Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos falar sobre a logística do Mercado Livre.
Tudo começou na Universidade de Stanford, em 1999, quando Marcos Galperin decidiu revolucionar o e-commerce da América Latina. Sozinho ele sabia que o objetivo traçado não seria alcançado, dessa forma ele se uniu a outros empreendedores. Contudo, com poucos recursos, os novos empreendedores precisaram de muito conhecimento, vontade e determinação para fazer com que o Mercado Livre se tornasse uma gigante da tecnologia.
Um dos principais fatores para o crescimento da empresa está em sua operação logística. O Mercado Livre não poupa investimentos em estrutura, tecnologia e transportes para melhorar cada vez mais a experiência de seus clientes.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico do mercado livre. Boa leitura! 📰
História do Mercado Livre
Tudo começou na Universidade de Stanford, em 1999, quando Marcos Galperin decidiu revolucionar o e-commerce da América Latina. Sozinho ele sabia que o objetivo traçado não seria alcançado, dessa forma ele se uniu a outros empreendedores. Contudo, com poucos recursos, os novos empreendedores precisaram de muito conhecimento, vontade e determinação para fazer com que o Mercado Livre se tornasse uma gigante da tecnologia.
Hoje, segundo o jornal Folha de São Paulo, o Mercado Livre superou a gigantesca mineradora VALE e se tornou a maior empresa da América Latina. No segundo trimestre de 2021, o Mercado Livre reportou um lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares, o que equivale a um crescimento de 93,9% em dólares se comparado com o mesmo período de 2020.
Hoje o Mercado Livre é a plataforma de e-commerce mais visitada em toda a América Latina. A empresa conta com aproximadamente 5 mil funcionários espalhados pelos 19 países atendidos pela marca. A empresa vem em constante desenvolvimento desde sua fundação e ganhando cada vez mais destaque em todo o mundo.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o Mercado Livre superou a gigantesca mineradora VALE e se tornou a maior empresa da América Latina. No segundo trimestre de 2021, o Mercado Livre reportou um lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares, o que equivale a um crescimento de 93,9% em dólares se comparado com o mesmo período de 2020.
A Logística do Mercado Livre
Trata-se de uma operação logística grandiosa, responsável pela movimentação de mais de 7 milhões de produtos todos os meses. Dessa forma, podemos destacar os segmentos da empresa que permite ela atender essa grande demanda:
Mercado Envios
Antes de iniciar suas operações logísticas, o Mercado Livre era uma plataforma de e-commerce na qual permitia o encontro de compradores e vendedores. Dessa maneira, após a realização de uma venda, compradores e vendedores deveriam combinar entre si a melhor forma de entrega dos produtos.
Por intermediar as duas partes, a empresa identificou que grande parte das reclamações dos clientes estava relacionada ao não cumprimento dos prazos nas entregas. Desse modo, a empresa visualizou uma oportunidade de alavancar o seu negócio. Nascia então o Mercado Envios.
O Mercado Envios é a solução em tecnologia e logística da empresa. Desse modo, a solução logística criada pela empresa oferece cálculo de frete nos anúncios do marketplace e permite a impressão de etiquetas pré-pagas para facilitar o envio dos produtos com transportadoras parceiras.
Além disso, oferece o serviço de coletas, que disponibiliza embalagens próprias aos vendedores, retira os produtos em seus endereços, consolida a carga e entrega aos compradores. Esse procedimento traz maior comodidade ao vendedor, promove entregas mais rápidas e maior controle das entregas.
Hoje, o Mercado Envios está disponível em países como Argentina, Chile, México e Colômbia. No Brasil, principal operação do grupo, com uma fatia de 53% da receita líquida total de US$ 878,4 milhões no período, a unidade opera 96% das vendas do marketplace. Já nas ofertas da malha logística da divisão, essa participação é de 51,6%. Em média, por mês, são enviados 7 milhões de produtos via Mercado Envios.
Fulfillment Mercado Livre
A Logística do Mercado Livre evolui ainda mais a operação logística da empresa quando a empresa se desenvolveu para começar a operação de Fulfillment. O Mercado envios full é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.
Em outras palavras, o Mercado envios full abrange todo o serviço logístico necessário para seus clientes. Isso quer dizer que os produtos não são apenas enviados pelo Mercado Envios, mas também armazenados. O processo se dá em cinco etapas:
- Seleção de produtos — Primeiramente, o comerciante deve avaliar se os produtos vendidos estão disponíveis para o serviço do Mercado Livre.
- Coleta de produtos — o lojista deve enviar os produtos selecionados para o depósito em questão. Você pode enviar por uma transportadora particular ou diretamente do seu fornecedor.
- Gestão de estoque — O Mercado livre fica responsável pelo recebimento, armazenagem, manuseio, processamento de pedidos, picking e packing de todos os produtos. Além disso, o comerciante tem acesso online a todas as informações a respeito do gerenciamento.
- Faturamento de pedidos — o Mercado Livre conta com uma funcionalidade que é o Faturador gratuito. O comerciante deverá usá-lo para emitir suas notas fiscais eletrônicas.
- Envio — por fim, o pedido do cliente é enviado.
Através da expertise da empresa os comerciantes ficam livres para se dedicar as demais operações da empresa, vendo seus custos logísticos diminuírem e aumentando a satisfação dos clientes.
Centros de distribuição Mercado Livre
Como sabemos, o centro de distribuição, ou CD, é uma estrutura logística utilizada pelas empresas para o recebimento, separação, preparação e expedição de produtos acabados ou matérias primas até os pontos de venda. O grande objetivo na utilização de um centro de distribuição é melhorar a gestão de estoques e consequentemente o atendimento aos clientes. Nesse sentido, através do excelente serviço prestado a empresa amplia cada vez mais a sua estrutura logística.
Em agosto (2021) a empresa anunciou a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil. Três em São Paulo (dois em Cajamar e um em Guarulhos), um em Governador Celso Ramos (Santa Catarina) e um em Extrema (Minas Gerais). Quatro, dos cinco centros, servirão à modalidade de fulfillment, e um centro será na modalidade de crossdocking.
Dessa forma, os novos centros de distribuição se somam aos três CDs de fulfillment que a empresa possui – localizados em Cajamar e Louveira (SP), e Lauro de Freitas (BA) – aos 16 centros de crossdocking. , à dezenas de hubs de last mile , e às frotas de quatro aviões e milhares de veículos 100% dedicados à empresa. Atualmente, a empresa possui 600 carretas e mais de 10 mil vans que atuam entre os entrepostos, para ajudar nas entregas de encomendas.
Meli Air
O céu já não é mais o limite para o Mercado Livre! Isso porque, além de se estruturar com centros de distribuição e transportes terrestres rodoviários, o Mercado Livre faz um grande investimento para iniciar a operação no modal aéreo.
A empresa anunciou uma frota própria de aviões para a realização de entregas no território brasileiro. A princípio o Meli Air irá contar com quatro aeronaves operadas por companhias aéreas nacionais que ampliarão a capacidade de fluxo dos pacotes. Com maior agilidade e segurança no transporte a empresa reduz o transit time dos produtos que estão nos centros de distribuição do marketplace.
O objetivo específico desta operação é aumentar a capacidade do Mercado Livre em entregar produtos aos clientes em até 24 horas.
Veículos elétricos
A inovação em transportes não parou no Meli Air. Inovar no Modal rodoviário também é o foco da empresa. Nesse sentido, o Mercado Livre anunciou a aquisição de 70 veículos elétricos para sua frota na América Latina, sendo 51 deles destinados ao Brasil. A empresa quer diminuir as emissões nocivas de CO2 com a aquisição de veículos 100% elétricos para sua frota de entregas na região, que também inclui outros países como México, Colômbia, Chile e Uruguai.
Além da aquisição dos veículos próprios o Mercado Livre também vai financiar para que seus entregadores possam comprar veículos elétricos. A operação do Mercado Livre no Brasil conta com 10.000 veículos e 600 carretas, operadas por terceiros em quase sua totalidade, sendo boa parte com contrato de exclusividade.
Last mile Mercado Livre
O last mile, que traduzido significa ultima milha, é o termo utilizado para caracterizar a última etapa do processo de entrega de um produto. Em outras palavras, é o percurso final do produto saindo da empresa para o cliente. Dessa maneira, com o objetivo de entregar produtos em até 24h o Mercado Livre expandiu sua rede para alcançar este objetivo.
Dessa maneira, além das grandes estruturas logísticas dos centros de distribuição a empresa conta com 100 pontos de apoio para realizar as entregas. Além disso, o Mercado Livre possui uma malha logística independente e conta com 70 parceiros, entre eles a Azul e a startup Kangu.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística do Mercado Livre? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
FONTE: Mercado Livre, Canal Tech, Wikipédia, Neo Feed, Seu Dinheiro, Bling.
Como cadastrar meu carro para fazer entregas pelo mercado livre logistic
Você tem que entrar em contato com a empresa na área de parceiros.
Gostaria de prestar serviços de entrega para Mercado livre
Gostaria de trabalhar no mercado livre!
Gostaria de prestação de serviços para o mercado livre.
Bom dia!
Somos uma empresa de ensino e gestão em logística. Não temos nenhuma relação com a empresa.
Desculpe e boa sorte na sua tentativa.
Eu gostaria de saber se eu tenho vaga para trabalhar em logística ajudante geral
Como Fasso pra fazer parte da equipe??
Como agregar meu veículo Fiorino
BOM DIA !
TENHO UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E GOSTARIA DE SABER COMO SE CADASTRA, NO MERCADO LIVRE PARA FAZER ENTREGAS?
Fiz uma entrega onde por maldade a compradora disse não ter recebido e abriu uma reclamação, entrei em contato com a mesma q informou q como a compra foi realizada pelo mercado pago, e o valor foi devolvido na mesma hora da reclamação e q ESTAVA com o produto, porém o mesmo segundo ela, foi enviado errado. Tentei explicar que a troca quem faz é o vendedor, q só realizei a entrega, porém ela não conseguiu entender essa diferença, entre vendedor e entregador. Tivemos uma divergência onde a mesma queria q eu ficasse com o produto, q ela não queria, então respondi: que não ia ficar, q não era meu, q não tinha comprado nada e não iria ficar com o produto dela. Ela então disse q não poderia encerrar a reclamação, pois no aplicativo já estava encerrada, resultado, o valor do produto dela foi descontado do meu salário e por fim estou bloqueada a 6 meses e não consigo contato com ninguém sobre meu desbloqueio. Trabalhava para uma empresa terceirizada e gostaria de voltar, porém preciso do desbloqueio para poder trabalhar. Obrigada pela atenção .
Boa tarde!
Sou entregador parceiro do mercado livre na cidade de Rio do Sul – SC, prestando serviço para a transportadora Stopassoli. Gostaria de fazer algumas denúncias referente a gestão e aos pagamentos dos motoristas, que sofreram baixas. Não sei se aqui é o lugar certo para isto, caso nao for, poderiam me indicar um e-mail ou algum canal que eu possa relatar a situação? Obrigado
Boa noite! Não temos nenhum vinculo com a empresa mercado livre.