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Packing

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CTA Supervisor de logistica NORMAL - Packing

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o processo de packing.

Packing é o termo utilizado para definir todo o processo de acomodação de um produto antes do envio ao cliente, envolvendo atividades como a embalagem, organização e proteção do item. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o conceito de packing, sua importância, como melhorar o processo e seus benefícios. Boa leitura! 📰

O que é o packing?

Packing 1024x390 - Packing

Packing é o termo utilizado para definir todo o processo de acomodação de um produto antes do envio ao cliente, envolvendo atividades como a embalagem, organização e proteção do item. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial.

Dentro do processo logístico o packing ocorre após a separação de pedidos, ou o picking. Ou seja, quando os produtos já estão separados é necessário protege-los para as próximas etapas do processo logístico.

Qual a importância do packing?

O principal objetivo do packing é proteger o produto de possíveis danos durante a armazenagem, manuseio e o transporte. Desse modo, a embalagem logística atua impedindo sua exposição à água, poeira e outros agentes nocivos aos produtos. Além da proteção dos produtos quanto ao ambiente ela também garante que o atrito da movimentação não comprometa sua integridade.

Outra função do packing é unitizar os itens, ou seja, reuni-los em um só volume, a fim de facilitar sua movimentação, preservação e, algumas vezes, descaracterizar a embalagem no intuito de prevenir furtos. Em geral, o processo visa evitar frustrações, devoluções e prejuízos.

packing também é uma estratégia de marketing. Isso porque, a embalagem é o primeiro contato do consumidor ou lojista com o produto e a oportunidade ideal para surpreendê-lo. Pacotes criativos, originais e personalizados melhoram a experiência de compra e podem fidelizar o cliente.

Embalagens logísticas

A embalagem logística é um recipiente ou envoltura que armazenam um ou mais produtos de forma temporária com objetivo principal de proteger contra danos do meio ambiente. Nesse sentido, a embalagem logística tem como função preservar a integridade física dos produtos durante os processos de transporte, armazenamento, comercialização, manuseio e consumo.

Além da função de proteção, as embalagens logísticas também assumem outros papeis importantes relacionadas ao marketing, operações e ao meio ambiente.

🔹 Marketing – A embalagem é a capa do produto. Sendo assim, ela deve chamar a atenção dos clientes, além de fornecer todas as informações necessárias. A embalagem do produto pode ser o diferencial para a escolha dos clientes.

🔹 Operações – Em muitas operações logísticas as embalagens facilitam as atividades de armazenagem, agrupando itens, facilitando a movimentação e otimizando espaços no estoque.

🔹 Meio ambiente – Em geral, o destino de todas as embalagens é o mesmo: o lixo. Sendo assim, a empresa deve pensar de forma consciente no material para evitar danos a natureza. Muitas empresas apostam nas embalagens ecológicas como forma de reverter ou minimizar os impactos causados, assim como uma estratégia de valorização da marca.

5 fatores críticos na escolha das embalagens logísticas

A escolha, ou dimensionamento, correto das embalagens logísticas passam por 5 fatores chaves, sendo eles:

Embalagens  1024x390 - Packing

Adequação ao produto

Em primeiro lugar, a embalagem deve ser compatível com o produto. Ou seja, as características físico-químicas do produto não pode comprometer a integridade da embalagem, nem vice-versa. Nesse sentido, características como dimensões, peso, fragilidade, necessidade térmica entre outras precisam de ser avaliadas.

Satisfação do cliente

Para o marketing a embalagem é a capa do produto. Além da função de proteção, ela assume o papel de vislumbrar no cliente experiências positivas. Sendo assim, a embalagem deve facilitar o manuseio por parte do cliente, que o descarte da mesma não seja um problema, que contenha todas as informações necessárias e principalmente que cumpra o papel de proteger o produto. Sem dúvidas, que, a embalagem do produto pode ser o diferencial para a escolha dos clientes.

