Avançar para o conteúdo

Unitização de cargas

Unitização de cargas
CTA Supervisor de logistica NORMAL - Unitização de cargas

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a unitização de cargas.

A unitização de cargas é o processo de reorganização e agrupamento de produtos em um único volume. O principal objetivo dessa estratégia de gestão de estoque é o aproveitamento do espaço tanto para os processos de armazenagem quanto transporte.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos conhecer os conceitos de armazenagem, entender o que é a logística de armazenagem e toda a gestão de estoque. Além disso, vamos aprender também os conceitos relacionados a unitização de cargas e toda sua importância para a logística. Boa leitura! 📰

O que é a unitização de cargas?

Unitizacao de cargas 2 1024x390 - Unitização de cargas

A unitização de cargas é o processo de reorganização e agrupamento de produtos em um único volume. O principal objetivo dessa estratégia de gestão de estoque é o aproveitamento do espaço tanto para os processos de armazenagem quanto transporte.

Além disso, a unitização de cargas torna o processo mais ágil e mais seguro. Isso porque, basta apenas uma única movimentação para movimentar diferentes produtos. Quando bem aplicada, a unitização de cargas também promove a redução dos custos de estoque.

Qual a importância da unitização de cargas?

Como já apresentado, a principal vantagem da unitização de cargas diz respeito à padronização das cargas. Isso impacta os aspectos financeiro e comercial, pois facilita bastante as negociações. 

Além disso, a operação ganha agilidade no manuseio e estocagem de cargas. Dessa forma, a conclusão das atividades acontece de maneira mais rápida, impulsionando os resultados de toda a equipe.

Outro aspecto positivo da unitização de cargas é em relação ao espaço. Isso porque, cargas unitizadas demandam menos movimentação e menos espaço dentro do armazém. Nesse sentido, há menos gasto com movimentação e controle de armazéns, bem como menor movimentação e manobras para o deslocamento das cargas. 

Por fim, a técnica gera redução de roubos e extravios. Isso porque é bem mais difícil desviar volumes unitários maiores do que pequenas cargas.

Tipos de unitização de cargas

A unitização de cargas possui três diferentes classificações, sendo elas:

CTA Logistica de A a Z NORMAL - Unitização de cargas
palete conteiner pre lingagem - Unitização de cargas
FONTE: CCA Express

Pallets

Os pallets são estruturas horizontais feitas de madeira ou metal no qual servem como base para os posicionamentos dos produtos sobre a sua superfície. A carga pode ser distribuída e agrupada sem risco de queda, minimizando as avarias e perdas de produtos.  Além disso, outro positivo dessa classificação de unitização de cargasé que permite o reaproveitamento. Assim, facilita os fluxos operacionais e reduz os custos.

Contêineres

Basicamente, os contêineres são grandes caixas metálicas (em diferentes dimensões) no qual é possível estocar diferentes produtos de uma única vez. Geralmente, os contêineres estão associados ao transporte via modal aquaviário. Entretanto, devido a facilidade de operação e movimentação os contêineres já fazem parte dos armazéns e centros de distribuição. Assim como os pallets, os contêineres também podem ser reaproveitados.

Pré-lingagem

Por fim, podemos citar as cargas pré-lingadas como outro exemplo de unitização de cargasTambém são utilizadas bastante nos portos e transportes marítimos, com pacotes que possuem peso e volume semelhantes. Nesse sentido, essas estruturas suportam cargas pesadas graças a sua fabricação com fios de poliéster de grande resistência. Esses fios, por sua vez, são içados através de guindastes e guardados em lugares pré-determinados.

Aplicações da unitização de cargas

Basicamente, existem duas diferentes aplicações para a unitização de cargas, sendo elas:

Unitização de cargas no transporte

A unitização de cargas no transporte pode ser feita de duas maneiras distintas:

  • Carga completa: se enche um reboque ou contêiner inteiro com a carga de um único cliente.
  • Carga consolidada: se juntam cargas de vários clientes para completar o reboque ou contêiner.

A carga completa, a unitização da carga é feita com a utilização de diferentes produtos de um mesmo cliente. Dessa forma, o cliente vai receber os seus produtos unificados em um mesmo transporte.

Já a carga consolidada, a unitização da carga é feita misturando produtos de diferentes clientes. Com a união de diferentes produtos e pedidos em uma única carga naturalmente o preço do frete é menor. Para que essa opção seja vantajosa para ambas as partes (clientes e transportador) é necessário que o destino dos produtos seja próximo.

Unitização de cargas no estoque

O princípio da unitização de cargas não se aplica apenas ao transporte. Dessa maneira, a estratégia também tem protagonismo nos armazéns, particularmente quando falamos de centros de distribuição. Neles, a consolidação dos produtos de diferentes destinos permite otimizar o espaço de armazenagem e satisfazer os pedidos dos clientes com maior eficiência.

A unitização de cargas tem um papel fundamental no recebimento de mercadorias, manuseio, estoque dos produtos e expedição. As cargas unitizadas facilitam a operação dos equipamentos de movimentação gerando ganhos imensuráveis para operação.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a unitização de cargas? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Fabrimetal, Mecalux, Diavanti.

CTA Assistente de logistica NORMAL - Unitização de cargas

3 comentários em “Unitização de cargas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram