Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre o modal rodoviário, o meio de transporte mais utilizado no Brasil.
O transporte rodoviário é hoje responsável pela movimentação de mais da metade de todas as cargas transportadas no Brasil. Um dos principais motivos para sua grande utilização seja a grande disponibilidade de empresas e motoristas autônomos prestando o serviço de transporte. Sem dúvidas que o modal tem enorme peso para economia e abastecimento do país, fato comprovado na greve dos caminhoneiros no ano de 2018.
Neste artigo, vamos entender o modal rodoviário, saber sobre sua participação na matriz de transportes brasileiras e suas principais características. Boa leitura! 📰
Primeiramente, antes de conhecer o que são os modais de transportes temos de saber exatamente o que é um transporte. Dessa forma, os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. Os transportes são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento não só das empresas como também das sociedades.
Os transportes apresentam diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aéreo, aquaviário e dutoviário. Nesse sentido, temos de destacar os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos e todo o tipo de estrutura similar.
Atualmente, temos uma grande diversificação de veículos de transportes, sendo os mais comuns: automóveis, aviões, locomotivas, navios e etc. Já as operações comerciais estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos especificados para o propósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.).
No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento instrumentalize-se.
Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país maior a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Dessa maneira, se os meios de transportes não tiverem uma estrutura adequada para suportar essa carga, o desenvolvimento desse país encontrará maiores desafios e dificilmente se concretizará. Por esse motivo, dizemos que os transportes é um elemento estratégico para qualquer país.
Já no contexto da logística, o transporte de cargas é uma das etapas mais fundamentais para qualquer tipo de negócio ligado à produção ou distribuição de produtos. É somente graças a ele que o cliente, seja ele uma empresa ou uma pessoa física, poderá ter em mãos aquilo que comprou.
Entender o funcionamento e as características dos meios de transporte é elemento chave para o crescimento e prosperidade de uma empresa. Desse modo, o profissional de logística deve ter total conhecimento a respeito dos modais de transportes e suas características. Com essa informação, ele poderá tomar decisões mais corretas a respeito dos custos logísticos, definição do canal de distribuição e roteirização de suas cargas.
Os modais de transporte correspondem às formas utilizadas para que os produtos sejam deslocados de um ponto de origem até um ponto de destino. Esse processo deve ter total atenção pelo setor de logística de cada empresa. Isso porque, a escolha inadequada do modal de transporte tem como resultado a perda da qualidade dos produtos, aumento dos custos logísticos e insatisfação dos clientes.
Hoje, contamos com cinco classificações para os modais de transporte, sendo elas: modal rodoviário, modal ferroviário, modal hidroviário, modal dutoviário e modal aéreo. Todos as classificações apresentam vantagens e desvantagens. Nesse sentido, a escolha do modal de transporte adequado é feita através do tipo de produto, recursos disponíveis e infraestrutura do ambiente.
O modal rodoviário é o transporte através de ruas, estradas e rodovias, podendo ser pavimentadas ou não, onde se utiliza os automóveis, os ônibus e os caminhões para a locomoção de produtos e pessoas.
A consolidação do transporte rodoviário ocorreu com a intensificação da indústria automobilística em todo o mundo, fato ocorrido nas primeiras décadas do século XX. Ao passo que, a economia capitalista se desenvolvia, aliado a inciativa privada, os governos investiram forte na infraestrutura de estradas.
Em síntese, o modal rodoviário pode transporte todo o tipo de produto desde matérias primas, produtos semi-acabados e acabados. Quando comparado aos modais hidroviário e ferroviário, o modal rodoviário possui baixa capacidade de carga.
O transporte rodoviário tem vantagens como flexibilidade de tráfego e agilidade de transporte. Dessa maneira, o transporte elimina o manuseio entre origem e destino do produto, não requer embalagens exigentes, se adapta aos outros modais de transporte, de fácil contratação e gerenciamento. Ele também pode ser responsável por completar a rota de destino de algum produto que utiliza outros modais.
No modal rodoviário o espaço no veículo pode ser fretado em sua totalidade (carga completa) ou apenas frações de sua totalidade (carga fracionada). Nesse sentido, o fracionamento do espaço de carga do veículo possibilita a diversificação de embarcadores em um mesmo transporte.
Com toda certeza, o modal rodoviário é o principal modal de transporte do Brasil, tanto para locomover produtos, quanto pessoas. De acordo com os dados do Ministério da Infraestrutura transporte rodoviário é responsável por mais de 60% de toda a carga movimentada no país.
O peso do transporte rodoviário de cargaé estimado em torno de 1,4 ponto percentual (p.p.) do PIB. Mas o impacto do setor na economia pode ser em torno de 29%, porque esse modal permite que haja interligação entre mercados produtores e consumidores, fazendo com que a economia flua.