Custo da embalagem

Um dos principais desafios enfrentados pela gestão logística é conciliar os preços das embalagens com a eficácia da mesma. De fato, trata-se de um item que eleva bastante os custos da empresa, e dessa forma deve ter total atenção por parte do profissional de logística.

Nesse sentido, deve ser feito um estudo a cerca da adequação das embalagens ao produto. Encontrando a embalagem ideal para a proteção do produto é necessário então buscar os fornecedores que trarão as melhores soluções para a empresa.

Quanto maior for o custo da embalagem, maior será o preço do produto. Assim como, quanto maior for o descaso com as embalagens maiores também serão as perdas por danos. Equilíbrio é a palavra chave para esse processo.

Certificação dos fornecedores

A escolha dos fornecedores de embalagens é um item de enorme importância. Devemos estar atentos as certificações destas empresas para obter os produtos de melhor qualidade. Além das certificações de qualidade é necessário atentar para certificações em prol do meio ambiente. Ou seja, escolher fornecedores em que os processos e produtos estejam de acordo com a preservação do meio ambiente.

Meio Ambiente

Em geral, o destino das embalagens é o mesmo: o lixo. Desse modo, a embalagem deve facilitar o descarte por parte dos clientes, não sendo o um fardo que vai gerar dor de cabeça para o mesmo. Por se tratar de um item descartável, a escolha do material tem de considerar mitigar ao máximo os danos ao meio ambiente.

Qual a importância do packing no ciclo do pedido?

packing é uma das mais importantes etapas do ciclo do pedido. É uma fase que pertence ao processamento de pedidos e sua eficácia garante os melhores resultados dentro da operação da empresa. A satisfação dos clientes está diretamente ligado a um processo um eficiente processo de packing.

O ciclo do pedido é composto por todas as atividades necessárias para que ocorra o fluxo de produtos da empresa até os clientes. Nesse sentido, cada uma destas atividades deve ser realizada da melhor forma possível com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.

As novas formas de fazer comércio aliada as novas tecnologias, fazem com que os clientes queiram uma resposta mais rápida e padronizada por parte das empresas. E o ciclo do pedido tem um papel fundamental nesse relacionamento entre cliente e empresa.

Etapas do ciclo do pedido

Basicamente existem quatro diferentes etapas do ciclo do pedido, sendo elas:

Etapas do ciclo do pedido 1024x390 - Packing

Recebimento de pedidos

Cada empresa utiliza uma forma diferente para que o cliente possa realizar seus pedidos, seja por meio do atendimento em loja, contato direto com o vendedor, internet, etc. Seja qual for o método que a empresa utiliza, ele deve garantir o entendimento quanto as necessidades do cliente, para que quando os produtos forem entregues não haver nenhum tipo de problema.

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Processamento de pedidos

processamento de pedidos é o conjunto de atividades necessárias para preparar, transmitir, receber, atender e acompanhar os pedidos realizados pelos clientes da empresa. O processamento de pedidos é uma etapa de grande importância dentro do ciclo do pedido, onde suas atividades refletem diretamente no tempo e no custo de todo o processo.

O objetivo de toda gestão logística é fazer o processamento de pedidos no menor tempo possível, ao menor custo e sem erros. Assim como uma boa gestão, é necessário uma completa estrutura física e de sistemas eletrônicos para êxito no processo.

Além de sua importância para o setor de logística, o processamento de pedidos tem papel de protagonista na manutenção e obtenção de clientes. Isso porque, trata-se de um processo de contato e relacionamento direto com clientes e futuros clientes da empresa. Ter estratégias de comunicação eficientes e um canal apto a respostas ágeis são fatores cruciais para determinar o sucesso e prosperidade de uma organização.

Faturamento de pedidos

O faturamento de pedidos é responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.

Após o processamento dos pedidos, é necessário que seja feita a avaliação de crédito do cliente. Caso a situação do cliente esteja em conformidade ao processo logístico, é feito o acordo quanto ao prazo de entrega das mercadorias.

