Avançar para o conteúdo

A logística do Magazine Luiza

Logística Magazine Luiza
CTA Supervisor de logistica NORMAL - A logística do Magazine Luiza

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo ao nosso portal de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre A logística do Magazine Luiza, uma das maiores empresas do Brasil.

Desde sua fundação em 1957, o Magazine Luiza vem alcançando excelentes resultados empresariais obtendo um grande crescimento. De acordo com seu valor de mercado, hoje a empresa ocupa a 6° posição entre as maiores empresas do Brasil. Inovação, tecnologia, pessoas e logística fazem todo diferencial nos resultados alcançados, e se tornam o alicerce para o futuro!

Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico do Magazine Luiza. Boa leitura! 📰

História do Magazine Luiza

A história do Magazine Luiza começou em Franca (SP) através do sonho do casal de vendedores Luiza Trajano e Pelegrino Donato. Os dois tinham como objetivo constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família. Desse modo, em 1957 eles adquiriram uma loja de presentes que na época se chamava “A Cristaleira”.

Curioso é o fato de como foi estabelecido o nome Magazine Luiza. Os fundadores lançaram uma promoção na rádio local para que a população os ajudassem na escolha do nome da loja. Pelo fato de Luiza Trajano ser uma vendedora muito conhecida na cidade, ficou decidido que a loja fosse batizada com o seu nome, nascendo então o Magazine Luiza S.A (hoje também conhecida como Magalu).

Aos 12 anos, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora Luiza Trajano, já havia tido a experiência de trabalhar na companhia durante suas férias escolares. Mas foi aos 18 anos que ela ingressou efetivamente na empresa, passando por todos os departamentos até assumir a superintendência da companhia, em 1991.

Leia também: A logística da Amazon. 👉 CLIQUE AQUI!

Durante a gestão de Luiza Helena Trajano, o Magazine Luiza passou por uma grande expansão de sua rede. Uma das principais estratégias adotadas pela companhia foi a de aquisições de lojas de pequeno e médio porte, “levando a cultura de inovações e padrões de excelência no atendimento aos clientes”.

Inovação e tecnologia são palavras-chaves para o crescimento da empresa. Em 1991 a empresa já iniciava suas operações no comércio eletrônico, época em que praticamente ninguém utilizava a internet para este fim. O pioneirismo fez com que a empresa já estivesse estruturada quando de fato o e-commerce assumisse o seu papel no comércio mundial.

Os padrões de excelência da empresa em todas as suas unidades chamaram bastante atenção de investidores. Dessa maneira, em 2011 a companhia passava a ser listada na BM&FBovespa. O Magazine Luiza é a empresa de capital aberto que mais se valorizou em todo o mundo. A entrada no mercado financeiro permitiu a empresa captar muitos recursos e continuar seu crescimento atingindo o valor de R$106 bilhões no ano de 2020.

A logística do Magazine Luiza

Após o consumidor fechar o carrinho na plataforma online, ou concluir a sua compra em uma loja física, se inicia o ciclo de expectativa do cliente para receber o produto comprado. Porém, entre o período da compra até o momento do recebimento do pedido, a logística têm um papel essencial em garantir a felicidade e satisfação do cliente. Dessa forma, o Magazine Luiza conta com diversas inovações logísticas para alcançar estes objetivos.

Malha Luiza

O nome Malha Luiza é uma referência ao sistema de distribuição logística do Magazine Luiza.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - A logística do Magazine Luiza

Hoje a empresa conta com aproximadamente 1200 lojas físicas por todo território brasileiro. O abastecimento de todas estas lojas, além do atendimento ao comércio eletrônico, é feito através dos seus 12 centros de distribuições posicionados estrategicamente para a distribuição de produtos por toda cadeia.

Logistica Magazine Luiza - A logística do Magazine Luiza
Fonte: Magazine Luiza

Para garantir a eficiência na movimentação dos produtos a empresa conta com o apoio de mais de 1900 transportadoras parceiras. Contudo, uma aquisição da empresa chamou bastante atenção no ramo de transportadoras.

Para garantir um envio rápido, eficiente e por um custo menor, o Magazine Luiza adquiriu em 2018 a startup Logbee que têm como principal diferencial realizar entregas expressas em zonas urbanas por um custo muito competitivo e com um excelente nível de serviço .Com o serviço da startup incorporado à Malha Luiza, alguns dos sellers do Marketplace do Magalu já estão usufruindo dos benefícios, que têm se mostrado um grande diferencial, reduzindo o prazo em até 60% e o custo de frete em até 80%.

Analytics e Big data

O uso de Big Data e Data Analytics nos processos logísticos do Magazine Luiza está permitindo que os gestores tomem decisões mais corretas. Através dos dados gerados pela plataforma, é possível antecipar períodos de pico, escassez de oferta futura e criar outras percepções para tomar decisões estratégicas a fim de melhorar posições de mercado e oferecer vantagens para o consumidor.  

Leia também: A logística do Mercado Livre. 👉 CLIQUE AQUI!

Além da inclusão da tecnologia, o Magazine Luiza sabe que esta é somente uma parte do processo. Para garantir o êxito a empresa conta com profissionais de altíssima competência para analisar os dados e colocar o Magazine Luiza em posição de vantagem em relação a concorrência.

Operação Multicanal

A operação multicanal, ou multicanalidade, é basicamente a integração dos estoques e serviços entre a loja eletrônica e as lojas físicas do Magazine Luiza. Tal estratégia foi adotada devido ao fato de que o consumidor não se importa mais com o canal em que é realizada a compra, e sim com sua experiência com a marca no geral.

