Olá logístico! Seja muito bem-vindo ao nosso portal de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre os indicadores de desempenho logístico.
O indicador de desempenho é uma ferramenta de gestão que uma empresa utiliza para acompanhar se os resultados estão de acordo com os planos e metas estabelecidos.
Esta ferramenta é de grande importância quando estamos tratando da gestão do processo logístico. Isso porque, alcançar o sucesso na área da logística requer um processo cada vez mais ágil, garantindo a máxima qualidade e segurança dos produtos.
Como vamos ver a seguir a gestão por indicadores de desempenho pode ser o caminho para atingir este patamar.
O que são os indicadores de desempenho?
O indicador de desempenho é uma ferramenta de gestão que uma empresa utiliza para acompanhar se os resultados dos processos estão de acordo com os planos e metas estabelecidos. Em outras palavras, são métricas utilizadas pela empresa que indicam se a situação é boa, regular ou ruim.
Os indicadores de desempenho são também chamados de KPI’s que é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, ou em sua tradução, indicadores chave de desempenho.
Quando acompanhamos os resultados alcançados dois caminhos podem ser tomados: ação corretiva ou ação de padronização.
A ação corretiva é tomada quando os resultados não estão de acordo com o plano, e dessa forma é necessário agir de modo a corrigir as falhas identificadas no processo. Em contrapartida, as ações de padronização são tomadas quando os resultados estão de acordo com o previsto. Logo, quando os resultados estão satisfatórios o processo é considerado um padrão a ser seguido.
Uma das principais referências em gestão no Brasil, Vicente Falconi diz que: “Só ganha o jogo quem acompanha o placar”. Ou seja, para que tenhamos sucesso em nossas ações temos de estabelecer métricas e acompanhá-las ao longo da execução, e os indicadores de desempenho é a ferramenta ideal para este fim.
Tipos de indicadores de desempenho
Entendendo o que é um indicador de desempenho, vamos agora apresentar suas diferentes categorias.
Os indicadores de desempenho são divididos em quatro tipos, sendo eles:
Indicadores de produtividade
Relacionam-se à produtividade de cada colaborador, por hora trabalhada e por hora/máquina. Ou seja, correspondem ao uso dos recursos da empresa a partir da avaliação das entregas.
Exemplo: Expedição de produtos / dia.
Indicadores de qualidade
Estão relacionados a qualquer desvio ou não-conformidade ocorrida durante um processo produtivo. Devem estar sempre juntos aos índices de produtividade.
Exemplo: Erros de expedição / mês.
Indicadores de capacidade
Mensuram a capacidade de resposta de um processo. Um exemplo é a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período.
Exemplo: Embalagens / máquina.
Indicadores estratégicos
Com eles, é possível descobrir onde está a empresa em relação aos objetivos que foram estabelecidos. Indicam o caminho e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa em detrimento ao que deveria ser.
Exemplo: Avaliação dos clientes.
Indicadores logísticos de desempenho
Agora que sabemos o que são os indicadores e suas diferentes classificações vamos entender como eles se relacionam com o processo logístico.
Os indicadores de desempenho são de grande importância quando estamos tratando da gestão do processo logístico. Isso porque, alcançar o sucesso na área da logística requer um processo cada vez mais ágil, garantindo a máxima qualidade e segurança dos produtos.
Desse modo, medir e acompanhar os processos logísticos pode ser o caminho para obter sucesso na área.
A seguir listamos os sete principais indicadores de desempenho logístico:
Entrega no prazo (On-Time Delivery)
Esse indicador mede a quantidade de pedidos entregues dentro do prazo estabelecido. Todo pedido tem uma data para ser entregue, se foi entregue dentro do prazo acordado com o cliente é considerado entrega dentro do prazo, caso contrário é dado como atraso.
CÁLCULO DO INDICADOR:
Entregas no prazo (%) = (total de entregas no prazo ÷ total de entregas) x 100
OTIF (On Time In Full)
O OTIF, ou “on time, in full”, que traduzido significa “No tempo, por completo”, é um indicador de desempenho logístico que mede o desempenho das entregas dos produtos. Em outras palavras, o OTIF mede a satisfação do cliente em relação a sua experiência com a empresa. Através dos resultados do indicador OTIF é possível saber se a empresa está entregando os produtos dentro do prazo e com as especificações corretas.