Distribuição de pedidos

Primeiramente, é necessário realizar a programação do transporte. A programação contempla o modal de transporte , tipo de veículo, tipo de carga, roteirização, operação de carga e descarga, etc.

Em sequência, é feito a expedição dos produtos. É muito importante acompanhar o transporte de modo a verificar se a programação foi efetiva, assim como corrigir eventuais desvios de operação.

Por fim, é feito o controle de entrega de produtos. Nesta etapa verifica se os prazos estabelecidos foram atendidos, assim como prestar o suporte necessário ao cliente.

Como melhorar a eficácia do processo?

Podemos destacar alguns pontos que podem auxiliar o profissional de logística a melhorar o processo de packing. Sendo eles:

Planejamento logístico

planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Assim como todos os outros planejamentos de uma empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.

Logo, o processo de packing deve estar alinhado aos objetivos da empresa, de modo a garantir os melhores resultados. A operação da empresa e o tipo de packing devem estar relacionadas considerando o tipo de embalagem com os demais processos.

Serviço ao cliente

De acordo com Ronald Ballou (2007), serviço ao cliente é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto/mercadoria até a manutenção pós-venda. Em outras palavras, o serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto/serviço. Garantir o êxito em cada um desses processos é o caminho para gerar confiança e satisfação nos clientes.

Desse modo, o processo de packing está diretamente relacionado a satisfação dos clientes. Isso porque, garantir a integridade dos produtos é um elemento chave para garantir a satisfação.

Indicadores de desempenho logístico

indicador de desempenho logístico é uma ferramenta de gestão que uma empresa utiliza para acompanhar se os resultados dos processos estão de acordo com os planos e metas estabelecidos. Em outras palavras, os indicadores de desempenho logístico apontam se a situação é boa, regular ou ruim.

Os indicadores de desempenho são de grande importância quando estamos tratando da gestão do processo logístico. Isso porque, alcançar o sucesso na área da logística requer um processo cada vez mais ágil, garantindo a máxima qualidade e segurança dos produtos.

Medir o processo de packing é essencial. Isso porque, através dos valores de controle é possível estabelecer ações de correção ou padronização no processo.

Quais as vantagens de um packing bem feito?

Podemos destacar alguns benefícios de um eficiente processo de packing, sendo eles:

Maior satisfação dos clientes

A satisfação dos clientes está ligada ao serviço ao cliente prestado pela empresa. Nesse sentido, ter um sistema logístico estruturado é fundamental para atender as necessidades e expectativas dos clientes. Logo, um processo de packing bem estruturado garante a proteção e integridade física dos produtos.

Maior produtividade

O processo de packing está diretamente relacionado aos níveis de produtividade na operação da empresa. Isso porque, definir a embalagem correta para o tipo de produto gera ganhos na operação da empresa, tornando a mesma mais produtiva.

Menor desperdício 

Ter a disposição os produtos nas quantidades exatas exige que as operações alcance a máxima performance e consumo consciente dos materiais. Nesse sentido, o desenvolvimento operacional significa ganhos de produção e menor desperdício. Como comentado, a embalagem logística é um custo necessário ao produto. Saber dimensionar as embalagens corretamente evitar custos e desperdícios de materiais.

Qual a diferença entre picking e packing?

Primeiramente, como já sabemos o conceito de packing vamos entende o que é o picking.

picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.

Esta atividade pode ser realizada de muitas formas, desde a mais simples, onde um operador percorre a instalação compilando as unidades, até as mais sofisticadas, tal como a que se baseia em um sistema completamente automatizado com preparação mecanizada.

Dessa forma, apesar das palavras serem parecidas estamos falando de diferentes processos logísticos. O picking é a separação de pedidos, e o packing a embalagem destes pedidos.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o packing? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Neogrid, Portalic, Olist

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