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Logística outbound

Logística outbound
CTA Supervisor de logistica NORMAL - Logística outbound

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a logística outbound.

A logística outbound é o termo utilizado para se referir aos processos necessários para expedição dos produtos aos clientes finais, ou pontos de apoio. Em outras palavras, ela envolve todas as etapas para que o seu produto chegue até o cliente, ou seja, as atividades logísticas relacionadas a pós-produção.

Trata-se da última do ciclo do pedido, ou a última etapa até que o produto esteja de posse do cliente. Desse modo, tudo o que envolve o transporte de um produto entre a fábrica, o centro de distribuição e o consumidor final é avaliado neste método.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o conceito de logística outbound, sua importância para as empresas, seus processos e os benefícios. Boa leitura! 📰

O que é logística?

Segundo o Conselho Internacional dos Profissionais de Logística e Supply Chain (CSCMP) a logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes.

Em outras palavras, a logística é a responsável pela administração dos recursos materiais, financeiros e das informações relativas aos produtos. Toda a gestão desde a entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos é de responsabilidade do setor de logística.

Conceito de logistica 1024x390 - Logística outbound

O conceito de logística assumiu um papel estratégico dentro das empresas, sendo visto como um elemento chave para alcançar ótimos resultados. A logística hoje abrange conhecimentos de áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

Por ser a ligação entre empresa, fornecedores e clientes a logística tem como o principal objetivo a criação de valor. O valor é expressado em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.

O que é logística empresarial?

Logística empresarial é a parte da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ao passo que ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.

A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e transportes de produtos.

Uma das principais referências em logística, Ronald Ballou, apresenta o conceito de logística empresarial como os processos necessários para colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para a empresa.

A grande importância e objetivo da logística empresarial está na criação de valor. Criar valor para os clientes, fornecedores, funcionários, sociedade e meio ambiente. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.

O que é logística outbound?

A logística outbound é o termo utilizado para se referir aos processos necessários para expedição dos produtos aos clientes finais, ou pontos de apoio. Em outras palavras, ela envolve todas as etapas para que o seu produto chegue até o cliente, ou seja, as atividades logísticas relacionadas a pós-produção.

Trata-se da última do ciclo do pedido, ou a última etapa até que o produto esteja de posse do cliente. Desse modo, tudo o que envolve o transporte de um produto entre a fábrica, o centro de distribuição e o consumidor final é avaliado neste método.

Logistica outbound 1024x390 - Logística outbound

Qual a importância da logística outbound?

Por ser o elo de ligação entre a empresa e o cliente, a logística outbound exerce um papel de enorme importância para a organização. Isso porque, qualquer problema que aconteça dentro deste processo terá como resultado a insatisfação dos clientes. Seja por um produto danificado, ou mesmo um prazo não cumprido.

Por outro lado, caso os produtos sejam entregues dentro do prazo estabelecido preservando sua integridade física, a empresa só tem a ganhar junto a seus clientes. Tudo isso está diretamente relacionado ao nível de serviço que a empresa vai prestar aos seus clientes.

Hoje o preço de um produto deixou de ser o fator decisivo na escolha dos clientes entre as empresas. Por vezes, os clientes optam em pagar um valor maior por determinado produto dado a série de benefícios que ele vai obter em fazer negócio com determinada empresa.

Jeff Bezos (CEO e fundador da Amazon) em uma de suas cartas aos acionistas deixou claro a importância do serviço ao cliente: “Os clientes são leais a nós – só até o momento em que outra empresa oferecer um serviço melhor.” O desenvolvimento e a globalização tornaram a oferta de produtos muito maior do que antigamente, e hoje a sobrevivência no mercado é pautada em como a empresa se relaciona com os seus clientes.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - Logística outbound

O ponto chave para prestar um ótimo serviço ao cliente é de fato conhecer o seu cliente, respeitar, interpretar corretamente suas informações, desejos e vontades. Entender o problema que ele está passando e oferecer uma solução de forma simples e objetiva.

Quais processos são cobertos pela logística outbound?

Cada empresa tem uma maneira diferente de fazer a gestão de seus processos de logística outbound. Entretanto, podemos destacar algumas funções que são bastante comuns dentro da operação da logística outbound, sendo elas:

Roteirização de cargas

A roteirização de cargas é uma metodologia utilizada para determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de produtos. O melhor trajeto é aquele em que estabelecemos ótimos níveis em relação ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção. Termos como: roteirização de entregas, roteirização de veículos e roteirização de transporte também são utilizados como sinônimos.

Trata-se de um processo de grande importância para a logística. Isso porque, hoje os clientes buscam por empresas que são capazes de atender suas necessidades com maior agilidade ao menor custo possível.

Picking (separação de pedidos)

picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.

Esta atividade pode ser realizada de muitas formas, desde a mais simples, onde um operador percorre a instalação compilando as unidades, até as mais sofisticadas, tal como a que se baseia em um sistema completamente automatizado com preparação mecanizada.

Packing (embalagem e proteção)

Packing é o termo utilizado para definir todo o processo de acomodação de um produto antes do envio ao cliente, envolvendo atividades como a embalagem, organização e proteção do item. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial.

Dentro do processo logístico o packing ocorre após a separação de pedidos, ou o picking. Ou seja, quando os produtos já estão separados é necessário protege-los para as próximas etapas do processo logístico.

Faturamento de pedidos

O faturamento de pedidos, também conhecido como billing, é a área de uma empresa responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.

Transportes

Os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. Eles são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento não só das empresas como também das sociedades.

Os transportes apresentam diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviáriaferroviáriaaéreoaquaviário e dutoviário. Nesse sentido, temos de destacar os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos e todo o tipo de estrutura similar.

Logística reversa

A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.

Em outras palavras, a logística “convencional” trata do fluxo de produtos e informações do ponto de fabricação até o ponto de aquisição, já a logística reversa faz o caminho contrário, ou seja, do ponto de aquisição para o ponto de fabricação.

Quais as diferenças entre logística inbound e a outbound?

Como já sabemos o conceito de logística outbound, agora temos de conhecer também o conceito de logística inbound. A logística inbound refere-se aos processos logísticos realizados antes o processo produtivo. O que isso quer dizer? Quer dizer que, trata-se dos processos necessários entre a compra dos produtos com o fornecedor e sua entrega na fábrica.

Entender a diferença entre estes conceitos é essencial para que o profissional de logística possa tomar as melhores decisões e alocar corretamente os recursos. Desse modo, a logística inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado.

Apesar de parecer duas áreas completamente distintas, o sucesso de uma está atrelado ao da outra. Isso porque, a distribuição final só será possível mediante a produção (recebimento dos suprimentos), assim como a prosperidade do negócio só será possível através do atendimento a necessidade dos clientes.

Por que é importante diferenciar esses conceitos?

Conhecer cada um dos conceitos, saber como otimizar cada processo e como eles se relacionam é um caminho eficaz para garantir o sucesso logístico da empresa. Os dois processos configuram o início e o fim de todo o processo de uma empresa. Dessa forma, a perfeita operação dos dois configuram em uma logística de sucesso.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística outbound? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

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FONTE: DC logístics, fretefy,

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