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Liderança

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Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a LIDERANÇA!

Liderança é a habilidade (inata ou adquirida) de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos em comum. Em outras palavras, é a condução de profissionais para que contribuam de forma genuína e com entusiasmo a alcançar resultados organizacionais positivos.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o que é a liderança e sua importância para as empresas. Além disso, vamos conhecer as habilidades e características de um líder, os tipos de liderança e suas atribuições. Por fim, vamos aprender a como desenvolver a liderança. Boa leitura! 📰

O que é liderança?

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Liderança é a habilidade (inata ou adquirida) de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos em comum. Em outras palavras, é a condução de profissionais para que contribuam de forma genuína e com entusiasmo a alcançar resultados organizacionais positivos.

Ser líder é diferente de um cargo, ou mesmo um status dentro do organograma da empresa. O líder está diretamente relacionado a comportamento, postura e ações. Um líder deve ter uma preocupação direta com os seus liderados e consigo próprio. Dessa maneira, ele deve buscar meios e formas de tornar a si próprio, seus liderados e o ambiente melhor a cada dia (melhoria contínua).

O conceito da liderança tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente em um cenário no qual a saúde mental dos funcionários é prioridade. Nesse sentido, um bom líder atinge os objetivos de uma forma leve e eficaz, sem comprometer a saúde mental daqueles que trabalham ao seu lado.

O famoso autor John Calvin Maxwell, que escreveu mais de 60 livros, sendo que a maioria deles sobre liderança, descreve-a da seguinte forma:  

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra” . 

Qual a diferença entre um líder e um chefe?

Em primeiro lugar, nem sempre a liderança está associada a cargos de chefia. Isso porque, muitos líderes estão inseridos entre os colaboradores e são pessoas respeitadas pelos demais colegas pela postura que adotam na empresa. Nesse sentido, ser um líder está atrelado à forma com que você se posiciona perante as demais pessoas e não ao cargo que você ocupa.

As características de um líder e um chefe são completamente distintas, já que um pensa na coletividade e outro na autoridade. Em geral, o chefe é aquele profissional responsável por uma atividade, ou resultado, e para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

De maneira inversa, o líder assume a responsabilidade pelas atividades e resultados de sua equipe. O líder não manda, inspira. Ele não exerce coação, incentiva a colaboração. Ele direciona a equipe para que juntos possam executar e obter os resultados

Qual a importância da liderança na gestão de pessoas?

Em primeiro lugar, temos de entender o que é a gestão de equipe. A gestão de equipe consiste em uma série de boas práticas voltadas para alcançar a melhor performance dos funcionários. Nesse sentido, o gestor de equipe é aquele profissional responsável diretamente pelo resultado de um time de funcionários.

Para que os funcionários alcancem os melhores resultados o gestor de equipe deve promover um ambiente de trabalho onde prevaleça o respeito, harmonia, transparência, clareza e objetividade. Em outras palavras, é necessário garantir o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

E como o conceito de liderança pode auxiliar os gestores de equipe no alcance de resultados? Um gestor de equipe que também é um líder tem uma maior facilidade para criar o ambiente de trabalho favorável ao alcance de resultados.

O líder é o profissional que tem a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos em comum. Dessa maneira, o líder consegue direcionar as ações de seus liderados conciliando os interesses da empresa e do profissional em um resultado mútuo.

É função do gestor (líder) definir responsabilidades, posições e delegar tarefas aos funcionários. Além disso, acompanhar a execução das atividades, orientar, instruir, suprir as dificuldades, mediar conflitos e desenvolver as pessoas fazem parte das diferentes atribuições do líder de equipe.

Nem todo líder está na posição de gestor, mas o gestor que reúne as características de um líder é um profissional de valor inestimável para as empresas.

Habilidades e características de um líder

Muitas habilidades e características compõe um líder, dentre as quais podemos citar:

Bom comunicador

O líder consegue repassar de forma clara, objetiva e transparente todas as informações necessárias para operação da equipe. Dessa maneira, os líderes sabem como se comunicar com as equipes e compartilham informações relevantes para engajar o time. A comunicação é um processo fundamental para que haja uma boa gestão de pessoas.

Bom ouvinte

Não dar a devida atenção e credibilidade à própria equipe é um grande erro. Ótimas ideias podem ser verdadeiramente desperdiçadas se um líder não tiver esse entendimento. Isso porque, a equipe tem um grande domínio quanto a execução das atividades e podem ter boas informações e experiências para transmitir.

Motivador

Uma característica essencial em um líder é mostrar toda sua motivação. A falta de expectativa dos outros, sobretudo do responsável pela equipe, desmotiva a equipe na execução das tarefas. Por isso, é essencial que o líder se envolva verdadeiramente com os projetos, que acredite no que faz e que trabalhe muito bem a autoconfiança própria e da equipe.

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Tomador de decisão

Em um universo coorporativo caracterizado por muitas informações, prioridades e urgências, cabe ao responsável pela equipe, o líder, definir onde aplicar os recursos. Por isso, é tão importante saber priorizar as tarefas, entendendo quais delas realmente pedem mais urgência. Dessa maneira, o líder entende perfeitamente o tempo das coisas e não se perde em meio a tudo o que precisa ser realizado.