O indicador mede duas variáveis relacionados as entregas dos produtos, sendo elas: o prazo e as especificações.
🔹 On time (prazo) – está ligado ao prazo (data e horário) e ao local que foram acordados com o cliente previamente.
🔹 In Full (especificações) – os produtos devem ser entregues dentro das especificações acordadas com os clientes no momento da compra (dimensões, quantidades, qualidade, integridade etc.).
O indicador de desempenho OTIF é obtido através de cálculos matemáticos relacionados aos processos logísticos. Como visto anteriormente, o indicador é dividido em duas variáveis e devemos considerar cada uma de forma separada.
🔹 On time – Mede o êxito da empresa em relação aos prazos. Caso a empresa realize 92% das entregas dentro do prazo, o resultado referente a esta variável é de 0,92.
🔹 In Full – Mede o êxito da empresa em relação a qualidade (especificações) das entregas. Caso a empresa realize 97% das entregas dentro das especificações, o resultado referente a esta variável é de 0,97.
Dessa forma, para calcular o valor do OTIF basta realizar a multiplicação conforme a fórmula abaixo:
OTIF = On time x In Full
OTIF = 0,92 x 0,97 = 0,89 ou 89%
Dado que cada empresa tem sua característica específica, cabe ao profissional de logística definir uma meta a ser alcançada. Vale lembrar que a meta definida para o OTIF deve ser desafiadora e possível de ser alcançada.
Tempo do ciclo do pedido (Order Cycle Time – OCT)
O ciclo do pedido é composto por todas as atividades necessárias para que ocorra o fluxo de produtos do fornecedor até os clientes. Nesse sentido, cada uma destas atividades deve ser executada com precisão e organização para garantir a satisfação dos clientes. O OCT é o indicador que mede o processo considerando quando o pedido foi feito até a entrega do pedido ao destino.
CÁLCULO DO INDICADOR:
OCT = (data da entrega – data do pedido) ÷ Total de entregas
Devoluções
Este indicador de desempenho compara a quantidade de produtos que estão sendo devolvidos em relação a quantidade de produtos distribuídos. Vale lembrar que quanto maior for o número de devoluções maior também será o nível de insatisfação dos clientes.
CÁLCULO DO INDICADOR:
Devoluções (%) = (número de pedidos devolvidos ÷ número de entregas realizadas) x 100
Tempo de permanência de veículos (TPV)
O TPV é utilizado para saber quanto tempo é gasto para realizar o carregamento ou descarregamento da carga em um veículo. O tempo de permanência pode ser dividido em tempo de carregamento (atividade em que agrega valor) e tempo de espera (aguardando os tramites burocráticos).
CÁLCULO DO INDICADOR:
TPV = Média dos tempos de permanência.
Erros de Expedição
O erro de expedição é uma falha logística relacionada as entregas de produtos aos clientes. As falhas relacionadas a expedição de produtos podem ser caracterizadas pelo envio de: um produto incorreto, características dos produtos incorretas ou mesmo mercadorias danificadas. Esta falha logística está diretamente ligada a qualidade do serviço prestado pela empresa, e reflete diretamente na sua imagem frente ao mercado.
O indicador de erros de expedição faz uma contagem dos erros registrados via reclamação dos clientes.
Acuracidade de estoque
A acuracidade de estoque que representa no nível de confiabilidade entre as informações do estoque contidas em um sistema e o estoque físico. Em outras palavras, é a relação matemática de equivalência entre os valores de sistema e os valores do inventário de estoque. É um dos principais indicadores logísticos de desempenho que está diretamente ligado a uma operação ágil, correta e de qualidade.
Na prática, a acuracidade de estoque significa que quando o operador logístico for para o local do registro, a peça estará lá, no local exato, na quantidade registrada por lote ou número de série e rotulada corretamente. Contudo, quando a informação contida no sistema não confere com o estoque físico, dizemos que o inventário não é confiável ou não tem acuracidade.
