Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a ponte rolante.
A ponte rolante é um equipamento de movimentação utilizado para içar e movimentar produtos caracterizados por peso elevado e/ou grande volume. A ponte rolante é classificada como um equipamento de elevação e transferência, na qual se caracteriza por uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o que é a logística de armazenagem e aprender sobre os equipamentos de movimentação de carga. Além disso, vamos aprender também os conceitos relacionados as pontes rolantes, sua história, seus tipos e características. Boa leitura! 📰
O que é uma ponte rolante?
A ponte rolante é um equipamento de movimentação utilizado para içar e movimentar produtos caracterizados por peso elevado e/ou grande volume. A ponte rolante é classificada como um equipamento de elevação e transferência, na qual se caracteriza por uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte.
Industrias, armazéns e centros de distribuição são alguns dos exemplos dos locais de utilização das pontes rolantes. Uma das principais características do equipamento é sua adaptabilidade a operação da empresa. Nesse sentido, o projeto de uma ponte rolante visa atender um objetivo específico, adaptado a necessidade da empresa e as características do local.
Agilidade, produtividade, qualidade e segurança são alguns dos benefícios da utilização e operação das pontes rolantes nos processos de movimentação de carga. Atualmente, o equipamento se tornou indispensável para operações de logística de armazenagem em empresas de médio e grande porte.
Quais os tipos de ponte rolante?
As pontes rolantes são construídas para atenderem a uma necessidade específica da organização. Entretanto, existem três tipos diferentes de pontes rolantes, além de dois tipos diferentes de sustentação do equipamento.
Ponte rolante uni-viga
Esse tipo de ponte tem apenas uma viga, e geralmente é constituída por duas cabeceiras, e um ou dois carros trolley que sustentam as talhas. Dessa maneira, podem realizar movimentos tanto na horizontal quanto na vertical
Ponte rolante bi-viga
É constituída por duas cabeceiras, duas vigas e um ou dois carros trolley que sustentam a(s) talha(s). Dessa forma, o carro trolley corre em trilhos que são fixados na parte superior das vigas da ponte rolante. Além disso, este tipo de ponte rolante possuí uma capacidade de carga maior que a ponte uni-viga devido sua estrutura mais robusta.
Pórticos rolantes
É uma versão de ponte rolante no qual as estruturas laterais que apoiam a viga se movimentam por trilhos instalados no chão. Nesse sentido, este tipo de ponte rolante é utilizado em espaços abertos e em locais onde não há paredes para sustentação das vigas.
Ponte rolante apoiada
A viga da ponte rolante corre por cima dos trilhos do caminho de rolamento.
Ponte rolante suspensa
A viga da ponte rolante corre por baixo dos trilhos das vigas do caminho de rolamentos.
Quais os componentes de uma ponte rolante?
A quantidade de componentes em uma ponte rolante varia conforme a complexidade do equipamento. Entretanto, temos cinco componentes essenciais em uma estrutura de ponte rolante, sendo eles:
- 1) Cabeceiras – Estão localizadas nas extremidades da(s) viga(s). Nas cabeceiras estão fixadas as rodas que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.
- 2) Viga(s) – É a viga principal da ponte rolante. Sobre ou sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante, desloca-se o carro trolley.
- 3) Carro trolley – O carro trolley se movimenta sobre as vigas principais da ponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). Dessa maneira, o dispositivo é o responsável pelo deslocamento horizontal e vertical da carga.
- 4) Talha – A talha é montada no carro trolley e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Dessa forma, a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação.
- 5) Painel de operação – Dispositivo utilizado para realizar os comandos do equipamento. Em equipamentos mais robustos e complexos é necessário se torna necessária uma cabine própria para operação do equipamento. Por outro lado, em um equipamento mais simples, um controle remoto é uma excelente opção.
Como é feito o controle de movimento de uma ponte rolante?
Existem três diferentes maneiras de realizar o controle de movimento de uma ponte rolante, sendo eles:
Controle remoto
O controle remoto de uma ponte rolante funciona via receptor de rádio frequência, conectado eletricamente ao painel e oferece a possibilidade do operador se posicionar com segurança e de forma a facilitar a visualização da carga. Além disso, possui ainda um transmissor portátil, carregador e baterias.
Botoeira pendente
Por meio de um cabo este dispositivo fica conectado ao painel de controle do equipamento. Dessa maneira, a operação de manobras da ponte rolante se torna menos eficiente.
Cabine
A cabine de operação de ponte rolante é necessária em locais com elevado risco de acidentes. Além disso, para operações onde existe a necessidade de uma visão periférica por parte do operador é recomendado a utilização da cabine.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre as empilhadeiras? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
FONTE: Kistler Morse, Beta educação, Wikipédia, Essays.