Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre os centros de distribuição.
O centro de distribuição, ou CD, é uma estrutura logística utilizada pelas empresas para o recebimento, separação, preparação e expedição de produtos acabados ou matérias primas até os pontos de venda. O grande objetivo na utilização de um centro de distribuição é melhorar a gestão de estoques e consequentemente o atendimento aos clientes.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o conceito do centro de distribuição, suas características, suas funções e seus benefícios. Boa leitura! 📰
O centro de distribuição, ou CD, é uma estrutura logística utilizada pelas empresas para o recebimento, separação, preparação e expedição de produtos acabados ou matérias primas até os pontos de venda. O grande objetivo na utilização de um centro de distribuição é melhorar a gestão de estoques e consequentemente o atendimento aos clientes.
Geralmente, em um centro de distribuição as mercadorias chegam de forma centralizada e em grandes quantidades. Nesse sentido, a partir do recebimento dos produtos estes são processados e enviados aos clientes ou demais pontos de venda de forma fracionada, visando atender prazos e especificações.
Desse modo, a opção por utilizar um centro de distribuição parte da necessidade particular de cada empresa. Os principais motivos para utilização são: Instalação própria insuficiente, posicionamento geográfico estratégico, redução de custo e redução nos prazos de entrega.
Toda gestão dos produtos fica sob responsabilidade do centro de distribuição, sendo ele próprio da empresa ou terceirizado. Grandes empresas como Amazon, Natura, Mercado Livre, FEDEX e Ambev optam por ter os próprios centros de distribuição. Entretanto, empresas menores uma alternativa é a terceirização de um centro de distribuição. Empresas especializadas neste tipo de prestação de serviço podem operar a distribuição de muitas empresas de forma simultânea.
Para garantir que a operação logística tenha excelentes resultados, algumas características são extremamente importantes aos centros de distribuição, sendo elas:
Buscando atender as necessidades das empresas, ou mesmo de um segmento específico de mercado, os centros de distribuição (CD) ficam instalados em regiões próximos aos clientes, facilitando a distribuição dos produtos. A localização estratégica também inclui a proximidade as principais rodovias e estradas, permitindo um maior alcance e operações mais ágeis.
A estrutura de armazenagem é uma instalação logística utilizada para melhorar o aproveitamento dos espaços dentro de um armazém. Essas estruturas vêm evoluindo conforme a necessidade das empresas e atualmente é um item estratégico dentro do planejamento logístico.
O correto dimensionamento da estrutura de armazenagem está diretamente ligado aos resultados organizacionais. Isso porque, uma estrutura mal dimensionada reflete em custos extras e baixa eficiência operacional para a empresa.
Os centros de distribuição são equipados com a estrutura adequada para cada tipo de produto. Desse modo, em um centro de distribuição o produto é estocado com qualidade e segurança.
O primeiro ponto a ser destacado é a elevada capacidade de estoque de produtos. Isso quer dizer que, nos centros de distribuição é possível estocar um grande volume de produtos, considerando peso e unidades. Para garantir o fluxo de entradas e saídas de produtos o número de “docas”, ou pontos de carga e descarga, devem ser adequados a operação.
Os equipamentos de movimentação de carga são as máquinas, manuais ou automatizadas, utilizadas para mover os produtos em um armazém. Movimentação feita em diversos percursos com a distância variada e superfícies e espaços apropriados, em que a principal função é transportar e/ou manusear.
Saber o conceito dos equipamentos de movimentação é um ótimo exemplo do que faz diferença no sucesso logístico de uma empresa. Nesse sentido, optar pela ferramenta ideal de transporte e movimentação de cargas é fundamental para alcançar as principais metas logísticas. Metas que consistem em trabalhar no menor tempo, garantindo a qualidade, segurança e redução de custos.
Dessa maneira, ter os equipamentos corretos para o manuseio do produto é um item chave na busca pelos resultados logísticos. Os centros de distribuição devem ter os equipamentos dimensionados a suas características e compatível ao produto movimentado.
A gestão de estoque é o processo que garante planejamento, execução e controle dos recursos armazenados dentro de uma empresa. Em outras palavras, trata-se do processo de adequação dos níveis de produtos estocados em relação a demanda de mercado.
Além de determinar as quantidades de produtos em estoque, a gestão de estoque está diretamente relacionada a operação. Isso quer dizer que, a gestão de estoque deve determinar como deve ser feito a armazenagem dos produtos, assim como toda a operação, visando garantir a máxima qualidade e segurança dos produtos.
Nesse sentido, é necessário que a estocagem de produtos dentro dos centros de distribuição seja feita de forma estratégica. Ou seja, é necessário um armazenamento próprio gerenciável, garantindo êxito nas movimentações, facilitando as atividades de recebimento e distribuição dos produtos. A garantia desta característica passa pela inclusão da tecnologia no processo, assim como experiência e expertise do gestor de estoques.
Alguns centros de distribuição apresentam atividades operacionais especializadas a fim de atender a necessidade de seus clientes, tais como: conteinerização, operações ferroviárias (descarregamento e carregamento), entregas expressas, embalagens, acabamentos ao produto etc.
Cada centro de distribuição tem uma maneira diferente de fazer a gestão de seus processos, visando sempre atender as necessidades de seus clientes. Entretanto, podemos destacar algumas funções que são bastante comuns dentro da operação de um centro de distribuição, sendo elas:
O planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Assim como todos os outros planejamentos de uma empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.
O primeiro passo para o funcionamento do centro de distribuição é o planejamento logístico. Todas as etapas, desde o recebimento até a expedição dos produtos, seguem um rigoroso plano para atendimento as necessidades dos clientes.
Tudo deve ser muito bem pensado para que um os produtos, armazenados e expedidos dentro dos prazos e condições acertadas com o cliente.
Antes da distribuição dos produtos aos clientes é necessário o recebimento dentro do centro de distribuição. Trata-se da etapa de abastecimento da estrutura logística, na qual os níveis de estoque devem ser a todo momento controlados para que não haja ruptura.
Uma estratégica eficaz para o controle do estoque é a metodologia da curva ABC. A curva ABC é um método de classificação de produtos, cujo objetivo é determinar quais são os mais importantes de uma empresa. Através de uma ordem de prioridade é possível estabelecer quais os produtos agregam mais valor para a empresa, considerando vendas e faturamento.
Um importante fator para melhorar o recebimento de pedidos é fazer com que este processo seja feito em local diferente da expedição. Desse modo, é necessário uma área e layout adequado para que os caminhões possam ser descarregados com agilidade, qualidade e segurança.
A logística interna é uma subárea da logística que compreende os fluxos de informação e de materiais realizados dentro do ambiente interno da empresa. Por exemplo: os movimentos de mercadoria no armazém, o controle de estoque etc.
Trata-se de uma área que tem ganhado bastante atenção por parte das empresas devido ao seu potencial sobre os resultados. Isso porque, uma logística interna eficaz permite o desenvolvimento de estratégias, redução de custos, além de melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente.
Em um centro de distribuição, o ideal é que todo produto já tenha um prazo de expedição. Em outras palavras, os produtos em um centro de distribuição devem ficar armazenados o menor tempo possível.
Sendo assim, a armazenagem do produto deve ser feita de modo que este esteja em fácil acesso para sua expedição. Outro ponto importante é que a armazenagem seja feita seguido rigorosos padrões de qualidade. Isso porque, uma armazenagem incorreta pode danificar os produtos e então acarretar em prejuízos para a empresa.
O picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.
Esta atividade pode ser realizada de muitas formas, desde a mais simples, onde um operador percorre a instalação compilando as unidades, até as mais sofisticadas, tal como a que se baseia em um sistema completamente automatizado com preparação mecanizada.
Logo, quando um produto é requisitado pelo cliente é necessário separar conforme o pedido e solicitação dele. É extremamente necessário verificar a atividade de separação. O objetivo é simples: não enviar um produto errado ao cliente.
Packing é o termo utilizado para definir todo o processo de acomodação de um produto antes do envio ao cliente, envolvendo atividades como a embalagem, organização e proteção do item. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial.
Dentro do processo logístico o packing ocorre após a separação de pedidos, ou o picking. Ou seja, quando os produtos já estão separados é necessário protegê-los para as próximas etapas do processo logístico.
Logo, é necessária uma proteção diferente para cada tipo de produto e cabe a gestão do centro de distribuição executar este processo. Trata-se de uma etapa crítica dentro do processo logístico. Isso porque, o transporte é a etapa do ciclo do pedido que o produto está mais vulnerável aos danos do meio ambiente.
Finalmente, chega a hora de levar os produtos do centro de distribuição até os clientes. Pode ser uma etapa terceirizada ou interna, depende do porte e condições da empresa.
O objetivo de ter um centro de distribuição é justamente agilizar as entregas, então as viagens costumam ser bastante objetivas, com intuito de suprir o máximo de clientes.
Através da adoção dos centros de distribuição podemos obter algumas vantagens, como:
Um centro de distribuição garante mais eficácia no processo logístico, mesmo quando existe um alto fluxo de mercadorias. Isso porque o espaço é totalmente dimensionado para movimentar grandes volumes, bem como dar o destino certo para cada produto com maior rapidez e organização.
