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Transbordo de carga

Transbordo de carga
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Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o transbordo de carga.

De acordo com o Decreto nº 6.759, de fevereiro de 2009, Art. 335, da Receita Federal, o transbordo de carga é a transferência direta de mercadoria de um veículo para outro veículo. A transferência da carga pode ser feita de forma parcial, ou mesmo em sua totalidade.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos aprender o conceito de transbordo de carga e como funciona na prática a operação. Vamos também entender a importância dos terminas de transbordo e a diferença de transbordo e baldeação. Por fim vamos conhecer o conceito da logística de transportes! Boa leitura 📰

O que é o transbordo de carga?

Transbordo de carga 1 1024x390 - Transbordo de carga

De acordo com o Decreto nº 6.759, de fevereiro de 2009, Art. 335, da Receita Federal, o transbordo de carga é a transferência direta de mercadoria de um veículo para outro veículo. A transferência da carga pode ser feita de forma parcial, ou mesmo em sua totalidade.

O transbordo de carga acontece por diferentes razões, sendo as mais comuns:

  • Excesso de peso em veículos rodoviários;
  • Veículo danificado;
  • Distribuição de carga.

Sobre o transbordo de carga é importante destacar que os veículos envolvidos na operação não precisam ser do mesmo modal de transporte. Isso quer dizer que, A transferência de carga pode ser realizada como uma alternativa de escoar o material entre modais de transporte de forma ágil.

Em geral, a operação do transbordo de carga é feita em um local específico, conhecido como terminal de transbordo. A principal função desta estrutura logística de transportes é proporcionar a operação maior agilidade, confiabilidade, segurança e redução de custos.

Como funciona o processo de transbordo de carga?

Devido ao fato de que transbordo de carga é feito por diferentes razões, a operação é diferente para cada situação. Dessa maneira, não existe uma operação padrão aplicar em todos os processos de transbordo de carga. Cada transbordo é feito conforme a necessidade e disponibilização de recursos.

Excesso de peso em veículos rodoviários

O transbordo de carga será necessário se o veículo de transporte exceder o peso bruto acima de 12,5% do permitido. Essa medição acontece nos postos oficiais do órgão fiscalizador de trânsito, onde também é feita a retenção do caminhão. Para estes casos, o responsável pela carga deve disponibilizar um outro veículo para dividir o peso da carga excedida Vale lembrar que as regras para limites de peso e dimensões dos caminhões estão delimitadas nas resoluções 210 e 211 da CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito. 

É importante ressaltar que o excesso de peso em veículos rodoviários é uma situação grave. Isso porque, o excesso de peso é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 231, inciso V. Assim, caso a fiscalização encontre um veículo com uma carga acima do peso bruto permitido é feito a penalização com multa de trânsito.

Em casos em que o transbordo não é feito, o veículo fica retido pelo órgão fiscalizador. Sendo necessário a realização do transbordo de carga para resolver o problema.

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Veículos danificados

Um dos principais desafios da utilização do modal rodoviário para o transporte de cargas é a condição das estradas. As estradas brasileiras, em sua grande maioria, apresentam péssimas condições de conservação. O que por consequência trás danos diretos aos equipamentos, cargas, pessoas e prejudica a operação.

Tal condição é um dos principais fatores responsáveis pela necessidade de manutenção nos veículos ao logo das estradas. Por vezes o veículo não tem condições de seguir o seu trajeto, sendo necessário a realização do transbordo de carga.

Outro ponto é o baixo índice de manutenções preventivas realizadas nos veículos rodoviários. A idade média dos veículos rodoviários ultrapassa os 15 anos (de acordo com a CNT), o que torna necessário uma constante verificação na condição do veículo e de seus componentes. A falta de manutenções periódicas somadas as más condições das estradas fazem com que o número de veículos parados por problemas de manutenção seja cada vez maior.

Distribuição de cargas

Uma estratégia muito utilizada para alcançar melhor performance em relação aos transportes é realizar o transbordo para distribuição de cargas. Nesse sentido, trata-se de uma operação na qual um veículo maior faz uma parte do percurso para que em um ponto específico a carga seja distribuída em veículos menores.

A distribuição de cargas via transbordo é feita principalmente em operações de transporte intermodal. Dessa forma, e um veículo ferroviário ou aquaviário,, faz uma parte do percurso e distribui a carga em outros veículos rodoviários para finalizar o transporte.

Qual é a diferença entre transbordo e baldeação de carga?

Em termos gerais, o transbordo de carga é a transferência direta e imediata da carga de um veículo para outro. Ou seja, para realizar a operação de transbordo de carga é necessário a presença simultânea de dois veículos, sendo um deles descarregados e o outro carregado.

Pelo contrário, a baldeação de carga não é necessária que a troca da carga entre diferentes veículos seja feita de forma imediata. Nesse sentido, a carga descarregada pode ser estocada em um local pré-determinado antes do seu novo carregamento.

Terminal de transbordo de carga

O terminal de transbordo é uma estrutura logística responsável por receber, armazenar e transferir mercadorias entre um veículo de transporte e o outro. Em geral, a transferência de carga é feita entre diferentes modais de transporte, formando lotes proporcionais e agilizando a cadeia logística.

A função primária dos terminais de transbordo é a utilização inteligente dos modais de transporte. No geral, consiste em reduzir as distâncias percorridas no modal rodoviário, transferindo a mercadoria para outro modal mais eficiente e com menor custo. Outro importante objetivo de um terminal de transbordo é a armazenagem temporária de mercadorias para formação de lotes correspondentes à capacidade de carga dos veículos. 

Por exemplo: um trem com 80 vagões tem capacidade aproximada de 5.600 toneladas. São necessários mais de 150 caminhões para transportar essa mesma quantidade de mercadoria. Ao invés de reunir os 150 caminhões em um mesmo lugar para carregar o trem, os terminais recebem estes veículos separadamente e armazenam a mercadoria, expedindo trens de forma regular e previsível.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o transbordo de carga? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

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FONTE: Receita Federal, Frete com lucro, Vertti, Truckpad.

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