Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a LOGÍSTICA INTERNACIONAL.

A logística internacional é uma subdivisão da logística responsável pelo fluxo de material, informações e financeiros referentes ao comércio exterior (COMEX). Em outras palavras, a logística internacional é a responsável por conectar fornecedores, empresas e clientes de diferentes países.

A globalização, o avanço dos meios de transporte e de comunicação diminuíram as distâncias geográficas entre os países. Dessa maneira, atualmente é possível fazer negócio em qualquer parte do mundo. Diante deste cenário é através da logística internacional é que os produtos são movimentados de um canto do globo ao outro.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos aprender o conceito, importância, objetivos e funcionamento da logística internacional. Além disso, vamos conhecer a atuação da logística internacional no Brasil. Por fim, vamos entender termos relacionados a logística internacional e estudos de caso. Boa leitura! 📰

O que é a logística internacional?

A logística internacional é uma subdivisão da logística responsável pelo fluxo de material, informações e financeiros referentes ao comércio exterior (COMEX). Em outras palavras, a logística internacional é a responsável por conectar fornecedores, empresas e clientes de diferentes países.

A globalização, o avanço dos meios de transporte e de comunicação diminuíram as distâncias geográficas entre os países. Dessa maneira, atualmente é possível fazer negócio em qualquer parte do mundo. Diante deste cenário é através da logística internacional é que os produtos são movimentados de um canto do globo ao outro.

Na teoria o processo da logística internacional é bem semelhante a logística convencional. Entretanto, a operação da logística internacional é bem mais complexa quando comparado a logística convencional. O primeiro ponto de destaque é a questão burocrática. Isso porque, os transportadores (responsáveis pelo transporte) devem atender a duas ou mais legislações. Ou seja, cada país tem uma legislação específica para os processos de logística internacional.

Além disso, as distâncias entre o ponto de origem e ponto de destino em geral são maiores, de modo que o transit time da operação também é maior. Nesse sentido, todo o processo logístico de armazenagem, embalagem, manuseio, distribuição e transporte deve ser corretamente dimensionado com o objetivo de garantir a conservação e qualidade dos produtos.

Qual a importância da logística internacional?

Com a globalização, os mercados estão cada vez mais competitivos e com mudanças que vão ocorrendo cada vez mais rapidamente. Diante deste cenário, as empresas devem procurar meios para se manterem competitivas e garantirem a sua sobrevivência.

Exportar o excedente da produção ou reorientar vendas para o mercado externo proporciona a diversificação de receitas e possibilita um posicionamento diferenciado para a empresa. Por outro lado, importar insumos ou algum produto acabado para compor o portifólio oferecido poderá colocar a empresa em uma posição de vantagem em relação a concorrência. 

Nesse sentido, caso a empresa tenha por objetivo atuar no comércio exterior (COMEX) ela deve conhecer os conceitos, operação e procedimentos relacionados a logística internacional. Portanto, podemos concluir que a logística internacional representa um papel estratégico para o sucesso comercial no mercado exterior.

No âmbito da economia global a logística internacional permite que países possam garantir acesso a matérias-primas geograficamente dispersas e colocar seus produtos a preços competitivos em mercados distantes de suas fronteiras nacionais. As relações comerciais entre países existem para suprir uma necessidade do país importador, e esta relação fortalece a diplomacia e contribui para o desenvolvimento global.

O nível de comércio exterior realizado por um país está diretamente relacionado com o desenvolvimento econômico de uma nação.  Não por coincidência, EUA e China figuram entre os líderes no ranking do PIB mundial, e também são os países com maiores níveis de importação e exportação. Ou seja, o comércio exterior influencia diretamente no crescimento de um país. Através do comércio exterior, um país mostra sua força através do seu poder de compra (importação), assim como sua grande capacidade produtiva (exportação).

Quais os objetivos da logística internacional?

Por ser o elo entre empresa, fornecedores e clientes a logística internacional tem como o principal objetivo a criação de valor. O valor é expresso em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.

Em outras palavras, o objetivo da logística internacional é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações, financeiros e materiais. Desse modo, uma gestão eficiente dos processos terá como resultado maior produtividade, redução de custos e consequentemente a satisfação dos clientes.

Nesse sentido, por se uma operação mais complexa a logística internacional deve ter uma estrutura solida e eficiente, gerenciando 100% dos esforços para integrar fornecedores, fabricantes, armazéns, pontos de distribuição e todos os demais atores envolvidos nesse ecossistema. 

Logística internacional no Brasil

Brasil registrou recordes de exportações ficando na 24ª colocação em relação ao resto do mundo. Por outro lado, as importações, mesmo sem recordes, também registraram crescimentos significativos, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.

Até o mês de setembro de 2023, o Brasil exportou uma quantia de US$ 213.350,7 bilhões. Tendo como os três principais destinos dos produtos vendidos a China, seguida dos Estados Unidos e Argentina. Os produtos mais exportados em 2021 foram:

  1. Soja – US$ 28,5 bilhões
  2. Minério de Ferro e seus Concentrados – US$ 24,9 bilhões
  3. Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus – US$ 20,1 bilhões
  4. Açúcares e melaços – US$ 8,8 bilhões
  5. Carne bovina fresca, resfriada ou congelada – US$ 901 milhões

Nesse sentido, percebemos que entre os principais produtos exportados pelo Brasil são comodities.