Tipos de liderança

Ao pesquisar o que é liderança você certamente vai chegar a diferentes definições de líder. Isso porque existem várias formas de exercer a liderança. A seguir, conheça as cinco principais classificações:

Liderança autocrática

A principal característica da liderança autocrática é que o líder é o responsável pela tomada de decisões. Sendo assim, ele não consulta seus liderados e acaba centralizando toda a tomada de decisões. É um estilo de liderança que está perdendo cada vez mais território nas empresas modernas, especialmente à medida que as novas gerações vão ingressando no mercado de trabalho. 

Uma segunda característica deste tipo de liderança é o estilo rígido e autoritário do líder. Nesse sentido, o líder delega as ações necessárias aos seus liderados e cobra com firmeza a correta execução. Normalmente, esse tipo de líder é temido pelo grupo que tem receio de retaliações. Apesar disso, essas equipes costumam ser bastante produtivas por serem mais assertivas em suas rotinas.

Liderança democrática

Diferente da liderança autocrática, a liderança democrática é aquela que possibilita a participação de todos no processo de tomada de decisões. Esse tipo de engajamento com o planejamento do trabalho costuma resultar em equipes mais motivadas, já que não só desenvolvem, mas também têm voz durante o processo de decisão.

Além de permitir a participação dos liderados nas decisões empresariais, o líder democrático é um grande estimulador, para que os colaboradores participem de forma concreta dos processos de tomada de decisão. Os profissionais que se utilizam desta liderança acabam dividindo as responsabilidades e os poderes com todo time. 

Mas vale lembrar que, a palavra final é do líder. Dessa forma, é importante que o líder esteja atento ao objetivo que precisa alcançar, já que, quando todos podem ser ouvidos, é comum que o processo de tomada de ação demore mais.

Liderança técnica

O líder técnico é uma verdadeira referência em sua área de atuação, sempre optando por decisões baseadas na experiência e técnica do processo. É comum que ele se torne um exemplo para os outros colaboradores que também procuram entregar um trabalho de excelência.

Em geral, o líder técnico costuma pôr a mão na massa com mais frequência que outros tipos de líderes. Dessa maneira, o trabalho de gestão pode ficar um pouco esquecido.

Liderança situacional

Diferente de todas as outras classificações de liderança o líder situacional não se define em uma característica específica na gestão de equipe. Nesse sentido, a principal característica é a sua adaptabilidade ao momento. Esse líder tem uma grande facilidade para se adequar às demandas específicas que lhe são propostas. 

O líder situacional também sabe tratar os membros da equipe conforme suas particularidades, respeitando a capacidade técnica dos integrantes e o que eles têm a oferecer para a empresa especificamente. Normalmente, este perfil é bastante analítico e observa bastante as experiências e habilidades de seus colaboradores a fim de melhor distribuir as demandas.

Liderança criativa

O líder criativo é aquele que se baseia na inovação e é disruptivo quanto ao trabalho tradicional. Assim, ele está o tempo todo buscando estimular a criatividade dos colaboradores para a execução das tarefas. Esse é o famoso líder que instiga todos a pensarem “fora da caixa”. A liderança criativa é consumida por um arrojo e por profissionais que não tem medo de inovar ou arriscar para obter resultados. 

Ademais, ele tem a capacidade de ouvir novas ideias e está sempre aberto a adotar novidades na sua rotina, desde tendências a tecnologias inovadoras. Também é capaz de trabalhar com os mais diversos perfis e estimular a todos para o alcance dos objetivos em comum. 

Quais as atribuições de um líder?

A seguir, apresentamos três atribuições indispensáveis a todos os líderes:

Saber dar feedbacks construtivos

Dar feedbacks é algo fundamental em uma empresa. É um momento de alinhamento entre as expectativas e o trabalho sendo desenvolvido. Contudo, dar feedbacks realmente construtivos é uma verdadeira arte e, não raro, gestores acabam oferecendo críticas vazias que não agregam ao trabalho.

Dessa maneira, o líder deve saber dar um feedback ao seu liderado, seja ele positivo ou negativo. Os feedbacks negativos tem por objetivo guiar o funcionário ao caminho correto em relação a normas, regras e expectativas da empresa. Por outro lado, o feedback positivo tem por objetivo motivar e fazer com que o funcionário mantenha a performance alcançada.

Promover a colaboração entre funcionários e equipes

Dentro das empresas pode haver competição e até mesmo conflito de interesses entre funcionários e setores. Dessa maneira, uma boa forma de agir nesses casos é mostrar como o time tem a ganhar quando está unido, valorizando não somente as pessoas individualmente, mas revelando como o trabalho delas faz a diferença quando feito de maneira integrada. Um bom líder sabe evidenciar as características mais marcantes de cada um sem estabelecer uma competitividade nada sadia.

Desenvolve pessoas e equipes

Um bom líder não somente compartilha conhecimento, técnicas e habilidades como também estimula os outros para que façam isso. Dessa forma, todos que integram a equipe têm a oportunidade se desenvolver profissionalmente, alcançando excelentes resultados empresariais.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a liderança? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

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FONTE: Tangerino, Na prática, Pontotel, Rockcontent, Mereo, Wikipédia.

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