Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o FRETE!
Frete é o valor cobrado pelo transporte de cargas, produtos e pessoas de um ponto de origem até um ponto de destino. Neste processo, o transportador é o responsável pelo meio de transporte (rodoviário, aquaviário, ferroviário ou aéreo) e o embarcador é o responsável pela carga. O cálculo do preço do frete leva em consideração diversas variáveis, como por exemplo: tipo de carga, meio de transporte, distância, requisitos legais aplicáveis, etc..
Em primeiro lugar, vamos aprender o conceito do frete e sua influência na logística de transportes. Além disso, vamos conhecer os diferentes tipos de frete e quais fatores incidem em seu calculo. Por fim, vamos fazer uma revisão sobre o conceito de logística de transportes. Boa leitura 📰
De maneira simples, frete é o valor cobrado pelo transporte de cargas, produtos e pessoas de um ponto de origem até um ponto de destino. Neste processo, o transportador é o responsável pelo meio de transporte (rodoviário, aquaviário, ferroviário ou aéreo) e o embarcador é o responsável pela carga. O cálculo do preço do frete leva em consideração diversas variáveis, como por exemplo: tipo de carga, meio de transporte, distância, requisitos legais aplicáveis etc.
O grande objetivo do cálculo do frete é alcançar um valor justo para a prestação do serviço de transporte. Nesse sentido, o embarcador deve fazer uma avaliação criteriosa dos transportadores disponíveis pois uma escolha feita levando em consideração somente o preço pode significar perdas significativas em relação aos produtos transportados.
De acordo com Ballou (2006), os transportes representam mais de 50% de todo os custos logísticos de uma empresa. E se tratando de custos de transporte o frete se apresenta em uma parcela considerável do valor total. Isso quer dizer que, um valor de frete calculado de forma incorreta pode gerar prejuízos aos transportadores, ou mesmo elevar os preços das mercadorias transportadas.
Observação: O modal dutoviário não é inserido no contexto de frete devido ao fato de que, em geral, o transportador e o embarcador deste meio de transporte é a mesma pessoa ou empresa.
Quanto ao responsável pelo pegamento o frete se divide em duas categorias, sendo elas: Frete CIF e Frete FOB
O frete CIF vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Aqui, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor. O comprador receberá a mercadoria no endereço escolhido, sem precisar se preocupar com nada.
Com relação aos custos, o produto geralmente já é ofertado para o cliente com o valor de frete incluso no valor total. Nesse caso, ele não vem discriminado na nota fiscal.
O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”, quando traduzido literalmente. Nesse tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.
Do ponto de vista do vendedor, essa é uma boa alternativa, já que a sua responsabilidade termina assim que ocorre a expedição dos produtos. Outra característica do frete FOB é que o custo pelo transporte não está embutido no valor cobrado pela mercadoria.
Além disso, o frete também pode ser classificado quanto a ocupação do veículo, sendo elas: Frete LTL e Frete FTL.
LTL e FTL são siglas que vêm do inglês. LTL corresponde a Less than Truckload, ou seja, o frete não ocupa a capacidade total do veículo. Enquanto isso, FTL corresponde a Full Truckload, ou seja, o frete ocupa a capacidade total do veículo.
O frete LTL, conhecido como carga fracionada ou consolidada, é aquele em que o volume da carga é inferior à capacidade total do transporte. Dessa maneira, a transportadora busca agrupar diferentes cargas fracionadas para aproveitar ao máximo a capacidade disponível do veículo.
O transporte FTL é aquele em que o volume da carga é suficiente para ocupar, sozinha, a capacidade total do transporte.
Porém, essa não é a única possibilidade para o transporte FTL. Isso porque, mesmo se o volume da carga for inferior à capacidade total do veículo, ainda é possível optar por essa modalidade, contratando um transporte dedicado. Dessa forma, ela não precisa dividir espaço com a carga de nenhum outro embarcador.