Logistica Magazine Luiza 2 - A logística do Magazine Luiza
Fonte: Magazine Luiza

A integração entre lojas físicas e virtuais têm proporcionando uma experiência mais completa para o cliente. Um exemplo de como isso funciona é a opção de poder retirar na loja física um produto comprado on-line.

Outro exemplo da multicanalidade é que hoje, além de poder retirar os pedidos feito on-line nas lojas físicas, os clientes já podem comprar todos os produtos do Marketplace nas lojas físicas, até mesmo os produtos ofertados por vendedores que utilizam a plataforma. A estratégia tem dado tão certo que essa integração é cada dia maior na empresa.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística do Magazine Luiza? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬💡📦

FONTE: Magazine Luiza, Wikipédia, Canal Tech, Maiores e melhores.

CTA Assistente de logistica NORMAL - A logística do Magazine Luiza

20 comentários em “A logística do Magazine Luiza”

  1. Bom dia!
    Estou preparando um trabalho de ensino superior da UNIP e o foco principal é sobre a Empresa Magazine Luiza e Sua Logística Integrada, onde temos que descrever a aplicabilidade do conceito de distribuição e logística na empresa estudada, demonstrando as cadeias de distribuição, estratégias de preços (atacadistas ou varejistas), estratégia de propagandas, localização, administração de compras e estoques, objetivando sua qualidade do ponto de vista do uso desse mecanismo empresarial.

  2. Pergunt.uma empresa de transporte gostaria de saber como funciona na magalu tenho interesse de arrumar um galpão e trabalhar com a magalu mas não sei com quem falar você me ajuda ?

      1. Olá Felipe, tudo bem? Sou Eudoxia, estudande de ADM na Unifran, estou realizando um projeto de ambiente logistico, preciso saber informações sobre a cadeia de suprimentos /estoques e separação de pedidos/sistema picking, você poderia me ajudar?

  3. Olá Felipe, sou estudante de administração, e vou fazer um trabalho sobre logistica da empresa da magazine luiza, especificamente a parte de “armazenagem” poderia me ajudar? achei pouca coisa a respeito.

  4. PAULO FERNANDES SALOMAO

    Bom dia, Preciso do telefone da transportadora que faz entrega dos produtos magazine, comprei e vieram fazer en trega e eu não estava, devem hoje e hoje e amanhão não estarei em casa. Se puder me ajudar evito a devolução do produto. Obrigado.

  5. Bom dia a preciso de ajuda para fazer um trabalho sobre o Magalu.
    você poderia me ajudar.
    MAGALU INAUGURA CD SUSTENTÁVEL DE 53 MIL M² EM BENEVIDES, NO PARÁ

    O Magalu inaugurou nesta sexta-feira (7) um centro de distribuição em Benevides, na região metropolitana de Belém (PA). Com 53 mil m² de área, o espaço segue as diretrizes de sustentabilidade ambiental e está localizado em uma região estratégica, conectada à capital e aos municípios do interior. A expectativa é que o novo CD dobre a capacidade de armazenamento do Magalu no estado. Por meio dessa unidade, o Magalu poderá atender 36 municípios e abastecer 85 lojas, 59 no Pará e 26 no Maranhão. Atualmente, mais de 60% dos pedidos feitos no Pará são entregues no dia seguinte à compra, e quase 80% em um prazo de 48 horas. Segundo o diretor-executivo de Logística da empresa, Décio Sonohara, o Pará tem um grande potencial de vendas e, por isso, demanda qualidade nas operações. “Esse investimento é estratégico para a companhia porque é também uma porta de saída para todos os estados da região Norte do país.” O centro de distribuição também foi desenvolvido seguindo critérios de sustentabilidade, com reaproveitamento da água da chuva para irrigação da grama e dos jardins, energia solar para aquecimento da água nos vestiários e no restaurante. Além disso, a operação é alimentada por energia gerada de fonte 100% renovável e o tratamento do esgoto é feito sem uso de produtos químicos.
    Com a unidade no Pará, a empresa busca atender o crescimento do comércio eletrônico na região Norte. Até 2023, o Magalu estima ter 2 milhões de m² em áreas de armazenagem, formadas por 450 hubs logísticos, centros de distribuição e 1.680 lojas físicas, que serão usadas como pontos de coleta e entrega de produtos do Magalu, e mais de 200 mil sellers. A inauguração também teve a presença da presidente do Conselho de Administração da empresa, Luiza Helena Trajano, bem como da prefeita de Benevides, Luziane Solon, e do governador do Pará, Helder Barbalho.

    1. Com base na notícia podemos perceber a importância de um centro de distribuição em pontos estratégicos com foco em um melhor fluxo de mercadorias para as diversas regiões do país. Nesse sentido, explique como uma distribuição de mercadorias mais estratégica pode melhorar os resultados da empresa, pensando em lucros e rapidez de entrega.

    2. O Magalu é campeão em vendas online, isso enfatiza a grande importância dos centros de distribuição, além de controles logísticos corretos. Com isso, como essas ações melhoram as vendas dentro do comércio eletrônico?

  6. Como faço para dar um curso de para o pessoal de vocês?
    Existe 129258 entregas em atraso, ( site reclame aqui) até hoje 18/07/2023 e acabo de cancelar a minha compra, por não confiar na empresa de vocês!
    Por favor, façam uma reciclagem para o pessoal do CD Logística de Londrina/PR, e digam para o Gerente Paulo Hernandes, atender os clientes, e sair da reunião.

    Meu telefone de contato para o o Curso é 41.99643-1862
    Abraços, Prof. Daniel Mota

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram