Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a logística de distribuição.
A logística de distribuição é uma subdivisão da logística responsável pela distribuição dos produtos. Nesse sentido, a logística de distribuição é o fluxo de tarefas que viabiliza a entrega de mercadorias aos respectivos clientes dentro do prazo estabelecido.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos aprender o conceito de logística de distribuição, sua importância e aplicação nas empresas. Além disso, vamos entender as principais atividades do processo e saber quais os benefícios que podemos obter com uma logística de distribuição eficiente. Boa leitura! 📰
Segundo o Conselho Internacional dos Profissionais de Logística e Supply Chain (CSCMP), a logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Em outras palavras, a logística é a responsável pela administração dos recursos materiais, financeiros e das informações relativas aos produtos comercializados. Toda a gestão desde a entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos fica sob a responsabilidade da logística.
O conceito de logística assumiu um papel estratégico dentro das empresas, sendo visto como um elemento chave para alcançar ótimos resultados. Hoje a logística abrange conhecimentos de áreas como: engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.
A distribuição de produtos compreende as operações de transporte e entrega com o objetivo de suprir os pontos de venda e outros canais, após o processo de produção. Ou seja, a logística de distribuição consiste basicamente na movimentação do produto para os pontos de vendas ou mesmo para os clientes.
A distribuição dos produtos não está ligada somente a área de logística. Isso porque, a distribuição de produtos também é uma área de processo do marketing. A distribuição tem uma função logística, que diz respeito à circulação física do produto. Já o marketing tem a função estratégica de identificar como os clientes possam encontrar os produtos da empresa, de maneira fácil e acessível.
Ou seja, a distribuição de produtos não se limita apenas a garantir o fluxo físico das mercadorias, sendo responsáveis também por uma série de outras atividades, como estimular a compra e levantar informações sobre os consumidores.
A logística de distribuição é uma subdivisão da logística responsável pela distribuição dos produtos. Nesse sentido, a logística de distribuição é o fluxo de tarefas que viabiliza a entrega de mercadorias aos respectivos clientes dentro do prazo estabelecido.
O processo de distribuição dos produtos vai além da movimentação dos produtos através dos veículos de transportes. Isso porque, a distribuição dos produtos contempla todas as atividades relacionadas ao ciclo do pedido, bem como as estratégias canais de distribuição, roteirização de cargas e serviços de monitoramento.
O grande objetivo da logística de distribuição é facilitar os meios de fazer com que o produto chegue até o cliente, cumprindo os prazos estabelecidos, as especificações e ao menor custo possível. Por ser um elo entre a empresa e o cliente, a logística de distribuição impacta diretamente no nível de serviço ao cliente prestado pela empresa.
A logística de distribuição assume um papel de grande responsabilidade para os resultados empresariais. Isso porque, junto ao processo de logística de transportes, a distribuição dos produtos influenciam diretamente o serviço ao cliente prestado pela empresa.
O processo de distribuição impacta diretamente no prazo de entrega dos produtos aos clientes. Dessa forma, quanto mais ágil e dinâmico for a execução das atividades melhor será o resultado do OTD (On time delivery – Entregas no prazo).
Além disso, a distribuição também tem um papel fundamental na garantia e conservação dos produtos durante as etapas de processamento de pedidos e expedição de produtos. A embalagem logística deve seguir o dimensionamento de engenharia do produto garantindo sua proteção dentro do processo inserido.
Por fim, a logística de distribuição também deve garantir o cumprimento de todas as especificações solicitadas pelo cliente no ato da compra. Ou seja, quantidade, características, volume, peso, dimensional, devem ser corretamente verificados para que não sejam enviados produtos incorretos aos clientes.
O processamento de pedidos é o conjunto de atividades necessárias para preparar, transmitir, receber, atender e acompanhar os pedidos realizados pelos clientes da empresa. O processamento de pedidos é uma etapa de grande importância dentro do ciclo do pedido, onde suas atividades refletem diretamente no tempo e no custo de todo o processo.
O picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.
Packing é o termo utilizado para definir todo o processo de acomodação de um produto antes do envio ao cliente, envolvendo atividades como a embalagem, organização e proteção do item. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial.
O faturamento de pedidos, também conhecido como billing, é a área de uma empresa responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.
Os canais de distribuição são os meios utilizados por uma empresa para fazer com que o seu produto chegue nas mãos do seu cliente. O grande objetivo de um canal de distribuição é fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.
A roteirização de cargas é uma metodologia utilizada para determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de produtos. O melhor trajeto é aquele em que estabelecemos ótimos níveis em relação ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção. Termos como: roteirização de entregas, roteirização de veículos e roteirização de transporte também são sinônimos do conceito.
Trata-se do momento em que os produtos efetivamente saem do armazém ou centro de distribuição para adentrar na etapa de logística de transporte. Ou seja, é o intermediário entre os dois. É importante entender que a expedição demanda um bom controle dos prazos do envio de cada item. O ideal é que cada produto já entre no centro de distribuição com uma data de expedição organizada e definida.
Os custos logísticos representam a alocação de recursos financeiros em todas atividades relacionadas a logística da empresa. Os custos relacionados a logística é a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente do custo do produto.
O custo logístico é a segunda maior classe de custo das empresas. Dessa maneira, é normal que as empresas repassem esses custos (ou parte deles) para o consumidor final, elevando o preço do produto ao consumidor. Ao estabelecer um sistema de logística de distribuição eficiente, é possível diminuir esses custos indiretos, que não precisarão mais ser repassados para o consumidor final.
O lead time é o tempo decorrido desde o momento em que um cliente faz um pedido até o recebimento do produto. Trata-se basicamente do tempo total em um processo de compra, que inicia na solicitação e finaliza no momento em que ocorre a entrega do produto.
A logística de distribuição é uma das principais responsáveis por garantir a rapidez e a qualidade das entregas de uma mercadoria para os clientes. Uma boa logística distributiva, que se utiliza de softwares modernos e todas as tecnologias de última geração, é capaz de fazer entregas mais ágeis para os clientes.
De acordo com Ronald Ballou (2007), o serviço ao cliente é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto até a manutenção pós-venda. Em outras palavras, o serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto. Garantir o êxito em cada um desses processos é o caminho para gerar confiança, satisfação e fidelização dos clientes.
Nesse sentido, a logística de distribuição eficiente, que é capaz de entregar os produtos de maneira ágil e com custos reduzidos, proporciona uma experiência mais positiva para todos os clientes. Isto é, como os produtos vão chegar mais rapidamente e com um preço menor, os graus de satisfação serão muito maiores para a sua empresa.
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