Frete marítimo é o valor cobrado pelo transporte de cargas de um ponto de origem até um ponto de destino via modal aquaviário. O modal aquaviário, ou modal hidroviário, consiste nos transportes realizado sobre a água. O transporte aquático tem três diferentes classificações, sendo elas:
Esse é o meio de transporte de mercadorias mais utilizado no mundo, graças à facilidade logística e à capacidade de transportar diversos tipos de produtos. O modal aquaviário é hoje responsável por aproximadamente 99% de toda carga transportada na logística internacional. O baixo custo, segurança e elevada capacidade de carga são os principais elementos que fazem com que este meio de transporte seja muito importante para a logística.
O transporte de mercadorias por meio marítimo é padronizado no mundo inteiro, e é feito em containers. O cálculo do frete marítimo é feito pela empresa transportadora, e varia de acordo com as características e necessidades do produto.
Frete rodoviário é o valor cobrado pelo transporte de cargas de um ponto de origem até um ponto de destino via modal rodoviário. O modal rodoviário é o transporte através de ruas, estradas e rodovias, podendo ser pavimentadas ou não, onde se utiliza os automóveis, os ônibus e os caminhões para a locomoção de produtos e pessoas.
O transporte rodoviário é hoje responsável pela movimentação de mais da metade de todas as cargas no Brasil. Um dos principais motivos para sua grande utilização seja a grande disponibilidade de empresas e motoristas autônomos prestando o serviço de transporte. Sem dúvidas que o modal tem enorme peso para economia e abastecimento do país, fato comprovado na greve dos caminhoneiros no ano de 2018.
Em virtude das manifestações dos caminhoneiros em maio de 2018, o Governo Federal instituiu através da Medida Provisória nº 832, de 27 de maio de 2018 a política de preços mínimos para os transportes rodoviários. Posteriormente, em agosto de 2018 a MP foi convertida em Lei nº 13.703/2018. Dessa forma, a lei instituída atribuiu a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a responsabilidade por regular e estabelecer os pisos mínimos do frete rodoviário para todos os tipos de transportes de carga em território nacional.
Como resultado, através deste valor de referência, conhecido como tabela de frete ANTT, nenhuma transportadora ou motorista autônomo pode cobrar um valor menor do que o valor presente na tabela (dado as características semelhantes do transporte). Sendo assim, caso haja descumprimento desta determinação os envolvidos recebem uma penalidade em forma de multa.
Frete ferroviário é o valor cobrado pelo transporte de cargas de um ponto de origem até um ponto de destino via modal ferroviário. O modal ferroviário é o transporte realizado sobre as linhas férreas. Trata-se de um transporte muito utilizado para movimentação de cargas de baixo valor agregado, assim como no transporte de pessoas. Os exemplos mais comuns desta modalidade de transporte são os trens, metrô e trens urbanos.
Devido a sua alta capacidade de carga o modal ferroviário é um meio de transporte barato. Claro que não podemos esquecer as suas imitações quando ao tipo de carga e disponibilidade de linhas férreas.
Talvez a baixa disponibilidade seja um efeito de outro problema do modal ferroviário, o custo de implantação e manutenção do transporte. Isso porque, segundo dados do governo federal, o preço de 1km de ferrovia gira em torno de R$ 6 milhões. Os projetos de implantação de linhas férreas que ligam dois pontos distantes, em geral superam a casa dos bilhões de reais.
Outro fator que pesa bastante no bolso é o preço das manutenções. Em geral, tais atividades não são constantes no modal ferroviário, mas quando necessárias também representam um gasto considerável. Uma justificativa é a baixa oferta de componentes sobressalentes, sendo necessário que as industriais e empresas do ramo façam pedidos por encomenda e não em escala industrial.
O cálculo do frete ferroviário é feito pela empresa transportadora, e varia de acordo com as características e necessidades do produto, bem como a disponibilidade.