O CD também é uma ótima opção para as empresas que trabalham com cargas fracionadas. Isso porque, os pequenos volumes, ou pedidos, juntos formam uma carga em um mesmo caminhão. Desse modo, essa estratégia permite uma viagem única, aproveitando melhor o espaço do veículo, economizando tempo e reduzindo custos.
Algumas empresas optam por manter estoques internamente a fim de atender prontamente seus clientes. Mas sabemos que isto custa muito caro, pois requer investimento em espaço físico, estrutura, equipamentos e pessoal.
Como o centro de distribuição possibilita receber diferentes cargas de diversos clientes, é possível manter vários estoques ao mesmo tempo. Devido a esta característica o custo de operação é menor, além de oferecer serviços especializados, com profissionais qualificados, estrutura de sistemas e equipamentos para atender diferentes segmentos.
Os centros de distribuição têm a maior parte do seu espaço alocado para estocagem temporária dando atenção principalmente a rapidez e agilidade na distribuição dos produtos. Dessa forma, um processo mais ágil garante que os prazos estabelecidos com os clientes sejam cumpridos, elevando o nível de satisfação destes com a empresa.
O espaço, instalações e equipamentos adequados, sistema de armazenagem próprio e mão de obra qualificada permite os centros de distribuição realizar as atividades operacionais com êxito, garantindo a qualidade dos produtos bem como das entregas.
Esta vantagem é um pouco difícil de mensurar devido ao contexto particular de cada empresa. Sendo assim, em geral os centros de distribuição representam vantagem econômica para as empresas na redução dos custos de transportes, redução do custo com mão de obra (terceirização) e redução do custo de instalação de um armazém.
A Logística do Mercado Livre evolui ainda mais quando a empresa se desenvolveu para começar a operação de Fulfillment. O fulfillment é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.
Hoje o Mercado Livre conta com cinco centros de distribuição no Brasil e já anunciou um projeto para duplicar esta capacidade. O Mercado livre investe forte em sua logística, e para o ano de 2021 a empresa vai inaugurar outros cinco centros de distribuição ampliando de forma significativa o seu alcance logístico.
Os novos galpões vão agregar 340 mil metros quadrados à malha logística totalmente gerenciada pelo Mercado Envios, duplicando a capacidade de armazenamento e processamento de encomendas da empresa.
A primeira e principal estratégia logística da empresa é referente a sua estrutura física de Centro de Distribuição Direta (CDD). Como já apresentamos, a Ambev tem mais de 100 centros de distribuição, conhecidos como CDD. Tamanha estrutura permite que a Ambev esteja próxima de todas as cidades brasileiras fazendo com que seus produtos cheguem de maneira mais ágil ao ponto de consumo.
A justificativa da empresa para manter um grande número de centros de distribuição está na garantia da qualidade do produto. Isso porque, manter grandes quantidades de estoque pode prejudicar a qualidade das bebidas, e dessa forma a empresa optou por manter um estoque descentralizado “pulverizando o atendimento” a bares e varejo. Desse modo, a empresa faz com que por toda extensão territorial os clientes possam consumir o mesmo produto o mais “fresco” possível.
Com a adoção da estratégia do CDD possibilitou a Ambev uma maior ocupação dos veículos de entrega, aumentou o número de volumes entregues por ponto de venda e otimizou as rotas de transporte. Por consequência, tais resultados desencadearam uma redução nos custos da empresa através da diminuição da frota e equipe necessária para realizar as entregas, bem como a redução dos custos variáveis relevantes nas operações de entrega.
O estoque descentralizado é caracterizado pela diluição dos produtos em dois ou mais pontos distanciados geograficamente, não concentrando o estoque em apenas um local. Desse modo, a Natura divide seu estoque entre os seus dez centros de distribuição espalhados em todo o território nacional. Este modelo logístico do estoque descentralizado permitiu a empresa entregar cerca de 50% de seus produtos em até 48h.
A sede da FedEx fica na cidade de Memphis (EUA). E foi em sua cidade natal que a empresa decidiu por instalar o seu coração logístico, ou como é popularmente conhecido o Super HUB. O Super HUB é o maior centro de distribuição da empresa assim como um dos maiores do mundo.
Um fato curioso é que para facilitar a entrada e saída de mercadorias, o Super HUB fica dentro do aeroporto de Memphis. Trata-se do aeroporto com maior movimentação de cargas de todo o mundo. Só para ilustrar, a FedEx é responsável por 95% dos voos, que saem diariamente para todas as partes do mundo.
A grande estrutura criada pela FedEx faz com que seja o principal ponto de logística internacional da empresa, assim como um ponto estratégico no abastecimento de todo o Estados Unidos.
FONTE: Ballou (2006), TOTVS, Sanca Galpões.
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