Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre o Lead time.
“O que não é medido não é gerenciado”, assim afirmou William Edwards Deming um dos principais gurus da qualidade. Medir e gerenciar certamente esta é a função do indicador de desempenho logístico lead time . Sem dúvidas que, no setor de logística é muito importante cumprir prazos e realizar as entregas dos produtos corretamente, com agilidade, qualidade e segurança. Nesse sentido, para alcançar esse resultado uma estratégia muito eficaz é adotar o lead time no processo logístico da empresa.
Neste artigo, vamos conhecer o significado de lead time, entender a importância deste indicador, como calcular e estratégias para diminuí-lo. Boa leitura! 📰
O que é o lead time?
O lead time, que significa “tempo de espera”, é o tempo decorrido desde o momento em que um cliente faz um pedido até o recebimento do produto. Ou seja, trata-se basicamente do tempo total que é gasto em um processo de compra, que inicia na solicitação do consumidor e finaliza no momento em que ocorre a entrega do produto.
Na maioria das vezes o cliente enxerga apenas o pedido e o recebimento do produto, enquanto a empresa precisa medir e controlar o tempo de diversos processos durante todo o ciclo do pedido.
É importante deixar claro que cada uma destas etapas tem um tempo para ocorrer, sendo que há uma variação entre uma e outra, que depende do perfil da empresa e de seus processos organizacionais.
Assim, é essencial ter em mente que o processo de lead time precisa ser bem administrado, pois, caso o contrário, a empresa não tiver um nível de serviço ao cliente satisfatório. Atrasos na entrega, falta de produto em estoque, baixa qualidade de produtos, elevado nível de defeitos e má prestação de serviço são alguns dos resultados que podem ser alcançados caso o lead time não seja tratado como prioridade.
O conceito de lead time tem uma grande abrangência sendo aplicado a diversos processos. Entretanto, em nosso artigo vamos tratar apenas da sua aplicação na logística e distribuição de produtos.
Qual a importância do lead time?
A grande importância do indicador lead time é sua relação direta com o nível de serviço prestado pela empresa aos seus clientes. Atualmente, o preço de um produto deixou de ser o fator decisivo na escolha dos clientes entre as empresas. Por vezes, os clientes optam em pagar um valor maior por determinado produto dado uma série de benefícios que ele vai obter em fazer negócio com determinada empresa.
Jeff Bezos (CEO e fundador da Amazon) em uma de suas cartas aos acionistas deixou claro a importância do serviço ao cliente: “Os clientes são leais a nós – só até o momento em que outra empresa oferecer um serviço melhor.” O desenvolvimento e a globalização tornaram a oferta de produtos muito maior do que antigamente, e hoje a sobrevivência no mercado é pautada em como a empresa se relaciona com os seus clientes.
Desse modo, as novas formas de fazer comércio aliada as novas tecnologias, fazem com que os clientes queiram uma resposta mais rápida e padronizada por parte das empresas. E o lead time tem um papel fundamental para garantir a agilidade necessária ao processo logístico.
Medir cada etapa do processo logístico e entender como cada uma pode ser otimizada é uma excelente estratégia para diminuir o lead time da empresa. Através das medições do indicador é possível determinar os melhores parceiros (fornecedores) para o negócio da empresa.
Para garantir essa resposta rápida, uma estratégia é fazer toda a gestão para que o lead time do pedido seja cada vez menor, não deixando afetar os níveis de qualidade, produção e segurança. Um bom lead time também indica ao profissional de logística como está o nível de produtividade da sua empresa. O que, é claro, se traduz em maior competitividade no setor.
Como calcular o lead time?
Basicamente, o cálculo do lead time é feita através da subtração da data de entrega do produto com a data do pedido. Apesar de parecer simples é extremamente necessário fazer uma divisão dos tempos de cada processo. Isso porque, através da fragmentação de todo o processo do ciclo do pedido é possível visualizar oportunidades de melhorias e gargalos da operação da empresa.
Conforme vimos, o lead time pode ser dividido em três elementos, sendo eles: pedido, preparação e distribuição.
🔹 Elemento 1: Pedido – O primeiro elemento do ciclo do pedido é referente a entrada de pedidos. Cada empresa utiliza uma forma diferente para que o cliente possa realizar seus pedidos, seja por meio do atendimento em loja, contato direto com o vendedor, internet etc. Seja qual for o método que a empresa utiliza, ele deve garantir o entendimento quanto as necessidades do cliente e ser o mais rápido possível.
🔹 Elemento 2: Preparação – Após a confirmação do pedido por parte do cliente, é realizado o processamento do pedido. Em geral, em um primeiro momento é feito uma análise no estoque para verificar se os itens solicitados estão à disposição. Estando os itens em estoque seguimos para etapa de separação e preparação para o transporte. Caso contrário, é necessário fabricar o item ou mesmo entrar em contato com um fornecedor.
A disponibilidade de estoques reflete significativamente no tempo total do ciclo do pedido. Isso porque, caso não tenha os itens solicitados pelos clientes em estoque será necessário um gasto de tempo e recursos maiores para atender à necessidade.
🔹 Elemento 3: Distribuição – Primeiramente, é necessário realizar a programação do transporte. Esta programação deve contemplar o tipo de modal que será utilizado, tipo de veículo, tipo de carga, roteirização, operação de carga e descarga etc. Em sequência, é feito a expedição dos produtos.
É muito importante acompanhar de perto o transporte dos produtos, com o objetivo de verificar se a programação foi efetiva, assim como corrigir eventuais desvios de operação.
Como reduzir o lead time?
Para diminuir o lead time garantindo elevados níveis de qualidade e segurança das operações, separamos cinco estratégias para ser aplicadas:
- Planejamento logístico – Sem dúvidas o primeiro passo a ser dado para otimizar o lead time é através do Planejamento logístico. O planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Por isso, o planejamento é parte fundamental para garantir que as operações e a tomada de decisões sejam mais eficientes, ágeis e correta.
- Gestão de estoque – Toda empresa de logística, seja qual for a área de atuação precisa de gestão de estoque para ter sucesso. Vale lembrar que, a disponibilidade de estoques reflete significativamente no tempo total do ciclo do pedido, e consequentemente no lead time. Isso porque, caso não tenha os itens solicitados pelos clientes em estoque será necessário um gasto de tempo e recursos maiores para atender à necessidade.
- Defina o canal de distribuição – Os canais de distribuição são os meios utilizados por uma empresa para fazer com que o seu produto chegue ao seu cliente. O grande objetivo de um canal de distribuição é fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.
Indicadores de desempenho logístico
O indicador de desempenho é uma ferramenta de gestão que uma empresa utiliza para acompanhar se os resultados dos processos estão de acordo com os planos e metas estabelecidos. Em outras palavras, são métricas utilizadas pela empresa que indicam se a situação é boa, regular ou ruim.
Os indicadores de desempenho são também chamados de KPI’s que é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, ou em sua tradução, indicadores chave de desempenho.
Os indicadores de desempenho são de grande importância para a gestão do processo logístico. Isso porque, o sucesso da logística é traduzido na forma de processos mais ágeis, seguros, produtivos e que garante a máxima qualidade dos serviços e produtos. Desse modo, medir e acompanhar os processos logísticos é o caminho para obter sucesso na área.
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FONTE: Nomus, IBC coaching, Conteflex, Sankhya, Mecalux.
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