Aeroportos e portos

Os aeroportos são os destinos das cargas de alto valor agregado e que necessitam de urgência na entrega. Conforme dados da ANAC de 2018 (Agência Nacional de Aviação Civil) apontam que o modal aéreo internacional de cargas, feito a partir do Brasil, teve crescimento de 36,9% de janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2017.

Mais de 90% do comércio exterior do Brasil ocorre via modal aquaviário. Dessa maneira, o setor portuário brasileiro movimentou 1,086 bilhão de toneladas em 2017, segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), um crescimento de 8,3% em relação a 2016. Entretanto, os portos no Brasil ainda enfrentam dificuldades para receber navios de grande porte, utilizados pela industrial naval mundial em suas principais rotas.

Quais os desafios da logística internacional?

Por ser um conceito muito abrangente e vital dentro das operações de uma empresa a logística têm uma série de desafios em relação aos seus processos. Pelo simples fato de ser a área responsável por fazer a ligação entre empresa e clientes já torna os processos muito críticos para a sobrevivência do negócio.

Em relação a logística internacional, no qual as operações são ainda mais complexas, os desafios são ainda maiores. Dessa forma, dividimos tais desafios conforme os processos de transporte, armazenagem e distribuição.

Logística de transporte

Em relação aos transportes a distância não é o único desafio para o processo. Em geral, o modal aquaviário e o aéreo são os meios utilizados para fazer a movimentação dos produtos. Dessa forma, é necessário a utilização da multimodalidade ou da intermodalidade para fazer com que os produtos cheguem até o seu destino.

Nesse sentido, o agente de cargas tem um papel fundamental e estratégico para encontrar uma modalidade de transporte em que o frete não seja um fator de impacto econômico. Ou seja, a roteirização da carga deve ser muito bem elaborada.

Logística de armazenagem

Em se tratando de armazenagem o grande desafio da logística internacional é em relação as embalagens logísticas. Até chegar ao seu destino, os produtos vão percorrer uma grande distância e vão sofrer muitas movimentações dentro das áreas de operação. Dessa maneira, a empresa deve dimensionar corretamente uma embalagem que atenda a necessidade de conservação dos produtos e tenha um custo compatível.

Além disso, a embalagem logística deve conter todas as informações necessárias para que a o movimentação de materiais seja feito da maneira adequada, bem como a estocagem.

Logística de distribuição

Já para realizar a distribuição de produtos as etapas de expedição e recebimento de mercadorias devem cumprir uma rigorosa carga burocrática. Além disso, a carga deve estar conforme para ser embarcada/desembarcada. É necessário cumprir com todas as exigências alfandegárias para conseguir desembaraçar sua carga.

Ainda neste contexto, os diferentes idiomas tornam o desafio ainda maior. Compreender diferentes idiomas e conhecer as políticas e normas da nação de destino do produto é essencial para um bom gerenciamento logístico.

Atividades da logística internacional

Assim como a logística convencional a logística internacional é responsável pela operação da armazenagem, distribuição e transporte. Entretanto, como a operação é realizada entre países diferentes é necessário uma série de burocracia para atendimento as diferentes legislações.

Dessa forma, a logística internacional atua em conjunto com autoridades alfandegárias, armazéns, despachantes aduaneiros e companhias de transporte internacional.

Os agentes da logística internacional, responsáveis pela operação de comércio exterior, são:

  • Agente de Cargas: é o intermediador contratado pelo dono da mercadoria. Ele é quem contrata o frete internacional e se certifica que a mercadoria seja entregue no local correto e no prazo acordado.
  • Exportador: é quem elabora os documentos de embarque. Invoice, Packing List, Certificados, NF e romaneios de carga, são feitos pelo exportador. Além disso, é de responsabilidade do exportador informar e conferir os dados do Conhecimento de Embarque.
  • Despachante Aduaneiro: é o responsável pelo desembaraço da mercadoria. Por meio de documentos com todas as informações pertinentes ao produto, o despachante aduaneiro realiza o desembaraço e liberação da carga, seja no processo de importação ou de exportação.

Como funciona a logística internacional?

A logística internacional funciona sendo a responsável pelo fluxo de informação, material e financeiro desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

Tratando-se de operações internacionais, que são mais complexas por conta de distâncias geográficas, idiomas e diferentes legislações, fornecer informações precisas para parceiros e clientes é de extrema importância.

Fluxo de informação

Tudo começa através da necessidade, ou demanda, dos clientes por produtos e/ou serviços. Em alguns casos, a negociação com clientes/fornecedores de outros países podem ser mais vantajosa em relação a negociação doméstica.

Dessa maneira, as empresas, com a ótica comercial apurada, buscam soluções para atender a demanda de seus clientes, ou futuros clientes.

Considerando o fluxo de informação, o marketing, departamento comercial e o setor de compras têm uma enorme importância dentro deste processo. Isso porque, é através do marketing que as empresas atraem os clientes para que o departamento comercial possa efetuar o negócio. Já o setor de compras é o responsável por toda a negociação junto a fornecedores, garantindo os materiais adequados para o processo da empresa.

Fluxo de material

Após o fechamento do negócio é necessário realizar o transporte dos produtos do ponto de origem até o ponto de destino. Em se tratando de logística internacional o responsável pelo transporte deve cumprir uma série de requisitos burocráticos para que não haja nenhum problema no deslocamento da carga.

Roteirizar a carga da maneira adequada é um caminho para o sucesso. O responsável pelo transporte deve escolher os modais adequados e o caminho pelo qual a carga irá percorrer.

Fluxo financeiro

De forma resumida, o fluxo financeiro representa o pagamento por parte dos clientes para a empresa, assim como da empresa para os seus fornecedores. Assim como o fluxo de material, para a logística internacional o fluxo financeiro deve cumprir a legislação e a carga tributária dos países envolvidos na movimentação de produtos.

Em relação ao fluxo financeiro todo o cuidado é necessário para que a empresa não tenha surpresas com as movimentações financeiras, podendo até mesmo caracterizar prejuízos. A equipe responsável pelo faturamento dos pedidos deve certificar que tudo está dentro das normas e regras pré-estabelecidas.

Principais termos na logística internacional

  • Exportação: refere-se à atividade de venda, envio ou doação de produtos, bens e serviços de um determinado país para outro. Ou seja, significa a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país.
  • Importação: refere-se à atividade de compra de produtos, bens ou serviços vindos do exterior para outros países. Basicamente, é a entrada de itens estrangeiros em um determinado país.
  • Comercio exterior (COMEX): trata-se de um conjunto das compras e vendas de bens e serviços feitos entre países.
  • Aduana: entidade responsável pela realização da vigilância da circulação de mercadorias, ou seja, na entrada de produtos no país ou na saída para o exterior.
  • Incoterms: são termos internacionais padronizados implementados pela Câmara de Comércio Internacional.

CASE: DHL Global Forwarding

DHL Global Forwarding representa o transporte de cargas e encomendas internacionais. Além da agilidade, segurança e qualidade no serviço prestado a DHL fica responsável por toda a burocracia do transporte.

O transporte internacional de cargas é caracterizado pela necessidade de um grande volume de documentos e processos necessários para envio e recebimento de cargas. Com a DHL, o despachante de cargas só tem o trabalho de enviar e/ou receber as mercadorias.

Além do transportes de carga, a DHL também oferece o serviço de supply chain management. O DHL Supply Chain é a principal fornecedora de contratos logísticos do mundo. Integração é o elemento chave do DHL Supply Chain, no qual a empresa agrega todos os seus serviços para realizar a movimentação segura e eficaz dos produtos de seus clientes. Todos os centros de distribuição, sob responsabilidade da empresa, estão equipados com o que há de mais moderno e tecnológico garantindo a máxima confiabilidade nos processos.

CASE: Super Hub FEDEX

A sede da FedEx fica na cidade de Memphis (EUA). E foi em sua cidade natal que a empresa decidiu por instalar o seu coração logístico, ou como é popularmente conhecido o Super HUB. O Super HUB é o maior centro de distribuição da empresa assim como um dos maiores do mundo.

Um fato curioso é que para facilitar a entrada e saída de mercadorias, o Super HUB fica dentro do aeroporto de Memphis. Trata-se do aeroporto com maior movimentação de cargas de todo o mundo. Só para ilustrar, a FedEx é responsável por 95% dos voos, que saem diariamente para todas as partes do mundo.

A grande estrutura criada pela FedEx faz com que seja o principal ponto de logística internacional da empresa, assim como um ponto estratégico no abastecimento de todo o Estados Unidos.

CASE: Maersk Line

O Maersk Line é o segmento da empresa voltado para os transportes marítimos. Além do transporte marítimo, o Maersk Line também atua com a venda e locação de containers da marca. A empresa é a responsável pela movimentação de mais de 12 milhões de containers por ano ao redor de todo o mundo. Em 2020, a empresa tinha uma frota de 574 navios, dos quais 436 eram fretados e 138 próprios.

O transporte internacional de cargas é caracterizado por grande burocracia. Diante desse problema, a Maersk desenvolveu uma solução que retira toda essa responsabilidade dos seus clientes e passa a tomar conta de todo o processo de documentação, registros e desembaraços aduaneiros fiscais. Desse modo, os clientes da empresa ficam livres para concentrar em seus negócios.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a LOGÍSTICA INTERNACIONAL? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: IPOG, Cobli, LogCOMEX, Voitto.

Filipe Butta

Profissional e entusiasta da logística com mais de quatro anos de experiência em operações logísticas. Formado em engenharia e gestão de projetos.

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Filipe Butta

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