Avançar para o conteúdo

Frete Rodoviário

transport 4914869 1920 - Frete Rodoviário
CTA Supervisor de logistica NORMAL - Frete Rodoviário

Em primeiro lugar vamos entender o que é o frete rodoviário. O frete rodoviário é o valor cobrado pelo serviço de transporte de produtos, englobando as atividades de coleta, transporte e entrega da carga.

De acordo com Ballou (2006), os transportes representam cerca de 50% dos custos logísticos de uma empresa. Nesse sentido, o principal custo relacionado aos transportes de cargas é o frete rodoviário.

Segundo o portal de infraestrutura do Governo Federal o modal rodoviário representa mais da metade da logística do nosso país. Certamente, esta parcela significativa é devido a grande disponibilidade de veículos em nosso país, além do fato que os municípios se conectam através das rodovias.

Dessa forma, o preço do frete é um item de grande importância, além de ser um item estratégico para sobrevivência e lucratividade das empresas. Isso quer dizer que um valor de frete calculado de forma incorreta pode gerar prejuízos as transportadoras, ou elevar os preços das mercadorias transportadas.

POST INSTAGRAM 19 1 1024x1024 - Frete Rodoviário

Você conhece a tabela de frete da ANTT? Sabe ainda quais são os fatores que influenciam diretamente no valor do frete? Conhece as tarifas e impostos obrigatórios para este tipo de transporte?   Venha descobrir neste artigo as respostas para estas perguntas e muito mais sobre frete rodoviário, além de aprender a como calcular corretamente!

Neste artigo você verá:

  • Tabela de frete rodoviário ANTT;
  • Fatores de influência no preço do frete rodoviário;.

CONHEÇA OS MODAIS DE TRANSPORTES (CONCEITO, TIPOS E CARACTERÍSTICAS)

Tabela de frete ANTT

Em virtude das manifestações dos caminhoneiros em maio de 2018, o Governo Federal instituiu através da Medida Provisória nº 832, de 27 de maio de 2018 a política de preços mínimos para os transportes rodoviários. Posteriormente, em agosto de 2018 a MP foi convertida em Lei nº 13.703/2018. Dessa forma, a lei instituída atribuiu a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a responsabilidade por regular e estabelecer os pisos mínimos do frete rodoviário para todos os tipos de transportes de carga em território nacional.

Como resultado, através deste valor de referência, conhecido como tabela de frete ANTT, nenhuma transportadora ou motorista autônomo pode cobrar um valor menor do que o valor presente na tabela (dado as características semelhantes do transporte). Sendo assim, caso haja descumprimento desta determinação os envolvidos recebem uma penalidade em forma de multa.

O valor de referência foi estabelecido através de estudos realizados pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ, entidade vinculada à Universidade de São Paulo, no qual foi considerado diversos fatores que influência de forma direta e indiretamente no preço do frete para o transporte de mercadorias.

Para acessar a tabela com os valores de frete minimo para o transporte rodoviário, basta acessar o site da ANTT: www.antt.gov.br.

Frete Rodoviário – Fatores de influência

Certamente existem diferentes fatores a serem considerados ao determinar o valor do frete de um transporte rodoviário. Com o objetivo de facilitar o entendimento sobre todos os fatores que podem influenciar no preço do frete, dividimos todos estes fatores em quatro categorias, sendo elas: Rota, Carga, Equipamento/Operações e Tarifas /Impostos.

POST INSTAGRAM 20 1024x1024 - Frete Rodoviário

ROTA

Distância até o destino final – Quanto maior for a distância, maior será o deslocamento do veículo e consequentemente os custos relacionados ao combustível, tempo em trânsito, desgastes do equipamento, etc.

Preço do combustível – O preço do óleo diesel varia bastante em relação a região, além do fato de que periodicamente tem o seu valor ajustado conforme determinação do mercado de petróleo. Dessa forma, o preço do combustível tem um enorme peso e importância na determinação do preço final do frete.

Qualidade da via – A conservação e qualidade das estradas até o destino final deve ser considerada. Isso porque, estradas que apresentam problemas, como buracos e deformações, aumenta o desgaste do equipamento, assim como podem causar acidentes e manutenções corretivas.

Pedágios – Muitas estradas brasileiras são administradas pela iniciativa privada. Sendo assim, estas empresas cobram um valor aos veículos para utilização da estrada.

Prazo de entrega – Todo frete tem um prazo mínimo de entrega estabelecido entre as partes. Nesse sentido, quanto maior a urgência para entrega de uma mercadoria maior será o valor do frete.

CARGA

Tipo de carga – As cargas podem ser divididas como: frigorificas, granel, vivas, especiais (grande porte), secas, liquidas e perigosas. Nesse sentido, para cada tipo de carga é cobrado um valor diferente de frete conforme as especificações de cada uma. Para as cargas perigosas e especiais são cobrados valores de frete maior em relação as demais, devido ao fato da complexidade do transporte.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - Frete Rodoviário

Valor do produto – O valor do produto transportado também influência diretamente no preço do frete. Isso porque, cargas mais valiosas podem ser vistas como alvo para furto e roubos, gerando maior risco no transporte, e consequentemente será cobrado um valor maior do frete.

Classificação da carga – As cargas são classificadas como fechadas ou compartilhadas. A carga fechada é quando todo o produto transportado é destinado apenas a um cliente, ou destino. Por outro lado, a carga fracionada é formada por produtos e mercadorias de diferentes clientes com um destino próximo. Sendo assim a carga fracionada tem um preço menor em relação a carga fechada devido a divisão no valor do frete com diferentes clientes.

Peso / Volume – O peso e/ou volume da carga transportada também deve ser considerado ao estabelecer o valor do frete. Isso porque, cargas pesadas, ou volumosas, necessitam de maior trabalho na operação e movimentação e consequentemente tem um maior preço no frete, além do fato de ocupar mais espaço no veículo.

EQUIPAMENTO/OPERAÇÃO

Manutenção do veículo – Sem dúvida, para garantir o funcionamento dos equipamentos são necessárias manutenções preventivas e corretivas. Logo, todos os custos relacionados as trocas de pneus, lubrificação, troca de componentes mecânicos e ajustes necessários devem ser considerados ao calcular o valor de frete.

Depreciação – A utilização do equipamento e o tempo, propriamente dito, desgasta o equipamento e este acaba sofrendo uma desvalorização. Ou seja, este valor da depreciação do equipamento deve ser considerado no preço do frete, de modo que a transportadora ou motorista não saia no prejuízo.

Seguro – Por se tratar de um transporte extremamente perigoso a opção de um seguro particular para o veículo rodoviário é imprescindível. Por certo, este valor resguarda as transportadoras e motoristas de situações inesperadas e também eleva o valor do frete.

Carga / Descarga – Quando a operação não é feita pelo embarcador e/ou pelo recebedor da mercadoria, também deve ser considerado o preço da mão de obra no frete.

Operações especiais – Para alguns tipos de transportes são necessários operações especiais de apoio. Um exemplo muito conhecido são os batedores e escoltas rodoviárias. Logo, ao contratar este tipo de serviço o preço do frete também é maior.

IMPOSTOS E TARIFAS

TRT – Taxa de Restrição ao Trânsito (TRT) tem o objetivo de cobrir os gastos adicionais que as transportadoras têm ao atuar em cidades que determinaram uma restrição quanto à circulação de veículos de carga.

GRIS – A Taxa de Gerenciamento de Riscos (GRIS) é uma taxa cobrada no valor da nota fiscal, em forma de percentual. Ela existe com o objetivo de cobrir os custos ligados ao combate contra roubo de cargas durante o transporte.

AD VALOREN – O Ad Valorem (ou Frete Valor) é uma taxa cobrada dentro da tabela de fretes que representa o custo do seguro da carga. Seu cálculo é feito através da porcentagem da mercadoria sobre o valor da Nota Fiscal da carga transportada agregada ao custo de frete.

ICMS – ICMS é a sigla que corresponde a Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Entretanto, o percentual varia de acordo com a origem e o destino, assim com o preço do produto e mercadorias transportados.

As transportadoras e motoristas devem considerar todos estes fatores ao realizar o calculo do frete a ser cobrado para um determinado transporte. Isso porque, ao negligenciar algum fator aplicável a um determinado tipo de transporte, empresas ou motoristas podem gerar custos futuros e consequentemente prejuízos financeiros. Vale lembrar que o valor calculado não pode ser menor do que o valor presente na tabela de frete ANTT.

Enfim, ficou entendido o que é o frete rodoviário e os fatores que influenciam no seu preço? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

Fique conosco! Em movimento…

FONTES: Guia do TRC, Patrus, FreteFy, ANTT, Intelipost, Activecorp, Ballou (2006).

CTA Assistente de logistica NORMAL - Frete Rodoviário

1 comentário em “Frete Rodoviário”

  1. Pingback: Custos do transporte rodoviário – Descubra todos aqui! – SAC Logística

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram