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A logística do Mercado Livre

A logística do Mercado Livre
CTA Supervisor de logistica NORMAL - A logística do Mercado Livre

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística do Mercado Livre.

Tudo começou na Universidade de Stanford, em 1999, quando Marcos Galperin decidiu revolucionar o e-commerce da América Latina. Sozinho ele sabia que o objetivo traçado não seria alcançado, dessa forma ele se uniu a outros empreendedores. Contudo, com poucos recursos, os novos empreendedores precisaram de muito conhecimento, vontade e determinação para fazer com que o Mercado Livre se tornasse uma gigante da tecnologia.

Um dos principais fatores para o crescimento da empresa está em sua operação logística. O Mercado Livre não poupa investimentos em estrutura, tecnologia e transportes para melhorar cada vez mais a experiência de seus clientes.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico do mercado livre. Boa leitura! 📰

História do Mercado Livre

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Tudo começou na Universidade de Stanford, em 1999, quando Marcos Galperin decidiu revolucionar o e-commerce da América Latina. Sozinho ele sabia que o objetivo traçado não seria alcançado, dessa forma ele se uniu a outros empreendedores. Contudo, com poucos recursos, os novos empreendedores precisaram de muito conhecimento, vontade e determinação para fazer com que o Mercado Livre se tornasse uma gigante da tecnologia.

Hoje, segundo o jornal Folha de São Paulo, o Mercado Livre superou a gigantesca mineradora VALE e se tornou a maior empresa da América Latina. No segundo trimestre de 2021, o Mercado Livre reportou um lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares, o que equivale a um crescimento de 93,9% em dólares se comparado com o mesmo período de 2020.

Hoje o Mercado Livre é a plataforma de e-commerce mais visitada em toda a América Latina. A empresa conta com aproximadamente 5 mil funcionários espalhados pelos 19 países atendidos pela marca. A empresa vem em constante desenvolvimento desde sua fundação e ganhando cada vez mais destaque em todo o mundo.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o Mercado Livre superou a gigantesca mineradora VALE e se tornou a maior empresa da América Latina. No segundo trimestre de 2021, o Mercado Livre reportou um lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares, o que equivale a um crescimento de 93,9% em dólares se comparado com o mesmo período de 2020.

A Logística do Mercado Livre

Trata-se de uma operação logística grandiosa, responsável pela movimentação de mais de 7 milhões de produtos todos os meses. Dessa forma, podemos destacar os segmentos da empresa que permite ela atender essa grande demanda:

Mercado Envios

Antes de iniciar suas operações logísticas, o Mercado Livre era uma plataforma de e-commerce na qual permitia o encontro de compradores e vendedores. Dessa maneira, após a realização de uma venda, compradores e vendedores deveriam combinar entre si a melhor forma de entrega dos produtos.

Por intermediar as duas partes, a empresa identificou que grande parte das reclamações dos clientes estava relacionada ao não cumprimento dos prazos nas entregas. Desse modo, a empresa visualizou uma oportunidade de alavancar o seu negócio. Nascia então o Mercado Envios.

O Mercado Envios é a solução em tecnologia e logística da empresa. Desse modo, a solução logística criada pela empresa oferece cálculo de frete nos anúncios do marketplace e permite a impressão de etiquetas pré-pagas para facilitar o envio dos produtos com transportadoras parceiras.

Além disso, oferece o serviço de coletas, que disponibiliza embalagens próprias aos vendedores, retira os produtos em seus endereços, consolida a carga e entrega aos compradores. Esse procedimento traz maior comodidade ao vendedor, promove entregas mais rápidas e maior controle das entregas.

Hoje, o Mercado Envios está disponível em países como Argentina, Chile, México e Colômbia. No Brasil, principal operação do grupo, com uma fatia de 53% da receita líquida total de US$ 878,4 milhões no período, a unidade opera 96% das vendas do marketplace. Já nas ofertas da malha logística da divisão, essa participação é de 51,6%. Em média, por mês, são enviados 7 milhões de produtos via Mercado Envios.

Fulfillment Mercado Livre

A Logística do Mercado Livre evolui ainda mais a operação logística da empresa quando a empresa se desenvolveu para começar a operação de Fulfillment. O Mercado envios full é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - A logística do Mercado Livre

Em outras palavras, o Mercado envios full abrange todo o serviço logístico necessário para seus clientes. Isso quer dizer que os produtos não são apenas enviados pelo Mercado Envios, mas também armazenados. O processo se dá em cinco etapas:

  1. Seleção de produtos — Primeiramente, o comerciante deve avaliar se os produtos vendidos estão disponíveis para o serviço do Mercado Livre.
  2. Coleta de produtos —  o lojista deve enviar os produtos selecionados para o depósito em questão. Você pode enviar por uma transportadora particular ou diretamente do seu fornecedor.
  3. Gestão de estoque — O Mercado livre fica responsável pelo recebimento, armazenagem, manuseio, processamento de pedidos, picking e packing de todos os produtos. Além disso, o comerciante tem acesso online a todas as informações a respeito do gerenciamento.
  4. Faturamento de pedidos — o Mercado Livre conta com uma funcionalidade que é o Faturador gratuito. O comerciante deverá usá-lo para emitir suas notas fiscais eletrônicas.
  5. Envio — por fim, o pedido do cliente é enviado.

Através da expertise da empresa os comerciantes ficam livres para se dedicar as demais operações da empresa, vendo seus custos logísticos diminuírem e aumentando a satisfação dos clientes.

Centros de distribuição Mercado Livre

Como sabemos, o centro de distribuição, ou CD, é uma estrutura logística utilizada pelas empresas para o recebimento, separação, preparação e expedição de produtos acabados ou matérias primas até os pontos de venda. O grande objetivo na utilização de um centro de distribuição é melhorar a gestão de estoques e consequentemente o atendimento aos clientes. Nesse sentido, através do excelente serviço prestado a empresa amplia cada vez mais a sua estrutura logística.

Em agosto (2021) a empresa anunciou a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil. Três em São Paulo (dois em Cajamar e um em Guarulhos), um em Governador Celso Ramos (Santa Catarina) e um em Extrema (Minas Gerais). Quatro, dos cinco centros, servirão à modalidade de fulfillment, e um centro será na modalidade de crossdocking.

Dessa forma, os novos centros de distribuição se somam aos três CDs de fulfillment que a empresa possui – localizados em Cajamar e Louveira (SP), e Lauro de Freitas (BA) – aos 16 centros de crossdocking. , à dezenas de hubs de last mile , e às frotas de quatro aviões e milhares de veículos 100% dedicados à empresa. Atualmente, a empresa possui 600 carretas e mais de 10 mil vans que atuam entre os entrepostos, para ajudar nas entregas de encomendas.

Meli Air

Logistica Mercado Livre - A logística do Mercado Livre

O céu já não é mais o limite para o Mercado Livre! Isso porque, além de se estruturar com centros de distribuição e transportes terrestres rodoviários, o Mercado Livre faz um grande investimento para iniciar a operação no modal aéreo.

A empresa anunciou uma frota própria de aviões para a realização de entregas no território brasileiro. A princípio o Meli Air irá contar com quatro aeronaves operadas por companhias aéreas nacionais que ampliarão a capacidade de fluxo dos pacotes. Com maior agilidade e segurança no transporte a empresa reduz o transit time dos produtos que estão nos centros de distribuição do marketplace.

O objetivo específico desta operação é aumentar a capacidade do Mercado Livre em entregar produtos aos clientes em até 24 horas.

Veículos elétricos

mercado livre brasil veiculo eletrico - A logística do Mercado Livre

A inovação em transportes não parou no Meli Air. Inovar no Modal rodoviário também é o foco da empresa.  Nesse sentido, o Mercado Livre anunciou a aquisição de 70 veículos elétricos para sua frota na América Latina, sendo 51 deles destinados ao Brasil. A empresa quer diminuir as emissões nocivas de CO2 com a aquisição de veículos 100% elétricos para sua frota de entregas na região, que também inclui outros países como México, Colômbia, Chile e Uruguai.

Além da aquisição dos veículos próprios o Mercado Livre também vai financiar para que seus entregadores possam comprar veículos elétricos. A operação do Mercado Livre no Brasil conta com 10.000 veículos e 600 carretas, operadas por terceiros em quase sua totalidade, sendo boa parte com contrato de exclusividade. 

Last mile Mercado Livre

last mile, que traduzido significa ultima milha, é o termo utilizado para caracterizar a última etapa do processo de entrega de um produto. Em outras palavras, é o percurso final do produto saindo da empresa para o cliente. Dessa maneira, com o objetivo de entregar produtos em até 24h o Mercado Livre expandiu sua rede para alcançar este objetivo.

Dessa maneira, além das grandes estruturas logísticas dos centros de distribuição a empresa conta com 100 pontos de apoio para realizar as entregas. Além disso, o Mercado Livre possui uma malha logística independente e conta com 70 parceiros, entre eles a Azul e a startup Kangu.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística do Mercado Livre? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Mercado Livre, Canal Tech, Wikipédia, Neo Feed, Seu Dinheiro, Bling.

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13 comentários em “A logística do Mercado Livre”

  1. Elizandra Aparecida Beraldo

    Fiz uma entrega onde por maldade a compradora disse não ter recebido e abriu uma reclamação, entrei em contato com a mesma q informou q como a compra foi realizada pelo mercado pago, e o valor foi devolvido na mesma hora da reclamação e q ESTAVA com o produto, porém o mesmo segundo ela, foi enviado errado. Tentei explicar que a troca quem faz é o vendedor, q só realizei a entrega, porém ela não conseguiu entender essa diferença, entre vendedor e entregador. Tivemos uma divergência onde a mesma queria q eu ficasse com o produto, q ela não queria, então respondi: que não ia ficar, q não era meu, q não tinha comprado nada e não iria ficar com o produto dela. Ela então disse q não poderia encerrar a reclamação, pois no aplicativo já estava encerrada, resultado, o valor do produto dela foi descontado do meu salário e por fim estou bloqueada a 6 meses e não consigo contato com ninguém sobre meu desbloqueio. Trabalhava para uma empresa terceirizada e gostaria de voltar, porém preciso do desbloqueio para poder trabalhar. 
Obrigada pela atenção .

  2. Boa tarde!
    Sou entregador parceiro do mercado livre na cidade de Rio do Sul – SC, prestando serviço para a transportadora Stopassoli. Gostaria de fazer algumas denúncias referente a gestão e aos pagamentos dos motoristas, que sofreram baixas. Não sei se aqui é o lugar certo para isto, caso nao for, poderiam me indicar um e-mail ou algum canal que eu possa relatar a situação? Obrigado

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