Sem dúvidas que a grande utilização do modal no Brasil é uma consequência de grandes investimentos na criação de estradas e rodovias. Isso porque, no país há 1,7 milhão de km de estradas, considerada a quarta maior malha logística rodoviário de todo o mundo.
Das estradas do Brasil 12,9% são pavimentadas e 79,5% não são pavimentadas e 7,5% são estradas planejadas. Nesse sentido, em geral, a classificação das condições das estradas e rodovias brasileiras são péssimas ou regulares. Tal fato pode justificar o alto índice de acidentes no transporte rodoviário. Por outro lado, das rodovias em boas condições, geralmente, estão relacionadas a iniciativa privada. Desse modo, apesar de excelente qualidade das estradas estão sujeitas a pedágios.
Entre as rodovias 14,8% são de rodovias estaduais, 78,1% são rodovias municipais e 7% são rodovias federais. Desse modo, dentre essas rodovias podem ser encontradas as rodovias simples e as duplicadas. No país quem coordena o transporte rodoviário é o Departamento Nacional de Transportes Terrestres (DNIT), que está vinculado ao Ministério da infraestrutura.
O principal veículo utilizado no transporte de cargas é o caminhão. Nesse sentido, o total de caminhões registrados, segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), é 2.209.440. Destes, um total de 1.343.498 caminhões são de empresas de transporte. Em sua maioria, são cavalos mecânicos, com 370 mil registros, e cerca de 257 mil são caminhões com Peso Bruto Total de 8 a 29 toneladas.
Outro dado relevante do modal rodoviário no Brasil é a idade da frota. De fato, quanto mais velha a frota, maiores são os riscos de acidente. Entre as transportadoras, a idade média da frota registrada é de 10,11 anos. Já entre os caminhoneiros autônomos, a idade média salta para 20,3 anos. É mais do que o dobro da idade, mostrando como os caminhoneiros brasileiros têm dificuldade de acesso ao crédito para trocar de caminhão.
As vantagens ou desvantagens de cada modal está diretamente relacionado as características de cada transporte. Dessa maneira, conhecer as cinco características dos transportes é fundamental para uma analise mais profunda a respeito de qual modal mais adequado ao transporte de um produto.
A capacidade de carga é a quantidade máxima permitida de peso e/ou volume em um veículo de transporte. A capacidade de carga é uma das mais importantes características dos veículos de transporte. Isso porque, é através dessa característica que os embarcadores sabem exatamente a quantidade em peso e o volume de produtos transportados.
Quanto maior a capacidade de carga de um veículo maior também será o consumo de combustível. Desse modo, é importante avaliar o tamanho e peso da carga a ser transportada para escolher o veículo e modal de transporte mais adequado.
A capacidade de carga no modal rodoviário varia bastante em relação ao tipo de veículo que será utilizado. Em média os caminhões possuem uma capacidade de 30t de carga. Quando comparamos este valor a capacidade do modal ferroviário e aquaviário, podemos considerar que o modal rodoviário tem uma capacidade muito baixa. Entretanto, a sua grande disponibilidade no Brasil é um fator que aumenta de forma considerável sua capacidade.
A estrutura comercial do país e a malha logística colocam o transporte rodoviário como protagonista no Brasil. Isso porque, a capacidade de carga media dos transportes rodoviários é mais que suficiente para atender a demanda logística, em que muitos casos optam pela carga fracionada.
Os custos logísticos representam a alocação de recursos financeiros em todas atividades relacionadas a logística da empresa. Os custos relacionados a logística é a segunda maior classe de custos de uma empresa, ficando atrás somente do custo do produto.
Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) os custos logísticos no Brasil consomem cerca de 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto), que corresponde ao total das riquezas produzidas pelo país. Nesse sentido, a maior parte do custo é formada pelo transporte, que equivale a 6,8% do PIB (R$ 401 bilhões). Depois vêm estoque (4,5% do PIB, ou R$ 268 bilhões); armazenagem (0,9% do PIB ou R$ 53 bilhões); e administrativo (0,5% do PIB, ou R$ 27 bilhões).
Apesar da grande disponibilidade e facilidade na contratação de serviços, o modal rodoviário é um dos mais caros quando comparados aos demais. Um dos principais motivo é o custo do combustível. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia o Brasil ocupa a posição de número 42° como o preço do combustível mais barato, apresentando um valor 27% menor que a média mundial (US$ 0,955/litro). Entretanto, nosso país apresenta dimensões continentais, fazendo com que o consumo seja muito maior em relação a outros países.
Outro fator que interfere de forma significativa no custo do frete são os insumos necessários para os equipamentos. Além do combustível, os caminhões consumem itens como pneus, componentes mecânicos, óleos lubrificantes, etc.
