Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a EXPEDIÇÃO DE PRODUTOS.
A expedição de produtos é a última atividade do processo de logística de distribuição. A atividade consiste basicamente em enviar aos clientes os produtos adquiridos. Nesse sentido, o grande objetivo da expedição de produtos é fazer cumprir o prazo acordado junto ao cliente, garantindo a as características, funcionalidades e integridade dos produtos.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos aprender o conceito de expedição de produtos, sua importância e aplicação nas empresas. Além disso, vamos entender as principais atividades do processo e saber quais os benefícios que podemos obter. Por fim, vamos revisar o conceito de logística de distribuição. Boa leitura! 📰
A expedição de produtos é a última atividade do processo de logística de distribuição. A atividade consiste basicamente em enviar aos clientes os produtos adquiridos. Nesse sentido, o grande objetivo da expedição de produtos é fazer cumprir o prazo acordado junto ao cliente, garantindo a as características, funcionalidades e integridade dos produtos.
Apesar de parecer simples, a expedição de produtos é uma atividade crítica dentro do processo logístico. Isso porque, para garantir bons resultados é necessária uma completa infraestrutura no ambiente de expedição, equipamentos adequados e equipe qualificada.
Um erro de expedição pode trazer consequências negativas, como: retrabalhos, custos extras e insatisfação dos clientes. Dessa forma, a empresa deve ter total atenção a esta atividade devido seu impacto dentro dos resultados organizacionais.
A expedição de produtos é a última etapa operacional realizada dentro da empresa. Dessa maneira, é uma atividade de grande importância no processo de logística de distribuição pois está diretamente ligada ao nível se serviço ao cliente prestado pela empresa.
Nesse sentido, uma atividade bem executada permite que a equipe operacional identifique possíveis falhas no processo de separação de pedidos. Isso quer dizer que, é na expedição de produtos que a equipe realiza a conferência dos volumes carregados e verifica se existe alguma inconsistência com o pedido do cliente.
Além disso, na verificação da carga é possível identificar defeitos nas embalagens, ou mesmo nos produtos. Identificado alguma não conformidade, é necessário que a equipe tome as ações necessárias de contenção ou correção. Outro ponto de conferência é a condição do veículo. Isso porque, é necessário verificar se o veículo de transporte apresenta condições adequadas para realizar o transporte dos itens garantindo a segurança e qualidade.
Por fim, a atividade deve ser realizada conforme prazos e metas pré-estabelecidos para garantir que os prazos e condições acordadas junto aos clientes sejam cumpridas. Ou seja, um atraso na expedição de produtos pode significar o atraso da entrega e consequentemente a insatisfação dos clientes.
A atividade de expedição de produtos consiste em três etapas, sendo elas:
O picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é um dos processos mais críticos dentro da logística.
Cada empresa adota o seu método de programação e definição de prioridades. Com a lista de materiais, a equipe operacional realiza a movimentação de materiais segregando os pedidos em uma área específica. Importante que o local esteja identificado e próximo a área de carregamento do material.
Além disso, para garantir resultados satisfatórios uma dica é realizar a identificação do material. A identificação física do material auxilia a todas as pessoas envolvidas no processo.
Com o material separado e o transporte já contratado é necessário realizar o carregamento. É importante que a empresa tenha um local específico para o posicionamento do veículo de transporte durante a etapa de carregamento do material.
Nesse sentido, é essencial que a empresa tenha equipamentos de movimentação adequados ao seu processo. Equipamentos de movimentação adequados garantem agilidade, qualidade e segurança na expedição de produtos.
Antes de iniciar a o carregamento do material a equipe responsável pela atividade deve verificar os documentos do transporte e da carga. Durante o carregamento dos volumes é necessário que o profissional responsável pela atividade faça a conferência dos volumes no picking list.
Ao final do carregamento do material, a equipe responsável pela atividade deve fazer uma última verificação. A última verificação é uma das etapas mais importantes. Isso porque, é esta checagem que garante o envio dos produtos corretos aos clientes.
Além de verificar os volumes carregados é necessário avaliar a formação da carga no veículo de transporte. Conferir se a distribuição de peso e dimensionamento foi feito conforme normas e procedimentos vigentes. Ao final do processo é necessário instruir o condutor do veículo a realizar a correta amarração e acondicionamento da carga antes da liberação do veículo.
Estando a carga, o veículo e a documentação em conformidade, a equipe responsável pela atividade faz a liberação do veículo.
Em primeiro lugar, antes de apresentar dicas para melhorar a atividade de expedição de produtos é importante saber que dois itens são vitais: procedimento e equipe qualificada. Nesse sentido, a empresa deve definir uma metodologia padrão para realizar a atividade de expedição e produtos, bem como qualificar a equipe responsável pela atividade.
Além disso, apresentamos a seguir quatro dicas para melhorar a expedição de produtos:
O processamento de pedidos é o conjunto de atividades necessárias para preparar, transmitir, receber, atender e acompanhar os pedidos realizados pelos clientes da empresa. O processamento de pedidos é uma etapa de grande importância dentro do ciclo do pedido, onde suas atividades refletem diretamente no tempo e no custo de todo o processo.
Dessa forma, caso as informações referentes aos pedidos do cliente estejam disponíveis de maneira rápida e confiável, a etapa de separação de pedidos pode ser concluída de forma mais ágil. Nesse sentido, a empresa deve ter um canal eficaz para receber, processar e disponibilizar a informação dos pedidos dos clientes.
O layout de estoque é uma ferramenta logística utilizada para posicionar máquinas, pessoas, matérias-primas e produtos em um determinado espaço. Em outras palavras, o layout de estoque busca o melhor aproveitamento do espaço físico disponível, facilitando o acesso aos produtos.
Um layout de estoque adequado permite que toda movimentação de material, separação de pedidos, localização de produtos possa ser feita de maneira mais ágil. Um ambiente de trabalho adequado torna as atividades mais confiáveis reduzindo o número de falhas do processo.
Quando se fala em recursos adequados ao processo de expedição de produtos podemos abranger a nível de: estruturas de armazenagem, equipamentos de movimentação, instalações físicas e tecnologia.
Para garantir a rápida localização e separação dos itens em estoque é importante que as estruturas de armazenagem estejam em conformidade aos produtos e processos. Nesse sentido, para realizar a movimentação adequada é necessário que os equipamentos de movimentação estejam corretamente dimensionados.
Além disso, é necessária uma área adequada para posicionamento dos veículos de transporte, bem como para separação de pedidos. Por fim, e não menos importante, é necessário utilizar a tecnologia no processo. A tecnologia inserida nos processos logísticos garante um elevado nível de confiabilidade, segurança, agilidade e redução de custos.
A logística de distribuição é uma subdivisão da logística responsável pela distribuição dos produtos. Nesse sentido, a logística de distribuição é o fluxo de tarefas que viabiliza a entrega de mercadorias aos respectivos clientes dentro do prazo estabelecido.
O processo de distribuição dos produtos vai além da movimentação dos produtos através dos veículos de transportes. Isso porque, a distribuição dos produtos contempla todas as atividades relacionadas ao ciclo do pedido, bem como as estratégias canais de distribuição, roteirização de cargas e serviços de monitoramento.
O grande objetivo da logística de distribuição é facilitar os meios de fazer com que o produto chegue até o cliente, cumprindo os prazos estabelecidos, as especificações e ao menor custo possível. Por ser um elo entre a empresa e o cliente, a logística de distribuição impacta diretamente no nível de serviço ao cliente prestado pela empresa.
FONTE: Mecalux, Equipacenter, Fretefy.
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…
Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na…