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A logística da MRS

A logística da MRS
CTA Supervisor de logistica NORMAL - A logística da MRS

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos falar sobre a logística da MRS.

A MRS Logística foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A empresa assumiu a concessão dos trechos do transporte ferroviário de cargas da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.

A MRS Logística tem ocupado lugar de destaque no segmento de transporte ferroviário de carga, especialmente em função de seus índices expressivos de produtividade, eficiência energética e confiabilidade dos ativos, o que, do ponto de vista comercial, são traduzidos em custos menores, menor lead time e maior segurança para seus clientes.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico da MRS. Boa leitura! 📰

História da MRS

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A MRS Logística foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A empresa assumiu a concessão dos trechos do transporte ferroviário de cargas da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.

A malha ferroviária sob responsabilidade da MRS conecta os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (região mais desenvolvida do país) com um total de 1.643km. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

A posição estratégica operacional da empresa permite que ela faça a ligação direta entre regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste. Dentre os principais produtos transportados pela empresa estão: minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas e containers.

O controle da empresa é dividido da seguinte forma: 

  • Gerdau – 1,3%;
  • Vale – 10,9%;
  • Usiminas  – 11,1%;
  • Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – 18,6%;
  • CSN Mineração 18,6%;
  • Minerações Brasileiras Reunidas S/A – MBR, 32,9%;
  • Acionistas 6,5% (Empresa listada na bolsa de valores).

A MRS Logística tem ocupado lugar de destaque no segmento de transporte ferroviário de carga, especialmente em função de seus índices expressivos de produtividade, eficiência energética e confiabilidade dos ativos, o que, do ponto de vista comercial, são traduzidos em custos menores, menor lead time e maior segurança para seus clientes.

Desde sua criação, a companhia foi eleita nada menos do que dez vezes a melhor ferrovia de carga do país pela imprensa especializada, em levantamentos que consideram tanto a análise de especialistas quanto o voto direto dos próprios clientes.

A logística da MRS

A MRS atingiu o patamar de ser uma das maiores empresas de logística não só do Brasil como do mundo. Sua estratégia e operação ferroviária foram fundamentais para assumir este patamar. Desse modo, podemos destacar alguns pontos da operação logística da empresa, sendo eles:

🔹 Malha ferroviária e frota – A malha ferroviária sob gestão da MRS tem peso estratégico acentuado para toda a economia nacional. Os 1.643 km de ferrovia sob responsabilidade da empresa estão na área mais desenvolvida de todo o país. Dessa maneira, a empresa estabelece conexão entre regiões produtoras, grandes centros de consumo e cinco dos maiores portos do país (nos municípios de Rio de Janeiro, Itaguaí, Sepetiba e Santos).

A malha ferroviária corresponde a aproximadamente 6% da estrutura nacional e por ela são transportados cerca de um terço de toda carga movimentada pelo modal ferroviário.

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A MRS detém cerca de 16% da frota ferroviária no Brasil, incluindo mais de 18 mil vagões e quase 800 locomotivas. A companhia tem se destacado pela renovação constante e desenvolvimento de novos ativos e pelos níveis de disponibilidade e confiabilidade do material rodante.

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🔹 Segurança operacional– A operação ferroviária deve sempre ser vista como um problema de segurança para as pessoas e sociedade. Isso porque, o processo envolve equipamentos de grande porte, quantidades de cargas elevadas, que juntos tem um potencial de causar grandes acidentes.

A MRS tem conseguido avançar neste grande desafio, graças a investimentos para soluções nas cidades e para a mobilidade das comunidades e um trabalho constante de conscientização e orientação, com foco no combate à imprudência.

🔹 Multimodalidade – Além do transporte de cargas como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas e containers, entre outros, a MRS oferece soluções logísticas mais amplas, incluindo o planejamento e o desenvolvimento de soluções multimodais (que se valem de mais de um meio de transporte), além de serviços ferroviários customizados.

Soluções logísticas completas, ou integradas, exigem a íntima articulação entre os diversos modais, para garantir o máximo de competitividade e pleno atendimento às demandas específicas de cada segmento ou cliente. A MRS desenvolveu e oferece diversas soluções multimodais, inclusive de transporte door to door (porta a porta). Entre as combinações de modalidades de transportes estão:

  • Ferrovia + Cabotagem ou Marítimo Internacional
  • Ferrovia + Outra Ferrovia
  • Ferrovia + Rodovia
  • Ferrovia + Hidrovia

Inovação sob trilhos

Para continuar crescendo e garantindo excelentes resultados investir em tecnologia foi o caminho escolhido pela MRS. Hoje a empresa detém a locomotiva mais poderosa de todo o mundo.

A locomotiva foi criada pela fabricante suíça Stadler para a operação da MRS na Serra do Mar, em São Paulo, conhecida como Cremalheira. Estas locomotivas possuem um sistema adicional de tração e frenagem-motor, provido por um terceiro trilho, no centro da via, e um conjunto de rodas dentadas, que permitem vencer uma inclinação de até 10%, uma rampa considerável quando se trata de trens.

A MRS tem inovado igualmente com relação a sua frota de vagões. Também em São Paulo, com foco no atendimento ao segmento de carga geral, foi desenvolvido o vagão Double-Stack Penta Articulado, que dobra a capacidade de transporte de containers, com relação aos vagões-prancha tradicionais. A companhia também é pioneira no desenvolvimento de vagões de minério de alta capacidade e performance, graças a parcerias com alguns dos principais fabricantes de material ferroviário no Brasil e no mundo.

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Para você profissional de logística que ficou interessado pela empresa e quer fazer parte do time que move a MRS logística, ai vai algumas dicas:

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Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística da MRS? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

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FONTE: MRS, Wikipédia,

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1 comentário em “A logística da MRS”

  1. Pingback: GRUPOANDRÉLUIZDIRETOR_DELIVERY | LOGÍSTICA DE ENTREGAS RÁPIDAS EM BH MOTOBOY

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