25% menor em relação ao modal rodoviário segundo o instituto ILOS.

Este frete mais econômico já foi identificado por muito empresários que hoje estão realizando a transição do modal rodoviário para a navegação de cabotagem. Estima-se que o transporte via cabotagem cresce entre 15% a 20% por ano no Brasil.  

História da cabotagem

O nome cabotagem é uma homenagem ao navegador veneziano Sebastião Caboto que no século XVI comandou uma expedição marítima na América do Norte. A expedição partiu da Florida (EUA) até à foz do rio São Lourenço no Canadá, e a estratégia adotada pelo navegador foi realizar o trajeto costeando o litoral, com o objetivo de não perder a terra de vista e encontrar eventuais locais para exploração.  Assim nasceu a Cabotagem!

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Sebastião Caboto

Devido à falta de infraestrutura e transportes terrestres ainda não evoluídos, na década de 30 a cabotagem era o principal meio de transporte de produtos e mercadorias no país. Entretanto, com o desenvolvimento dos transportes e da infraestrutura logística de estradas e ferrovias, a modalidade perdeu espaço tanto para o modal rodoviário quando o modal ferroviário.

Cabotagem no Brasil

O território brasileiro apresenta muitas características favoráveis a navegação de cabotagem. Nesse sentido, a principal delas é a extensa malha costeira do país que chega a aproximadamente 8,5 mil km.

Sem dúvidas que, o fato de 80% da população habitar em até 200km da costa é um outro fator positivo, pois este fato indica que as rotas comerciais estão próximas as áreas de litoral. A presença da atividade industrial ao longo da costa também é um ponto favorável a este tipo de transporte.

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Apesar de todas estas vantagens citadas, a cabotagem ainda representa uma parcela pequena da logística de produtos no Brasil. Considerando toda a matriz de transportes logísticos, a cabotagem brasileira representa aproximadamente 9% do valor total.

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Fonte: Ministério dos Transportes

Com toda certeza, uma característica muito importante a respeito da navegação de cabotagem é a exclusividade de operação por parte de empresas brasileiras. Isso quer dizer que toda navegação de cabotagem realizada em território brasileiro deve ser feita por empresas nacionais. Além disso, de acordo com as leis que regem esse transporte, as embarcações devem ser preferencialmente brasileiras como forma de incentivar a fabricação de navios nacionais.

Em geral, a navegação de cabotagem no Brasil realiza o transporte de commodities, em destaque para os derivados de petróleo. A predominância dos derivados do petróleo é justificada pela proximidade com as áreas de extração. Em contrapartida, o transporte de contêineres vem crescendo a uma taxa de 18,5% ao ano.

Vantagens e desvantagens da cabotagem

Agora que já sabemos o que é a navegação de cabotagem, conhecemos um pouco sua história, assim como sua presença no Brasil, vamos conhecer um pouco as vantagens e desvantagens na utilização deste tipo de transporte.

Vantagens da cabotagem

Segurança

Pelo fato de ser um transporte realizado no mar é um alvo menos suscetível a roubos e desvios de cargas. Este tipo de transporte conta com toda monitoração e controle por parte da marinha brasileira.

Capacidade de carga

Uma das principais características do transporte aquaviário é sua grande capacidade de carga. Sendo assim, as embarcações conseguem transportar uma quantidade de carga muito maior por veículo em comparação aos outros modais (principalmente rodoviário e aeroviário).

Baixo impacto ao meio ambiente

Em comparação ao modal rodoviário (predominante em nosso país) a quantidade de poluentes por peso transportado é muito menor na navegação de cabotagem.

Observação: Como citado, um dos principais produtos transportados são os derivados do petróleo, e dessa forma acidentes envolvendo a embarcação causando derramamento de óleo nas águas podem ter impactos ambientais catastróficos.

Consumo energético eficiente

As embarcações são fabricadas com o objetivo de transportar grandes quantidades de cargas por longas distâncias, sendo assim para tornar o transporte economicamente viável as embarcações possuem um consumo moderado de combustíveis.

Desvantagens da cabotagem

Tempo em trânsito

Devido ao tamanho das embarcações, sua mobilidade lenta e as operações portuárias o tempo em trânsito neste tipo de transporte é maior em comparação ao modal rodoviário. Outra desvantagem associada ao tempo em trânsito é a necessidade da intermodalidade de transportes. Ou seja, para completar o percurso até o destino final é necessário a utilização de outro modal de transporte, em geral o rodoviário.

Limitação de Rotas

Por ser um transporte com característica de navegação costeira, a navegação de cabotagem fica restrita as áreas litorâneas e disposta de portos especializados para operações de carga e descarga.

Custo do combustível

Apesar de serem equipamentos de grande eficiência energética o preço do combustível ainda é o principal custo associado a navegação de cabotagem. Um fato relevante é que para navegações internacionais o bunker (combustível de navios) é isento de imposto, já para a cabotagem não, gerando uma diferença no preço de aproximadamente 10%.

Baixa disponibilidade

Esta desvantagem é associada tanto a quantidade de navios, quanto para terminais portuários. Apesar dos incentivos a utilizações de embarcações nacionais, a quantidade de embarcações ainda é muito pequena, além de serem muito antigas (média de 18 anos de uso). Segundo dados da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) o Brasil tem 235 portos, divididos em públicos e privados, porém grande parte destas instalações não está adaptada para este tipo de atividade.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a cabotagem? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

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FONTE: Simplifica FretesMar sem fimPorto genteANTAQLogística descomplicada, Ilos.

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6 comentários em “Cabotagem”

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