Frete aéreo é o valor cobrado pelo transporte de cargas de um ponto de origem até um ponto de destino via modal aéreo. O modal aéreo consiste no transporte de pessoas ou mercadorias através de aeronaves (tráfego aéreo) utilizando o ar como o meio de locomoção. O transporte aéreo é classificado como full pax quando só há transporte de passageiros, full cargo quando o transporte é somente de cargas e combi quando há transporte de cargas e de passageiros.
O modal aéreo utiliza de aviões, helicópteros e até mesmo drones. Em geral, o modal aéreo é utilizado para o transporte de cargas de alto valor agregado, urgentes ou que sejam extremamente perecíveis.
O modal aéreo tem um elevado custo no transporte. Um dos principais fatores está relacionado ao preço do combustível. O preço do querosene de aviação (QAV) vem crescendo bastante ao longo dos últimos anos, reflexo do alto valor de imposto que incide sobre os combustíveis. Estima-se que de todo o custo para o transporte aéreo 35% é referente aos impostos. Além disso, o preço de aquisição e manutenção de uma aeronave é outro fator que faz com que os preços deste tipo de transporte sejam altos.
O cálculo do frete aéreo é feito pela empresa transportadora, e varia de acordo com as características e necessidades do produto, bem como a disponibilidade.
Em primeiro lugar, temos de saber que não existe um valor padrão para definir o valor do frete, bem como uma metodologia para realizar o cálculo. Nesse sentido, o cálculo do frete fica sob responsabilidade da empresa responsável por realizar a prestação de serviço de transporte.
Contudo, existem alguns fatores que influenciam de forma significativa nos custos relacionado ao transporte de cargas, tais como:
O chamado frete peso é basicamente uma relação entre o peso bruto e o peso cubado (volume ocupado) do objeto. Nesse sentido, a transportadora compara o peso total do produto com o peso cubado, escolhendo o valor maior entre os dois para definir o frete.
O frete valor (Ad Valorem) leva em consideração o preço do produto indicado na NF-e. Nesse caso, a transportadora considera o valor do seguro para precificar o frete, já que produtos mais valiosos têm custos mais altos.
A distância percorrida em quilômetros é uma variável básica do cálculo de fretes em qualquer empresa. Dessa maneira, quanto maior for a distância do trajeto, mais caro será o valor da entrega.
Em alguns casos, o transportador também leva em conta a facilidade de acesso ao destinatário para formar o preço do frete. Por exemplo, em áreas mais perigosas e com vias restritas, o valor tende a ser mais alto quando comparado a uma área de fácil acesso.
Quanto ao modal de transporte o embarcador poderá escolher entre:
Além dos fatores apresentados, o transportador também pode levar as seguintes taxas em consideração no cálculo do frete:
A logística de transporte é uma subdivisão da logística responsável pelos transportes de produtos. Em outras palavras, é a área responsável por encontrar a melhor opção de transporte considerando aspectos como: segurança, agilidade e custo.
Trata-se de uma área de grande importância dentro da gestão de uma empresa. Isso porque, os transportes caracterizam a última etapa do fluxo dos produtos até o cliente. Desse modo, a logística de transportes é um elemento chave no serviço ao cliente prestado pela empresa.
Além disso, os custos relacionados aos transportes equivalem a cerca de 60% de todos os custos logísticos de uma empresa. Logo, as empresas buscam por técnicas, ferramentas e métodos que permitem eliminar possíveis riscos inerentes ao uso dos seus ativos (veículos em geral), além de aumentar a qualidade do serviço, a produtividade e a efetividades de suas operações.
Para uma operação mais eficiente as empresas investem constantemente em tecnologia da informação. Nesse sentido o objetivo é melhorar tanto o planejamento logístico quanto o controle das operações, oferecendo ao cliente a solução de transporte mais ágil e ao menor custo.
FONTE: Supporte logística, Brasil Ferroviário, Wikipédia, Nuvemshop, Remessa Online.
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