Por fim, um último ponto a ser destacado no preço do frete rodoviário são as documentações necessárias. Para que o transporte de cargas seja feito é necessário cumprir alguns requisitos legais como:
A segurança de um modal de transporte reflete os danos que a carga poderá sofrer no percurso até o destino final. Além disso, outro aspecto relevante é o perigo (risco de acidente, furtos, desvios e ações criminosas) envolvendo o transporte.
O transporte rodoviário é o mais perigoso modal de transporte, tanto para as cargas quanto para os motoristas e passageiros. As estradas e rodovias brasileiras, em sua grande maioria, apresentam péssimas condições de conservação, o que por consequência trás danos diretos aos equipamentos, cargas, pessoas e prejudica a operação.
A violência é um outro ponto que prejudica bastante o transporte de cargas pelas rodovias. O Brasil se destaca pelo número de roubos de cargas e abordagens violentas.
A agilidade de um modal de transporte tem como referência o transit time. O transit time, que traduzido significa “tempo de trânsito”, é o período de tempo necessário para que um produto, ou uma remessa, seja entregue ao cliente. Basicamente, trata-se do intervalo gasto ao mover uma mercadoria entre o ponto de retirada e seu destino.
Em questão de velocidade de transporte o modal rodoviário só perde para o aéreo. Contudo, o transporte rodoviário, principalmente para movimentações dentro do país, tem a capacidade de realizar todo trajeto com um único transporte. Ou seja, não é necessário fazer transbordos, nem utilizar outros modais para completar o percurso.
Utilizar somente um transporte, ou meio de transporte, agiliza bastante o processo fazendo com que o tempo em transito da operação seja bem menor.
A disponibilidade de um modal de transporte reflete a quantidade de veículos disponíveis, infraestrutura necessária e o meio de locomoção para realizar o transporte.
Em síntese, o Brasil tem uma vasta disponibilidade de caminhões e carretas para realizar o transporte rodoviário. O total de caminhões registrados, segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), é 2.209.440. Destes, um total de 1.343.498 caminhões são de empresas de transporte.
A facilidade de contratação é outro ponto a favor do modal rodoviário. Isso porque, os prestadores de serviços rodoviários geralmente trabalham com o preço fixo do frete e apresentando um serviço cada vez mais otimizado.
Em primeiro lugar, temos de saber que cada empresa tem suas características, espaço, produto, estrutura, recursos e particularidades. Dessa forma, não existe um modelo padrão para determinar como escolher o modal de transporte adequado.
Entretanto, podemos destacar alguns pontos que podem auxiliar o profissional de logística nesta decisão sobre os modais de transporte. Sendo eles:
O planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Assim como todos os outros planejamentos de uma empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.
Determinar o modal de transporte no planejamento logístico é muito importante para toda operação. Isso porque, os custos do transporte representam a maior parcela de todo o custo logístico da empresa. Desse modo, escolha de como os produtos devem ser transportados deve ser muito bem pensada, planejada e controlada, com o objetivo de garantir os melhores resultados.
Os canais de distribuição são os meios utilizados por uma empresa para fazer com que o seu produto chegue nas mãos do seu cliente. O grande objetivo de um canal de distribuição é fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor no tempo, especificação, local e quantidade correta.
Por vezes será necessário a utilização de dois ou mais modais de transportes para fazer com que o produto chegue até o cliente. Dessa maneira, através do canal de distribuição é que a empresa sabe exatamente como alcançar o seu publico alvo.
A roteirização de cargas é uma metodologia utilizada para determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de produtos. O melhor trajeto é aquele em que estabelecemos ótimos níveis em relação ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção. Termos como: roteirização de entregas, roteirização de veículos e roteirização de transporte também são utilizados como sinônimos.
Estabelecer a rota do ponto de partida até o destino do produto é um grande diferencial para ganhos operacionais e redução de custos. Isso porque, com uma roteirização bem definida e dimensionada é possível economizar o consumo de combustível, além de otimizar a distribuição de produtos.
De acordo com Ronald Ballou (2007), serviço ao cliente é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto/mercadoria até a manutenção pós-venda. Em outras palavras, o serviço ao cliente envolve todos os processos necessários para receber, processar, entregar, faturar e prestar todo apoio necessário para o cliente após a venda do produto/serviço. Garantir o êxito em cada um desses processos é o caminho para gerar confiança e satisfação nos clientes.
O transporte é uma das etapas mais críticas dentro do processo do serviço ao cliente. Vale lembrar que atrasos nas entregas é a principal reclamação dos clientes em relação ao serviço logístico prestado. Dessa maneira, a escolha do modal de transporte adequado está diretamente relacionada ao nível de satisfação do cliente.
FONTE: Info Escola, Portogente, Wikipédia, Ministério da Infraestrutura, Transporta Brasil, Portal FGV,
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View Comments
se eu gostei? eu amei!
um site rico em informações.
Que bom que você amou! Muito obrigado pelo comentário!