O cálculo da acuracidade de estoque é bem simples, basta aplicar a fórmula matemática abaixo:
Acuracidade (%) = quantidade de itens com saldo correto / quantidade de itens verificados x 100
Onde:
- Quantidade de itens com saldo correto = Valor total de produtos identificados no estoque físico em conformidade com o sistema;
- Quantidade de itens verificados = Valor total de produtos obtidos no inventário geral de estoque.
Resultados:
- = 100% – Significa que o estoque de produtos no físico é totalmente confiável aos valores do sistema de gestão de estoque.
- < 100% – Significa que o estoque físico e sistêmico necessita de ajustes. Este ajuste pode ser consequência da falta ou sobra de produtos no estoque físico em relação ao estoque no sistema. Para cada divergência identificada é necessário abrir uma análise interna de falha para identificar fragilidades na operação da empresa.
Para tornar o processo ainda mais confiável por vezes as empresas adotam o saldo correto como sendo um valor relacionado não somente a quantidade de produtos e sim a combinação de valores como: posição no estoque, características, identificação, embalagem etc.
Benefícios dos indicadores de desempenho logístico
Como sabemos os indicadores de desempenho são informações estratégicas que mostram aos gestores se os processos estão em conformidade, ou não, com os objetivos da empresa.
Mas vale lembrar que: para que um sistema de gestão via indicadores de desempenho tenha resultados positivos os valores exibidos devem ser verdadeiros e coletados de uma fonte confiável.
A seguir vamos apresentar os três principais benefícios que podemos obter a partir de uma gestão por indicadores de desempenho:
Gestão mais eficiente
O primeiro benefício do uso de indicadores de desempenho é tornar a gestão da empresa mais eficiente. Isso porque, ao acompanhar o desempenho dos processos em tempo real permite aos gestores agir de forma rápida e sempre alinhar os resultados com os objetivos da organização.
Motivação profissional
A medição dos resultados permite aos funcionários acompanhar o seu desempenho. Dessa forma, os próprios funcionários vão procurar maneiras de alcançar os melhores resultados.
Quando associamos um resultado a uma ação, ou mesmo um processo, aumenta o senso de responsabilidade e de importância por parte dos funcionários, tornando-os mais motivados e engajados na realização de suas atividades.
Satisfação dos clientes
Com toda a certeza, quando a gestão da empresa se torna mais eficiente e os funcionários mais motivados os clientes vão perceber a diferença nos produtos e serviços. Além disso, quando medimos níveis de satisfação podemos também agir de forma a sempre procurar atender os desejos e vontades de nossos clientes.
O que é logística empresarial?
Logística empresarial é definida como a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.
A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos.
Uma das principais referências em logística, Ronald Ballou, apresenta o conceito de logística empresarial como os processos necessários para colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa.
A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. O valor da logística é manifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.
Bônus: indicadores de desempenho logístico em Excel
Para quem ficou conosco até aqui aí vai um presente do SAC Logística! Disponível grátis para download uma planilha em Excel com os indicadores de desempenho logístico.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre os indicadores de desempenho logístico? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
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FONTE: Falconi, Runrun It Blog, Endeavor, Siteware, Bee Start, Gestão de Clientes.
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olá caro colega muito obrigado pelo ensino sobre indicadores logísticos serão de enorme valia.
Que bom que você gostou!! Caso tenha alguma indicação de conteúdo estamos aqui para lhe ajudar!
Um abraço!
Amei o ensino. Pude adquirir mais conhecimentos sobre a gestão.
Excelente explicação e mais resumida possível
Muito obrigado pelo feedback! Abraços
Obrigado pelo conteúdo, com certeza vai me ajudar muito!
que bom que você gostou!
Como criar esses indicadores ?
Primeiro passo é começar a medir os processos. A partir das métricas (resultados) é possível estabelecer ações para alcançar números cada vez melhores.
Quais os Principais indicadores da Logística? alguma refêrencia?
Aguarde que em breve teremos um artigo com os principais, separados por segmento da área. Mas podemos adiantar alguns:
Transporte – Lead time / Transit time / Ocupação do veículo / On time delivery
Armazenagem – Nível de estoque / Acuracidade /
Distribuição – Volume expedição / Quantidade de veículos carregados/descarregados